Tudo o que você precisa saber sobre os apanhadores de sonhos
Em muitas culturas, acredita-se que uma pessoa está indefesa enquanto dorme. Durante este período, ele pode ser atacado por espíritos. Para evitar que isso aconteça, as pessoas penduram vários amuletos no quarto. O mais popular deles é o apanhador de sonhos.
O que é e por que eles são necessários?
Um amuleto incomum geralmente tem a forma de um círculo. Mas também existem amuletos triangulares ou espirais. Tradicionalmente, a base de um apanhador de sonhos é feita de galhos flexíveis de salgueiro. A base do amuleto é uma teia de aranha tecida com veias ou fios de rena.
Um apanhador de sonhos é projetado para afastar sonhos ruins e espíritos malignos. Acredita-se que eles se enredem na teia do amuleto e não possam alcançar seu dono.
O produto final é decorado com penas, contas coloridas e conchas. A escolha das penas sempre foi de particular importância. Na maioria das vezes, espécimes de coruja, águia ou corvo foram usados para criar coletores.
Agora, esses amuletos não são comprados apenas por pessoas que acreditam que o apanhador realmente funciona. Freqüentemente, lembranças são trazidas de viagens e usadas para decorar seu quarto ou área de recreação.
História de origem
A maioria das pessoas conhece apenas um tipo de apanhador de sonhos. Portanto, eles acreditam que este amuleto foi usado apenas por representantes das antigas tribos indígenas. Mas, na verdade, amuletos semelhantes foram encontrados entre outros povos.
Existem várias lendas sobre a origem dos apanhadores de sonhos.
- A primeira história está relacionada à tribo Lakota. De acordo com a lenda, um dos mais velhos viu um espírito sábio disfarçado de aranha durante a meditação. Ele contou a ele sobre o círculo de vida que cada pessoa atravessa.Ele chamou seu símbolo de círculo tecido com galhos de salgueiro. A web, localizada em seu centro, simboliza um grande número de estradas que uma pessoa encontra. A aranha ordenou que o ancião usasse o amuleto de vime para proteção. Ele deveria proteger a alma de uma pessoa de espíritos malignos e pensamentos ruins. Acreditava-se que elas ficariam presas na tecelagem das teias de aranha e se extinguiriam pela manhã com os primeiros raios de sol.
- Outra lenda está relacionada à deusa Aranha, que, segundo a lenda, governa o universo. Os índios acreditavam que ela estava cuidando deles. De manhã, ela tece uma teia e pega o sol com ela para que aqueça o mundo. Para que os índios estivessem sempre sob a proteção da deusa, ela ordenou que tecessem pequenas teias de aranha envoltas em um círculo de finos ramos de salgueiro. Esses amuletos deviam devolver o sol à casa e proteger seus habitantes de tudo de ruim.
Na Europa, o interesse por esses amuletos surgiu há relativamente pouco tempo. Isso aconteceu na segunda metade do século passado, quando várias culturas étnicas também se popularizaram. Desde então, não diminuiu. Portanto, os apanhadores de sonhos ficam felizes em comprar muitos amantes exóticos.
Visualizações
Existem vários tipos principais de tais amuletos.
A inicial
Os primeiros apanhadores de sonhos pertencem a esta categoria. Seus progenitores eram fios comuns com nós, usados no pulso ou na garganta. Com o tempo, esses fios começaram a ser presos a uma base redonda. Detalhes separados foram interligados, criando uma teia improvisada. Esses amuletos não eram decorados com penas.
Os apanhadores de sonhos iniciais são os mais simples possíveis. Portanto, muitas pessoas agora os usam para decorar quartos.
indiano
Os apanhadores de sonhos criados por índios se enquadram em três categorias.
- Ojibwe... Representantes desta tribo surgiram com os primeiros apanhadores de sonhos completos. Inicialmente, veias de animais foram usadas para criá-los. A tecelagem revelou-se realista e parecia uma verdadeira teia de aranha. Bem no centro, havia sempre uma pequena "janela". Seu propósito era simples: bons sonhos deveriam entrar por esta janela. De particular importância é o número de nós com base no arco. Os pequenos apanhadores têm 8 pontos. Eles simbolizam 8 pernas de aranha. Os coletores grandes têm 12 nós. Normalmente, apenas uma pena é usada para decorar um amuleto. Ele é preso à estrutura com um fio.
- Cree... Os coletores criados pelos representantes desta tribo são iguais aos anteriores. A teia de aranha que decora a base é muito realista. A única diferença significativa é que não há janela no centro. Esses coletores não decoram com penas ou outras ninharias.
- Navajo... São esses coletores que ganharam mais popularidade em todo o mundo. Eles são altamente considerados por sua atratividade e facilidade de tecelagem. Todos podem criar tal amuleto com as próprias mãos. Decore acessórios prontos com um grande número de penas e miçangas. Existem exemplares decorados com folhas de outono ou estatuetas de lobos e pássaros. Em geral, como fica claro pela descrição, esses tipos de amuletos pouco diferem uns dos outros.
Asiáticos
Os apanhadores de sonhos usados em países asiáticos são quase sempre complementados com detalhes em vermelho. Além disso, esses amuletos adornam os signos do zodíaco ou estatuetas de animais. Eles podem ser tecidos na base da teia ou presos a um anel de salgueiro com um fio.
Siberiano
Esses coletores eram usados pelos xamãs siberianos. Os amuletos são conhecidos como Kytgyem. Traduzido para o russo, essa palavra significa "armadilha". A peculiaridade de tais amuletos é que eles são tecidos com 18 fios. As fibras pegam vermelho e preto. O padrão criado no processo de tecelagem simboliza o movimento do sol da meia-noite, que brilha na terra dos sonhos, através do firmamento.
Uma pequena isca é presa ao centro do amuleto siberiano. Pode ser um tufo de lã ou um pedaço de pano ensopado de sangue. Figuras de animais ou pedras mágicas costumam ser fixadas na base do apanhador. Eles podem estar localizados em qualquer parte do amuleto.Esses amuletos não são usados para proteger contra visões ruins e espíritos malignos. Pelo contrário, eles absorvem a energia e os sonhos de outras pessoas. À noite, todas essas informações são repassadas ao xamã.
eslavo
Os eslavos também faziam uma espécie de apanhadores de sonhos. Eles foram feitos na forma de pequenas pupas. Eles fizeram estatuetas de tecido e fios coloridos. As pupas nunca tiveram um rosto pintado. As estatuetas foram presas a galhos e penduradas sobre a cama. Acreditava-se que esses amuletos ajudam a afastar pesadelos e atrair bons sonhos. Na maioria das vezes, eles estavam pendurados sobre berços.
O significado das cores
Na hora de escolher ou criar um apanhador é muito importante estar atento à cor dos fios, penas e outros detalhes.
- Branco... Esta cor simboliza pureza e inocência. Acredita-se que o amuleto, feito em tons de branco, limpa a pessoa das energias negativas durante o sono.
- Verde... Esta cor é um símbolo de amor à vida e boa saúde. Recomenda-se que os apanhadores de sonhos verdes sejam escolhidos por pessoas ativas que constantemente estabelecem novos objetivos para si mesmas.
- vermelho... Amuletos vermelhos são freqüentemente usados para decorar quartos. Todos os seus tons estão associados nos humanos com paixão e energia ígnea. Acredita-se que os coletores de escarlate fortalecem a vontade de uma pessoa e lhe dão inspiração.
- Cor de rosa... Essa cor está associada a ternura e romance. O uso de tais coletores de luz ajudará os habitantes da casa a encontrar paz e melhorar o relacionamento com seus entes queridos.
- Azul... Esta cor simboliza leveza e harmonia. Os tons profundos de azul ajudam a fortalecer a intuição de uma pessoa, o azul claro - para relaxar e começar a aproveitar a vida.
- Amarelo... A cor brilhante e ensolarada é um símbolo de amor à vida e liberdade. O amuleto amarelo dota a pessoa de emoções positivas e desenvolve sua espiritualidade.
- Preto... Para muitos, essa cor está associada ao luto. Mas os apanhadores de preto simbolizam paz e destemor. O uso de tal talismã ajuda a pessoa a encontrar harmonia espiritual.
Para decorar amuletos, geralmente são usados detalhes de 2 a 3 cores. Sabendo o que significam os diferentes tons, você pode fazer um amuleto universal que se adapte perfeitamente ao seu dono.
Ao criar um apanhador de sonhos siberiano, apenas duas cores primárias são usadas. Cada um deles tem um significado especial. Portanto, não vale a pena complementar o amuleto com alguns de seus próprios detalhes.
Onde localizar?
É comum pendurar um apanhador de sonhos na cabeceira da cama. Deve estar acima da cabeça da pessoa... Nesse caso, o amuleto cumprirá sua função e protegerá seu dono da negatividade. Se for impossível pendurar um coletor acima da cama, ele pode ser colocado nas proximidades.
O amuleto, que serve de decoração, pode ser pendurado em qualquer parte da sala. Este detalhe ficará bem ao lado de uma janela ou na porta de um quarto. Na sala de estar, o apanhador de sonhos pode ser posicionado acima do sofá. Não é costume pendurar esses amuletos em outras salas.
Exemplos no interior
Você pode ter certeza de que o apanhador de sonhos se encaixa perfeitamente no interior de um apartamento moderno, observando exemplos de quartos decorados.
Zona criativa
O amuleto indiano colorido ficará muito bem na área para recreação ou criatividade. Ele adicionará cores brilhantes ao interior e servirá como uma fonte incomum de inspiração para a criação de novos trabalhos.
Local de trabalho
Você pode decorar o seu local de trabalho com um apanhador de sonhos incomum com penas brilhantes e tecidos originais. Ele dará vida ao espaço selecionado. Você pode colocar esse coletor acima da mesa de trabalho.
Área de dormir
Seria apropriado pendurar um amuleto leve no quarto. A combinação de vários coletores de diferentes tamanhos e formas parece interessante. Esta decoração vai se encaixar bem em um quarto moderno com o mínimo de móveis.
O apanhador de sonhos é um charme com uma rica história. Portanto, vale a pena prestar atenção a essa decoração não só para quem acredita em magia, mas também para os amantes de diversos amuletos étnicos e itens de decoração.