Manicure gradiente: o que é, tipos e design
Cada nova estação traz novas tendências na indústria de unhas, no entanto, os tons gradientes estão no auge da popularidade há vários anos. A própria estrutura de tal revestimento é uma combinação luminosa de vários tons sem uma transição nítida pronunciada entre eles, este estilo permite fantasiar e implementar as combinações mais criativas de guarda-roupa e acessórios.
O que?
Do ponto de vista técnico, um gradiente, ou, como também é chamado, degradação, é uma transição suave de um tom para outro, e o alongamento nele pode ser realizado não apenas dos tons claros aos mais escuros de uma cor, mulheres da moda, às vezes, escolhe cores absolutamente diferentes e tenta combiná-las lindamente umas com as outras. Esta é precisamente uma das principais vantagens de tal revestimento - a combinação pode ser qualquer, bastante inesperada e original; tudo isso permite à menina se destacar e, sem dúvida, impressionar outras pessoas. Há outra vantagem, muito mais prática - quando vários tons são coletados nas unhas, é sempre mais fácil escolher um look para que ele crie uma imagem única com uma manicure.
Muitas vezes, o gradiente é acompanhado pelo uso de elementos decorativos adicionais, por exemplo, glitter, miçangas ou pequenos adesivos - tudo isso permite que você faça um design verdadeiramente exclusivo.
Os estilistas destacam mais algumas vantagens da aplicação do ombre:
- transições suaves de tom para tom fornecem terreno fértil para experimentos ousados;
- tal desenho, que inclui várias cores, sempre atrai maior atenção;
- absolutamente quaisquer cores e tons podem ser usados para um gradiente;
- o revestimento combina bem com acessórios decorativos adicionais;
- você não precisa pintar as unhas toda vez que muda de roupa;
- dependendo das cores escolhidas, o gradiente pode ser apropriado tanto em um evento de gala quanto em um escritório com um código de vestimenta rígido.
Das deficiências, talvez apenas uma possa ser notada - nem todas as cores se harmonizam bem umas com as outras e nem todas as tonalidades podem fluir lindamente de um tom para outro. Mas tudo isso é apenas uma questão de gosto: se uma mulher é corajosa e não tem medo de cores vivas, ela será capaz de transformar qualquer combinação em seu entusiasmo.
Variedades
Um gradiente costuma ser chamado de alongamento e geralmente é desenhado de várias maneiras. Dependendo da técnica de revestimento, as opções de manicure são divididas em vários tipos, vamos nos deter nelas com mais detalhes.
- Manicure gradiente - tal técnica de cobertura das placas ungueais, quando uma sombra flui imperceptivelmente para a outra. Essa manicure é mais conhecida como ombre e, como regra, uma cor é usada para tal desenho, apenas seus tons mudam de claro para um pouco mais escuro.
- Uma alternativa para isso é o chamado Manicure Dip Dye, quando a coloração é em vários tons diferentes, mas sempre brilhantes.
- Além do mais, manicure de formatura dividido em horizontal e vertical, e um gradiente com uma transição é destacado. Claro, a cada estação há mais e mais opções para um revestimento tão elegante, mas os clássicos sempre permanecem no auge da popularidade.
A maneira mais fácil de aplicar é um gradiente com uma transição. Normalmente, para a execução de tal revestimento, são selecionados 5 revestimentos e, por sua vez, cada um cobre as unhas do dedão ao mínimo. Assim, o alongamento dos tons é obtido de um dedo para o outro. Essa manicure é muito fácil de fazer sozinho, e se você não tiver cinco vernizes de tons diferentes, pode sempre fazer uma nova cor - para isso basta misturar várias cores, por exemplo, vermelho e amarelo dá laranja, amarelo e azul dão verde e rosa com roxo - um tom lilás agradável.
Artesãs experientes às vezes até conseguem com dois vernizes, por exemplo, você pode preparar revestimentos azuis e brancos.
Cubra a primeira unha com azul e para tingir a segunda, coloque um pouco desse verniz azul em uma paleta de vidro ou plástico e adicione um pouco de branco para que a tonalidade fique um pouco mais clara. Você precisa cobrir a segunda placa com essa cor e, em seguida, adicionar outra gota de branco à paleta e pintar a terceira unha. Assim, você terá uma transição de azul para azul claro, enquanto pode pintar todas as 10 unhas com um gradiente ou cobrir as unhas em ambas as mãos da mesma maneira, ou pode organizar as unhas em uma mão de azul para branco, e o outro pode ser feito da mesma maneira, mas espelhado.
As transições horizontais e verticais são um pouco mais complicadas, pois representam um trecho de uma cor para outra.
O ombre horizontal assume a transição dos tons desde a ponta da unha até a cutícula, enquanto os tons são "relacionados" e completamente diferentes. No primeiro caso, a manicure será delicada e clássica, no segundo - ousada e extravagante.
Normalmente, pelo menos três tons são usados em uma manicure, e artesãos experientes aplicam ainda mais cores. Ao mesmo tempo, lembre-se de que se você usar muitos tons em um ombre contrastante, a transição será bem nítida, e se você usar tons semelhantes, o visual geral, ao contrário, será suave e delicado.
A graduação vertical também implica uma transição de tons dentro da lâmina ungueal, mas aqui os tons fluem da direita para a esquerda.Assim como no revestimento horizontal, aqui são utilizadas três ou mais cores, na maioria das vezes o dedo mínimo é totalmente pintado de uma cor, um gradiente é formado no calêndula sem nome em um tom diferente, no tom do meio eles passam daquele que recebemos no sem nome e etc. Essa manicure parece bastante fresca e muito elegante e, o mais importante, muito bem cuidada e elegante.
Aliás, outra característica bastante original dos gradientes é o uso de vernizes térmicos, quando a temperatura ambiente muda, eles mudam de tonalidade e o revestimento joga com novas cores inusitadas a cada vez.
Opções de revestimento
Ao aplicar um gradiente a malmequeres, uma variedade de tipos de revestimentos são usados.
Os mais populares são os vernizes em gel, que em sua essência são uma espécie de híbrido de verniz comum e tinta acrílica. As características distintivas de tal composição são:
- alta porcentagem de gel na estrutura;
- muito menos formaldeído e tolueno prejudiciais;
- ao aplicar tal revestimento, a lâmina ungueal não necessita de lixamento e lixamento preliminar, apenas é limpa e desengordurada, o que faz com que as unhas permaneçam densas e saudáveis por mais tempo;
- para se livrar desse revestimento, não é preciso destruí-lo de jeito nenhum, basta aplicar um removedor - neste caso, o polidor de gel vai embeber em literalmente 10 minutos.
Este verniz deve ser seco em lâmpada ultravioleta, pois se torna tão forte que o revestimento não pode ser danificado mesmo por objetos muito pontiagudos.
Vinylux é outro revestimento gradiente popular. De forma puramente visual, parece um verniz familiar a todos, mas tem suas próprias características que não podem ser vistas à primeira vista. Em sua essência, este verniz é uma ferramenta de duas fases, que inclui uma base - portanto, você não precisa aplicar uma base nas unhas.
Vinylux tem uma estrutura bastante peculiar - seus pigmentos são ligeiramente maiores do que o tamanho dos espaços entre as escamas de queratina, de forma que simplesmente não conseguem pintar a lâmina ungueal. O revestimento endurece em 10 minutos, enquanto com o tempo só fica mais forte.
Algumas artesãs tentam usar o biogel para um gradiente - este é um exercício completamente sem sentido, uma vez que foi projetado para alongar a lâmina ungueal ou dar-lhe a forma desejada, mas não pintar de forma alguma.
O esmalte em gel permanece nas unhas por cerca de 2 a 3 semanas, enquanto pode suportar qualquer, até mesmo as condições climáticas mais adversas.
Vinilux é chamado de verniz "semanal" - é usado por 7 dias, porém, como mostra a prática, após 4-5 dias, muitas vezes aparecem os primeiros cavacos, além disso, esse revestimento não parece esteticamente agradável se as unhas tiverem pelo menos defeitos e danos mínimos.
E, claro, você pode usar o verniz mais comum para criar um gradiente, então você tem que atualizá-lo a cada 3-4 dias, e a maioria dos tipos de tarefas domésticas (limpar e lavar pratos) tem o efeito mais adverso sobre ele.
Cores da moda
Por muito tempo, o gradiente foi realizado em tons de bege, estendendo-se do leitoso claro ao pêssego mais escuro. Hoje em dia, a paleta de cores usada na degradação é limitada apenas pela imaginação e preferências pessoais do proprietário de tal manicure.
O trecho do azul ao rosa parece muito suave, a transição dos tons do lilás ao roxo rico. Mas meninas mais ousadas combinam quase incongruentes, por exemplo, tons de verde e vermelho, ou combinam azul com amarelo.
