Colheres de pau: características e cuidados
A colher é um dos talheres mais antigos, que nenhuma casa pode viver sem ela hoje. As origens da colher de pau remontam à era paleolítica - nessa época, as pessoas começaram a usar pedaços de entulho de madeira para recolher comida. Por muitos anos, essas colheres foram esquecidas sem merecimento, mas recentemente os utensílios de mesa ecológicos voltaram à moda.
Descrição e história de aparência
Os talheres de madeira são difundidos há vários séculos, mas hoje, apesar da abundância de pratos de metal e de plástico descartáveis, não perderam a sua relevância. As conchas de madeira são muito convenientes para servir os primeiros pratos e as colheres deste material são indispensáveis para mexer os alimentos quentes numa frigideira antiaderente.
Para os russos, os talheres de madeira são muito mais do que utensílios de cozinha comuns, são uma espécie de personificação da identidade nacional, da cultura e tradições originais do país. Essas peças chegaram até nós desde o mais profundo dos séculos, conquistando literalmente a todos com seu sabor nacional.
Fato interessante: a primeira menção a colheres de madeira é encontrada no famoso "Conto dos Anos Passados", datado de 966. As páginas desta obra descrevem uma festa no palácio do Príncipe Vladimir, que ficou conhecido pelo fato de os vigilantes ficarem extremamente indignados quando à mesa se ofereceram para provar os pratos preparados não com prata, mas com colheres de pau. Desde então, esses pratos estão em circulação na Rússia há muito tempo, mesmo naqueles anos em que o rápido desenvolvimento da indústria metalúrgica levou ao afastamento generalizado das coisas de madeira da vida cotidiana.
Entre as principais vantagens das colheres de madeira estão as seguintes.
- Propriedades antibacterianas - com o processamento adequado, o material não acumula microorganismos patogênicos.
- Aroma específico, que tende a ser transferido para os produtos alimentares e a dar-lhes um sabor mais rico e brilhante.
- Segurança ambiental - é sabido que a madeira não contém substâncias nocivas e tóxicas, portanto não agride o organismo. Além disso, tem a propriedade de ter um efeito benéfico no processo de digestão. Estas características permitem utilizar talheres de madeira para alimentar até as crianças mais pequenas.
- Condutividade térmica reduzida - você pode colher com segurança até a sopa mais quente com uma colher e não vai queimar os lábios, como acontece ao usar aparelhos de metal.
- Força - os produtos serrados de madeira não se deformam e, com os devidos cuidados, não racham, não racham e não ficam cobertos de riscos, mesmo que sejam expostos a frequentes esforços mecânicos.
- Facilidade - os talheres são leves, por isso mesmo as pessoas mais fracas podem segurá-los facilmente nas palmas das mãos.
- Boa superfície antiderrapante - tais colheres não escorregam das mãos, não são frias, são bastante agradáveis ao toque.
- Pode ser usado para panelas antiaderentes - as colheres de lenha não aquecem e não riscam a superfície durante o cozimento em uma frigideira revestida de Teflon.
No entanto, as colheres de madeira têm suas desvantagens.
- Eles requerem condições especiais de armazenamento e cuidados cuidadosos., caso contrário, os produtos não conseguirão manter sua aparência decorativa por muito tempo. Um desses requisitos é a umidade - deve ser cerca de 40-60%.
- Talheres de madeira só pode ser lavado à mão, a máquina de lavar louça não é adequada aqui, o uso de agentes abrasivos e compostos agressivos não é permitido. Após cada enxágue, seque as colheres com um pano macio.
- Se as colheres ficarem na água por muito tempo, então eles ficam cobertos de mofo, do qual é impossível se livrar - tais talheres devem ser jogados fora, seu uso perigoso para saúde.
- A árvore tem uma estrutura porosa, portanto, tende a absorver odores - isso significa que as colheres não devem ser armazenadas perto de alimentos picantes.
- As colheres de madeira são mais caras do que as de metal.
É importante que colheres de madeira vão bem com pratos de vidro e cerâmica, o principal neste caso é seguir um único estilo de design. Assim, por exemplo, pratos pintados com a técnica Gzhel ou Khokhloma parecem muito impressionantes com colheres de madeira.
