Como remover a cera de uma vela?
Apesar da grande variedade de pós e produtos de limpeza no mercado, algumas manchas só podem ser tratadas com produtos naturais. Este artigo se concentra na cera de vela, que é muito difícil de remover e limpar à mão.
Recomendações gerais
As donas de casa experientes aconselham nem mesmo tentar lavar a cera da roupa com as mãos nuas ou na máquina de lavar de maneira delicada. Os restos de uma vela de cera, infelizmente, não se dissolvem com água comum e as soluções de limpeza não lhes causam muitos danos. Com a parafina, aliás, a situação é ainda mais complicada - com efeito errado, a substância não só não é lavada, mas, ao contrário, se corrói ainda mais fortemente nas fibras das roupas. além do mais você deve sempre esperar que a parafina se solidifique completamente, caso contrário, a área do problema só se expandirá.
Se você não guardar dentro de 48 horas após o aparecimento da mancha, será quase impossível removê-la. Nesse caso, faz sentido usar ácido cítrico, cujos cristais são abundantemente poluídos.
Depois de borrifar a área manchada com água morna de um borrifador, tudo o que resta é esperar um terço de uma hora e coletar o restante com uma esponja doméstica. Então você já pode usar uma das técnicas abaixo. A cera velha é às vezes removida da seda e da lã com detergentes convencionais para lava-louças. O líquido é derramado sobre a mancha e apertado por um dia com filme plástico. O tecido tratado é lavado com sabão em pó.
Depois de limpar a mancha principal de cera, uma marca de gordura geralmente permanece na superfície.
Será possível removê-lo com o auxílio de amônia com querosene, acetona, terebintina ou algum tipo de produto químico doméstico.É necessário aplicar o produto por um dia e depois lavá-lo da maneira clássica.
Usando vários meios
Às vezes, você pode remover uma mancha de cera da roupa simplesmente mantendo-a em uma temperatura baixa e escovando o tecido com uma escova de dentes. No entanto, em alguns casos, é basicamente impossível remover os restos da vela mecanicamente, então você precisa primeiro dissolver a cera. Virá para o resgate amônia. Uma colher de chá do produto é dissolvida em um litro de água, após o que um cotonete é embebido na solução resultante. A mancha de cera é limpa com uma solução e, em seguida, o tecido deve ser enxaguado. Este método pode salvar até os tecidos mais delicados e delicados.
A aguarrás também se mostra bem... Depois de misturá-lo com água comum na proporção de 1: 1, você precisará tratá-lo com um borrão de cera. Porém, depois disso não será suficiente apenas enxaguar as roupas, será necessário lavá-las bem. Enxágue adicional com uma mistura de água e vinagre ajudará a aliviar odores desagradáveis ou manchas na superfície.
Alguns produtos químicos domésticos também ajudam a lidar com a cera. A brancura pode ser usada em tecidos densos e não deformáveis. Seus componentes derretem a cera e a separam das fibras do tecido. Branco aplicado diretamente no borrão e, em seguida, enxugado com um cotonete comum. O procedimento termina com uma lavagem.
Alguns produtos de limpeza também são capazes de lidar com a cera. Os grânulos de pó são simplesmente despejados em um local úmido, depois esfregados na superfície e deixados por 20-30 minutos. Depois de escovar o pó com uma escova normal, o procedimento será concluído com a lavagem. Ao tratar jeans, faz sentido usar uma solução de amônia que é aplicada na mancha por alguns minutos. Finalmente, um remédio anti-gordura também pode ajudar. A cera fresca pode ser limpa e óleo vegetal aquecido, que é deixado por 5 minutos, e depois lavado com detergente para louças.
Métodos básicos
A eliminação da cera de vela ou da parafina começa com o fato de que pequenas tesouras ou algum tipo de utensílio de cozinha removem aqueles fragmentos da substância solidificada que podem ser removidos. Todos os movimentos devem ter muito cuidado para não danificar o próprio tecido.
A fim de remover uma mancha de parafina, o mais comumente usado método quente, cuja essência é aquecer a área problemática. Se você levar a substância ao ponto de fusão, ela se afastará das fibras do tecido. A maneira mais fácil de realizar este procedimento é usando um ferro aquecido a 80 graus.
Ao iniciar o trabalho, é melhor desligar a alimentação de vapor.
Além disso, enquanto o aparelho elétrico está aquecendo, você precisa preparar um guardanapo comum, pano de algodão e um lençol branco de tamanho adequado. Um guardanapo é colocado por baixo e por cima das roupas, e a própria contaminação é coberta com um pano e uma folha de papel. Ao passar a ferro, a parafina é derretida, sendo facilmente separada das fibras. Depois de concluído o procedimento, você não pode ficar sem lavar as roupas processadas. Se necessário, você também pode usar um tira-manchas para remover manchas de gordura.
Apesar da eficácia desse método, ele não é adequado para todas as situações. Em primeiro lugar, é proibido passar tecidos sintéticos a uma temperatura de 80 graus e, em segundo lugar, este método não é usado para esfregar cera de velas coloridas. Quando aquecido, o corante na composição é apenas mais fortemente absorvido pela superfície do tecido, após o que a coisa será irremediavelmente danificada.
