Como escolher os esquis de acordo com a altura e o peso da criança?
Se houver fãs de esportes na família, a questão de saber se a criança precisa comprar equipamentos esportivos geralmente não se coloca. A criança, de uma forma ou de outra, será colocada em esquis. E aqui o principal é não prejudicar, não desencorajar o interesse e não provocar prejuízo. A escolha correta dos esquis nesta fase é um evento responsável, cujas consequências dificilmente podem ser superestimadas.
tabela
O inventário que foi deixado pelos anciãos "para crescimento" pode não ser adequado. Esquis, fixações a eles, bastões de esqui, etc. deverão ser selecionados com base na altura, peso e grau de preparação da criança. E como as crianças estão crescendo rapidamente, você precisa estar pronto para substituí-las completamente na próxima temporada de esqui. Pode ser difícil escolher os esquis de acordo com a altura da criança sem um treinamento especial. Se não couberem, ou seja, acabaram sendo mais curtos ou, pior ainda, mais longos do que o necessário, isso não causará de forma alguma emoções positivas para os jovens esquiadores. Será muito difícil persuadir uma criança a esquiar na próxima vez.
De acordo com uma tradição do exército de longa data, os esquis devem ser selecionados por tanto tempo que para que, esticando a mão, você consiga, sem se levantar na ponta dos pés, chegar ao final do equipamento vertical.
Esse método funciona bem para adultos com experiência em esqui, mas para iniciantes, e ainda mais para os mais jovens, nem sempre funciona. Em primeiro lugar, devido ao fato de que as proporções do corpo de uma criança diferem significativamente das proporções de um adulto.
Porém, não se desespere, a mesa desenvolvida por especialistas ajuda a escolher o comprimento certo dos esquis infantis, conhecendo o crescimento da criança.
Altura da criança (cm) |
Comprimento (tamanho) dos esquis (cm) |
80 |
100 |
90 |
110 |
100 |
120 |
110 |
130 |
120 |
140 |
130 |
150 |
140 |
160 |
150 |
170 |
Como você pode ver na tabela acima, quando o esquiador atinge a altura de 1 metro, o equipamento é selecionado com base na altura de + 20 cm, um comprimento um pouco maior é aceitável, mas não superior a 30 cm... Portanto, os esquis para um atleta que atingiu cerca de 140 cm devem ter um comprimento de pelo menos 160 cm. É claro que, ao escolher os esquis, você deve levar em consideração que um jovem atleta quase nunca terá exatamente a mesma altura que mostrado na tabela. Por exemplo, ao medir a altura, descobriu-se que o esquiador havia crescido para 116 ou 128 cm. O que fazer? Esperar até que seu crescimento esteja alinhado com os indicadores da tabela? É assim que o inverno pode acabar.
Em uma situação tão comum, os especialistas aconselham a escolha de conchas, cujo tamanho é um pouco maior. No primeiro caso, com altura de 116 cm, você precisa comprar esquis para altura de 120 cm, ou seja, comprimento de 140 cm. E no segundo, com altura de 128 cm, respectivamente, para altura de 130 cm, que de acordo com a tabela serão 150 cm .mais para que seu atleta venha naturalmente cada vez mais perto da combinação ideal entre sua altura e o comprimento dos esquis.
Seleção baseada em peso
É especialmente importante levar em consideração o peso de um pequeno esquiador com sua pequena estatura, inferior a 80 cm. Como você pode ver na tabela acima, neste caso o equipamento esportivo pode ser menor que 1 metro. É o peso que se torna o fator decisivo para determinar o comprimento dos esquis em tal situação. É claro que quanto menor o peso do esquiador, menor pode ser o equipamento. Para crianças muito pequenas de 2 a 3 anos de idade, os mini-esquis são adequados, cujo comprimento raramente ultrapassa os 50 cm. Claro, você não será capaz de dominar totalmente os elementos do esqui com esse equipamento, mas é possível desenvolver habilidades iniciais.
Uma das vantagens dos mini-esquis é montagem universalpermitindo que você os coloque em qualquer sapato. A criança não precisa trocar de calçado quando já patinou e deseja fazer outra coisa. Os mini-esquis de 50-70 cm de comprimento são uma ótima opção se a criança não pesar mais de 20 kg. Se o peso dele se aproximar desta marca ou a exceder ligeiramente, você precisa mudar para esquis de 90 cm de comprimento. Se um jovem esquiador pesar 20-40 kg, você terá que proceder de um comprimento de esqui de 1 m. , o crescimento geralmente se torna decisivo e deve ser selecionado de acordo com a tabela de crescimento.
Dicas úteis
Ao escolher os esquis, a experiência de esqui também deve ser levada em consideração.... Se o seu atleta não se sente muito confiante e sua altura estava aproximadamente na metade entre as duas categorias de altura, ainda é melhor levar um equipamento de tamanho menor. Se a criança estiver andando com segurança, você pode comprar equipamentos mais longos. Se o esqui vai ocorrer principalmente nas aulas de educação física, é melhor levar conchas com um comprimento menor, ou seja, com um aumento, por exemplo, a 143 cm, escolha um comprimento de esqui de 160 cm.
O problema do comprimento do esqui também pode surgir para usuários mais avançados envolvidos em seções de esportes especializadas. Por exemplo, para dominar o curso de patinação, uma criança precisará de esquis mais curtos do que os de cross country. Em média, acredita-se que esse equipamento deva ser 10 cm mais curto do que os esquis cross-country selecionados para a altura.
O equipamento de downhill pode ser ainda mais curto. Na hora de escolhê-los, já devem ser subtraídos 15 cm do comprimento dos esquis cross-country selecionados para a altura.