Esses talheres criam uma atmosfera única em torno deles, Encha a sala de jantar com o sabor russo nacional e trazer aconchego - não é por acaso que desde tempos imemoriais a madeira está associada ao calor do lar, à hospitalidade e aos valores familiares.
Deve-se notar que colheres de madeira são amplamente utilizadas como um bom instrumento musical - todos os amantes da música folclórica sabem que quando duas colheres entram em contato uma com a outra, emitem um som muito claro, claro e extremamente melódico. Em muitos países ao redor do mundo, até escolas para brincar com colheres de pau foram criadas.
A história desses incríveis dispositivos em nosso país se origina em várias pequenas aldeias localizadas às margens dos rios Uzola e Kerzhenets. Nessas partes do país, as terras eram inférteis e os residentes locais não podiam fazer uma boa colheita, razão pela qual as indústrias de madeira se tornaram uma importante fonte de renda.
A pequena cidade de Semyonov, na região de Nizhny Novgorod, foi reconhecida como a "capital Lozhkarny" - ele é considerado o centro da mundialmente famosa pintura Khokhloma.Nessas partes, durante vários séculos, o segredo do ofício de ancestrais distantes, que criaram as melhores e mais belas colheres, foi mantido, multiplicado de todas as maneiras possíveis e ansiosamente passado de geração em geração.
Como é feito?
Se desejar, você pode fazer uma colher de pau artesanal em casa. Para fazer isso, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- Machado;
- serra manual;
- arquivo para carpintaria;
- cinzel arredondado;
- grosa;
- lixa;
- lápis;
- Madeira.
Para a fabricação de colheres, é melhor usar bordo, álamo, tília, bem como bétula ou amieiro - esses materiais são facilmente processados e não soltam fiapos durante o uso.
Instruções passo a passo para fazer talheres inclui várias etapas.
- Escolha um pedaço de madeira resistente sem podridão e fissuras, após o que deve ser cortado com machado ou serrado com serra.
- Em uma superfície plana é necessário traçar um contorno do futuro dispositivo com um lápis.
- Com a ajuda de uma serra, eles são cuidadosamente removidos todas as áreas desnecessárias, e com um machado uma forma arredondada é dada à parte externa da peça de trabalho.
- É muito importante cortar uma fina camada de madeira para formar o ângulo ideal entre a fatia e a alça, é aconselhável caminhar ao longo da seção de sua conexão com uma lima.
- Na próxima etapa do trabalho, o cabo é polido. Para se livrar dos elementos mais ásperos, use uma lixa grossa. Na fase final, é melhor levar "zero" - isso deixará o produto mais agradável ao toque.
- Então você pode começar a criar um groove na colher - para isso, com um cinzel raspe cuidadosamente a madeira em pequenos pedaços. Ao mesmo tempo, é muito importante ficar de olho na espessura da colher - ela não deve ficar muito fina.
- Quando o formulário requerido for recebido, você pode limpar madeira - para isso, as tiras de lixa são fixadas em um palito com ponta redonda e a superfície é processada.
- Depois que a colher estiver pronta, deve ser embebido em óleo vegetal aquecido.
Hoje os materiais ecológicos estão de volta à moda, portanto, produtos de madeira natural, incluindo louças, estão experimentando um ressurgimento de popularidade. É por isso que a fabricação de colheres de madeira ganhou um caráter serial.
Hoje em dia encontram-se à venda jogos inteiros de utensílios de madeira, torneados. Para a sua fabricação são utilizados equipamentos especiais: cortadores, cinzéis, escovas com pilha de aço, além de facas e outros utensílios. A tecnologia em si é semelhante à tecnologia doméstica, mas o produto acabado acaba sendo de qualidade superior, prático e durável.
Variedades
A arte de criar uma colher de pau na Rússia sempre foi bem desenvolvida. Os artesãos faziam uma ampla variedade de produtos que diferiam em finalidade, formato, profundidade e design decorativo. O número total de variedades é grande e não é possível dizer o seu número exato.
As amostras mais populares são apresentadas no Museu Semyonov, entre elas os seguintes tipos são distinguidos.