Muito popular nos últimos anos é uma manicure colorida - um arco-íris, assim como revestimentos com polimento de espelho, que dão ao revestimento um tom metálico.
Esta manicure parece completa e extremamente elegante.
Métodos de criação e inventário necessário
Você pode desenhar um gradiente nas unhas, mesmo em casa, para isso, você deve preparar o inventário principal:
- vários tipos de vernizes de vários tons;
- esponja / aplicador / esponja de cozinha;
- uma vara de madeira ou alguns palitos de dente;
- desengordurante, base, fixador;
- removedor de esmalte;
- corretor.
O alongamento é muito fácil de fazer se você usar o esmalte mais comum, mas também há um "mas" - essa manicure não dura mais do que 2-3 dias. Um gradiente feito com revestimentos em uma base de gel será um pouco mais durável, mas também é muito mais difícil de desenhá-lo.
Os especialistas da indústria de pregos usam várias opções básicas de revestimento, vamos falar sobre as mais populares.
Com uma esponja
Para criar um ombre dessa forma, você precisa preparar um pedaço de esponja de cozinha ou uma esponja cosmética.
Primeiro você precisa decidir sobre os tons que pretende usar no revestimento decorativo.
Em seguida, é aplicada uma base projetada para proteger a lâmina ungueal, para que o gradiente permaneça nas unhas por mais tempo.
Em seguida, é retirado o verniz mais leve, devem cobrir completamente a unha e deixar secar.
A seguir, a esponja ou esponja deve ser umedecida com água corrente para que o material fique umedecido e não absorva o verniz. A seguir, deve-se pegar os vernizes e aplicá-los alternadamente em listras na esponja, passando do primeiro tom para o segundo, desenhando-os com bastante segurança para que as linhas se toquem levemente.
Nesta fase, uma película ou folha de polietileno pode ser necessária, a partir do contato da superfície esponjosa com eles, os limites são borrados e, assim, uma transição suave é formada; para ter certeza de que o alongamento está harmonioso, você deve verificar o efeito obtido no papel.
Se você está satisfeito com o esquema de cores, deve prosseguir para o mais difícil - transferir o revestimento para as unhas. Se você não tem muita experiência em manicure, comece com uma unha com alguns toques, enquanto a esponja pode ser levemente movida de um lado para o outro para obter um resultado mais original. Os especialistas realizam essa tarefa com um toque.
Se os restos do verniz usado entrarem em contato com a pele, é necessário eliminá-los antes mesmo de secar completamente; então, será necessário um líquido especial ou corretivo.
No entanto, você pode prender os dedos com antecedência - para isso, a fita adesiva é colada neles antes mesmo das placas serem processadas com uma esponja pintada.
Para consolidar o efeito, deve-se aplicar uma demão de acabamento, que dará à manicure maior durabilidade.
Neste método, existe um pequeno truque - para criar um gradiente, você pode apenas aplicar uma sombra de base nas placas e outra sombra na esponja - no futuro você vai imprimir em uma borda limpa.
O design da folha não é muito diferente do descrito acima em termos de tecnologia subjacente. A única diferença é que se no primeiro caso os vernizes são inicialmente aplicados na esponja, então aqui - na folha. Lembre-se de que você precisará de uma superfície plana para isso.
A transição de cores é feita inicialmente com um palito de dente afiado.
Com aplicador
Este método usa um aplicador para sombras cosméticas. E essa tecnologia é muito semelhante às duas primeiras, porém, acredita-se que o aplicador seja mais confortável do que uma esponja e uma esponja.
A ordem das manipulações em tal caso é a seguinte:
Para começar, a cutícula e as áreas queratinizadas da pele próximas às lâminas ungueais são removidas.
As unhas são pintadas com verniz de base e somente após a secagem é que a borda da placa é coberta com um dos vernizes utilizados, e o segundo é aplicado no aplicador, é impresso a certa distância. Dependendo do número total de tons desejados, as etapas são repetidas.
Na fase final, é imprescindível remover o revestimento remanescente dos dedos e aplicar uma camada de fixador.
Com uma escova
Este método de aplicação é considerado um dos mais simples, pois para criar um belo gradiente basta um pincel com cerdas macias.
Em unhas previamente limpas e desengorduradas, é necessário aplicar uma fina camada dos tons selecionados dos vernizes, em seguida, o pincel é mergulhado no limpador e a seguir, até que os vernizes estejam completamente secos, uma série de movimentos rápidos são feitos ao longo da unha placa nos locais onde deve haver uma transição de tons de um para o outro.
