Colheres de cuproníquel: o que são, benefícios e malefícios
A procura por talheres espetaculares é sempre alta, apesar da moda, esse presente sempre foi considerado um presente de status. Qualquer que seja o estilo de vida da família, uma mesa bem colocada irá decorar qualquer ocasião. Dependendo do orçamento e gosto, os dispositivos são adquiridos em prata, cuproníquel ou níquel prata.
Externamente, eles diferem pouco dos de prata e são igualmente difíceis de cuidar. Conjuntos de colheres de sopa feitos dessa liga são especialmente comuns.
O que é cuproníquel?
O cuproníquel hoje está longe de ser tão popular quanto há 50 anos, essa liga é usada não só na fabricação de louças, mas também na joalheria. Devido à sua resistência à corrosão e semelhança externa com a prata, os utensílios de cuproníquel eram muito comuns no passado. A composição da liga consiste nos seguintes elementos:
- não menos de 70% de cobre;
- não mais do que 30% de níquel;
- cerca de 1% de manganês e ferro.
Anteriormente, o zinco também estava incluído nele, mas hoje um material com essa composição é chamado de prata de níquel, onde o zinco barato substitui parcialmente o níquel caro. O cuproníquel transfere mal a umidade, tem uma baixa condutividade térmica.
Os benefícios e malefícios dos talheres
O chá de cuproníquel e os jogos de mesa eram muito comuns na URSS. Havia várias fábricas produzindo produtos semelhantes. Ninguém pensou nos benefícios e perigos desses itens de mesa. No entanto, uma vez que existem vários metais diferentes na composição, não deve ser surpresa que seu uso regular cause efeitos na saúde. Há uma opinião de que, se usado incorretamente, o cuproníquel tem efeitos adversos para a saúde.
Entre as vantagens de tais pratos podem ser identificados com segurança:
- durabilidade, resistência;
- preço de orçamento;
- bela aparência e status;
- não corrói;
- aquece lentamente, por isso é conveniente de usar.
Existem também desvantagens para dispositivos feitos de cuproníquel:
- escurecer e exigir cuidados cuidadosos;
- se os dispositivos forem desprovidos de revestimento, eles podem exalar um gosto de metal;
- não pode ser usado para cozinhar.
Quanto à saúde, só é possível prejudicar o corpo com o uso de produtos de cuproníquel na culinária. Durante o processo de aquecimento, a oxidação do cobre libera certas toxinas por meio do contato com vários alimentos. Portanto, você não pode cozinhar alimentos no forno ou no fogão em pratos de cuproníquel. Os benefícios para a saúde do uso de colheres de cuproníquel são regularmente evidentes. Um pequeno número de moléculas de metal não combate bactérias como a prata, mas são necessárias ao corpo. Para aumentar a ingestão de substâncias como ferro, níquel, cobre, basta comer constantemente com garfos e colheres de cuproníquel.
A quantidade dessas substâncias é microscópica, mas tem efeito benéfico à saúde.
Marcando
Os pratos de ouro e prata não são apenas extremamente caros, mas também frágeis. Chá e talheres feitos de ligas são mais duráveis e não menos bonitos. Colheres, garfos, facas e outros dispositivos são marcados, estampados na forma de uma inscrição, que denotam certas informações. Na maioria das vezes, são letras na forma de abreviações e números. Os itens feitos na URSS e na Rússia têm as seguintes designações e marcações:
- MSC - decodificação significa composição de níquel-prata, que é análoga ao cuproníquel;
- se disser MELKH, MN - significa que você tem chá ou talheres de cuproníquel;
- NERZH em uma colher - significa aço inoxidável;
- AL - alumínio.
Além disso, ao pratear ou dourar, as marcações adicionais são atribuídas com o sinal do metal correspondente. A marcação MSC é usada não apenas na fabricação de talheres, mas também em joias, equipamentos e acessórios. Significa cobre, níquel, zinco. A prata de níquel é revestida de prata sem falhas, de modo que não há gosto nem cheiro de metal. O GOST soviético exige a seguinte proporcionalidade dos componentes da liga de MNTs para talheres e utensílios de chá;
- cobre de 60%;
- níquel de 13%;
- zinco de 18%.
A inscrição МНЦ 15-20 significa exatamente a porcentagem - 15% de níquel e 20% de zinco; dessa forma, a quantidade de cobre não é um problema de cálculo. De acordo com o GOST, a espessura do revestimento também é determinada - 24 mm para garfos, colheres, pinças, terrinas, bandejas e pratos, 18 mm para porta-copos.
Muitas vezes você pode ver as marcações ZiD e ZiS em talheres vintage, esta é a designação do local de fabricação dos conjuntos:
- ZiD - plante-os. Dzerzhinsky;
- ZiSh - plante-os. Shevchenko (há registros em ucraniano).
Se a colher estiver marcada com o MSCC - o segundo C nada mais é do que uma designação de preço, que antes era obrigatória para produtos de qualquer tipo. Na década de 90, essa inclusão foi cancelada.