- Colher Distribuidora de Sagrada Comunhão - antigamente era chamado de "mentiroso", no final do cabo os Velhos Crentes geralmente cortavam dois dedos.
- Mezheumok - Esta é a colher de tamanho médio mais comum usada na hora do almoço, servindo sopa e comendo mingau com ela. Aliás, o nome da colher significa “algo intermediário, nem isto nem aquilo, não pertencendo a uma espécie nem a outra”. Antigamente, esse conceito significava não apenas cutelaria, mas, em princípio, tudo "médio".
- Butirka - uma colher longa de burlach, seu nome vem do antigo russo "butirito" - vire, mexa. Uma colher desse tipo era tão larga quanto o mezheumok, mas um pouco mais grossa e grossa. Essa colher ficava guardada pelos transportadores das barcaças atrás da fita de seu toucado, era sua insígnia peculiar, um "sinal".
- Colher basca (ou basca) - este talheres tinha formato oblongo e nariz rombudo, estrutura semelhante possuía utensílio semi-chanfrado, ligeiramente mais arredondado. Na tradução, o nome significa "bonito, decorado".
- Curioso - é assim que eles designam colheres com nariz pontudo na Rússia. Há uma opinião de que é sobre ela que se compõe o provérbio: "A colher é estreita, mas leva três pedaços, deve ser diluída rapidamente para que possa levar seis pedaços de cada vez."
- Colheres dobráveis - estes são os dispositivos mais caros de todos os produzidos na província de Nizhny Novgorod.
Dependendo das características de utilização, são amplamente utilizadas colheres de chá de madeira, colheres de mostarda, colheres de ameixa, colheres para kumis e saladas, caviar, bem como metades e conchas. Dependendo do desenho, as colheres podem ser esculpidas, pintadas com desenhos feitos em vermelho, azul, dourado e outros tons.
Sutilezas de uso
O uso de colheres de sopa de madeira é permitido para uma ampla variedade de processos.
- Mexendo sopas e segundos pratos quentes, bem como molhos, molhos e cereais. Ao contrário dos produtos de metal populares de hoje, essas colheres não aquecem, então o risco de queimar é minimizado.
- Ao cozinhar alguns pratos as receitas muitas vezes exigem a adição de vinagre - é melhor usar madeira para isso, porque quando a essência do vinagre interage com o metal, os produtos costumam ficar com um gosto residual desagradável característico que piora significativamente o prato acabado. Em alguns casos, também ocorre o escurecimento da superfície da colher.
- Para amassar massa de fermento e algumas outras misturas líquidas, como panquecas, panquecas, tortas e caçarolas.
Armazenamento e cuidado
Para que as colheres de madeira sirvam aos seus proprietários o maior tempo possível, algumas regras operacionais devem ser seguidas.
- Imediatamente após a compra a superfície dos talheres deve ser tratada com uma pequena quantidade de óleo vegetal - com o uso frequente, evita rachaduras. Você pode usar qualquer óleo - girassol, linhaça, abóbora ou milho, é aconselhável pré-aquecer, passar um guardanapo e esfregar bem em uma colher. O dispositivo pode ser usado várias horas após o processamento, pois o óleo deve ser totalmente absorvido. É aconselhável repetir o procedimento a cada 10-14 dias.
- As colheres de madeira devem ser lavadas imediatamente após a sua utilização, uma vez que é bastante difícil retirar pedaços de comida seca da superfície da madeira. Limpe as colheres com água morna, uma solução de limpeza fracamente concentrada e uma esponja normal.
- É melhor armazenar os utensílios de madeira separadamente, por exemplo, em um recipiente ou jarro de vidro, tente evitar o contato entre objetos de madeira e metal.
Desde que cumpra todos os requisitos de armazenamento e utilização das colheres de pau, estas podem servir até 10 anos sem alterar o seu aspecto original. Mas assim que aparecem rachaduras no dispositivo, nós começam a cair e as fibras começam a se desintegrar - é melhor comprar um novo produto, caso contrário, você corre o risco de se machucar ao comer.
Para informações sobre como fazer colheres de pau com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.