Lupa

Tudo sobre joias lupas

Tudo sobre joias lupas
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Dicas de uso

Uma lupa é um dispositivo de aumento popular com uma longa história. É uma ferramenta indispensável para alguns profissionais. A joalheria é uma das profissões onde o papel desse sistema óptico dificilmente pode ser superestimado. Sobre o que é uma lupa de joias, que tipos existem e como escolher o dispositivo certo - mais adiante neste artigo.

Peculiaridades

Lupa de joias é um dispositivo óptico que permite ao mestre ampliar o produto várias vezes para maior comodidade durante o trabalho. É usado não apenas por joalheiros e relojoeiros, mas também por antiquários, filatelistas, numismatas e outras pessoas cuja profissão ou hobby esteja relacionado à manufatura ou estudo de pequenos objetos, mecanismos, fontes, desenhos e assim por diante.

Uma característica distintiva das lupas de joalheria é a múltipla ampliação do objeto em consideração - de até 10-20 vezes. Graças a isso, os mestres têm a oportunidade de examinar em detalhes o assunto de seu interesse. Mas há uma observação importante a respeito desse parâmetro - quanto mais o dispositivo amplia o objeto, mais ele o distorce.

Outra característica importante das lupas de joalheria é a presença de modelos que permitem que você deixe as mãos do mestre livres.

Esses dispositivos são geralmente fixados com segurança na órbita do olho, na cabeça ou na mesa do mestre, facilitando assim seu trabalho árduo.

Outra vantagem indiscutível ao trabalhar com pequenos detalhes é a iluminação embutida no dispositivo ótico. O trabalho de um joalheiro e relojoeiro exige muito esforço no sistema visual, portanto, uma iluminação forte, incluindo as adicionais, é imprescindível para eles. Entre os diversos modelos de lupas de joalheria, pode-se encontrar tais sistemas ópticos que garantem plenamente essa condição.

Visualizações

Um homem comum na rua, ao ouvir a frase "lupa de joias", provavelmente imaginará uma lente redonda em uma armação com um cabo ou uma ocular primitiva, fixada no olho do relojoeiro.

Na verdade, uma lupa de joias é um dispositivo bastante complicado e interessante. Por muitos séculos de existência do negócio joalheiro, ele foi aprimorado e modificado.

Hoje, uma lupa de joias é um grupo de instrumentos ópticos profissionais de alta potência que vêm em muitos tipos. Eles diferem uns dos outros na forma, design e também no tipo de como o próprio sistema óptico é organizado. Existem dispositivos com e sem iluminação. Para a fabricação de esquadrias, normalmente são utilizados apenas materiais leves: plástico ou alumínio. Esses dispositivos são altamente duráveis, portanto, durarão muitos anos.

Dependendo da forma e do design, as seguintes variedades são diferenciadas:

  • com montagem;
  • Área de Trabalho;
  • portátil;
  • formulários especiais.

As lupas com suportes são equipadas com um tripé ou um mecanismo especial que permite instalar ou fixar um dispositivo óptico próximo ao local de trabalho. Isso é muito conveniente, pois permite que você mantenha as mãos livres. Uma desvantagem significativa das lupas montáveis ​​é seu tamanho bastante grande. Esses dispositivos só podem ser usados ​​estacionários - não é muito conveniente carregá-los ou levá-los com você.

As lupas de mesa são menores em comparação com os representantes do grupo anterior. Eles são instalados diretamente na área de trabalho do assistente. Bastante confortável, mas novamente - dentro da mesma sala. As lupas de ambos os grupos podem ter retroiluminação incorporada com lâmpadas LED, o que é também a sua vantagem indiscutível.

As lupas portáteis são lentes que possuem uma moldura e um estojo. Normalmente, esses pequenos ampliadores são ampliadores de bolso. Eles são muito convenientes para transportar. Uma desvantagem significativa do dispositivo é sua primitividade - ele tem uma capacidade insuficientemente poderosa para aumentar pequenos detalhes.

A luz de fundo em tal instrumento também costuma estar ausente.

Dispositivos de formato especial são o tipo mais popular de sistemas ópticos de joalheria. Isso inclui uma lupa de relógio monocular. Os modelos modernos são bastante miniaturizados, com baixo peso. Isso permite que o mestre segure facilmente esse dispositivo na órbita do olho.

Este grupo inclui lupas binoculares na testa, bem como ampliadores de óculos. Os primeiros distinguem-se pela funcionalidade e alargam a vista, podendo ser ajustados em altura. Estes últimos são facilmente fixados em qualquer armação de óculos.

Todos os aparelhos de formato especial são convenientes pela sua ergonomia, bem como pelo facto de libertarem totalmente as mãos do mestre, permitindo-lhe realizar um trabalho preciso e meticuloso sem qualquer esforço extra. Mãos livres é um dos fatores-chave na escolha de lupas de joias.

Como escolher?

Ao escolher dispositivos profissionais para joalheiros, você deve prestar atenção aos seguintes parâmetros:

  • construção;
  • formato da lente;
  • material;
  • proporção de ampliação (3x, 4,25x, 7,75 x, 10x);
  • potência óptica (2,5 dioptrias).

Lupas de mesa, binóculos montados na cabeça e monoculares, bem como lupas com ampliações de até 10-15 vezes, são perfeitos para consertar relógios e joias.

Uma excelente solução seria comprar tais lupas, complementadas por retroiluminação LED. Não economize em uma lupa - um instrumento óptico de qualidade nunca será barato.

Dicas de uso

Recomenda-se trabalhar com iluminação suficiente. É necessário instalar o dispositivo de forma que o processo de fabricação ou reparo de uma peça seja o mais confortável possível para o mestre. Para isso, você pode usar acessórios adicionais: suportes, tripés giratórios. No tempo livre, o instrumento deve ser protegido da luz solar direta, poeira, umidade e danos com um estojo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa