Vidros de alumínio de loggias: características e tipos
Durante muitas décadas, a varanda foi percebida exclusivamente como um espaço adicional da casa com uma finalidade económica: aqui guardavam-se coisas desnecessárias e secavam-se as roupas. No entanto, nos dias de hoje este espaço é cada vez mais utilizado como área de lazer, escritório ou mesmo quarto. Para tornar o ambiente mais confortável e funcional, é necessário envernizá-lo, na maioria das vezes são utilizadas estruturas de plástico, mas muitos proprietários preferem envidraçamento de alumínio para suas galerias e varandas.
Vantagens e desvantagens
A vidraça das varandas há muito entrou em nossa vida. É utilizado tanto pelos proprietários de casas particulares como pelos proprietários de apartamentos na cidade. Isso não é surpreendente afinal, após as obras de instalação, o espaço aberto soprado pelo vento, inundado pela chuva e coberto de neve pode facilmente transformar-se em uma sala adicional, um ginásio ou um jardim de inverno.
Por muitos anos, as estruturas de plástico mantiveram a liderança em popularidade; os defensores do estilo ecológico preferem as de madeira.
Vidraças de alumínio não podem ser consideradas em demanda entre nossos compatriotas - provavelmente a razão para tal baixa popularidade é falta de conhecimento da população sobre os métodos de envidraçamento, as opções quentes e frias, as vantagens das loggias de alumínio e suas desvantagens.
Tentaremos preencher essa lacuna e contar a você mais sobre os prós e os contras da construção metálica.
Em primeiro lugar, os envidraçados de alumínio atraem os usuários com um custo baixo, que é uma ordem de magnitude inferior ao das estruturas das janelas de plástico e madeira. No entanto, a lista de vantagens não termina aí. As mais significativas são as seguintes vantagens:
- um perfil de alumínio é três vezes mais forte que um plástico e sete vezes mais forte que um de madeira;
- o alumínio não é suscetível à corrosão, quando operado em condições de alta umidade, nele não se desenvolvem fungos, mofo e outras microflora patogênicas;
- o perfil não é deformado sob a influência da luz solar direta;
- é um material prático e durável que, se usado corretamente, servirá fielmente por até 70 anos;
- o envidraçamento com perfis de alumínio pode ser executado nos locais mais inconvenientes - estes perfis distinguem-se pela leveza, podendo ser instalados mesmo em varandas velhas e gastas;
- não se esqueça da compatibilidade do material com o meio ambiente - o alumínio não contém radiação e não emite substâncias tóxicas sob a influência dos raios ultravioleta;
- as janelas baseadas em perfis de alumínio são limpas fácil e simplesmente da forma habitual com água e panos macios; uma vez por ano, as ferragens são adicionalmente tratadas com óleo de máquina;
- Hoje em dia, o mercado oferece uma ampla seleção de perfis de alumínio de várias tonalidades, para que todos possam escolher a opção que se encaixa harmoniosamente no interior da sala adicional.
- com o auxílio do alumínio, é possível esmaltar as varandas e galerias dos últimos andares, onde o perfil faz parte da estrutura de suporte, além disso, o material é frequentemente utilizado para o envidraçamento de vitrais e fachadas.
No entanto, nada perfeito ainda foi inventado, então o perfil de alumínio tem suas desvantagens.
- O aumento da condutividade térmica do metal elimina completamente a possibilidade de criar o mesmo microambiente confortável na varanda envidraçada como ao usar estruturas de PVC e madeira. Esta desvantagem é especialmente perceptível durante a estação quente, quando a temperatura no interior da varanda envidraçada aumenta.
- Além disso, o metal tem um coeficiente de expansão térmica muito significativo - isso significa que, com as mudanças de temperatura inerentes ao nosso clima, ele tem a capacidade de se expandir e se contrair em 10-15 mm. Na estação fria, isso leva à formação de gelo nas guias - a umidade que entrou não tem tempo de escapar pelos orifícios de drenagem e congela, o que impede que as abas se abram até que todos os elementos do gelo tenham descongelado completamente . Ao instalar tal perfil, atenção especial deve ser dada às áreas de encontro do perfil e da parede.
Variedades
Estruturas de alumínio na varanda podem ser moldura ou sem moldura... O design sem moldura permite que você alcance a iluminação máxima da loggia, do lado de fora, essas varandas parecem muito modernas e elegantes. A largura dos perfis nessas molduras é pequena, por isso é praticamente invisível do lado de fora.
Apesar disso, a grande maioria dos proprietários prefere opções de moldura - esse tipo de vidraça também tem uma aparência atraente, além de ser fácil de instalar e muito mais barato. As vantagens dos modelos com moldura também incluem a possibilidade de aquecer ainda mais a loggia e a disponibilidade para a instalação de redes mosquiteiras. Em termos de estanqueidade, eles, é claro, são ligeiramente inferiores aos de plástico e de madeira, mas ainda assim proteja a varanda do gelo e do frio com muito mais eficácia do que as sem moldura.
O perfil de alumínio pode ter uma estrutura deslizante - neste caso, os caixilhos são fixados em rolos instalados nas guias inferior e superior. Cada modelo pode ter de 2 a 8 portas instaladas em travas - é impossível abri-las pelo lado de fora, as portas movem-se ao longo das guias de forma totalmente silenciosa.
Os perfis de alumínio também podem diferir nos seguintes detalhes:
- número de câmeras - quanto mais houver, mais quente será a sala;
- mecanismo de abertura - pode ser baloiço, acordeão ou deslizante;
- aparência.
Todos esses fatores afetam diretamente o custo do produto, portanto, se desejar, todos podem escolher uma opção dentro do orçamento alocado.
Fabricantes populares
Hoje no mercado a maior demanda é por perfis de alumínio de grades SIAL e MAK. No mercado russo, os líderes reconhecidos são fabricantes Provedal e Kraus - ambos produzem uma ampla gama de perfis para vidros quentes e frios, que estruturalmente praticamente não diferem entre si e ao mesmo tempo apresentam vantagens bastante significativas sobre os produtos de outros fabricantes, a saber:
- resistência a extremos de temperatura;
- não suscetibilidade a processos corrosivos devido ao uso de ligas de alumínio de alta tecnologia;
- grande força:
- acessórios de qualidade excepcionalmente alta - proteção contra abertura externa e oscilação é fornecida aqui no caso de uma forte rajada de vento;
- Mecanismos de trabalho aperfeiçoados - graças à vedação tipo escova e aos insertos de borracha garantem-se o silêncio, a suavidade dos movimentos, a eliminação de correntes de ar e de congelamento, bem como a protecção contra a penetração de precipitações na varanda.
Como escolher?
Ao escolher o tipo de vidro, você deve primeiro decidir se deve ser quente ou frio. Tudo aqui é elementar - o tipo de construção a frio envolve a instalação de um perfil sem instalar uma almofada térmica isolante. Essas molduras se distinguem pelo aumento da condutividade térmica, portanto, no inverno, essas galerias e varandas manterão a mesma temperatura do exterior - a diferença não ultrapassa 5 a 7 graus.
Como resultado de tal vitrificação, você pode obter proteção contra vento, poeira, sujeira e montes de neve. Na estação fria, você pode usar o quarto como uma geladeira adicional, mas ficar em tais espaços de outubro a abril não pode ser considerado confortável.
Para poder usar a loggia como espaço de convivência e área de lazer, é melhor dar preferência a vidraças quentes. A diferença entre um design frio e um quente é que em um aquecido existem juntas especiais, que muitas vezes aumentam o grau de retenção de calor e retenção do alumínio. Essas estruturas consistem em três camadas:
- camada externa de metal;
- inserção do termostato que destrói a "ponte fria";
- camada interna de metal.
Em condições de fábrica, tais produtos podem ser isolados adicionalmente com fibra de vidro reforçada, bem como materiais em espuma e poliamida. A principal vantagem do projeto é sua baixa condutividade térmica, o que significa que o calor é retido dentro da sala e o frio não penetra dentro. Essas opções, sem dúvida, permitem que você mantenha um microclima favorável na sala, mas em preço são significativamente inferiores aos frios - a instalação de vidros não é de forma alguma barata para seus proprietários.
Dicas de cuidados
A facilidade de instalação de estruturas de alumínio é combinada com a facilidade de manutenção. Para que o produto o sirva fielmente por muitos anos, você deve seguir recomendações simples.
- A carga principal durante a operação recai sobre as conexões. Para prolongar sua vida útil, limpar todas as peças pelo menos duas vezes ao ano com soluções que não contenham abrasivos, ácidos, álcalis e resinas, pois podem danificar o revestimento anticorrosivo, ao final do tratamento, lubrificar as partes móveis com óleo de máquina.
- Se aparecerem rachaduras ou arranhões na parte decorativa, a tinta acrílica de uma cor adequada ajudará a disfarçá-los.
- A geada que surge como resultado das mudanças de temperatura no inverno pode levar à deformação da estrutura. É por isso é aconselhável manter as janelas fechadas durante o frio.
- Ao limpar superfícies é melhor usar uma solução de sabão normal... O uso de agentes de limpeza abrasivos não é recomendado.
- Atenção especial deve ser dada a vedações quentes com construção, uma vez que o grau de aperto da janela depende diretamente de sua capacidade de manter suas características operacionais. Para cuidar deles, deve-se usar produtos com silicone - esse componente amolece a borracha, restaura sua elasticidade e, além disso, repele água, sujeira e poeira.
Caso não tenha o produto necessário em mãos, pode-se usar sabão em pó comum, mas após a limpeza certamente será necessário secar o selante e polvilhar com talco.
- Os vidros são lavados com agentes de limpeza transparentes padrão. - é ideal adquiri-los na mesma empresa que fabrica e monta estruturas metálicas.
A tecnologia de envidraçamento para janelas de correr de alumínio é mostrada abaixo.