Como fazer uma colher de pau?
Fazer colheres de pau é um processo que não pode ser chamado de enfadonho, desnecessário, desatualizado. Na verdade, qualquer trabalho com material natural, como resultado do qual se obtém uma coisa utilitária ou decorativa, traz ao seu intérprete prazer desde o próprio processo de criação. Fazer uma colher de pau em um torno, processar ou pintar uma peça existente, mesmo apenas envernizar (restaurar) uma velha - tudo isso é um processo interessante, mesmo para um iniciante.
qual a melhor coisa a se fazer?
Um artesão iniciante não se preocupa com a escala de produção dos pratos de madeira, mas sim com o material mais adequado para esse fim. Para que o processo não falhe inicialmente, você precisará de blanks feitos de madeira maciça, mas não de cortar madeira - choupo, bordo, freixo, cereja, bétula, nogueira. Se você nunca tentou trabalhar com madeira antes, escolha uma tília. É uma madeira leve e macia, maleável mesmo nas mãos mais habilidosas. Além disso, a tília não emite taninos, e os produtos feitos a partir dela não tendem a deformar.
O que definitivamente não deve ser processado é o pinho. Em princípio, as coníferas não são adequadas para a produção de pratos: isso se deve à sua forte resina e odor pungente. E se você conseguir remover o cheiro de tinta da colher, o cheiro de coníferas é estável. Use tábuas como espaços em branco para comida ou colher decorativa. Você também pode dividir o tronco em pequenos pedaços de madeira.
É mais conveniente trabalhar com pranchas, mas é mais comum trabalhar com postes (esta é uma forma mais tradicional). A orientação das fibras de madeira formará a base da simetria do padrão da tigela de colher.
Ferramentas para o trabalho
Você precisará de mais de uma ferramenta para cortar uma colher. Idealmente, você deve ter:
- faca - a melhor opção seria o Bogorodsky, pois tem um nariz estreito e confortável e uma nitidez dupla-face;
- cortador de colher - este é um cinzel de dobra acentuada, que é necessário para raspar madeira em reentrâncias, em vez de um cortador de colher, você pode pegar um cranberry largo;
- cinzel reto - é usado para cortar suavemente madeira maciça de uma peça de trabalho;
- braçadeira - ferramenta de fixação;
- Arquivo - desbaste;
- shtikhel - um cortador de aço fino, graças ao qual você pode fazer uma linha no cabo.
Como você pode ver, este método foi desenvolvido para fazer uma colher em casa com suas próprias mãos. Se você não tem um torno, mas tem as ferramentas descritas acima, pode cortar a colher passo a passo.
Progresso de trabalho
Usando o modelo, transfira o desenho de dois tipos (superior e lateral) para um pedaço de madeira. Preste atenção à orientação das fibras da madeira - deve ser longitudinal. Fixe a peça de trabalho com uma braçadeira e comece a dar forma à tigela. Outras ações passo a passo são as seguintes.
- Use um cortador de colher para selecionar a madeira na direção do grão. Depois de aprofundar a tigela, lembre-se de deixar uma margem de espessura para lixar e aparar subsequentemente.
- Após a formação da depressão, proceda ao corte da matriz excedente nos planos vertical e horizontal, com foco nos contornos superior e lateral. Para tanto, utiliza-se uma serra de vaivém ou serra de fita, mas o trabalho pode ser feito com cinzel ou serra.
- Em seguida, pegue a faca Bogorodsky, com a qual a parte convexa da colher é cortada. Graças ao cinzel largo, a tigela pode ser perfeitamente achatada. A forma do cabo é trabalhada com uma faca e um cinzel.
- Com a ajuda de um cortador de colheres, faz-se um aparo fino, alinhando-se as pontas.
- A retificação, como estágio final, é realizada em 2-3 abordagens (não se esqueça de reduzir o tamanho do grão do abrasivo a cada vez).
A colher está pronta! Mas você não pode usar ainda. Para torná-la apta para comer, a colher é impregnada de compostos especiais e seca.
Fabricação em torno
O processo começa da mesma maneira - desenho de dois perfis de uma colher de acordo com o molde. Em seguida, na serra de fita, é cortado o baklush, ou seja, a peça áspera da colher. Na enfaixadeira, você pode cortar imediatamente os dentes para o cabo, eles são utilitários - podem ser fixados na borda do prato.