Como distinguir da prata?
Em primeiro lugar, a prata é um metal puro, não contém impurezas, enquanto o cuproníquel é uma liga que apresenta maior resistência. Externamente, eles são muito semelhantes, portanto, não é fácil distingui-los. Em primeiro lugar, é preciso dar uma boa olhada na colher.
As principais diferenças são:
- a prata é obviamente mais pesada do que o cuproníquel;
- reflete bem a luz;
- torna-se enfadonho com o tempo;
- conduz melhor a eletricidade e o calor, aquece mais rápido;
- a prata é mais cara;
- a marca do produto, se genuína, na prata é um teste, nas letras de cuproníquel.
Na dúvida, mergulhe a colher em iodo, água ou esfregue com um lápis. Qualquer mudança de cor prova que você tem uma liga metálica à sua frente. O cheiro de metal também indica a presença de uma liga, já que a prata não tem cheiro, basta esfregar bem o produto para sentir o aroma. Você pode passar uma agulha sobre o produto, se houver um arranhão é uma liga.
Se não tiver certeza, mostre a colher ao joalheiro.A determinação mais precisa da composição ajudará no pico de cromo, que goteja no objeto - o produto prateado fica vermelho.
Armazenamento e cuidado
Cuidar de colheres de cuproníquel é bastante difícil, especialmente porque o cuproníquel freqüentemente escurece. Para evitar que isso aconteça, é necessário cuidar adequadamente dos talheres. Se eles ficarem pretos, você não deve se desesperar; você pode restaurá-los ao seu estado original por conta própria.
As razões para o escurecimento são muitas, o tipo de produto e a forma como é armazenado são importantes. Motivos principais:
- a alta umidade é um problema real com as colheres de cuproníquel, portanto, elas são armazenadas em locais secos e, após a lavagem, são cuidadosamente enxugadas;
- cuidados inadequados, pois os alimentos podem entrar em pequenas fissuras, substâncias que mudam a aparência do aparelho com o tempo.
Para limpar colheres escurecidas de cuproníquel, são usados diferentes meios e métodos. Eles são ótimos tanto para limpeza regular quanto para manchas difíceis.
- Frustrar. Mais frequentemente usado em conjunto com sal e refrigerante. A folha é colocada no fundo do recipiente, onde estão localizados os produtos que precisam ser limpos. Eles são despejados com solução de sal de soda e enviados ao fogo por cerca de 15-20 minutos. Em seguida, apaga-se o fogo e os produtos são deixados na água até que arrefeçam completamente, depois são bem lavados e seque com um pano macio.
- Meios especiais. Podem ser adquiridos nas concessionárias de supermercados, são fáceis de usar, disponíveis em diferentes formas: gel, pó, solução. É mais conveniente usar produtos do tipo líquido e guardanapos especiais. Eles limpam perfeitamente substâncias abrasivas, mas podem danificar o conjunto de colheres de sopa. Recomenda-se adquirir produtos que cubram o aparelho após o uso, protegendo-o da umidade.
- Refrigerante e vinagre. Esta é uma das formas mais econômicas, especialmente porque os dois produtos estão disponíveis em quase todas as cozinhas. Cerca de 50 g de bicarbonato de sódio se dissolvem em um litro de água, se você usar vinagre - 1 colher de chá por 200 ml. Em seguida, os produtos são esfregados com essa mistura com um guardanapo, enxaguados e secos.
- Caldos As decocções mais populares para a limpeza de cuproníquel são batata, alho e conchas. As cascas de dois ovos são colocadas em água (1 litro) e levadas à fervura, onde se deita um produto escurecido. Após alguns minutos, retire e enxágue, limpe. O caldo de batata é considerado um pouco menos agressivo, sendo mais adequado para limpeza periódica.
- Amônia. 4 colheres de sopa de álcool são adicionadas por litro de água, e essa composição é usada para lavar produtos mesmo com contaminação muito grave.
Muitas vezes, após os procedimentos, as colheres de cuproníquel desbotam para restaurar o brilho perdido, uma variedade de métodos são usados:
- pasta de dente ou pó - os produtos são simplesmente esfregados com um produto aplicado em uma almofada de algodão;
- batatas - você vai precisar de metade de uma raiz de raiz crua, que é usada para limpar talheres;
- macarrão - os dispositivos são colocados em uma panela com macarrão fervido por 20 minutos, a água é deixada na panela, depois é lavada e seca, e o macarrão é jogado fora.
Para que as colheres de cuproníquel mantenham sua aparência original por muito tempo e não requeiram limpeza frequente, as seguintes regras devem ser observadas:
- não guarde os aparelhos em locais com muita umidade em uma caixa fechada, é melhor embrulhar cada um deles com filme próprio para alimentos;
- não use produtos de limpeza agressivos com cloro, por exemplo, "Whiteness";
- lavar os aparelhos de cuproníquel apenas à mão, não podem ser lavados na máquina de lavar loiça.
Para saber como é fácil limpar o cuproníquel em dois minutos, veja o próximo vídeo.