Colheres

Colher de prata: como escolher e cuidar bem?

Colher de prata: como escolher e cuidar bem?
Contente
  1. História
  2. Amostras e marcas
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Como distinguir os dispositivos de cuproníquel?
  5. Variedades
  6. Recomendações de seleção
  7. Armazenamento e cuidado

As colheres de prata são consideradas essenciais em todas as casas onde moram crianças. Em nosso artigo, mostraremos como escolher e cuidar adequadamente dos talheres, bem como por que existe uma tradição de dá-los aos bebês e quais são as propriedades úteis das colheres de prata.

História

As colheres feitas de um metal como a prata datam da Roma antiga e da Grécia. Durante a Idade Média, esses talheres eram usados ​​exclusivamente por nobres da cidade e pela corte real. Eles ganharam ampla circulação um pouco mais tarde - durante o Renascimento. Surgiu então o costume de dar "colheres apostólicas" para o batismo de uma criança, elas eram feitas de prata, e os recortes eram decorados com a imagem da Mãe de Deus, Jesus Cristo e anjos.

Os padrinhos ricos deram a seus afilhados um par de colheres para cada um, e os filhos das famílias mais eminentes receberam um conjunto completo de prata com 12 itens. Tradicionalmente, a criança recebia uma colher com a imagem do apóstolo, após o qual recebia seu nome. No entanto, nem todos podiam pagar por tal presente, razão pela qual a conhecida unidade fraseológica apareceu “Nasceu com uma colher de prata na boca”, o que significa que a pessoa nasceu em uma família de grande riqueza material.

Durante o período barroco, surgiram outras opções para decorar uma colher - padrões ornamentados, paisagens e outras imagens começaram a ser aplicados nelas.

Na Rússia, talheres semelhantes surgiram no final do primeiro milênio. Assim, em 998, os guerreiros do Príncipe Vladimir receberam essas colheres como um presente por adotar a fé cristã e rejeitar completamente o paganismo.

Em nosso país, a colher de prata sempre foi considerada um presente muito bom e caro - foi dada não só para o aparecimento do primeiro dente, mas também para a admissão da criança ao ginásio, e também para presentear os noivos. . As famílias mais ricas colecionavam talheres de prata como dote para suas filhas - tradicionalmente, eram passados ​​de mãe para filha de geração em geração.

Os talheres sempre foram considerados os mais valiosos - seu custo é muito mais alto do que os aparelhos separados, embora uma única colher com o monograma de um mestre famoso possa ter um custo bastante impressionante.

Por exemplo, no início do século passado, um par de colheres Fabergé no leilão da Christie's saiu por $ 8.000, e uma colher feita por Fyodor Ruckert foi vendida por $ 12.500.

Em todo o mundo, a prata de mesa de marcas alemãs é muito valorizada. Por isso, a empresa Robbe & Berking há muito fornece seus produtos para a corte dos xeques árabes e da rainha da Inglaterra. Os produtos das marcas Robert Freund, Franz Schnell Halle e Herbert Zeitner não são menos populares.

Talheres de marca inglesa com alta classificação William Suckling, Ridley Hayes, bem como produtos de algumas empresas dinamarquesas. Entre os artesãos russos, os mais famosos foram os irmãos Grachev, Ovchinnikov, Sazikov e, claro, Fabergé - muitos deles no passado foram fornecedores de talheres para a corte imperial russa, este papel era honrado e prestigioso, por isso os pratos destes as marcas geralmente eram marcadas com um sinal distintivo especial. Atualmente, os produtos da fábrica da Argenta estão em alta.

Hoje em dia, os preços do trabalho desses mestres não podem ser chamados de exorbitantes, nem só os milionários podem pagar. Por exemplo, uma colher de prata dourada decorada com a imagem da Virgem, mestre dinamarquês A. Michelsen, feita em 1916, foi vendida por 230 dólares, em geral o preço dos talheres por este mestre varia de 50 a 600 dólares.