Depois disso, o trabalho áspero termina, o sutil começa. Agora é tirada uma faca de escritório e com a ajuda dela o produto ganha uma forma alisada. A broca com cortadores de grosa ajuda a arredondar as curvas e arestas. Parte da superfície pode ser facilmente alisada em uma retificadora (se, é claro, você souber trabalhar com ela).
Para provar a tigela, você ainda precisa de um cinzel comum ou, alternativamente, de um martelo. Eles primeiro cortam um contorno áspero, então é corrigido com pequenos cinzéis semicirculares. O fundo é nivelado com rebarbas de grosa.
Esmagando à esquerda: primeiro, é usada uma lixa de grão grosso e, em seguida, uma lixa fina. O processo é concluído com o processamento da colher com uma composição protetora. E claro, decoração - a colher pode ser pintada elegantemente, decorada com uma decoração de argila de polímero, feita dela um amuleto de família, etc.
Composição protetora
Os métodos antigos de conferir propriedades repelentes de água à madeira são impregnados com cera ou óleo. Tente escolher ingredientes naturais para esse fim, sem vários aditivos químicos. E mais ainda, você não precisa de verniz se for usar a colher como prato. Que impregnações podem ser tomadas:
- óleo de tungue - um óleo de secagem lenta com impregnação profunda em madeira, pelas suas propriedades protectoras aproxima-se do verniz;
- óleo de linhaça - seca lentamente, acessível e relativamente barato;
- vaselina mineral - não seca, é lavado da superfície rapidamente, mas rapidamente e é processado novamente;
- cera de abelha ou cera de carnaúba - não é a melhor opção, mas é aceitável.
Isso conclui o trabalho: o uso posterior da colher fica a critério do fabricante.
Processo de pintura
A opção mais comum para decorar uma colher é pintar. Mesmo as crianças pequenas no jardim são ensinadas a colorir um molde de colher de papel ou podem cortar uma folha de papel para imitar o entalhe. Se a colher for puramente decorativa e não ameaçar o contato com a umidade, pode-se usar têmpera ou guache colorido para pintar. Essas tintas são fáceis de usar, não requerem imprimação preliminar da superfície.
Mas se você pretende organizar a pintura de uma colher com tintas a óleo, é necessário um primer: isso é feito em 2-3 etapas. O primer é fácil de fazer você mesmo: uma parte de gelatina (você pode usar cola de madeira seca em vez), 5 partes de pó dental. Uma colher de chá da composição em um copo d'água - e o primer está pronto.
A pintura é feita com pincéis pequenos, não superiores a 6, a melhor opção é esquilo... O desenho não deve ser improvisado se você não for um mestre. Desenhe um esboço com antecedência, transfira-o para uma colher. Aplique a tinta em uma etapa! Os padrões podem ser simples ou você pode fazer um trabalho delicado mais elegante. Mas para isso, um esboço em cores deve ser feito primeiro no papel: a mão estará treinada, e já na própria colher você poderá aplicar um padrão complexo sem erros na primeira vez.
Composição decorativa de colheres
Faça um abajur com um material confortável. Pode ser uma peça em bruto de plástico ou metal, que é decorada com uma trança ou renda. Em forma de abajur, é conveniente para pendurar. Colheres pintadas ficarão penduradas ao longo do perímetro do abajur em lindos fios ou em uma linha de pesca com contas enfiadas. Garfos de madeira pintada podem fazer companhia a eles.
Decore colheres e garfos da mesma cor - por exemplo, vermelho... Para decoração, use uma pintura com pontos bonitos. Cubra o produto com verniz e, após esperar a secagem, prenda-o na linha / trança de pesca. Devem ser feitos orifícios no cabo para prender nas colheres e garfos.
Você obterá uma composição bonita e incomum. Pendure o abajur com barbante ou fio forte (seja o que for, se ao menos parecer esteticamente agradável e estilisticamente convincente). Essa composição de talismã pode ficar pendurada em qualquer lugar: sobre a mesa de jantar, no corredor, na área de trabalho da cozinha.
Uma colher de pau, feita e pintada de forma independente, é um excelente presente para os entes queridos em algumas ocasiões não as mais grandiosas, mas com o coração, com as próprias mãos e com a preservação das tradições.
Para informações sobre como fazer uma colher de pau, veja o próximo vídeo.