Características de roupas futuristas
Talvez nem um único século seja famoso por tamanha variedade de estilos de roupas e "lealdade" a eles, como o XXI. Uma pessoa no sentido literal da palavra pode usar pelo menos um chapéu de alumínio - e será considerada na moda. Hoje queremos falar sobre um dos estilos mais incomuns e únicos de seu tipo - futurismo.
O que é isso?
É geralmente aceito que o nascimento do futurismo como uma tendência separada na moda ocorreu nos anos 60-70. século passado... Os gurus do design pensavam que o futuro da humanidade estaria inextricavelmente ligado à conquista do espaço sideral, e todas as pessoas usariam macacões prateados brilhantes "a la espacial".
Os anos oitenta foram marcados pelo boom do futurismo, dando ao mundo enormes ombros pontiagudos, cores "ácidas", os já mencionados macacões, grandes acessórios de plástico brilhante.
Hoje em dia, o estilo futurista de roupas se destaca pelas seguintes características:
- linhas quebradas ou, inversamente, linhas suaves "aerodinâmicas", impressão geométrica;
- materiais especiais de fabricação: vinil, plástico, tecidos sintéticos;
- superfícies metalizadas;
- o futurismo não tolera meias medidas: se você já decidiu criar um arco neste estilo, deve ser pensado nos mínimos detalhes.
No entanto, não se deve presumir que esse estilo seja uma direção exclusivamente "cósmica", que pode estar presente em desfiles de alta moda, mas certamente não no dia a dia. Existem vários tipos de futurismo.
- Futurismo-minimalismo. Criado com base no estilo unissex. Inclui roupas com um toque de androginia que podem ser usadas por homens e mulheres: moletons com capuz de grandes dimensões, agasalhos com inserções metálicas (ou de metal). Essas coisas podem caber facilmente em seu guarda-roupa diário.
- Futurismo surreal. É difícil imaginá-lo em qualquer lugar que não seja a passarela, talvez nos videoclipes de Lady Gaga. Sim, sim, estes são os muito famosos sapatos “cascos”, ombros pontiagudos, bolsos gigantes e chapéus volumosos com detalhes inusitados. É difícil imaginar uma pessoa que se vestisse assim o tempo todo, já que não só é muito estranho, mas também inconveniente, não funcional.
- Retrofuturismo. O grande estilista francês de origem italiana Pierre Cardin é considerado seu "pai". Trapézios com recortes geométricos foram tomados como base. Sua ideia foi pega e desenvolvida por Paco Rabanne, outro designer da França. Sua contribuição consistiu na utilização de materiais inovadores na produção de roupas: celofane, plástico. Hoje em dia, o retrofuturismo se manifesta na produção de produtos com recorte arquitetônico e geométrico, na utilização de tecidos metalizados, etc.
Como faço para criar uma imagem?
A criação de uma imagem em um estilo futurista requer o cumprimento de certas regras.
- Sua paleta de guarda-roupa deve incluir as seguintes cores: cinza aço, cobalto, dourado, prata, preto, platina. Esta é a base. Porém, não tenha medo de tons claros: sinta-se à vontade para “experimentar” rosa ácido, azul “elétrico”, verde brilhante.
Com a ajuda deles, você pode facilmente colocar destaques em sua roupa.
- Acessórios deve ser grande, maciço, incomum: a presença de linhas quebradas, formas geométricas claras ou, inversamente, aerodinâmica, esférica, é obrigatória. Uma excelente opção seriam correntes, colares, pulseiras, pingentes no tema espaço e no tema do futuro. Os cintos largos também se encaixam perfeitamente na imagem.
- Design de calçado - tênis, bota - implica uma plataforma enorme. Os sapatos futuristas também são complementados por saltos altos.
- Use modelos clássicos de roupas como base para o seu look.: vestidos justos, jaquetas de couro, jaquetas bomber, terninhos, mas lembre-se que devem ser confeccionados em uma das cores básicas citadas acima.
Coloque acentos com salpicos de cores brilhantes ou acessórios.
- Um laço não fica completo sem um penteado e maquiagem adequados.... Pentear seu cabelo de forma criativa com uma divisão em zigue-zague ou um pente estilo anos 80. Para maquiagem, pegue sombra metálica e pó cintilante.
Visão geral das coleções de designers
Designers de moda eminentes em diferentes épocas encantaram os conhecedores da alta moda com suas coleções futuristas.
- O estilista georgiano David Koma apresentou uma coleção impressionante na Aurora Fashion Week... Consistia em vestidos justos com detalhes geométricos - inserções "pontiagudas" nos ombros, quadris, estampas em zigue-zague.
As cores clássicas foram utilizadas: preto, cinza, dourado, bege.
- Alexander McQueen surpreendeu o mundo com seus sapatos de casco - aqueles mesmos em que Lady Gaga estrelou o vídeo de Bad Romance. Ele também experimentou roupas: sua obra-prima de seda preta e amarela com estampa de renda foi usada pela própria Naomi Campbell.
- O designer francês Nicolas Gesquière (Ghesquière) inventou para a marca Balenciaga uma linha futurista em que combinou tons claros e pastéis com uma cor metálica.
- House Versace nunca se desviou das tendências mundiais, por isso o futurismo não o deixou de lado. A coleção foi criada com base no estilo clássico com as linhas quebradas do corte inerentes à direção futurista.
Exemplos elegantes
A fim de mostrar visualmente o estilo futurista das roupas, selecionamos vários exemplos de estilo.
Uma imagem muito invulgar e marcante. Usei apenas 2 cores: preto e azul elétrico, mas que impressionantes! Preste atenção na versão com leggings - é bem possível utilizá-la para criar um arco.
Alta-costura... É improvável que a versão masculina "crie raízes" na vida cotidiana, mas a versão feminina é bastante simples - apenas a cor é incomum.Porém, se um dos detalhes (gabardine ou calça) for substituído pelo mesmo tipo, porém preto, você obtém um excelente look casual futurista.
Uma jaqueta bomber prateada, óculos com óculos amarelos, uma bolsa em uma grande corrente - é isso. versão de rua do futurismo.
Este arco "refere-se" ao estilo futurista graças a corte incomum de saia e gola alta.
E esse vestido é perfeito para sair.