Esquis

O que são os esquis e como escolhê-los?

O que são os esquis e como escolhê-los?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Principais fabricantes
  4. Componentes
  5. Como escolher esquis?
  6. Regras de cuidado

Encontrar um equipamento que satisfaça plenamente o esquiador não é uma tarefa fácil. Muitos fatores devem ser levados em consideração: nível de preparo físico, estilo de pilotagem, peso e altura corporal do atleta e as condições da pista. Os esquis são caminhadas, esportes, talha, freeride e outras técnicas, são feitos de plástico e madeira. Neste artigo, veremos mais de perto os principais pontos na escolha dos esquis.

O que é isso?

Os esquis são um dispositivo em forma de corredores longos para se mover na neve. Os esquis modernos para um atleta parecem um par de barras com 150-220 cm de comprimento. Eles têm dedos pontiagudos e curvos e são feitos de madeira ou plástico. O movimento em tais dispositivos permite que você deslize fácil e rapidamente na cobertura de neve.

Além disso, os esquis são amplamente utilizados em veículos aéreos e para neve.

Primeiro, um pouco de história. De acordo com arqueólogos, as pessoas usaram dispositivos que lembram esquis modernos de 5 a 6 mil anos atrás. Nossos ancestrais os colocaram de pé para se moverem em coberturas de neve profundas e solo instável, bem como para caçar animais da floresta. Os esquis tornaram mais fácil deslizar e aceleraram significativamente a perseguição de presas.

Arqueólogos encontraram pinturas rupestres, o que indicava diretamente que os povos mais antigos "calçavam" pranchas para superar os caminhos cobertos de neve. As primeiras evidências provêm do que hoje é a Noruega. Isso sugere que a história dos primeiros esquis remonta às terras do norte.

No entanto, nem todos os pesquisadores concordam com essa teoria. Alguns acreditam que os esquis foram criados na Ásia antiga; segundo fontes terceiras, o surgimento dos esquis está associado às tribos europeias. No entanto, não se pode excluir que o início da operação do equipamento de esqui ocorreu aproximadamente ao mesmo tempo em todos os cantos do globo. Assim, não existem datas e locais exatos de onde o protótipo dos esquis modernos se originou. Só se pode argumentar que o objetivo principal de sua invenção nos tempos antigos era a sobrevivência em condições naturais difíceis.

Claro, desde então, a tecnologia de produção de esqui passou por grandes mudanças. Atualmente, atividades para otimizar a manobrabilidade, diminuir o peso, encontrar a configuração e o material ideais estão em andamento. Hoje, os esquis são feitos principalmente de fibra de carbono - esta é uma matéria-prima leve e prática. Para o núcleo de uma estrutura esportiva, na maioria dos casos é usada madeira - freixo, bordo ou choupo.

O principal componente é a fibra de vidro. A base deslizante é feita de polietileno. O titânio é usado para aumentar a rigidez e melhorar a suavidade do equipamento.

É uma liga metálica à base de alumínio e titânio, que se distingue pela sua robustez, resistência ao desgaste e durabilidade.

Visão geral da espécie

Não há opções universais de esqui atualmente. Dependendo das condições específicas e da finalidade da operação, diferentes modelos estão sendo desenvolvidos, cada um deles com suas próprias diferenças em forma, peso e outras características técnicas.

Por nomeação

Dependendo do tipo de superfície que os esquis se destinam a movimentar, toda a variedade de modelos apresentados está dividida em:

  • montanha - para dirigir em encostas nevadas;

  • cross-country - para se deslocar em uma planície coberta de neve.

Todos os tipos de esquis estão disponíveis para adultos e crianças. Os modelos infantis destinam-se a jovens atletas a partir dos 3 anos. Quando eles atingirem a idade de 14 anos, você pode mudar para equipamento adulto.

E também os esquis são divididos em amadores e esportivos. Para aprender o básico da equitação, são usados ​​modelos amadores - eles se distinguem pela baixa rigidez, são mais fáceis de controlar. Para as atividades profissionais, a preferência deve ser dada ao esporte.

Por estilo de pilotagem

O esqui cross-country pode ser dividido em quatro categorias com base no seu estilo de pilotagem.

Clássico. Esse tipo de equipamento é necessário para a movimentação em uma pista lisa e pré-equipada. Os esquis ficam paralelos entre si durante o trajeto. O grau de rigidez dos produtos é baixo, os entalhes são aplicados no meio - isso garante a máxima aderência da unidade de trabalho ao piso de neve. As pranchas são alongadas - 205-210 cm, o dedo do pé é afiado.