Após cada sombreamento, o pincel deve ser limpo com um guardanapo sem falta, se você não tem muita experiência na aplicação de ombre, é melhor dar preferência a uma escova em leque. Porém, o procedimento neste caso será um pouco diferente - este pincel não faz uma transição suave, por isso é melhor você mesmo misturar o tom intermediário, transicional, conectando os tons principais, aplique todas as cores nas unhas com um pincel umedecido do clinser, e faça movimentos semelhantes aos de vassoura e repita até que o efeito desejado apareça.
Revestimento com verniz gel
Como já mencionamos, esse revestimento graduado dura muito mais tempo, além disso, não possui a desagradável propriedade de descamar em pedaços e descascar nas bordas, como costuma acontecer com os vernizes convencionais.
Antes de fazer uma manicure gradiente, a lâmina ungueal deve ser limpa, desengordurada e levemente lixada, em seguida, remova o pó restante da unha e envie as mãos para secar em uma lamparina especial.
Depois disso, a superfície das unhas deve ser coberta com uma camada de base, após a qual polimeriza rapidamente, e a camada superior pegajosa é removida com qualquer guardanapo que não solte fiapos.
Quando as unhas estiverem totalmente preparadas para a coloração, deve-se aplicar um esmalte gel de uma tonalidade de um lado e outro do outro, após o que se desenha um trecho liso entre as tonalidades com um pincel bem fino.
Ao final, as unhas são novamente enviadas para secagem, os resíduos pegajosos são removidos e um revestimento fixador de topo é aplicado.
Lembre-se de que, ao curar, não deve deixar as unhas sob a luz da lamparina por mais de dois minutos.
Nos últimos anos, o gradiente geométrico se tornou muito popular., é executado com um pincel bastante fino. Para tal revestimento, você deve preparar alguns polidores de gel, enquanto um deve ser branco e o segundo mais saturado e brilhante. Diluindo gradualmente a goma laca de um tom claro com branco, você obterá cores claras cada vez mais delicadas - elas devem ser usadas para exibir várias formas geométricas do claro ao escuro. Neste caso, todas as camadas são aplicadas muito finas, após cada aplicação não é necessária a secagem - a mão deve ser colocada na lâmpada ultravioleta somente após ter finalizado todo o desenho.
Na temporada atual, no auge da popularidade está o gradiente feito em forma de losangos.
No entanto, esse padrão pode ser aplicado com verniz comum, embora seque muito rapidamente e, portanto, seu uso será bastante difícil. Nesse caso, é melhor usar estênceis especiais com vários padrões que permitem realizar as idéias de design mais ousadas.
Algumas meninas usam estênceis para trabalhar com esmaltes de gel. - isto não é inteiramente correto, já que a goma laca tende a escorrer sob o estêncil, então o efeito pode ser completamente diferente do que você planejou.
Profissionais em salões de manicure usam máquinas e pulverizadores especiais para fazer a degradação.
Ideias populares de design de unhas
Concluindo, vamos nos deter nas opções de design de nail art mais modernas usando a técnica de ombre.
- Clássico - neste caso, o gradiente é aplicado em uma unha verticalmente ou horizontalmente.
- Técnica francesa - o princípio básico aqui permanece o mesmo, no entanto, as cores bege ou rosa claro são tomadas como os tons principais, que se transformam suavemente em leitoso ou branco dentro de uma lâmina ungueal.
- Gradiente com pintura artística - neste caso, o revestimento é usado como um campo para desenhar imagens interessantes.
- Brilhando - aqui a formatura parece um pouco diferente. As unhas são recobertas com apenas uma tonalidade de verniz, enquanto o gradiente é realizado com glitter, cujo número é reduzido da borda da unha até a cutícula ou vice-versa.
- Caótico - neste caso, as bordas dos pontos de transição estão localizadas absolutamente em qualquer área, e as próprias cores aplicadas muitas vezes mudam de direção. Como exemplo, podemos citar o design de unhas da Skittles, que leva esse nome a partir do nome de todos os doces conhecidos - todo mundo sabe como esses doces se comportam quando estão no leite.
- Linear - tal decoração é representada por linhas simples aplicadas verticalmente com pincéis finos. Com essa decoração, não há desfoque entre as bordas das sombras.
Para informações sobre como fazer uma manicure gradiente com estamparia, veja o próximo vídeo.