Como lavar sua cueca térmica corretamente?
A roupa interior térmica tornou-se recentemente um tipo de roupa muito popular. Muitas pessoas o utilizam tanto para uso em condições climáticas especiais quanto para o dia a dia, por exemplo, para a prática de esportes. A especificidade das propriedades do tecido deste tipo de vestuário torna necessário o cumprimento de regras especiais para o cuidado de produtos confeccionados com materiais térmicos.
Peculiaridades
A roupa íntima térmica é destinada principalmente para esportes ao ar livre, bem como atividades ao ar livre na estação fria. Dependendo da composição do material, a roupa íntima térmica pode ser projetada para diferentes graus de atividade e diferentes temperaturas externas.
A estrutura celular (ou favo de mel) deste tecido é capaz de combinar duas propriedades aparentemente incompatíveis:
- Remove ativamente a umidade do corpo. É por isso que a roupa íntima térmica é chamada de segunda pele, porque permite que o corpo respire. No tempo frio, a umidade, persistente no corpo, leva a uma perda adicional de calor e, como resultado, ao resfriamento do corpo. Se o suor deixar a superfície da pele bem pelos poros do tecido, o corpo não perderá calor. Este processo permite que você fique mais tempo no frio, sem sentir calafrios desagradáveis e sem hipotermia.
- O tecido da cueca térmica é feito de tal forma que algumas de suas fibras criam algo como espaço de ar... Essa camada, que passa livremente o excesso de umidade do corpo, retém o calor. Ou seja, a função de aquecimento é executada.
É a combinação destas duas funções do tecido que permite que este tipo de roupa aqueça bem no tempo frio e mesmo no frio. Portanto, é tão importante não prejudicar o tecido e não atrapalhar a estrutura dessas roupas, caso contrário, suas propriedades específicas simplesmente deixarão de funcionar.
Nesse caso, roupas íntimas térmicas caras não serão diferentes de uma camiseta comum ou de uma meia-calça quente.
Visualizações
O tecido da roupa íntima térmica, dependendo do tipo, pode diferir ligeiramente em composição e propriedades. Tais diferenças sugerem o uso dessa vestimenta em diferentes condições ambientais e com diferentes atividades físicas.
De acordo com este princípio, três tipos de roupa íntima térmica são distinguidos:
- Linho para uma longa estadia sedentária no frio. O tecido para este tipo de linho é feito em polipropileno ou com uma camada de poliéster. Este material é capaz de reter calor por muito tempo e bem, enquanto remove a umidade do corpo. Este tipo de produto é adequado para a pesca de inverno, piqueniques ou caminhadas.
- Produtos de tecido térmico destinados para esportes ativos com grande atividade física ao ar livre. A composição dessas roupas inclui o algodão. Esta cueca também remove a umidade do corpo e retém o calor, mas só pode reter esse efeito por 6-7 horas.
Os poros da camada de algodão ficam saturados de umidade e gradualmente obstruídos. Portanto, esta cueca térmica deve ser prontamente substituída por seca e lavada com freqüência.
- Roupa térmica para uso diário. Este tecido contém uma grande porcentagem de lã natural. No dia a dia, não enfrentamos estresse excessivo e aumento da sudorese. A tarefa dessas roupas é se aquecer o máximo possível. Esta cueca é muito mais confortável do que gola alta e suéteres de lã. Ele se ajusta bem ao corpo e pode ser usado como uma camada adicional quase invisível de roupa na estação fria.
Quanto à composição do material, a roupa íntima térmica masculina e feminina não difere. Dependendo do tipo e composição do tecido térmico, é importante realizar corretamente a lavagem e a secagem.
Frequência permissível
A roupa íntima térmica adere diretamente ao corpo e entra em contato com o suor liberado durante o esforço físico. As roupas ficam sujas muito rapidamente. Naturalmente, as roupas íntimas usadas para esportes ativos são suscetíveis à maior contaminação.
No caso dos produtos de tecido térmico, o problema da contaminação é também que os poros do tecido, que deveriam permitir a boa passagem da umidade e a sua retirada do corpo, ficam obstruídos com a transpiração. Quanto mais tempo essas roupas são usadas sem lavar, quanto mais as células do tecido ficam obstruídase, portanto, pior se tornam as propriedades de absorção de umidade do produto. O entupimento total das células do material térmico transforma a cueca térmica em uma densa gola olímpica comum que não tem o efeito de suar e aquecer o corpo. Portanto, é necessário lavar o linho feito de material térmico com bastante frequência.
É aconselhável lavar a roupa usada para a prática de esportes após cada treino. É altamente recomendável lavar a roupa de uso diário pelo menos 2 vezes por semana. Não é necessário lavar frequentemente a roupa térmica para umas férias sedentárias.
O processo de limpeza
Não é nada difícil lavar adequadamente a roupa íntima térmica em casa. Você só precisa se lembrar bem e seguir algumas regras:
- É possível lavar roupas de tecido térmico em uma máquina automática apenas no modo delicado. É necessário definir o programa "Lavagem delicada", "Lã", "Lavagem à mão" ou "Lavagem delicada". Em cada modelo de máquina de lavar, este modo de lavagem pode ser denominado de forma diferente.
- A temperatura da água ao lavar roupas à mão ou na máquina não deve exceder 40 graus. Sujeira leve pode ser lavada em água mais fria, mas é absolutamente impossível exceder o limite acima para todos os tipos de roupas íntimas térmicas. As altas temperaturas reduzem significativamente as propriedades do tecido térmico. A lingerie pode ficar deformada e perder sua aparência atraente. Essa roupa íntima deixa de cumprir suas funções e se torna extremamente desconfortável de usar.
- Não use pó comum para qualquer tipo de lavagem de roupas íntimas térmicas. Ele obstrui fortemente os poros do tecido térmico e é muito mal lavado para fora do material.São adequados géis líquidos, detergentes suaves especiais destinados à lavagem de tecidos térmicos, roupa ou sabonetes comuns.
- Roupas térmicas nunca devem ser branqueadas ou qualquer detergente à base de cloro usado para lavar. Esta substância danifica irreparavelmente a estrutura do tecido.
- Agentes antiestáticos, condicionadores ou enxágues geralmente não danificam o produto. Eles podem ser adicionados com segurança à água para lavagem à máquina e à mão.
- A roupa de cama em polipropileno só pode ser lavada à mão. Mesmo um programa delicado de lavagem à máquina pode arruiná-lo.
- Ao lavar à mão, a roupa deve ser manuseada com delicadeza e cuidado. Um produto de tecido térmico não deve ser esfregado, esticado, torcido ou torcido vigorosamente. A lavagem das mãos pode ser feita em água com sabão.
- Cada produto possui uma etiqueta onde as regras de funcionamento e cuidados são descritas detalhadamente. Leia estas instruções cuidadosamente antes de lavar e secar sua roupa íntima térmica.
Secagem
A secagem adequada de roupas de tecido térmico é tão importante quanto a própria lavagem. Erros durante a fase de secagem do produto podem anular todos os esforços para preservar sua qualidade e propriedades. Para a secagem adequada de roupas íntimas térmicas, existem as seguintes recomendações:
- Exclui-se a fiação da roupa na máquina de lavar em altas velocidades. O ideal seria abandonar completamente a fiação da máquina. Além disso, não torça e torça a roupa com as mãos. Se precisar acelerar a secagem de suas roupas, pode usar o programa de centrifugação na velocidade mais baixa. Girar a uma velocidade superior a 400 rotações não é permitido.
- Não deixe peças de tecido térmico no tambor da máquina de lavar ou na bacia após a lavagem. O produto lavado não deve ficar amassado por muito tempo. Imediatamente após a lavagem (se a centrifugação suave não tiver sido usada na máquina de lavar), a roupa deve ser pendurada sobre a banheira e o excesso de água deve escoar.
- Não pendure um produto molhado ou úmido em um radiador, coloque ao sol ou próximo a aparelhos de aquecimento. As altas temperaturas destroem a estrutura celular do tecido. A roupa provavelmente perderá suas propriedades para sempre.
- A secagem em máquina de lavar também é contra-indicada.
- Para secar adequadamente sua roupa íntima térmica, você precisa pendurá-la ao ar livre, por exemplo, em uma varanda. Basta evitar a luz solar direta. Você pode secar espalhando o produto em uma secadora ou pendurando-o em uma corda em uma sala longe de fontes de calor. Por favor, seja paciente, porque como a centrifugação e a secagem intensiva são impossíveis, os produtos de tecido térmico demoram muito para secar. No entanto, essa é uma condição necessária para a preservação das funções úteis desse tecido.
- As roupas íntimas térmicas não devem ser vaporizadas ou passadas, mesmo quando secas. Este material é bastante elástico e adapta-se à forma do corpo, pelo que não necessita de ser engomado. Para evitar dobras e hematomas perceptíveis, basta colocar ou pendurar com cuidado o produto durante a secagem.
É categoricamente impossível
Será útil lembrar algumas regras importantes a respeito dos cuidados com roupas térmicas:
- Evite contaminação substancial da roupa. É importante lavar essas roupas em tempo hábil, pois quando muito sujo, o tecido perde suas propriedades devido ao bloqueio de células nas fibras.
- A exposição a altas temperaturas é categoricamente contra-indicada. Isso se aplica tanto à lavagem quanto à secagem. Não se pode ferver produtos feitos de tecido térmico, e também não se pode lavá-los em água com temperatura acima de 40 graus. A secagem ao sol, em um radiador e perto de outros dispositivos de aquecimento não é permitida. A roupa não deve ser passada com ferro quente.
- Não use agentes de limpeza com cloro e outros componentes químicos agressivos para a lavagem. Para roupas íntimas térmicas, o uso de sabão em pó comum não é adequado.
Como você pode ver, lavar e cuidar da roupa íntima térmica em casa é bastante viável e não consome muito tempo.
Seguir as regras e dicas acima ajudará a preservar a qualidade e as propriedades valiosas do tecido térmico de seu produto. Essa roupa íntima pode deliciar e aquecer você por muito tempo.
Para obter informações sobre como cuidar da roupa íntima térmica, veja o próximo vídeo.