Para patinar. Eles são solicitados ao dirigir em uma superfície plana, tal movimento lateral se assemelha ao movimento de um patinador-atleta. Neste caso, não deve haver aderência entre a cobertura de neve e o chassi do esqui. Essa característica é alcançada devido ao aumento da rigidez e cintura mais estreita dos produtos. O equipamento de equitação é ligeiramente mais curto do que o equipamento de corrida, seu comprimento é de 190 cm.

Para um bom chute, o design fornece uma tubulação no bloco inferior e um dedo do pé sem corte.

Combinado. Pertencem a um grupo universal, são adequados tanto para o estilo clássico como para o patinagem. O comprimento não ultrapassa 200 cm, portanto, ao usar o estilo de patinação, as meias não atrapalham o movimento.

Para os amantes das sensações extremas, são produzidos equipamentos sertanejos. Eles são relevantes ao realizar caminhadas de vários graus de dificuldade, incluindo em terrenos acidentados, onde não há áreas planas ou trilhas especializadas. Este projeto se distingue pela alta rigidez devido à borda de metal, multicamadas, bem como uma ampla superfície de trabalho. Produzido principalmente por encomenda.

Os principais tipos de esqui alpino.

Universal - o mais popular entre a maioria dos atletas.Eles são usados ​​para dirigir em vários tipos de encostas de montanha: preparadas ou não. O desenho das peruas é caracterizado por uma rigidez relativamente baixa, uma cintura ligeiramente alargada e também uma curvatura frontal. Graças a esta estrutura, eles se tornam tão manobráveis ​​e fáceis de controlar quanto possível.

Pista - encontrado aplicativo para esqui alpino em pistas previamente preparadas. Esses modelos são mais rígidos e mais estreitos na cintura, essa é a principal diferença dos universais.

Escultura de trilha - reunir um grande grupo de equipamentos (raio curto, médio e longo). Quanto maior for o corte lateral desses esquis, maior será o raio do arco. Consequentemente, quanto maior a velocidade de condução pode ser alcançada.

Existem séries especiais de equipamentos:

  • freeride - em demanda em encostas não equipadas;

  • park and pipe - permite que você avance com as costas;
  • estilo livre - projetado para executar elementos de dança e acrobacia;
  • pólvora - os modelos mais largos possíveis, seguram o atleta com segurança em uma capa de neve macia;

  • corrida - usado para descida rápida, slalom e slalom gigante.

Pelo nível de preparação

Um fator importante na escolha dos esquis é a classificação de acordo com o nível de preparação técnica do atleta. De acordo com este critério, todos os equipamentos podem ser divididos em quatro grupos principais.

A - para esquiadores-atletas com bom treino tanto a nível técnico como físico.

B - para esquiadores experientes que pretendem aprimorar suas habilidades.

C - relevante para crianças e adultos que já possuem habilidades de equitação.

D - o tipo de esqui mais popular, permite aos iniciantes esquiarem com facilidade, os que acabam de usar os esquis.

Quanto mais alta for a classe do equipamento de esqui, maior será seu custo. Os produtos das classes B, C e D. encontram-se à venda nas lojas e os esquis do grupo A podem ser adquiridos exclusivamente por encomenda individual.

Principais fabricantes

Ao escolher um fabricante de esqui, é aconselhável focar em marcas bem conhecidas. Na fabricação dos equipamentos, utilizam as tecnologias mais avançadas, e para reduzir o peso dos produtos utilizam materiais da mais alta qualidade. Isso permite um deslizamento fácil e rápido na pista. A classificação das empresas mais populares inclui várias marcas conhecidas.

Fischer - fabricante da Áustria, conhecido por seu equipamento premium. É famosa por sua ótima combinação de preço e qualidade.

Atômico É outro fabricante austríaco. Ele ocupa uma posição de liderança no segmento de esqui alpino. Produz uma ampla variedade de esquis para iniciantes.

Salomão É uma marca francesa especializada na produção de esquis cross-country premium. Ganhou reputação como o melhor fabricante de conjuntos de equipamentos femininos.

Componentes

O conjunto de esquis inclui componentes - removedor, velcro, gravatas, suporte, suporte, serrilhas, suporte, raspador. O sucesso do esqui depende muito de sua qualidade, especialmente quando se trata de gravetos. Graças a eles, o esquiador sente o feedback da inclinação da neve, recebe informações sobre o estado da cobertura de neve em cada momento específico.

As varas ajudam a manter o equilíbrio e, se necessário, corrigem uma situação crítica.

Bastões excessivamente longos ou pesados ​​são bastante desajeitados durante a condução, e os curtos não serão capazes de fornecer o equilíbrio ideal durante a condução. Os bastões de alta qualidade devem ser o mais fortes possível para fornecer o suporte necessário e ao mesmo tempo permanecer leves para que as mãos do atleta não fiquem muito cansadas. Os fabricantes oferecem vários tipos de bastões de esqui.

Universal - projetado para esquiar em pistas preparadas e all-mountain, ou seja, em quase todas as condições. A haste dessas varas é reta, o anel é pequeno.

Para competição - esses postes são caracterizados por um eixo curvo, que garante o máximo atendimento aos requisitos especiais das modalidades de esqui: slalom, supergigante, bem como downhill. O anel desses produtos é pequeno e de formato aerodinâmico.

Para terras virgens e longas descidas - estes postes são ideais para conduzir em neve solta e funda. Seu diferencial são os anéis de grande diâmetro, graças aos quais o atleta sente um apoio mesmo em pisos macios. Além disso, a haste dessas varas é aumentada, o que lhes permite resistir a golpes contra pedras e árvores.

Certifique-se de obter uma capa de esqui e poste para proteger suas mãos e roupas do contato com graxa. Atenção especial deve ser dada à seleção de óculos de esqui - durante o esqui, eles servirão ao esquiador um bom serviço. Eles o protegerão da luz do sol brilhante refletida na neve branca. Além disso, durante a descida, devido ao vento forte que sopra bem na cara, os olhos começam a lacrimejar - o que implica uma perda de controlo da situação e, consequentemente, o risco de queda e colisão com obstáculos. Os óculos permitem que você evite essa situação.

Como escolher esquis?

Ao escolher os esquis, é importante abordar essa questão de forma abrangente. Existem muitos critérios que influenciam a qualidade do passeio. Lembre-se: você não deve economizar em esquis. Obtenha o modelo da mais alta qualidade possível e tão caro quanto seu orçamento vai, especialmente se você pretende ir para a pista de esqui no futuro.

Se você esquia com rapidez e confiança, provavelmente já sabe como escolher o modelo certo para suas necessidades. Os iniciantes devem primeiro decidir onde vão pedalar, com que propósito e com que técnica. O fato é que nem todo parque tem uma pista bem preparada para patinar, mas uma pista bem trilhada está em todos os lugares: você pode pedalar com segurança pela cidade ou ao redor dos lagos locais.

Para uso raro compre clássicos, para prática regular e séria é melhor optar por modelos de skate.

Alternativamente, você pode levar equipamentos combinados. Isso permitirá que você alterne os clássicos com o curso de patinação. Neste caso, é preferível adquirir uma opção sem óleo: os esquis não precisam de ser lubrificados para não rolarem. No processo de esqui, isso permitirá, se necessário, parar, fazer uma pausa e depois escalar a montanha sem muito esforço.

É importante que os esquis estejam perfeitamente planos, com uma superfície lisa. Nenhum dano, protuberâncias ou rachaduras são permitidos. Produtos de alta qualidade são comprimidos de forma igual e uniforme quando prensados. Se um esqui aperta com mais força do que o outro, essa é uma desculpa para pular a compra.

Ao escolher o modelo ideal, deve-se ser orientado pelos parâmetros antropométricos do usuário. Ao comprar modelos clássicos, você deve adicionar 20-30 cm à altura, modelos de cumeeira devem ser 10-15 cm mais longos, modelos combinados por 15-20 cm. Os bastões de esqui também devem ser selecionados pela altura: para produtos clássicos e combinados, eles deve ser inferior em 25-30 cm, para patinação - 15-20 cm Na superfície de qualquer esqui deve haver uma marcação, que contenha dados sobre a conformidade do equipamento ao peso e dimensões do atleta.

Existem algumas peculiaridades na escolha de esquis alpinos. Dirigir nessa pista está intimamente ligado a alta velocidade e acrobacias. Portanto, esses esquis são geralmente escolhidos por aqueles que planejam aumentar a atividade física ou tentar algo mais extremo. O inventário deve ser selecionado individualmente, sem focar nos conselhos de amigos e blogueiros.

Primeiro, decida o nível de treinamento atlético: iniciante, avançado ou profissional.

Em seguida, é importante estabelecer qual estilo de pilotagem é preferível: em qualquer declive, em pistas equipadas com neve fresca e artificial, freeride ou manobras de execução.

Em termos de dureza, os esquis de montanha podem ser macios e duros. A primeira é a melhor escolha para iniciantes que preferem uma pilotagem silenciosa. Este último será apropriado para esquiadores confiantes que são capazes de rolar em velocidades mais altas.

E também decida qual raio de rolamento você precisa: quanto menor for, mais curvas fechadas você pode fazer. Ao mesmo tempo, um raio maior oferece uma direção segura em altas velocidades.

Os atletas novatos geralmente optam por arcos curtos dentro de 11-14 m, os profissionais começam a partir de 15 me mais.

Para escolher os esquis com base na sua altura, você precisa ficar ao lado deles: eles devem terminar aproximadamente entre o queixo e o topo da cabeça. Ao mesmo tempo, equipamentos esportivos com um comprimento mais próximo do queixo são adequados para esquiadores iniciantes e atletas intermediários. O modelo mais longo atrairá extremistas que cavalgam ao longo das encostas das montanhas rapidamente e em longos arcos.

Além disso, os fabricantes produzem modelos para mulheres: são ligeiramente mais leves, mais curtos e mais macios. Esses esquis são feitos de material leve, seus parâmetros de desempenho são selecionados levando em consideração as características anatômicas do corpo feminino. No entanto, isso não nega o fato de que os atletas podem andar com segurança em equipamentos universais projetados para homens.

Regras de cuidado

Como acontece com todos os equipamentos esportivos, os esquis se desgastam com o uso. No entanto, com o cuidado adequado de seu equipamento, você pode estender sem esforço a vida útil de seus esquis. A instrução é simples.

Imediatamente após a compra dos esquis, é necessário lavar bem a superfície, limpando bem a superfície dos restos de parafina, com a qual os fabricantes esfregam para protegê-la de danos durante o transporte. Não se deve descuidar desta medida, já que o revestimento conseguiu absorver toda a sujeira e poeira, que deterioram a qualidade da superfície de deslizamento dos esquis.

Lavagens ou solventes serão mais eficazes.

Ao transportar os esquis, não os cruze - use velcro especial para o pacote, bem como capas de proteção.

É melhor manter os esquis em uma sala aquecida, mas ao mesmo tempo longe de radiadores e outros dispositivos de aquecimento.

Não guarde os esquis no frio, especialmente se entrar água nos suportes durante a condução. Nesse caso, quando o líquido congela, eles podem rachar.

Evite expor seus esquis à luz solar direta.

Inspecione periodicamente os equipamentos esportivos quanto a danos mecânicos. Preste atenção especial aos parâmetros de superfície deslizante e nitidez da borda. Quaisquer irregularidades, lascas ou rebarbas indicam a necessidade de afiação. Para fazer isso, você precisa entrar em contato com uma oficina especializada ou processar de forma independente as bordas com um cortador de arquivo ou canto.

Após a afiação, as arestas devem ser cuidadosamente polidas com uma pedra de polimento de diamante, uma pedra de polimento de cerâmica ou uma pedra de polimento abrasiva.

Aplique cera de esqui ou parafina macia na superfície deslizante pelo menos 3 vezes por temporada. Esta lubrificação permite que os esquis deslizem melhor na neve.

Deve-se recorrer à lubrificação "quente" uma vez no inverno. A sequência de ações não é muito difícil.

Aqueça o ferro, de preferência um modelo antigo sem revestimento de Teflon. Nesse caso, o regime de temperatura deve ser mínimo.

Coloque jornais desnecessários no chão, mesa ou outra superfície horizontal e coloque o esqui sobre eles de forma que a superfície deslizante fique voltada para cima.

Traga a cera de parafina com cuidado para o ferro quente. Certifique-se de que gotas de parafina derretida caem na superfície a ser tratada em incrementos de 5 cm.

É importante que a cera derreta lentamente. Se você ouvir um estalo característico, será necessário baixar a temperatura do ferro.

Passe a ferro a superfície de trabalho do equipamento rapidamente, redistribuindo a cera por igual.

Raspe com cuidado o excesso de parafina com um raspador ou, se não estiver lá, pegue um prato de plástico rígido com uma ponta pontiaguda.

E, claro, não se esqueça de limpar o ferro finalmente.

sem comentários

Moda

a beleza

casa