Como escolher esquis para patinar em altura?
Existe o risco de lesões em qualquer esporte e o esqui não é exceção. O uso seguro de técnicas esportivas é impossível sem a disponibilidade de equipamentos esportivos confiáveis e corretamente selecionados. É por isso que se dá atenção especial à escolha dos esquis.
Recursos de seleção
O uso da patinação no esqui requer o desenvolvimento de uma técnica especial. Permite atingir uma grande velocidade de movimento, o que dá uma sensação de liberdade e voo. Para este tipo de esqui, é necessário escolher os esquis adequados. Eles são mais curtos do que as opções usuais. As bordas são equipadas com roletes afiados para evitar escorregões para os lados.
Há muitos fatores a serem considerados ao escolher equipamentos esportivos, como:
- altura;
- material;
- compromisso;
- nível de treinamento;
- O peso;
- era;
- rigidez;
- disponibilidade de componentes adicionais.
No entanto, escolher os esquis para patinar em altura é uma das principais tarefas, especialmente para os iniciantes que estão prestes a começar a dominar uma técnica bastante difícil.
Os seguintes materiais são usados para a fabricação de esquis.
- Madeira... Os produtos de madeira são caracterizados por menos deslizamento e baixa resistência ao desgaste. São mais pesados em comparação com o plástico, não permitem muita aceleração. Adequado para iniciantes.
- Plástico... O equipamento é leve, altamente resistente ao desgaste e possui um bom deslizamento, contribuindo para o aumento da velocidade. Indicado para quem já possui habilidades de esqui, sente-se confiante na pista.
É importante prestar atenção à aparência e qualidade do equipamento. Momentos básicos:
- sem distorções na posição longitudinal e danos ao laminado;
- a mesma resposta à compressão;
- força elevada;
- suavidade da superfície para deslizamento;
- colocação simétrica do centro de gravidade.
Como escolher para adultos?
O tamanho dos esquis cross-country pode ser determinado usando tabelas especiais. Também existe uma fórmula geral pela qual você pode calcular a altura ideal para o esqui cross-country, dependendo da altura do atleta. O comprimento do equipamento é calculado somando-se a altura de uma pessoa de 10 a 15 cm, lembrando que a altura de um atleta é determinada em botas de esqui. Se a altura for de 175 cm, o tamanho do par de esquis será 190 cm. Quando a altura for 170 cm, o comprimento do equipamento escolhido é igual a 185 cm, e com 180 cm o tamanho do par é 195 cm , e esta é a altura máxima dos esquis para patinar. Para alguns modelos, pode ser inferior, por exemplo, 192 cm.
Existem também modelos de combinação que permitem o uso de esquis tanto para o esqui clássico quanto para o patinação. Nesse caso, o comprimento é determinado adicionando 15 a 25 cm à altura da pessoa. Considere o peso do esquiador. Quanto maior o valor, mais difícil e mais longo o estoque deve ser... Rótulos de modelo geralmente incluem pesos máximos e mínimos.
Deve-se observar que diferentes fabricantes têm seus próprios métodos para determinar o tamanho do estoque. Muitas vezes você pode encontrar modelos do mesmo tamanho que têm comprimentos diferentes. Portanto, a escolha e compra de esquis esportivos é melhor feita em lojas especializadas, onde se apresentam marcas confiáveis e o equipamento pode ser experimentado. Entre os fabricantes com boa reputação no mercado de equipamentos esportivos, podem ser destacadas as seguintes marcas.
- Fischer... O inventário se diferencia pela leveza, alta resistência e durabilidade. O formato especial do design permite o uso de menos lubrificante. No entanto, esta ferramenta não é adequada para a prática de esportes profissionais.
- Atômico... Os modelos universais se distinguem por sua execução precisa e estilo. Eles são leves e deslizam bem. Adequado para iniciantes. As desvantagens incluem a incapacidade de andar em uma pista difícil.
- Tisa... Entre as vantagens podemos destacar a versatilidade dos modelos, bom deslizamento, disponibilidade de produtos para pessoas altas. As desvantagens incluem o material de fabricação. A madeira é menos durável que o plástico e está sujeita a condições ambientais adversas.
Os esquis certos facilitam a realização de tarefas esportivas e permitem que você aproveite ao máximo o processo.
Escolhendo esquis infantis
Na escolha dos esquis para crianças, a altura também é um dos principais critérios. Crianças em idade pré-escolar são aconselhadas a escolher equipamentos pequenos. Por via de regra, corresponde à altura da criança ou a excede em não mais de 5 cm. É proibido comprar esquis para crescer. Isso cria desconforto ao andar.... A criança se cansa rapidamente, pois mais esforços precisam ser feitos. Com esses equipamentos, é mais difícil dominar novas técnicas. Tudo isso pode desencorajar o esqui. O risco de lesões também aumenta significativamente. Para crianças a partir dos 7 anos, a altura da estrutura é determinada adicionando 10 a 15 cm à altura da criança. É melhor escolher equipamentos para um movimento esportivo para aqueles que já dominam as habilidades de equitação e usá-los com segurança.
Para os iniciantes, é melhor escolher esquis para o passeio clássico com uma largura grande. Eles contribuem para a sensação de confiabilidade, não permitem desenvolver alta velocidade. Existem também modelos especiais para crianças que não podem andar para trás. Isso facilita o processo de aprendizagem, reduz o risco de lesões e faz você se sentir confiante em suas habilidades. E só depois de obter as habilidades necessárias, você pode mudar para os esquis de patinação.
A correta abordagem na escolha dos equipamentos esportivos ajudará a formar as habilidades de equitação necessárias, reduzir os riscos de situações traumáticas, o que contribui para garantir um processo de aprendizagem rápido e fácil, bem como a obtenção do prazer e o resultado desejado.