Mantras indianos
Os mantras não são mais considerados uma curiosidade exótica, cujo significado é incompreensível para a pessoa comum. Hoje eles são usados em cerimônias espirituais e para práticas de meditação completamente “não espirituais”.
O que é isso?
Os mantras indianos são orações escritas em sânscrito, a língua mais antiga dos hindus. Esses textos são lidos a fim de recorrer a alguma divindade para uma bênção ou o cumprimento de um pedido. Eles podem ser rimados, embora uma sequência simples de sons também seja possível.
Na maioria das vezes, um mantra consiste em apenas uma frase, que é repetida muitas vezes. O nome da palavra, que consiste em "manas" - "mente" e "traya" - "liberação", oculta sua capacidade de libertar a mente de tudo o que é desnecessário: informações, imagens, julgamentos de outras pessoas.
É por isso que as sílabas sânscritas são usadas em meditações para aumentar a concentração nas vibrações sonoras e para mergulhar em si mesmo.
Ler mantras implica uma compreensão obrigatória de seu significado. Os textos curtos são geralmente chamados de condutores entre a consciência de uma pessoa e seu subconsciente. O mantra mais importante e ao mesmo tempo mais simples é a sílaba "Om". Ele também é um componente de quase todos os outros mantras.
Os mantras são usados de duas maneiras principais. O primeiro é místico, neste caso o texto se torna uma ferramenta mágica para atingir objetivos ao interagir com entidades divinas. O segundo é mais “pé no chão”, visando atingir o estado necessário durante a meditação.
É comum distinguir quatro tipos principais de mantras:
- Pranayama mantra;
- Bija mantras;
- Gayatri Mantras;
- Mantras Maha.
É costume começar as práticas espirituais com os mantras Pranayama, enviando uma "mensagem" ao seu mentor espiritual.Os mantras Gayatri não são criados para distribuição em massa: são recebidos de seus professores e tentam mantê-los em segredo.
Ao recitar qualquer tipo de mantra, é muito conveniente usar um rosário.
Os melhores mantras e regras para lê-los
Recomenda-se reproduzir os mantras de uma determinada maneira, observando uma série de regras simples. É importante não se apressar e não repetir um conjunto de sílabas mecanicamente, e se isso começar a acontecer, é melhor mudar o mantra. Ao entrar em meditação, você deve se concentrar na energia dos sons que aparecem - ou seja, certifique-se de expressar um texto curto.
A pronúncia moderadamente lenta e o alongamento das vogais devem criar um tipo de música: você pode cantarolar totalmente as palavras, repeti-las ritmicamente ou sussurrar. Deve-se meditar em silêncio absoluto, em um espaço onde não haja fontes de cores brilhantes. Claro, ninguém deveria estar por perto.
Antes de iniciar a prática, você pode inspirar e expirar profundamente várias vezes, concentrando-se no ar que entra e sai dos pulmões. No caso em que o mantra é usado para a prática espiritual, recomenda-se recitá-lo por 40 dias seguidos, e na quantidade de 108 vezes. Além disso, se o mantra for recitado por um iniciante, é melhor fazê-lo por 60 dias seguidos.
O número 108 vezes foi escolhido por um motivo - este número é considerado sagrado, simbolizando o Divino, a Sabedoria e o Infinito.
Uma solução muito boa é ler mantras na natureza sozinho, onde ninguém irá interferir, mesmo em um nível de energia sutil.
Antes de iniciar a prática, você deve ficar em uma posição confortável e endireitar as costas. É melhor cobrir os olhos, embora você possa deixá-los abertos. É importante que a roupa não interfira com os movimentos, não esgote ou pique. É mais conveniente respirar durante a mantropenia pelo nariz, aderindo a um ritmo calmo. É melhor se esforçar para pronunciar as sílabas corretamente, embora a mentalidade correta seja muito mais importante.
É mais sensato limitar a primeira prática a 10-15 minutos, após os quais o período de tempo pode ser aumentado. Para começar, você deve escolher um mantra simples que não seja difícil de repetir e é melhor agir intuitivamente. Seria mais correto ler alguns deles e então decidir sobre a frase que mais ressoa.
A prática espiritual requer um pedido formulado preliminarmente: saúde, felicidade ou realização de desejos, bem como a dedicação da sua prática ao bem-estar geral. É melhor trabalhar cada mantra separadamente, ou seja, primeiro leia um por 40 dias e depois passe para outro.
Poucas pessoas conseguem liberar completamente a mente na primeira vez e se dedicar à leitura do mantra. Em princípio, isso é absolutamente normal, e mesmo essa prática, interrompida pelos próprios pensamentos, pode ser de grande benefício.
Os mantras Bija consistem em uma sílaba ampla, que já contém seu significado. O mais forte é considerado o poderoso mantra "Om" ou "Aum" - de acordo com os hindus, é nele que reside toda a essência do universo. Não menos poderoso é o mantra "Ram", que cria proteção contra problemas e ajuda a livrar-se dos medos. É curioso que entoar essa sílaba possa eliminar problemas digestivos. O mantra "Hrim" em termos de poder está localizado próximo ao mantra "Aum".
O mantra "Shrim" permite que você se volte para a deusa Mahalakshmi, que é a patrona da riqueza. Ler uma sílaba permitirá que você ganhe riquezas materiais, além de revelar sua criatividade. O forte mantra "Hum" também criará a proteção necessária ou permitirá que você enfrente circunstâncias negativas.
Se falamos sobre mantras mais complexos, então você definitivamente deve se familiarizar com o mantra tibetano de Padmasambhava. - "Om a hum vajra guru padma siddhi hum." Eles dizem que se você ler 100 vezes por dia, começará a entender melhor a vida, e muitos desejos mais íntimos se tornarão realidade por si mesmos.Isso acontecerá porque as sílabas rítmicas no nível energético removem os obstáculos que o impedem de obter o que deseja.
O mantra de Shiva também é popular: "Om namah Shivaya". O texto universal torna possível recorrer a Deus Shiva e pedir-lhe prosperidade e bem-estar material. Lendo o mantra de Tara Branca, a pessoa pede sabedoria ou ajuda em situações difíceis. É semelhante a: "Om tare tuttare toure mama ayu punya jnana pushtim kuru casamenteiro."
Mantra de Tara Verde - "Om tare tuttare toure soha" limpa a mente das ilusões, permitindo que o fluxo de energia positiva flua sem obstáculos. A Tara Verde sempre vem em auxílio de quem se dirige a ela e, portanto, a leitura das sílabas permite a realização dos desejos.
Aqueles que buscam a iluminação devem cantar regularmente este mantra.
Características do "Om Namah Shivaya"
O belo mantra "Om Namah Shivaya" não é apenas o mais importante, mas também um dos mais antigos mantras do hinduísmo. Sua primeira aparição ocorreu no hino "Sri Rudram", gravado em um dos Vedas hindus. Seus outros nomes soam como "Panchakshara-mantra", "mantra de cinco sílabas" ou "Aghora-mantra", "mantra de destemor". Quando um mantra é lido junto com “Om” (a opção oposta também é possível), ele recebe o nome de “Shadakshara-mantra”, “mantra de seis sílabas”.
Existem duas maneiras de interpretar essa combinação. No primeiro, "nama" é a designação da alma, "shiva" é o Espírito do Mundo e "ya" é o Jiva. A sílaba "om" fala da destruição de ilusões. Em outra interpretação, "om" simboliza o mundo inteiro, "namah" - "não meu" e "shivaya" - "para Shiva".
O mantra "Om Namah Shivaya" pode ser recitado a qualquer hora do dia, tanto em voz alta quanto mentalmente, praticamente sem mover os lábios. É melhor fazer isso ao amanhecer, embora os mantras universais possam ser recitados a qualquer hora do dia.
Panchakshara Mantra permite que você se livre da negatividade e restaure a paz de espírito.
Para ler Om Namah Shivaya corretamente, é necessário prestar atenção a cada som incomum para o ouvido de uma pessoa que fala russo. Mesmo na primeira sílaba - "Om" - deve haver uma leve nasalidade, e a vogal deve ser exalada com o auxílio das narinas. O mesmo pode ser dito para o resto das sílabas do mantra.
Para obter informações sobre como ler mantras corretamente, consulte o próximo vídeo.