Expedidor-logístico: características, vantagens e desvantagens da profissão, formação, local de trabalho
Expedidor-logístico - este é um especialista que se dedica à implementação de transportes. No decorrer da sua atividade profissional diária, este colaborador organiza o processo de envio da mercadoria. Ao mesmo tempo, suas tarefas incluem economizar tempo e dinheiro. Hoje em nosso artigo falaremos sobre as características desta profissão, as vantagens e desvantagens do trabalho, bem como as responsabilidades dos despachantes-logísticos.
Peculiaridades
Expedidor-logístico - este é um especialista exigido no mercado de trabalho moderno. Ele está noivo controle e gestão da movimentação de mercadorias diversas. As atividades do funcionário são realizadas remotamente. Os despachantes-logísticos estão envolvidos em várias esferas da atividade humana: no domínio da aquisição, distribuição e venda de mercadorias, no transporte, armazém, informação e muitos outros.
Hoje nenhuma grande empresa pode funcionar sem esse profissional. Em primeiro lugar, isso se aplica a empresas que realizam atividades comerciais. Se a escala de transporte for muito grande, a empresa organiza departamentos de logística especializados.
É importante destacar que esta área vem se desenvolvendo em nosso país há bastante tempo - cerca de 15 anos. Conseqüentemente, existem alguns especialistas treinados, portanto, funcionários experientes são altamente valorizados pelos empregadores.
Vantagens e desvantagens
A profissão de despachante-logístico possui uma série de traços e características individuais que você deve conhecer antes de decidir conectar sua vida a esta carreira.
Vale a pena começar com os benefícios.
- Alta demanda... O setor de logística está se desenvolvendo ativamente no território de nosso país. Assim, os especialistas são necessários não só nas capitais e grandes cidades, mas também nas regiões e províncias. O mercado de trabalho carece de logísticos treinados, por isso muitos empregadores contratam pessoas sem experiência de trabalho.
- Remuneração. A remuneração material pelo trabalho dos funcionários do setor de logística é bastante elevada. A este respeito, muitos jovens estão interessados nesse tipo de trabalho.
- A posição inicial pode ser obtida sem educação... Conforme mencionado anteriormente, a Rússia carece de despachantes logísticos. Nesse sentido, alguns empregadores contratam pessoas sem escolaridade. No entanto, lembre-se de que você ainda precisará se formar em uma escola especializada no decorrer de seu trabalho e para avançar em sua carreira.
- Variedade de atividades de trabalho... Apesar de no decurso do seu trabalho o despachante-logístico realizar uma série de tarefas rotineiras, a actividade de trabalho de um especialista é muito diversificada. O profissional trabalha não apenas permanentemente no escritório, mas também desempenha uma série de funções de campo.
Apesar de o trabalho de despachante-logístico se caracterizar por um grande número de vantagens, muitos jovens não desejam receber esta especialidade. Isso se deve à presença de deficiências na profissão.
- Alto nível de responsabilidade. O trabalho de um despachante-logístico está associado a uma grande responsabilidade. Se, no desempenho de suas funções, um especialista cometer um pequeno erro, a empresa poderá sofrer grandes perdas materiais.
- Dificuldades de carreira... Departamentos de logística completos funcionam apenas em grandes empresas, e especialistas independentes podem trabalhar em pequenas empresas. Assim, o processo de ascensão na carreira torna-se muito mais difícil.
Como você pode ver, a atividade profissional de um despachante-logístico é caracterizada por vantagens e desvantagens. É necessário familiarizar-se com todas as características antes de iniciar um treinamento ou iniciar uma atividade profissional.
Responsabilidades
A descrição do trabalho de um despachante-logístico inclui uma série de funções que um especialista desempenha diariamente:
- formação e processamento de pedidos recebidos;
- formação de uma base de clientes e operadoras;
- análise da situação atual do mercado;
- controle sobre a execução do transporte;
- trabalhar com documentos e relatórios;
- desenvolvimento de rotas;
- organização de financiamento de transporte, etc.
Ao mesmo tempo, dependendo das especificidades da obra, do local de trabalho específico e das necessidades do empregador, as funções do despachante-logístico podem ser alteradas e complementadas.
Habilidades
A fim de fornecer um serviço de alta qualidade aos clientes, o despachante-logístico deve ter uma série de habilidades e habilidades essenciais. Entre eles:
- habilidades de negociação de negócios;
- pensamento estratégico;
- conhecimento dos tipos e tipos de transporte;
- capacidade de construção de rotas e conhecimento dos princípios de logística;
- a capacidade de utilizar modernas tecnologias de informação no exercício de suas atividades profissionais;
- conhecimento de programas como SAP, Axapta;
- conhecimento de uma ou várias línguas estrangeiras (pelo menos - conhecimento de inglês), etc.
Educação
Para se tornar um despachante-logístico, você deve passar por treinamento especializado. Para fazer isso, após a 11ª série, você precisa entrar na universidade na direção adequada de treinamento. Ao mesmo tempo, recomenda-se dar preferência a universidades metropolitanas de prestígio, que gozem de prestígio entre os empregadores. Esse treinamento levará muito tempo - de 4 a 6 anos.
Além do mais, é recomendável fazer cursos de atualização. Entre os empregadores, fazer cursos no exterior é especialmente apreciado. Além disso, para se manter atualizado sobre as últimas tendências, você precisa frequentar regularmente master classes e treinamentos.
Local de trabalho
A maioria dos despachantes-logísticos trabalha em empresas de transporte ou em empresas especializadas no transporte de cargas. Além disso, existem tais cargos em organizações de almoxarifado e departamentos de vendas.
Um graduado universitário recebe uma posição de estágio em uma dessas empresas e, em seguida, sobe na carreira. Além disso, existe a possibilidade de organizar o seu próprio negócio.