Como lavar peças de lã?
As coisas de lã não só protegem bem do frio, como também são muito bonitas e agradáveis ao toque. Poucas pessoas, na hora de comprar, pensam em como cuidar delas. Na verdade, não é tão difícil. É necessário apenas levar em consideração algumas das recomendações que os manterão limpos e originais por muitos anos.
Regras fundamentais
Para que o resultado final da limpeza não te decepcione, e a coisa sirva por muito tempo, certas condições devem ser atendidas:
- No processo de lavagem, em todas as suas etapas, é necessário monitorar cuidadosamente a observância da temperatura da água. Idealmente, não deve exceder 40 graus para lã de ovelha. Camel e Angorá preferem temperaturas mais baixas - de 20 a 30 graus. Sob a influência de altas temperaturas, as fibras se esticam e mudam de forma, o que pode levar a uma mudança na aparência do produto de lã para pior ou mesmo danificá-lo.
- Os géis devem ser preferidos aos produtos em pó - eles enxáguam melhor. Não podem ser aplicados diretamente no tecido, é melhor diluir em água até a sua completa dissolução. Álcalis e cloro são inaceitáveis, pois o produto por eles processado fica solto, duro, perde volume e muda de cor.
- Visto que lavar muitas roupas pode prejudicar sua aparência, ela só deve ser usada como último recurso. Às vezes basta limpar com uma escova não dura ou remover a sujeira individual com o auxílio de um líquido especial e um pano. Os odores desagradáveis dispersam-se facilmente na varanda. Não borrife os produtos com perfume ou use um pó com uma fragrância forte.
- O tempo de imersão deve ser limitado.Ótimo - 20 minutos, máximo - 3 horas.
- Antes de lavar, remova todas as manchas separadamente e certifique-se de virá-las do avesso. As dobradiças e outros orifícios podem ser protegidos temporariamente para evitar que aumentem. Os acessórios são retirados para não danificar o tecido.
- Enxaguar, centrifugar e secar devem ser delicados para evitar esticar no comprimento ou largura.
Os caminhos
Todas as informações básicas sobre como lavar um determinado item podem ser encontradas na etiqueta ou no rótulo. Na maioria das vezes, as instruções são símbolos que devem ser interpretados corretamente.
Os principais métodos de lavagem são:
- Na máquina de lavar - o mais popular, pois economiza tempo e esforço, principalmente se a família tiver filhos. Os modelos modernos desse tipo de equipamento não prejudicam as coisas de lã e facilitam muito o trabalho de uma dona de casa.
- Manual - o mais indicado para produtos tricotados, porém, requer algum esforço e tempo.
- Lavagem a seco aplicável a determinados produtos. Por exemplo, xales felpudos, xales de teia de aranha, casacos de caxemira ou lã fervida, sapatos de feltro, roupas ou brinquedos. Se a coisa é especialmente cara para você, não tente limpá-la você mesmo, é melhor recorrer aos serviços de profissionais.
A lavagem da lã na máquina inclui várias etapas:
- O pó ou líquido deve ser adequado para a máquina automática. Coloque-o no compartimento apropriado.
- Coloque o item no tambor. Lembre-se que a lã absorve muita água e neste estado tem muito peso, por isso você precisa se certificar de que não exceda o máximo permitido.
- Selecione o modo apropriado (lã ou delicado). O número de revoluções deve ser mínimo. A imersão e a centrifugação devem ser desligadas para determinados produtos e tipos de lã.
- Depois de terminar a lavagem, não retire imediatamente as peças limpas, deixe-as escorrer e espalhar. Este método é adequado quando você precisa lavar itens volumosos (cobertor, cobertor, capa de colchão, jaqueta).
É possível lavar junto com outros tecidos delicados, porém, deve-se ter em mente que podem permanecer fiapos sobre eles. Use uma sacola para evitar que as coisas caiam ou se amontoem nelas.
Pode ser lavado manualmente não só com a ajuda de produtos industriais, mas também com métodos tradicionais. Um excelente substituto do pó pode ser aparas de sabão em pó ou raiz de sabão... Fatos infantis, meias, chapéus, cachecóis e tipóias devem ser lavados com sabonete hipoalergênico infantil.
Uma alternativa aos produtos químicos domésticos pode ser o pó de mostarda, diluído até a consistência de creme de leite. É utilizado para imersão, após o qual é delicadamente enxaguado e deixado escorrer na gradinha. Outros produtos naturais auxiliares podem ser uma decocção de batata ou feijão, cinza, giz amassado, vinagre de vinho. Para suavidade, adicione glicerina ou condicionador de cabelo à água de enxágue.
Durante a lavagem das mãos, o produto é movimentado suavemente ao longo do recipiente. Não há necessidade de apertar, apertar e torcer.
Produtos brancos e coloridos
Antes de lavar, as coisas devem ser classificadas em escuras, coloridas e claras. Cada grupo deve ser lavado separadamente. Os maiores problemas podem ser com coisas novas coloridas. Para verificar a probabilidade de queda, é melhor lavar a peça à mão na primeira vez.
Se a roupa estiver em contato próximo com a pele quando usada e ao mesmo tempo manchar fortemente a água, vale a pena considerar o quão seguro é... Corantes de baixa qualidade com um pigmento rico podem causar uma forte reação alérgica. Isso é especialmente verdadeiro para roupas íntimas térmicas e roupas de criança.
Use água fria com sal (colher de sopa por litro) ou vinagre para definir a cor. São produtos especiais para coisas coloridas, brancas ou pretas que ajudam a preservar o brilho da cor.
Se a coisa ainda desbotar ou houver manchas em coisas claras, a situação ainda pode ser corrigida.Os brancos podem ser branqueados com qualquer alvejante adequado ou peróxido de hidrogênio.... Uma solução de vinagre ajudará em coisas desbotadas coloridas.... É importante seguir estas etapas antes de a roupa secar.
É mais prático escolher roupas simples. As cores combinadas podem ser enriquecidas com chá verde fraco (aplicado nas partes coloridas) e sal (nas partes brancas).
Como remover manchas?
Você pode se livrar das manchas usando um serviço profissional de lavagem a seco ou escolhendo um tira-manchas. Os produtos aprimorados são suaves e delicados. Se você não tem tempo e dinheiro suficientes, pode usar remédios caseiros em casa. O principal é ter certeza de que é realmente seguro, usando uma amostra de tecido ou parte menos visível.
Manchas gordurosas e vestígios de chocolate podem ser removidos das seguintes maneiras:
- Polvilhe pó de talco, sal ou pó dental na mancha. Após três horas, as sobras podem ser sacudidas e lavadas normalmente.
- Usando um mingau de fécula de batata e gasolina sem gordura, que deve ser aplicado por meia hora, retire a mancha e limpe com água e sabão.
- Mergulhe em solução salina por meia hora e depois lave como de costume.
- Esfregue com uma mistura de vinagre (uma colher de sopa em um copo de água) e enxágue abundantemente em água fria.
Remova os vestígios amarelos de suor com amônia ou álcool medicinal, uma forte solução aquosa de sal. Vestígios de cosméticos ou tinta podem ser bem removidos com óleo de girassol.
Qualquer solução e substância aplicada com um cotonete ou pano de algodão limpo, deve ser trocada à medida que ficar suja. Os itens são dispostos em uma camada sobre uma superfície plana coberta com um pano.
Como secar?
Depois de remover a sujeira e os odores, a próxima etapa importante é a secagem. Esteja preparado para um processo muito demorado, pois a lã absorve muita umidade. Não é necessário apertar o produto, principalmente com esforço. Basta deixar a água escorrer, deixando o produto dobrado, ou embrulhar em uma toalha e prensar sem torcer.
Para que a coisa não se deforme, não seque na vertical em um cabide ou barbante. Prendedores de roupa também não são adequados, pois podem deixar marcas na forma de amassados. A secagem só deve ocorrer na posição horizontal. O produto úmido deve ser estendido com cuidado sobre o tecido, sem esticar (é melhor se for algodão - a secagem não demorará muito).
Se outras fibras estiverem presentes na composição, se necessário, pode-se agilizar o processo usando uma cabina especial de secagem, ajustando seu modo, ou um secador de cabelo - naturalmente, você não pode trazê-la para perto e usar o aumento da temperatura do ar. Aquecedores e outros dispositivos de aquecimento são proibidos porque afetam a estrutura e a densidade das fibras.
Após a secagem inadequada, as coisas podem perder a textura e a capacidade de proteção do frio, tornando-se duras e desagradáveis de usar. E as altas temperaturas podem contribuir para o encolhimento. Claro, muitas consequências podem ser corrigidas, mas é melhor não permitir.
Se o tecido se acomodou
Às vezes, apesar de observar todas as precauções, o produto pode diminuir significativamente de tamanho. Neste caso, você pode realizar uma série de medidas de reanimação:
- borrife o produto de um borrifador;
- mergulhe em água limpa ou solução de peróxido de hidrogênio (10 ml por 10 litros de água);
- lave com condicionador (ou shampoo) e seque.
Dependendo de como exatamente o encolhimento ocorreu, você pode fazer o seguinte:
- Se for necessário esticar um casaco ou camisola em diferentes direcções, após imersão ou lavagem, deve ser colocado sobre uma superfície plana e, a intervalos regulares (por exemplo, a cada 20-30 minutos), dar-se-lhe a forma pretendida.
- No caso de não se tratar da largura, mas sim do comprimento do produto (por exemplo, calça ou vestido), pode pendurá-lo na posição vertical e até pendurar uma pequena carga.A opção mais extrema é vesti-lo e periodicamente puxar as mangas, as pernas das calças ou a bainha para baixo.
- Para chapéus, boinas, meias e luvas, você pode usar objetos de formato adequado - uma panela, um jarro ou simplesmente preencher o espaço interior com papel ou outros materiais de sucata.
Se esticado
A principal vantagem dos modelos de lã pura em relação aos mistos é que sua própria estrutura contribui tanto para o alongamento quanto para a compressão, por isso as malhas se ajustam bem, se ajustam à figura e enfatizam todas as suas vantagens. Se contiver produtos sintéticos, a recuperação pode ser quase impossível. As coisas podem ficar grandes de três maneiras:
- Como resultado do desgaste frequente ou mesmo diário. Produtos de baixa qualidade perdem sua aparência original mais rapidamente. Além disso, se uma pessoa tem o hábito de puxar os punhos.
- Ao definir a temperatura errada durante a lavagem ou secagem.
- Como resultado de uma rotação incorreta.
As seguintes ações podem ser uma solução para esse problema:
- Lavagem com produtos especiais que aumentam a elasticidade do tecido em água quente.
- Passar o produto ainda não seco com um ferro (naturalmente, através de uma camada adicional de tecido).
- Usando métodos populares - você precisa tomar para embeber soluções aquosas de amônia, peróxido de hidrogênio, refrigerante (2 litros 20 gramas).
Dicas úteis
Apesar de a lã de ovelha ser um material natural, pode se tornar um forte alérgeno. Portanto, as pessoas com alergia a animais devem ter cuidado.
É necessário guardar este tipo de agasalho em cabides nas capas. Se os itens forem colocados nas prateleiras, os itens mais pesados são colocados na parte inferior e os itens mais leves na parte superior. Para evitar vincos e hematomas, não dobre várias vezes. Embora a lã tenha a capacidade de remodelar as fibras por meio da elasticidade, isso não deve ser usado em demasia. Podem ser passados a ferro, mas com muito cuidado, sem grande aquecimento.
Use um cortador ou escova especial para remover os grânulos. Não use lâmina de barbear ou tesoura - não é seguro e pode danificar sua roupa.
Além de tudo isso, é necessário fornecer proteção confiável contra traças. Para fazer isso, você pode comprar pratos especiais, spray ou usar métodos mais tradicionais - guarde ao lado de ervas aromáticas.
Para informações sobre como lavar roupas de lã, veja o próximo vídeo.