Tudo sobre o mantra Baba Nam Kevalam
Um mantra é um texto sagrado, uma prece recitada na antiga língua sânscrita. Tem um efeito ressonante, psicológico e espiritual na pessoa. Ela é creditada com cura, espiritualização, poder divino. Um praticante de leitura / entoação de mantras pode atingir um nível especial de iluminação, livrar-se de problemas e conseguir o que deseja. Nosso artigo de hoje é dedicado ao mantra universal que desperta o amor - Baba Nam Kevalam.
O que isso significa?
O texto do mantra tornou-se conhecido quando, em outubro de 1970, foi dado a seus discípulos pelo guru Sri Sri Anandamurti. É considerado universal, ou seja, absolutamente todos podem lê-lo.
Vamos tentar entender o significado de uma forma de palavra decompondo-a em seus componentes.
- A tradução da palavra "Baba" soa como "pai amado", "amado", "absoluto", "princípio superior". Neste contexto, significa um apelo ao seu “eu” no nível mais profundo.
- "Nam" ou "Nama" é um nome.
- Kevalam significa apenas.
A tradução literal do mantra diz o seguinte: "Apenas o Nome do Supremo (pai, amado)." No entanto, muitas vezes é traduzido em uma linguagem mais compreensível para que os alunos e profissionais possam compreender sua essência.
Por exemplo, o famoso guru Dada Dharmavedananda oferece a seguinte interpretação: "Apenas o sentimento de amor sem fim."
Cantar este mantra aproxima a pessoa da Fonte do Amor Universal. Há uma reconfiguração de todos os órgãos e sistemas de uma pessoa, ela começa a literalmente exalar amor, alegria, bem-aventurança. Toda a sua essência "soa em uníssono" com as ondas, vibrações do Grande Amor Cósmico e, como resultado, ele começa a carregá-la para as massas, espalhar-se ao seu redor e atrair tais pessoas e eventos.
Isso não pode deixar de afetar a vida diária do praticante.Mal, ódio, desconfiança, inveja a abandonam. O homem sobe vários degraus acima na escada da evolução espiritual.
Texto
O mantra é: Baba Nam Kevalam. Também há uma variação: Baba Namo / Nama Kevalamo / Kevalama, que é basicamente a mesma coisa. Escolha o que você mais gosta e comece a ler.
Como ler?
Esta forma de palavra pode ser pronunciada / cantada sozinha ou junto com pessoas que pensam da mesma forma. Este canto congregacional é chamado de kirtan. Você também pode ativar a versão de áudio gravada do mantra, ouvi-la e cantar junto ao mesmo tempo.
Um ponto muito importante: no processo de leitura / canto, é preciso lembrar como esse texto é interpretado, o que ele carrega em si. Procure sentir amor por tudo ou, para começar, pelo menos pelo que você conhece (família, amigos, animais de estimação, etc.).
Comece a praticar o mantra cantando em voz alta. Sinta a pronúncia de todos os seus componentes, ouça sua própria voz. Cante o mantra por alguns minutos (5-10). Depois de concluir a tarefa com êxito, você pode prosseguir para a chamada meditação silenciosa.
- Sente-se em uma posição confortável (A posição Padmasana ou Lótus é perfeita), endireite as costas tanto quanto possível. É melhor fazer isso no chão, com um tapete ou cobertor macio. Coloque o relógio à sua frente ou configure o telefone para um cronômetro de 15 minutos.
- Tape os olhos e comece a repetir para si mesmo: "Baba Nam Kevalam."
- Se de repente, no processo de leitura, pensamentos estranhos "rastejarem" em sua cabeça ou um "diálogo interno" começa, interrompa-os, tente voltar ao texto do mantra.
- Comece sua prática com 15 minutos. Quando você adquire uma certa habilidade, seu próprio cronômetro interno fará a contagem regressiva e sugerirá que é hora de encerrar sua meditação.