Um secador de cabelo comum também ajudará a limpar a cera das roupas, uma alternativa à qual pode ser vaporizador de roupas. Além disso, você precisará de um pedaço de tecido natural, como uma toalha velha ou uma camiseta. A mancha é coberta com um pano e aquecida a vapor. Como resultado da exposição ao ar quente, a parafina ou a cera começarão a derreter e serão absorvidas em tecidos desnecessários.Se o resultado final não for satisfatório, a ação pode ser repetida quantas vezes você quiser.
Devo dizer que o vaporizador, neste caso, acaba sendo muito mais eficaz do que um secador de cabelo, mas deve estar localizado a dez centímetros de distância das roupas processadas.
O aquecimento de um item estragado pode ser realizado mesmo com água fervente.... A coisa suja é colocada em uma bacia e despejada com uma pequena quantidade de água recém fervida para que o líquido passe pelo borrão. Em seguida, as roupas são enviadas para a lavagem regular.
Você pode tentar limpar a cera usando uma colher aquecida no fogo. A parafina ou cera é coberta com um guardanapo e, em seguida, uma colher é colocada sobre a área danificada. Quando os talheres esfriarem, você pode tirar os guardanapos e mandar a roupa para lavar.
Outra solução eficaz para o problema é considerada congelando. No entanto, só é adequado para determinados tipos de tecido, nomeadamente jeans, couro, lã, bem como produtos com pelo.
O congelamento pode ser feito não só no freezer, mas também com cubos de gelo.
Remoção de diferentes tipos de tecido
É conveniente limpar jeans ou calças de lã da cera de uma vela da igreja ou da parafina no congelador. O mesmo, aliás, se aplica a uma jaqueta ou calça de couro, ou a um casaco com um cochilo pronunciado. A coisa é simplesmente colocada no freezer, após o qual a cera endurecida sai facilmente das fibras. Pequenas manchas podem ser removidas com cubos de gelo ou água gelada. É mais fácil limpar a cera com uma escova de dentes ou roupas.
Tecidos delicados só podem ser limpos com cubos de gelo. As peças são aplicadas sobre o borrão de cera, que é limpo após alguns minutos com uma escova de dente. Após concluir o procedimento, é necessário ensaboar a mancha, esperar 30 minutos e lavar a roupa.
Os tecidos mais "problemáticos" são considerados seda, cetim, chiffon e organza.... Uma vez que se deformam sob a influência de altas temperaturas, o método de limpeza a quente da cera geralmente não é possível. Especialistas recomendam molhe tal coisa em uma bacia e, em seguida, tente limpar a mancha com um pano feito de tecido natural. No final da limpeza, você também terá que usar um tira-manchas. Roupas sintéticas, por exemplo, chiffon, são mais bem tratadas com um limpador aplicado em uma esponja. mas primeiro teste o produto químico em uma parte imperceptível da roupa suja.
Lã e seda e vestidos feitos com elas podem ser limpos com um detergente de louça comum. Bastará aplicar a substância por 12 horas, e depois lavar bem a vestimenta. É conveniente remover os restos de cera endurecida com uma lima de unha ou uma pequena espátula. A cera colorida, via de regra, cria um grande problema para qualquer tecido, já que o corante contido na composição penetra profundamente nas fibras, e altas temperaturas apenas "fixam" o resultado. Portanto, a única coisa que você pode fazer é colocar suas roupas no freezer e tentar remover mecanicamente a mancha.
Para lavar roupas de camurça ou a superfície de móveis, basta cobrir a mancha com uma folha de papel branco e, após 3 segundos, passar um ferro aquecido. Se essa ação se revelar ineficaz, é necessário combinar 30 gramas de uma solução aquosa de hidróxido de amônio, 10 gramas de vinagre de vinho e 40 mililitros de gasolina. Uma almofada de algodão é mergulhada na mistura resultante e aplicada na mancha de cera por alguns segundos. Por fim, limpe tudo com um pano limpo ou uma escova de camurça. É melhor colocar a pele no congelador ou tapá-la com uma bolsa de gelo. As gotas de cera são então raspadas mecanicamente.
Não é proibido tratar o pêlo da camurça com vapor e, a seguir, limpar com escova ou esponja seca. O principal é não esfregar as manchas para evitar o aumento da contaminação. Você também pode aplicar uma mistura de água e amônia ou até mesmo álcool isopropílico na mancha.O couro praticamente não interage com a cera, portanto bastará segurar a coisa na geladeira, entortar no local e retirar os pedaços de cera com a mão.
O traço brilhante no final é removido com um guardanapo comum umedecido com acetona ou amônia.
Em geral, a escolha de um ou outro limpador depende do tipo de tecido. Algodão, lã e outros tecidos densos serão suficientes para submetê-los a um tratamento térmico, inclusive de imersão em água aquecida a 70 graus. Por outro lado, tecidos delicados devem ser congelados.
Você aprenderá mais sobre como remover a cera de uma vela de roupas.