Características do branqueamento de linho com óleo de girassol em casa
De vez em quando, toda dona de casa se depara com a necessidade de se livrar de manchas velhas e teimosas em vários tipos de roupa de cama. Isso é especialmente verdadeiro para panos de cozinha, cujas manchas aparecem com mais frequência. Existem muitas maneiras diferentes de lavar sua roupa sem digestão. Uma vez que tal processo afeta negativamente a condição do tecido, levando a um rápido desgaste dos produtos. Recentemente, o branqueamento caseiro com óleo de girassol tornou-se muito popular.
Se você sorri com um sorriso malicioso ao ouvir essa receita para lavar toalhas de cozinha, então é em vão. Afinal, esse método é fácil de usar e, ao mesmo tempo, confere ao tecido a brancura do cristal.
Vantagens
A principal vantagem de usar óleo de girassol para branquear a roupa em casa é a capacidade de remover manchas, mesmo em toalhas de cozinha coloridas. Ao mesmo tempo, o produto não terá efeito negativo no brilho das cores e não deixará manchas brancas no produto. Pelo fato de incluir óleo vegetal na composição, observa-se amaciamento, bem como neutralização parcial do efeito negativo do sabão em pó ou alvejante sobre os tecidos coloridos.
Se os panos de cozinha brancos durante o uso perderam o brilho anterior, tornaram-se "gastos" ou cinza, essa ferramenta os ajudará a ficarem brancos como a neve novamente.
Maneiras populares
Vamos dar uma olhada em algumas das receitas mais populares para fazer toalhas de cozinha limpas e frescas.
Receita de óleo vegetal e água sanitária
Para molhar a roupa, prepare os seguintes ingredientes:
- 5 litros de água;
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal;
- 100 gramas de qualquer pó para lavar;
- 2 colheres de sopa de lixívia seca.
A água deve ser fervida e colocada em um recipiente onde ficará a roupa encharcada. Todos os outros componentes são adicionados à água. Observe que os pós, alvejantes e óleos mais baratos podem ser usados para lavar. Todos os ingredientes devem ser bem misturados. Toalhas de cozinha sujas devem ser colocadas na pasta resultante. Observe que os tecidos devem estar secos. Nessa solução, a roupa deve ficar deitada por 2 ou 3 horas.
Controle a temperatura da água - depois de esfriar, os panos de prato podem ser torcidos e colocados na máquina de lavar. Escolha um programa que tenha uma lavagem rápida e um enxágue bastante intenso.
Removendo a sujeira com óleo vegetal e vinagre
Uma receita semelhante é adequada para lavar grandes quantidades de tecido.
Para implementá-lo, prepare os seguintes ingredientes:
- 15 litros de água fervente;
- 3 colheres de sopa de essência de vinagre (sua concentração não deve ser inferior a 70%);
- 120 gramas de sabão em pó;
- 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio ou água sanitária
- 3 colheres de sopa de óleo vegetal.
Todos os componentes devem ser bem misturados até que estejam completamente dissolvidos na água. A roupa é colocada na suspensão resultante. Observe que, se você usar bicarbonato de sódio em vez de alvejante, apenas tecidos brancos podem ser lavados nesta solução. Porque o bicarbonato de sódio terá um efeito negativo na tinta colorida. Para panos de cozinha coloridos, água sanitária é a melhor opção.
É melhor deixar os tecidos em repouso à noite e começar a lavar a roupa pela manhã. Assim, o tecido ficará encharcado por cerca de 6-7 horas. Após esse tempo, as toalhas são colocadas na máquina de lavar, o modo de lavagem e enxágue adequado é selecionado.
Uma receita semelhante é perfeita para waffles e toalhas felpudas, com as quais as donas de casa e suas famílias limpam as mãos.
Lavar com mostarda e óleo vegetal
Uma receita semelhante veio até nós do antigo Japão, onde as donas de casa devolviam a brancura aos utensílios de cozinha. É bastante simples de implementar.
Você vai precisar de:
- 10 litros de água, que deve ser aquecida a 60 graus;
- 1 colher de sopa de mostarda em pó
- 1 colher de sopa de vinagre (vinagre de mesa comum com uma concentração de 9% serve);
- 2 colheres de sopa de óleo de girassol.
Mexa bem todos os componentes e coloque os tecidos sujos. Deixe-os sentar por 10-12 horas. Após este tempo, a roupa deve ser bem lavada e enxaguada.
Tente alternar entre água quente e fria.
Toalhetes clareadores de cor clara
Use esta receita para remover toalhas de chá de cores claras. Uma barra de sabão em pó deve ser ralada em um ralador fino e dissolvida em água quente. Em seguida, adicione 6-7 comprimidos de peróxido de hidrogênio, pingue cerca de 10 gotas de amônia. Finalmente, você precisa derramar 1 colher de sopa de óleo de girassol. Todos os ingredientes são cuidadosamente misturados, os acessórios têxteis são colocados na solução. E deixe repousar por 5-6 horas. Após este tempo, o tecido é lavado normalmente e enxaguado.
Dicas básicas e dicas úteis
Conformidade com regras e recomendações simples ajuda a lidar rapidamente com a sujeira persistente no tecido.
- O óleo vegetal deve ser derramado somente depois que todos os outros componentes já foram dissolvidos na água.Caso contrário, a película de óleo resultante na superfície da água retardará o processo de dissolução de todos os ingredientes, o que diminuirá a eficácia da receita utilizada.
- Se as manchas forem removidas com vinagre e bicarbonato de sódio, prepare-se para o líquido espumar quando os componentes reagirem quimicamente.
- Coloque apenas toalhas de cozinha secas no recipiente. Se estiverem molhados, as receitas caseiras para branquear o linho com óleo de girassol não serão tão eficazes.
- Se for lavar tecidos coloridos, é melhor não usar receitas que contenham amônia ou hidroperita.
Como você pode ver, existem muitas receitas diferentes que podem ajudá-lo a lavar e branquear suas roupas com óleo de girassol. Além disso, este ingrediente não só irá remover manchas e sujeira, mas também refrescará o brilho da tinta e tornará o tecido mais macio, o que é especialmente importante para toalhas felpudas.
Como branquear o linho com óleo de girassol, veja abaixo.