As colheres de prata antigas feitas nos séculos 18-19 custam um pouco mais caro, e um conjunto de talheres de 6 colheres e garfos, feito em 1855 pelo famoso joalheiro Hippolyte Thomas, é oferecido por um mil e meio de dólares - o peso do conjunto tem pouco mais de um quilo, todos os aparelhos são decorados com monograma do proprietário.

Amostras e marcas

A presença de um teste em qualquer produto de prata fala de seu valor e origem nobre. Se nos voltarmos para os números, a marcação mostra a porcentagem de prata nos produtos. Por exemplo, finura 925 significa que o teor de prata não é inferior a 92,5%, e a participação dos elementos de liga não é superior a 7,5%, na maioria das vezes o cobre é usado.

Respectivamente, o mais caro é uma colher de 999 amostras: quase não contém impurezas, esses produtos sempre apresentam uma tonalidade prateada brilhante e não escurecem com o tempo. Ao mesmo tempo, a prata pura é um metal dúctil. No processo de utilização, essas colheres dobram-se facilmente e, ao fim de vários anos, surgem pequenos arranhões e entalhes na sua superfície, pelo que é muito fácil partir essa colher.

As colheres, feitas de liga de esterlina 925, são a combinação ideal de resistência mecânica e brilho prateado característico. As ligas de outras amostras retêm sua força, mas com o uso adquirem uma tonalidade amarelada.

Normalmente, as colheres de 925 libras esterlinas são revestidas com douradura ou esmalte, pelo que mantêm o seu aspecto atraente e a cor específica.

Sabe-se que talheres de prata de 950 e 900 amostras são produzidos na França.

Muitas colheres de prata têm marcas, muitas delas são conhecidas. O fato é que cada país em uma época ou outra tinha seu próprio sistema de marcação de prata. Por exemplo, na Alemanha até 1988, o sistema de lote de amostras estava em circulação, e na América até hoje é usado o sistema de quilates. Dispositivos antigos geralmente têm de 3 a 4 ou mais marcas. Portanto, as colheres russas produzidas na segunda metade do século passado têm até 5 sinais:

  • designação digital mostrando a proporção de prata nos carretéis (metais 84, 88 e 91 geralmente são encontrados);
  • ano de aprovação (por exemplo, 1854);
  • a marca registrada do mestre que marca o produto (geralmente apenas suas iniciais foram colocadas);
  • a designação aceita da agência de ensaio (por exemplo, para Moscou é George, o Vitorioso);
  • características do mestre que fez o dispositivo.

As colheres europeias antigas tinham seu próprio sistema de marca individual. Assim, nos produtos dos artesãos ingleses encontra-se um leão com a pata levantada - sinal de que a colher é de prata de lei (925), e nos produtos fabricados entre 1783 e 1890. inclusive, o selo do imposto foi colocado adicionalmente, bem como uma impressão da imagem do monarca reinante na época.

Vantagens e desvantagens

Os benefícios da prata são conhecidos desde os tempos antigos. Acreditava-se que a água, em contato com este metal, curava, curando muitas doenças perigosas. Os utensílios feitos desse metal têm sido amplamente usados ​​em uma variedade de culturas e religiões, e a utilidade da prata foi confirmada em pesquisas científicas.

Ficou estabelecido que o metal tem a capacidade de matar micróbios e é a prata que manifesta em maior volume suas propriedades bactericidas. É seguido por cobre e ouro. Se você tiver uma colher de prata, sempre poderá fazer água de prata. Para fazer isso, basta mergulhar uma colher comum nele e mantê-lo em temperatura ambiente por cerca de um dia.

A prata tem a capacidade de destruir mais de 700 tipos de bactérias, enquanto atua 1750 vezes mais eficientemente que o ácido carbólico, 3,5 vezes mais eficaz que o permanganato de potássio, cloro e furacilina, sem tocar em microorganismos benéficos... Ressalta-se que as bactérias não desenvolvem resistência à prata, portanto, mesmo com uso prolongado, ela permanece eficaz no combate à microflora patogênica.

Outra qualidade útil da prata é que seus íons são capazes de distinguir as células saudáveis ​​das doentes pelo calor das ondas irradiadas, ajustando assim as áreas afetadas a uma faixa saudável.

Essas características tornaram real a tradição de dar uma colher de prata "pelo dente" - o uso de tais dispositivos para alimentar bebês causa dentição indolor, crescimento e bom apetite da criança, partículas iônicas deste metal nobre inibem o desenvolvimento de bactérias, vírus e outros microorganismos prejudiciais que vivem nos alimentos, na cavidade oral e no estômago de uma pessoa.

Ao mesmo tempo, os talheres têm suas desvantagens:

  • ao entrar em contato com produtos cárneos e leguminosas, as colheres de prata começam a escurecer, exigindo cuidados constantes;
  • devido ao aumento da condutividade térmica, a prata aquece rapidamente, por exemplo, uma colher deixada em um copo de água fervente em questão de segundos fica tão quente que dificilmente pode ser pegada;
  • A prata de baixa pureza é bastante frágil e começa a quebrar se manuseada sem cuidado;
  • talheres de prata tornam-se mais finos com o uso frequente e tornam-se suscetíveis ao estresse mecânico.

Analisando as vantagens e desvantagens das colheres de prata, pode-se tirar uma conclusão óbvia - não vale a pena comprar itens de prata com a intenção de uso frequente. Melhor conseguir talheres em ocasiões especiais e durante grandes reuniões familiares.

Como distinguir os dispositivos de cuproníquel?

A prata é freqüentemente confundida com cuproníquel. Claro, se você compra uma coisa em uma loja, tudo fica claro, mas se você, ao separar as coisas herdadas, encontrou um talheres de prata, é muito importante saber se ele tem algum valor. Visualmente, o cuproníquel é muito difícil de distinguir da prata em casa, mas se você seguir algumas recomendações, sua tarefa será muito simplificada.

  • Dê uma olhada na amostra. Se você tiver uma colher de cuproníquel à sua frente, verá nela a abreviatura MSC, que significa cobre, níquel e zinco - esses metais são os principais componentes da liga. O teste mais comum, composto por vários números, será em colheres de prata.
  • Mergulhe a colher na água por cerca de um dia. Uma peça de prata não muda sua aparência, enquanto o cuproníquel começa a oxidar e adquirir uma tonalidade verde suja.
  • Se você tiver um lápis lápis em mãos, pode usá-lo: basta esfregar a superfície - a prata permanecerá inalterada, você notará uma mancha escura nas superfícies de cuproníquel.
  • Tente estimar o peso de uma colher, coloque na balança - a prata deve ser mais pesada do que o cuproníquel.
  • Se você está comprando um produto, pense no preço.... Se você receber uma oferta de prata por um preço baixo, este é um bom motivo para pensar - é possível que eles estejam tentando enganá-lo.
  • Use seu próprio olfato, o cuproníquel pode ser identificado pelo cheiro de cobre. Para que o aroma fique mais pronunciado, é melhor esfregar um pouco a colher.
  • Use iodo regular: pingue um pouco em uma colher e coloque no sol forte - uma mancha escura deve aparecer no item de prata. No entanto, esse método também tem sua desvantagem: você terá que gastar muita energia para limpar sua colher.
  • Em vez de iodo, você pode usar chrompeak. A prata deve dar uma reação vermelha e, quanto mais alta a amostra, mais saturada será a tonalidade.

Não se esqueça que em anos anteriores o cuproníquel era muito usado para fazer talheres e, se você vir um produto sem amostra, provavelmente é feito de MSC e coberto com uma leve camada de prata.

Apesar de cada um dos métodos listados referir-se a trabalhadores, pode ser muito difícil distinguir a prata do cuproníquel em condições domésticas. Se você precisa de 100% de certeza, faz sentido entrar em contato com joalheiros profissionais, restauradores ou antiquários - eles farão uma avaliação precisa não apenas da composição de um dispositivo de metal, mas também o ajudarão a descobrir sua data aproximada de fabricação e custo .

Variedades

Hoje em dia, as colheres são produzidas na mais ampla gama - podem ter diferentes formas, tons, diferentes tamanhos e finalidades.

Os principais tipos de colheres incluem 4 opções.

  • Cantina. Esses dispositivos são adaptados para o uso de cereais líquidos e primeiros pratos de uma tigela alta, bem como para servir saladas e outros petiscos. No território da Rússia, seu volume é de aproximadamente 18 ml.
  • Sobremesa... O aparelho é utilizado para doces e pastéis servidos em tigelas pequenas, bem como em tigelas fundas para caldos e sopas. Seu tamanho é de cerca de 10 ml.
  • Sala de chá. Sua finalidade é mexer o açúcar em um copo de chá, além disso, é muito utilizado para sobremesas. O volume dessa colher é de 5 ml.
  • Cafeteria. Esta colher é 2 vezes menor que uma colher de chá, seu volume corresponde a 2,45 ml e é utilizada em combinação com pequenas xícaras de café.

Colheres auxiliares também são produzidas.

  • Barra. É um objeto com uma alça alongada em forma de espiral, na extremidade da qual é colocada uma pequena bola. É adequado para preparar vários smoothies e cocktails, constituídos por várias camadas.
  • Caldo. Pode ser alongado ou redondo, embora bastante profundo, é utilizado para pratos líquidos.
  • Engarrafamento... Ele é usado para derramar pratos quentes e colocar segundos pratos.
  • Molho... Difere em tamanho pequeno e nariz pontudo.
  • Colher de absinto. Seu objetivo é adicionar açúcar a essa bebida alcoólica forte.
  • Encaracolado. Usado para organizar conservas, geleias e mousses de uma tigela ou jarra comum em pequenos pires individuais.
  • Colher de batata. Visualmente, lembra um pouco os tubérculos. Em ambos os lados existem as chamadas "orelhas" - evitam que as batatas cozidas ou assadas caiam quando colocadas nos pratos.
  • Colher de especiarias. Seu propósito é claro a partir do nome. Normalmente tem um tamanho compacto e sempre vem completo com temperos no estande.

Além de todas as variedades anteriores, encontram-se à venda colheres para ostras, para natas, doces, bem como para caviar e muitos outros.

Recomendações de seleção

A saúde de uma pessoa, principalmente do menor membro da família, é o mais importante, portanto, ao comprar uma colher de prata, você deve ter muito cuidado. Se você pretende apresentar a colher apenas como um souvenir, então basta uma bela decoração, mas se decidir dar um presente que será usado na alimentação posterior, peça ao vendedor um certificado sanitário e higiênico.

Ao utilizar uma colher, não deve ter a menor dúvida de que o produto é da mais alta qualidade e funcionalidade.... A autenticidade do certificado serve como principal evidência de que o uso dos talheres não representa uma ameaça à vida do bebê. Este documento também confirma que o produto é feito de uma liga amiga do ambiente, utilizando um processo de fabricação padronizado.

Qualquer colher de prata de qualidade deve atender aos seguintes critérios:

  • apresentam concha de formato arredondado, sem lascas e todo tipo de lascamento, que costumam levar a lesões na mucosa oral e na língua do bebê;
  • a alça deve ser o mais confortável possível, é desejável que haja algumas irregularidades ao longo das bordas, elas permitirão ao bebê realizar uma pegada mais persistente;
  • o tamanho da colher deve atender plenamente às características da idade e altura do bebê;
  • o metal deve ser da mais alta qualidade.

Para evitar que as colheres manchem o máximo possível, elas são geralmente revestidas com a mais pura prata 999. Desta forma, a aparência eficaz dos produtos é preservada sem comprometer as propriedades úteis do metal.

No entanto, nem todos os revestimentos são tão úteis quanto o folheado a prata. Por exemplo, dourar a prata parece muito caro e impressionante, mas por causa disso todas as propriedades úteis da própria prata são perdidas.

Às vezes, o ródio é usado para fazer o metal brilhar. É um metal nobre capaz de proteger os talheres dos efeitos de soluções químicas e danos mecânicos. A prata com esse revestimento parece muito impressionante, além disso, torna o metal especialmente resistente à corrosão. A prata ródio retém as propriedades decorativas do metal por muito tempo, no entanto, não ocorre a morte de vírus com bactérias ao entrar em contato com essas colheres.

Algumas colheres de prata são envernizadas - os talheres não sejam utilizados para o fim a que se destinam, desempenhando funções exclusivamente decorativas e de lembrança. A laca é aplicada à prata apenas para garantir seu armazenamento a longo prazo, o revestimento preserva a prata, por assim dizer, evita sua oxidação e o aparecimento de pátina, mas quando interage com os alimentos, libera substâncias tóxicas para dentro dela.

As lembranças também incluem colheres de prata banhadas com niello de prata. Este tipo de revestimento parece luxuoso, mas ao mesmo tempo não permite que a prata manifeste totalmente suas propriedades curativas.

Todos os tipos de revestimento, com exceção da própria prata 999, reduzem em grande parte as propriedades curativas do metal, impedem a penetração de íons nos alimentos e tudo isso torna os talheres completamente inúteis do ponto de vista médico.

Quanto ao desenho, nos últimos anos, os mais apresentados são colheres personalizadas com gravura, dispositivos com a imagem de um anjo da guarda ou de um signo do zodíaco.

As colheres para crianças, para homens e mulheres, diferem na aparência.

Armazenamento e cuidado

Hoje em dia, a escolha de produtos para o cuidado de joias de prata é grande - você sempre pode encontrar o preparo adequado em qualquer loja de ferragens ou joalheria, mas, tradicionalmente, os remédios populares são muito populares, também usados ​​por nossas avós e bisavós.

  • A amônia líquida limpa muito bem as ligas de prata. Para isso, basta mergulhar as colheres por uma hora em uma solução de álcool misturado com água na proporção de 1 a 10. Se não tiver tempo para esperar, molhe um pano na solução de amônia e comece a limpar o produto o mais vigorosamente possível até que as manchas desapareçam completamente. Lembre-se de que não é recomendável limpar talheres enegrecidos dessa maneira.
  • O caldo de batata tem funcionado bem para o retorno do brilho prateado. Para se livrar do escurecimento, você precisa colocar uma colher de prata nele por um quarto de hora, e após esse curto período o dispositivo ficará como novo.
  • O ácido cítrico limpa bem a prata. Coloque uma colher em sua solução concentrada por alguns minutos, e logo ela voltará a brilhar com um brilho frio.
  • Você pode limpar colheres de prata com cinza de tabaco. Para isso, é necessário misturar com água, ferver na composição resultante da colher, após o que os talheres devem ser bem limpos. Alternativamente, você pode misturar as cinzas com o limão e tratar o produto com esta composição.
  • O bicarbonato de sódio pode funcionar bem, especialmente se você tiver muitas manchas na colher. A sequência de ações aqui é simples - você só precisa pegar um pano úmido, pegar um pouco de bicarbonato de sódio e limpar a sujeira até que desapareça completamente.

Se nenhuma das opções acima estiver disponível, você pode usar pasta de dente comum. Basta aplicá-lo sobre um pano macio e limpar bem a colher.

Para obter informações sobre como limpar talheres (cuproníquel, prata, aço inoxidável) e outros pratos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa