Mania

Skopidom: o que significa e como tratá-lo?

Skopidom: o que significa e como tratá-lo?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Causas
  3. Sintomas e diagnóstico
  4. Como tratar?

A obsessão em armazenar coisas com o propósito de estocagem é um transtorno mental obsessivo-compulsivo. Para curar o paciente, é necessário entender as causas do açambarcamento.

Peculiaridades

Ao contrário de uma pessoa econômica que tem um senso de autopreservação devido à falta de dinheiro forçada, acumulando coisas velhas, às vezes completamente inúteis. Cobiçoso está relutante em se desfazer de itens que já cumpriram sua pena... Ele espalha seu apartamento com eles. O ganancioso prefere usar roupas velhas.

Para economizar alguns copeques, os mesquinhos estão prontos para ir ao outro extremo da cidade comprar produtos quase vencidos. Acostumados a economizar em qualquer pequena coisa, eles economizarão cada centavo, enquanto os acumuladores podem ter sólidos depósitos em dinheiro no banco.

Essas pessoas correm atrás de sua casa de um cômodo para o banheiro ou outro cômodo para desligar a luz ou a torneira com água.

Alguns podem reclamar de falta crônica de dinheiro, embora na realidade não tenham problemas financeiros. Na maioria das vezes, com o tempo, as pessoas inclinadas a acumular não mudam para melhor: a persistência se transforma em teimosia, a cautela em suspeita, a frugalidade em mão fechada.

Causas

As seguintes razões podem contribuir para o desenvolvimento de entesouramento:

  • hereditariedade desfavorável, uma predisposição à ansiedade ou transtorno obsessivo-compulsivo às vezes se manifesta na prole na forma de acumulação anormal;
  • lesão cerebral traumática ou encefalite prévia podem danificar os neurônios responsáveis ​​pela tomada de decisões;
  • uma situação traumática associada à morte de um ente querido, um parente próximo, uma doença grave da segunda metade ou sua própria doença;
  • uma situação financeira difícil no passado desenvolve em algumas pessoas o hábito de contar cada centavo;
  • o hábito usual de economizar dinheiro "para um dia chuvoso";
  • a escassez total de produtos e coisas na época soviética poderia colocar no subconsciente humano o medo do desaparecimento de mercadorias das prateleiras das lojas durante a noite;
  • a demência senil também costuma se tornar a causa da ganância excessiva, uma tendência anormal ao acúmulo patológico;
  • características pessoais de pessoas socialmente não adaptadas e indivíduos propensos a excessiva frugalidade, prudência e mesquinhez; com o cultivo constante desses traços de caráter, essas pessoas podem muito bem ingressar nas fileiras dos colecionadores;
  • a percepção da coisa comprada como propriedade e a indisposição de mais se separar dela, uma vez que adquire especial valor aos olhos do mesquinho.

Sintomas e diagnóstico

Os avarentos nem sempre são mendigos. Na maioria das vezes, essas pessoas têm uma boa renda, mas não investem nem vendem dinheiro. Eles preferem escondê-los e salvar a qualquer custo os bens anteriormente acumulados. Essas ações tornam-se perfis no comportamento. Posteriormente, os seguintes sintomas aparecem:

  • irritabilidade;
  • irascibilidade;
  • agressão;
  • Instabilidade emocional.

Idosos que sofrem de ganância devido à demência senil são caracterizados pelas seguintes manifestações clínicas:

  • desleixo, indiferença à própria aparência;
  • desconfiança, falta de comunicação;
  • degradação social;
  • perda de realismo das instalações;
  • apatia;
  • falta de vergonha;
  • desordem na sala de estar.

Esses pacientes relutam em entrar em contato.

Um psiquiatra diagnostica a síndrome de Diógenes e a demência senil por meio de exames físicos de rotina.

Um sinal de acúmulo patológico é a preservação de coisas velhas que provavelmente não serão úteis no futuro, bem como despejá-las em uma pilha comum indiscriminadamente e classificá-las. Uma pessoa que sofre de mania de economia geralmente lamenta o dinheiro para comprar comida. Ele não se intimida com produtos vencidos cobertos de mofo. Skopidom não gosta de ir ao médico e é avarento na compra de remédios.

Como tratar?

Skopidomstvo é um transtorno mental grave que requer a intervenção de um profissional qualificado. O tratamento costuma ser dificultado pela falta de compreensão do problema pela pessoa que sofre de mania de parcimônia. Em casos difíceis, a assistência é fornecida em condições estacionárias. Para tratamento ambulatorial, um psicoterapeuta pode aplicar terapia cognitiva comportamental.

Ela ensina ao paciente a habilidade de controlar seus pensamentos e emoções. Para quem tem uma forma avançada da doença, o médico prescreve medicamentos.

Podem ser antidepressivos, antipsicóticos, drogas vasculares. Os medicamentos são usados ​​estritamente de acordo com a prescrição de um especialista e sob sua supervisão. Tomar medicamentos curtos melhora o bem-estar geral, mas não elimina completamente a fobia.

Após o tratamento farmacológico, o paciente fica tranquilo. Eles se tornam capazes de fazer contato. Então você deve encontrar uma abordagem individual para eles e tentar negociar.

Se parentes ou conhecidos sofrem de síndrome de acumulação, as seguintes ações devem ser tomadas.

  • Você deve convencer o mesquinho de que que objetos antigos tendem a acumular muita poeira e se deteriorar. As coisas podem conter muitas bactérias e parasitas que são perigosos para a saúde humana.
  • Precisamos persuadir o colecionador a se livrar de revistas velhas, roupas usadas e outros detritos. Você pode se referir à crença dos chineses de que o lixo contém muita energia negativa, o que impede que fluxos de energia positiva entrem na casa.Além disso, se o item não tiver sido usado por três anos, ele não será necessário.
  • Quando uma tentativa malsucedida de argumentar com o paciente é preciso jogar as coisas fora devagar, mas para que o próprio mesquinho não perceba sua diminuição, caso contrário, serão substituídas com uma velocidade incrível.
  • Uma pessoa gananciosa deve ter certeza que não há sentido na economia total. Você precisa atualizar suas coisas com mais frequência, periodicamente agradar-se com presentes. Com isso, ele certamente não ficará empobrecido, mas experimentará o sentimento de alegria e satisfação cem por cento.
  • A mesquinhez excessiva geralmente termina em fracasso. É necessário incutir no doente que um monte de coisas é um grande perigo para a vida humana em caso de incêndio. Devido ao acesso bloqueado à habitação, os bombeiros e a ambulância não poderão entrar na casa ou apartamento e salvar pessoas e seus animais de estimação.

Ajudar o mesquinho consiste em devolver uma pessoa de uma vida passada e imergi-la no presente - percebendo o valor de seu próprio ser e encontrando seu lugar no mundo real.

Sobre quem é um colecionador e quão perigoso ele é, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa