Inventar

A história do surgimento e desenvolvimento da maquiagem

A história do surgimento e desenvolvimento da maquiagem
Contente
  1. As origens de
  2. Desenvolvimento
  3. Maquiagem no mundo moderno

Meninas e mulheres sempre se esforçaram para parecer bonitas e brilhantes. Isso lhes deu confiança e ajudou a atrair a atenção dos homens. Portanto, não é surpreendente que os primeiros produtos cosméticos tenham surgido há vários milênios.

As origens de

A história da maquiagem é muito rica e interessante. Produtos básicos de autocuidado sempre existiram de uma forma ou de outra. No antigo Egito, apenas alguns membros da classe alta tinham dinheiro para usar cosméticos.

Foram os egípcios que aprenderam a preparar um produto que lembra o pó moderno. O pó que eles criaram ajudou a deixar a pele mais fosca, além de esconder feridas e erupções cutâneas.

O blush e o batom da época eram feitos de barro vermelho. Sombras - de malaquita esmagada, pó de esmalte de lápis-lazúli ou uma mistura de antimônio com minério de chumbo. As tinturas para os olhos não só ajudaram a tornar o visual mais expressivo, mas também repeliram os insetos.

Os egípcios também usavam ativamente pó de fuligem escuro para delineador. Sua maquiagem era muito brilhante e rica. Do Egito, os primeiros produtos cosméticos chegaram primeiro à Grécia Antiga e depois a Roma.

Os gregos não apreciaram imediatamente todos os encantos da maquiagem. Inicialmente, apenas cortesãs usavam cosméticos na Grécia. Mas com o tempo, as mulheres gregas comuns começaram a usar os primeiros cosméticos. Foram eles que começaram a pintar os cílios com fuligem negra misturada com clara de ovo. Este protótipo de rímel moderno rapidamente ganhou popularidade entre as meninas.

O branco claro também foi inventado na Grécia. Eles foram feitos com base em chumbo. Era essa cal que dava à pele uma palidez nobre até o século XIX. Esse "pó" ajudava a esconder vestígios de doenças de pele e fadiga.Mas, com o tempo, esse produto causou muitos danos à pele. Várias composições aromáticas também eram populares entre as mulheres. Óleos e perfumes geralmente eram mantidos em pequenos recipientes decorados à mão. Freqüentemente, essas garrafas eram muito mais valorizadas do que seu conteúdo.

Na Roma Antiga, os cosméticos também eram muito populares. Moradores ricos da cidade gastaram grandes somas de dinheiro para comprar óleos aromáticos, cal, blush e batom. Escravos especialmente treinados os ajudaram a pintar e se vestir lindamente.

Desde os tempos antigos, as mulheres orientais eram pintadas com cores vivas. Eles aplicaram uma espessa camada de blush na pele. Os lábios da bela foram pintados de ouro e seus olhos foram pintados com antimônio. Eles criaram essas imagens vívidas para atrair os homens.

Desenvolvimento

Durante a Idade Média, as mulheres usavam uma quantidade mínima de cosméticos. Isso se devia ao fato de a igreja proibir estritamente o uso de cosméticos. Tudo o que as garotas podiam pagar era uma pequena quantidade de pó branco ou blush.

Ao mesmo tempo, os perfumes ganharam imensa popularidade na Europa. Eles foram usados ​​por homens e mulheres. Membros da classe alta durante essa época também costumavam instilar uma tintura de beladona em seus olhos. Ela ajudou a dilatar as pupilas e dar um brilho ao olhar. Infelizmente, o uso constante de tal produto resultou em perda de visão. Portanto, com o tempo, foi abandonado.

Somente atrizes ou cortesãs podiam usar maquiagem brilhante durante a Idade Média. A imagem da Virgem Maria era um ideal peculiar de beleza para senhoras piedosas. Ela geralmente era retratada como muito pálida. Portanto, as meninas tentaram com todas as suas forças clarear a pele.

Durante o Renascimento, Veneza foi considerada o centro mundial da moda. Todas as mulheres tentavam parecer aristocratas venezianas. Eles cobriram a pele com uma espessa camada de branco.

Naquela época, o especial “cal veneziano” ganhou popularidade. Eles diferiam por conterem mais chumbo.

O branco muito rapidamente tornou a pele enrugada e acinzentada. Mas as mulheres não deram atenção a isso. Eles continuaram a mascarar suas deficiências com chumbo branco.

Além deles, durante o Renascimento, eram utilizadas misturas especiais com mercúrio, arsênico e almíscar. Acreditava-se que ajudava a eliminar manchas e sardas da idade e uniformizar o tom da pele. Portanto, mulheres de todas as idades o usavam.

No século 17, a maquiagem teatral brilhante era popular. Os aristocratas da época pareciam bonecos de verdade. Eles aplicaram várias camadas de branco na pele. Os lábios foram destacados com batom brilhante, e as bochechas foram tingidas com blush.

A produção em massa de cosméticos decorativos tornou-se apenas no século 18. Para chamar a atenção das meninas comuns para os cosméticos, eles foram anunciados ativamente nos jornais. As mulheres daquela época eram pintadas de maneira brilhante.

Na pele, como antes, aplicaram branco. Sobrancelhas e cílios foram pintados com tinta preta, e lábios - com batom escarlate.

Vale a pena mencionar separadamente que muitos veios pintados de azul em suas têmporas. O azul claro da pele era considerado um sinal de nascimento nobre.

Na Rússia, os cosméticos se tornaram populares apenas no século XIX. Os aristocratas começaram a clarear ativamente os rostos e as bochechas coradas. Os lábios foram pintados com batom brilhante e as sobrancelhas enfatizadas com tinta preta. Para reduzir os danos à pele, os amantes dos cosméticos brilhantes passaram a usar loções especiais antes de aplicar a maquiagem, além de enxaguar a cal e blush antes de ir para a cama. Se houvesse muitos cosméticos no rosto, eles eram removidos com uma escova ou uma faca especial não afiada.

Mulheres comuns usaram meios mais seguros para criar suas imagens. Eles substituíram a cal por farinha, as sobrancelhas tingidas por carvão preto e as bochechas por suco de beterraba.

Portanto, muitas vezes pareciam ainda mais saudáveis ​​do que mulheres nobres.

No final do século 19, grandes fábricas de cosméticos começaram a abrir na Rússia, produzindo cosméticos e perfumes de alta qualidade. Seu aparecimento levou a uma distribuição mais ampla desses produtos.

Ao mesmo tempo, os cosméticos começaram a ser usados ​​ativamente em outros países. Os primeiros produtos cosméticos modernos surgiram na América no início do século XX. Fabricantes de empresas americanas começaram a produzir pó, blush e base. No século XX, as mulheres pararam completamente de usar branco. Mas foram substituídos por cosméticos com rádio. Este elemento foi descoberto em 1898 por Pierre e Marie Curie. Inicialmente, ninguém sabia dos malefícios que esse produto causa à saúde. Por isso, foi adicionado em pós, batons e até água. Em meados do século 20, os cosméticos contendo rádio foram proibidos.

Nos primeiros anos do século XX, a teoria dos tipos de cores começou a ganhar popularidade. As mulheres tentaram não apenas se maquiar, mas escolher para si mesmas a maquiagem que melhor se adequasse às características de sua aparência. Na década de 20 do século XX, a moda da palidez não natural finalmente começou a desaparecer. Nessa época, começaram a usar base e pó não para mudar a cor do rosto, mas para corrigir pequenas imperfeições.

Em cada década do século XX, os padrões de beleza mudaram.

  • 20 anos. Nos anos do pós-guerra, as mulheres tentaram adicionar cores brilhantes às suas vidas. Nessa época, sombras escuras e batons vermelhos eram populares. As meninas se esforçaram para criar a imagem da femme fatale.
  • Nos trinta. Com o tempo, a maquiagem ficou mais discreta. Nos anos trinta, sobrancelhas finas e curvas entraram em moda. Eles eram populares entre atrizes e garotas comuns. As mulheres da moda geralmente raspavam as sobrancelhas e depois desenhavam arcos escuros sobre os olhos com um lápis. Nessa época, eles também começaram a usar mais cores diferentes de sombras.
  • Quarenta. Durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres se esforçaram para ficar especialmente bonitas. Acreditava-se que eram as mulheres atraentes que inspiravam os militares e também os ajudavam a manter o espírito de luta. Nessa época, o blush brilhante começou a ganhar popularidade. Os lábios da mulher pintados com batom vermelho estavam manchados com uma fina camada de vaselina. Isso ajudou a torná-los mais gordos.
  • Anos cinquenta. Em meados do século XX, as mulheres tentaram tornar sua imagem o mais feminina e sexy possível. Eles tingiram bem os cílios, colaram "moscas" artificiais nos lábios e usaram batom em vários tons de vermelho. Nessa época, as revistas de moda começaram a ser publicadas em grande quantidade. Eles ajudaram a popularizar os cosméticos decorativos e aumentar as vendas.
  • Anos sessenta. Com o tempo, as imagens femininas se tornaram mais naturais. Na década de 1960, as mulheres tentaram tornar a pele clara e os lábios pálidos. A ênfase estava nos olhos. Entre as meninas, sombras escuras, delineadores e cílios postiços eram populares. Nessa época, o rímel à prova d'água começou a ser usado massivamente.
  • Anos setenta. Na década de 1970, muitas garotas se esforçaram para parecer brilhantes e incomuns. Longas setas coloridas foram desenhadas na frente de nossos olhos. Os lábios foram destacados com batom brilhante. Nesse momento, todos podem se dar ao luxo de ter a aparência que ela quiser.
  • Década de oitenta. Na década de 1980, iniciou-se a promoção de um estilo de vida saudável. As mulheres começaram a dar mais atenção aos cuidados com a pele. Uma tez natural e fresca estava na moda. Os olhos e lábios, por outro lado, foram destacados com cores vivas. Looks de estilo disco eram populares. As meninas usaram ativamente sombras brilhantes e batons de tons incomuns.

No final do século XX, os cosméticos tornaram-se mais de alta qualidade e naturais. Além disso, finalmente foi disponibilizado ao público.

Maquiagem no mundo moderno

A maquiagem moderna dá a cada mulher a oportunidade de criar um visual brilhante e único. Desde a década de 90 do século XX, a naturalidade está na moda.

Na vida cotidiana, as meninas usam a quantidade mínima de cosméticos. A maquilhagem nocturna e festiva torna-se mais luminosa.

Existem muitas oportunidades para criar imagens originais e eficazes agora. Quase todas as pessoas podem comprar bons cosméticos para si mesmas.

Também é importante notar que no século 21, as tendências mudam muito rapidamente. Rastreá-los geralmente é difícil. Portanto, a melhor maneira de parecer atraente e com estilo é se concentrar nas características de sua aparência.

sem comentários

Moda

a beleza

casa