Esquis

Como lubrificar esquis com parafina?

Como lubrificar esquis com parafina?
Contente
  1. A necessidade de aplicar parafina
  2. Ferramentas e materiais
  3. Como lubrificar com ferro?
  4. Preparando esquis sem tratamento térmico

Os amantes de usar esquis no inverno como um passatempo agradável sabem que para que esse atributo das atividades ao ar livre seja aproveitado ao máximo, ele deve ser lubrificado com uma substância como a parafina. Vamos tentar descobrir por que você precisa parafinar seus esquis, quantas vezes você precisa fazer isso, como você precisa tratar novos dispositivos de montanha com tal substância e vamos descobrir as tecnologias de aplicação.

A necessidade de aplicar parafina

Se você não se aprofundar muito nas complexidades da estrutura química das substâncias, então as parafinas são misturas à base de hidrocarbonetos. Existem alguns deles, como, por exemplo, as mesmas substâncias de fluorocarbono, mas a essência, em princípio, eles terão o mesmo. A única diferença está nos aditivos que são adicionados à composição da parafina.

A necessidade de aplicá-los aos esquis deve-se à possibilidade de um aumento significativo do escorregamento e, portanto, uma diminuição acentuada do possível atrito dos esquis e da superfície. Afinal, sabe-se que a neve são cristais. E devido à presença de arestas vivas, os flocos de neve parecem impedir os movimentos - amassados, formam um tipo de mingau "eriçado". E para minimizar o atrito tanto quanto possível, eles usam parafina para tratamento de esquis.

By the way, a presença de tal lubrificante não só não aumenta, mas também reduz o momento de deslizamento, respectivamente, aumenta a resistência. O movimento é realizado no contato da base com a neve. Um lubrificante parafínico tem a capacidade de absorver líquidos. Naturalmente, a substância é absorvida, o que torna possível aumentar o nível de deslizamento.

Portanto, será correto não apenas aplicar parafina nos esquis, mas retirá-la depois de um certo tempo para que a quantidade necessária da substância seja absorvida e proporcione o efeito desejado, e o excesso não interfira.

Ferramentas e materiais

Para realizar o procedimento em consideração em casa, você precisará ter essas ferramentas e materiais à mão.

  • Perfil de preparação de esqui. Normalmente, ele tem um par de batentes equipado com uma alça para fixação. Se não houver perfil, você pode fixar o esqui na mesa com um torno. Ou use qualquer tipo de bancada.
  • Ferro com sola especial. Em princípio, você pode usar o ferro sem ele, mas deve ter um cuidado especial.
  • Vários tipos de pincéis... São à base de náilon para remover a cera dura e macia. Além disso, eles podem ser usados ​​para polimento de acabamento. Natural pode ser usado para limpar a cera de parafina macia. Além disso, eles podem ser usados ​​para aplicar substâncias aceleradoras. Os de metal permitem limpar os esquis de parafina velha e sujeira. Os polidores permitem que você aplique o pó em uma superfície seca. Mas as escovas de metal são as mais usadas, assim como com o náilon de dureza macia a média.
  • Raspadores de esqui. Eles podem ser diferentes: 3-5 milímetros de espessura, feitos de plástico e metal, bem como para a calha.
  • Engarrafamentos... Esses dispositivos são geralmente usados ​​para esfregar cera ou pomada com as mãos.
  • Pedras de esqui. Eles geralmente removem a ferrugem nas bordas.

Além disso, você precisará de cera de parafina que será aplicada nos esquis. Ele vem em vários tipos.

  • Briquetes... A forma mais comum. São fáceis de aplicar e, após tratamento térmico, derretem-se, cobrindo uniformemente a superfície. Observe que tais substâncias mantêm sua funcionalidade pelo maior tempo possível. É importante que os briquetes nunca sejam superaquecidos. Eles devem ser derretidos uniformemente e não acima da temperatura definida pelo fabricante. Caso contrário, eles começarão a emitir substâncias nocivas aos seres humanos.
  • Colar... Este tipo de parafina se diferencia pela grande facilidade de aplicação. Isso deve ser feito com um aplicador especial, que geralmente é fornecido no kit. Em seguida, é usado para polir a superfície.

Deve-se acrescentar que a vida útil da mistura dependerá da qualidade dessas operações.

  • Forma em pó. Essas substâncias também são chamadas de aceleradores. Geralmente são usados ​​como medida adicional quando a demão de base já foi aplicada. Observe que eles são significativamente mais caros do que os análogos acima. Por isso, muitas vezes são comprados por atletas profissionais e por aqueles que participam de competições.

Como lubrificar com ferro?

A engomadoria dos esquis é geralmente feita entre as utilizações. Naturalmente, antes de realizar este processo, você deve limpar os esquis e secá-los.

E o processo de lubrificação com parafinas líquidas com ferro vai ficar assim.

  • Ligamos o ferro e aquecemos até a temperatura 150 graus.
  • Efetuamos a pulverização de uma substância líquida sobre a camada deslizante do esqui... Aqui, adicionamos que diferentes categorias de dispositivos têm diferentes princípios para a aplicação de lubrificantes. Para dispositivos de patinação, toda a superfície deslizante é lubrificada. E os acessórios clássicos geralmente são encerados de modo a contornar a área central.
  • Agora os esquis são necessários ferro da ponta do pé em direção ao calcanhar.
  • Depois disso, os acessórios exigem esfrie e seque a uma temperatura de pelo menos 0 graus por cerca de 10 minutos.
  • Agora aplique uma camada de parafina com um pincel.previamente revestido com graxa.

Tudo isso permite que a substância aquecida penetre nos poros do plástico, preencha-os e nivele ao máximo a superfície de deslizamento. E o excesso de cera é então removido com um pincel. Idealmente, essas etapas devem ser repetidas até 10 vezes.A dificuldade é que a escovação não apenas remove a camada superficial, mas também remove parte da parafina que preencheu as microfissuras. E cada novo tratamento permite tapar melhor os desníveis dos esquis, é melhor preencher as irregularidades e as micro fissuras.

Preparando esquis sem tratamento térmico

Há também uma aplicação fria da substância nos esquis. Normalmente, é necessário recorrer a esta tecnologia se não houver ferro disponível ou não houver tempo para o tratamento térmico adequado.

Isso será feito da seguinte maneira:

  • primeiro, os esquis precisam ser secos;
  • limpamos a camada deslizante com uma escova para remover a poeira e sujeira dos poros plásticos;
  • limpe tudo e deixe secar um pouco;
  • agora aplique uma fina camada de graxa;
  • espere cerca de 3-5 minutos;
  • esfregamos com uma rolha ou almofada;
  • deixe repousar por mais 10 minutos.

Se for aplicada muita graxa, ela pode ser removida com um pincel. No entanto, os fabricantes afirmam que, com a depilação a frio, escovar no final não importa muito. Além disso, para uma lubrificação normal desta forma, os esquis devem permanecer pelo menos 1 hora e, de preferência, sob a influência da luz solar.

E, claro, deve ser lembrado que este método de depilação é uma medida de emergência, que ainda não dá o mesmo efeito que o tratamento térmico clássico.

Uma master class detalhada sobre esquis encerados pode ser encontrada no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa