Logística

Logístico operacional: a essência da profissão, responsabilidades e salário

Logístico operacional: a essência da profissão, responsabilidades e salário
Contente
  1. Que é aquele?
  2. O que faz um logístico operacional?
  3. Descrição do trabalho
  4. Educação
  5. Salário médio
  6. Carreira

Há alguns anos, a entrega de mercadorias de fornecedores a intermediários e consumidores era realizada por divisões que fazem parte do comércio ou de empresas de manufatura. Agora, a logística (um nome relativamente moderno) é uma indústria separada que inclui várias especialidades interligadas. Uma das profissões incluídas neste ramo de atividade é o logístico operacional. Esta especialidade implica alguns conhecimentos e habilidades.

Que é aquele?

A logística é todo um complexo de serviços interligados. O sistema inclui não apenas a entrega de mercadorias, mas também seu armazenamento, bem como o desenvolvimento dos métodos de transporte mais otimizados.

Logístico operacional - este é um especialista cujas funções incluem encontrar parceiros e clientes. Além disso, esta pessoa está empenhada em analisar a situação no mercado de serviços de transporte. Adicionalmente, as funções do logístico operacional incluem o preenchimento dos documentos necessários (faturas, certificados de aceitação, etc.).

A exatidão do trabalho do logístico operacional determina o quão alta qualidade e rapidez as mercadorias entregues caem nas mãos do destinatário.

O que faz um logístico operacional?

Pessoas que estão longe dessa profissão frequentemente se interessam pelo que o logístico faz no desempenho de suas funções. Logístico operacional ou especialista em transporte lida com a preparação das melhores rotas... De acordo com o plano traçado, a entrega será realizada de fato.

Além disso, este especialista trabalha em armazéns. No campo de responsabilidade do logístico está o embarque, desembarque e correta colocação da mercadoria no almoxarifado. Além disso, ele é responsável por realizar tarefas mais restritas, que incluem:

  • questões materiais;
  • sistemas de distribuição;
  • questões intangíveis (por exemplo, serviço e informativo);
  • sistemas de produção e distribuição.

As responsabilidades também incluem outras atividades: gestão de sistemas de informação, funções de compras, distribuição e controle sobre a implementação de processos tecnológicos.

Descrição do trabalho

Todas as habilidades e conhecimentos que um logístico operacional deve ter são explicados com mais detalhes na descrição do trabalho. De acordo com este documento, um especialista em logística deve ser capaz de:

  • planejar e organizar o processo logístico;
  • gerenciar o sistema que trata de compras, distribuição e produção;
  • otimizar recursos da empresa;
  • monitorar as operações realizadas.

Após a conclusão do trabalho, ele é compilado reporte, pela correção e tempestividade da responsabilidade do logístico operacional. Na estrutura da empresa, ele está diretamente subordinado ao chefe de seu departamento.

Educação

É muito fácil se tornar um logístico operacional - você só precisa entrar em uma universidade com o corpo docente adequado. No futuro, com o decorrer do trabalho e ganhando experiência, o logístico passa por uma reconversão profissional. Pode ser realizado tanto com separação do local de trabalho principal, como sem ele.

Se uma pessoa que recebeu um certificado escolar ou educação secundária especial decidir continuar seus estudos e conectar sua futura vida profissional com a logística, ele deve escolher as seguintes direções:

  • “Logística e gestão da cadeia de abastecimento”;
  • "Gestão";
  • “Logística operacional” (a direção preferida para esta especialidade);
  • "Ao controle".

Os especialistas nesta área são treinados em instituições de ensino superior localizadas em toda a Rússia. Os mais populares são MGIMO, PRUE-os. Plekhanov, Centro de Logística Internacional da Diretoria de Assuntos Internos.

Salário médio

O salário de um logístico operacional depende de vários fatores ao mesmo tempo. Se falarmos de Moscou e da região de Moscou, então, em média, os logísticos aqui recebem de 40 a 50 mil rublos por mês. O pagamento mínimo fixo é de 15 mil rublos e o máximo é de 150.

Para 2018, foi compilada uma classificação por região em relação à demanda por esta profissão e os maiores salários.

  • Em primeiro lugar é República de Altai. Os logísticos operacionais são mais procurados aqui, e o salário médio é de 87 mil rublos.
  • O segundo lugar foi dado a República de Tuva. O salário lá é mantido no nível de 69 mil rublos.
  • Terceiro lugar - Região Autônoma Judaica. Aqui, em média, os logísticos operacionais recebem 51 mil rublos por mês.
  • Em quarto lugar A República do Daguestão. Seu nível salarial é de 45,8 mil rublos.
  • Fecha os cinco primeiros região de Moscow... Apesar da localização, o nível salarial aqui é relativamente baixo - apenas 40,3 mil rublos.

A logística está se desenvolvendo com sucesso não apenas na Rússia, mas também no exterior. Deve-se notar que o nível salarial dos funcionários de logística no exterior é maior do que na Rússia. Portanto, nos Estados Unidos, o salário médio mensal é de $ 5.100, na Alemanha - $ 5.000 e no Reino Unido - $ 3.300.

Na Federação Russa, os salários dependem não apenas da região, mas também da situação da empresa em que a pessoa trabalha. Por exemplo, considere o nível salarial médio em empresas conhecidas.

  • IKEA É uma empresa especializada na comercialização de móveis e utensílios domésticos. Aqui, os logísticos ganham quantias decentes, ou seja, 48 mil rublos por mês.
  • No segundo nível, há uma rede de supermercados e gêneros alimentícios "Magnético"... O salário dos logísticos varia de 35 a 40 mil rublos.
  • "Novomoskovskbytkhim" - uma empresa pouco conhecida, mas bastante grande. Se uma pessoa conseguir um emprego aqui no departamento de logística, ela ganhará cerca de 31 mil rublos por mês.
  • Em "Leroy Merlin" os salários são 23 mil.
  • Cadeia de lojas "Fita" - 22 mil rublos.
  • Zara - empresa de produção e comercialização de roupas, calçados e acessórios - paga, em média, aos logísticos operacionais 19 mil rublos por mês.

Mas, novamente, esses dados não são indicativos, já que a região onde a empresa está localizada desempenha um papel importante. Por exemplo, os logísticos da Magnit, localizada na região de Moscou, vão ganhar mais pelo mesmo trabalho do que os mesmos especialistas na região de Ivanovo.

Carreira

A profissão de "logístico operacional" não pode ser chamada de enfadonha. Uma pessoa que se dedica a este negócio terá de alternar cargas mentais com físicas, habituar-se à comunicação constante com as pessoas, resolver todos os dias muitos problemas e problemas que surgem nas diferentes fases da entrega de mercadorias.

A vantagem indiscutível da profissão é o potencial de crescimento na carreira e, consequentemente, o aumento no nível de renda. Assim, trabalhando na empresa há vários anos como despachante, pode-se desenvolver e tornar-se um especialista em logística e atividade económica externa. O próximo estágio de desenvolvimento de carreira é o chefe do departamento de logística. Aqui, o nível de salários em comparação com especialistas comuns é bastante alto - uma média de 150-200 mil rublos.

Uma pessoa que trabalha como logístico e aos poucos se aprofunda na essência da profissão, acabará sendo capaz de se tornar o chefe de uma empresa de transportes ou organizar seu próprio negócio. Mas isso requer muito trabalho e estudo.

1 comentário

Obrigado pelo artigo.

Moda

a beleza

casa