Laminação de cabelo

Laminação de cabelo em casa: prós e contras, um guia passo a passo

Laminação de cabelo em casa: prós e contras, um guia passo a passo
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Fundos necessários
  4. Instruções passo a passo
  5. Receitas
  6. Quanto tempo isso dura?
  7. Cuidado do cabelo após o procedimento
  8. Avaliações

Quase toda menina procura cuidar do cabelo, mas muitas vezes acontece que nem todo mundo tem dinheiro para procedimentos de salão. Então, várias receitas folclóricas vêm em seu socorro, cuja eficácia em nada é inferior aos meios profissionais.

Nos últimos anos, o procedimento de laminação do cabelo ganhou imensa popularidade. No artigo, conheceremos mais de perto as características, nuances e regras importantes para a realização deste procedimento, conheceremos as receitas mais populares de composições e máscaras, e também saberemos como laminar adequadamente os cabelos em si mesmo.

Peculiaridades

A laminação é um procedimento especial para a aplicação de várias composições no cabelo, que é coberto por uma fina película protetora. Esse filme ajuda a proteger o cabelo de fatores externos, além de preencher as partes internas danificadas e reter a umidade dentro da estrutura.

A peculiaridade do procedimento em casa, usando fórmulas não caras, mas métodos populares, é que os componentes químicos não causam danos adicionais aos cabelos, portanto, após o enxágue com a composição, não ficarão ainda mais quebradiços e secos do que antes do procedimento.

Os ingredientes naturais, ao contrário, ajudam a nutrir e, com a ajuda de um efeito cumulativo, a restaurar as estruturas danificadas.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer outro procedimento, a laminação doméstica tem vantagens e desvantagens.

Entre as vantagens estão:

  • todos os componentes são de origem natural, o que torna o procedimento totalmente seguro para a saúde dos cabelos e couro cabeludo;
  • graças aos ingredientes naturais, a ação do procedimento visa nutrir, hidratar e fortalecer as estruturas capilares;
  • com o procedimento correto, os cachos são cobertos por uma concha, para que fiquem protegidos dos efeitos nocivos do meio externo;
  • se o procedimento for realizado em cabelos tingidos, o pigmento da cor dura muito mais;
  • além de nutrir e fortalecer, o procedimento também afeta a condição externa dos cabelos, tornando-os mais brilhantes e sedosos;
  • a maciez e a maleabilidade do cabelo tornam o penteado mais fácil.

    As desvantagens incluem:

    • o procedimento não é adequado para todos os tipos de cabelo;
    • durante o procedimento, devido à aplicação e absorção de parte das formulações, os fios tornam-se mais pesados, o que significa que os fios podem perder parte do volume da raiz;
    • o peso do cabelo também pode aumentar o risco de perda do folículo;
    • vários componentes, mesmo de composições naturais de laminação doméstica, podem causar alergias devido à intolerância individual a certos ingredientes;
    • a coloração após o procedimento pode ser inútil;
    • além disso, o procedimento não produzirá nenhum efeito nas fitas estendidas.

    Fundos necessários

      Dependendo do método do procedimento, podem ser necessários ingredientes diferentes que tenham certo efeito na estrutura, aparência e condição do cabelo.

      Vamos dar uma olhada mais de perto no que você pode precisar para laminar o cabelo em casa e descobrir quais funções cada produto executa.

      Certifique-se de usar o papel alumínio para que quando aquecido com ferro ou secador de cabelo, o efeito de laminação seja alcançado, mas sem danificar os cabelos. O papel alumínio pode ser usado de duas maneiras: para separar cada mecha ou para embrulhar todo o cabelo.

      Para fazer uma máscara de acordo com uma das receitas, você vai precisar de gelatina. A opção é a mais simples na composição e facilmente realizada em casa.

      O óleo de rícino é necessário para alisar as escamas dos cabelos danificados, nutri-los com substâncias úteis e torná-los sedosos e brilhantes.

      Uma receita usa leite de coco. Este ingrediente é muito útil para proteger os cabelos dos efeitos nocivos do meio ambiente, tornando-os macios e nutrindo as vitaminas contidas nos ingredientes naturais.

      Para poder realizar a laminação com suas próprias mãos em casa, você pode precisar de algumas ferramentas:

      • pratos convenientes nos quais você pode preparar uma máscara e aquecê-la;
      • um pente confiável - é melhor que seja uma opção de dupla face com vários dentes grandes, bem como vários dentes pequenos e frequentes;
      • para aplicar a máscara nos cabelos, você vai precisar de uma escova de cabeleireiro com cerdas duras;
      • para cobrir a cabeça após a aplicação da máscara, você precisará de uma tampa de plástico grossa;
      • e para que o efeito de aquecimento seja mais eficaz e duradouro, é melhor usar uma toalha grossa feita de materiais naturais.

      Você também precisará de um bom xampu de limpeza para preparar o cabelo para o tratamento. Como último recurso, pode-se adicionar um pouco de refrigerante a qualquer outro, para que o efeito de limpeza, revelação das escamas capilares e preparação da estrutura para aplicação da composição seja mais eficaz.

      Instruções passo a passo

        Quando todos os ingredientes estiverem preparados, você precisa iniciar o próprio procedimento. Para que a autolaminação ocorra sem dificuldades específicas, consideraremos recomendações passo a passo para o procedimento.

        1. Você precisa lavar bem o cabelo sem usar bálsamo para cabelo.
        2. Após a lavagem, não é necessário secar os cabelos com secador de cabelo, basta secar com uma toalha grossa e absorvente.
        3. Para tornar o cabelo mais fácil de pentear, você pode tratá-lo com um spray especial que desembaraça os cachos rebeldes.
        4. O cabelo deve ser cuidadosamente penteado e dividido em mechas separadas.
        5. Na etapa seguinte, a composição é preparada e aplicada nos fios.Você pode usar uma escova especial ou fazer tudo com as mãos - depende da conveniência e do comprimento dos cachos.
        6. Depois de aplicar a composição, você precisa embrulhar os fios em papel alumínio.
        7. Aquecemos o ferro à temperatura máxima e aquecemos bem cada fio enrolado com ele. Se o cabelo for muito curto e não for possível passar o ferro, aquecemos com um secador de cabelo.
        8. Após o tratamento térmico dos fios, colocamos um boné.
        9. Em seguida, você precisa esperar um certo tempo. É individual para cada receita.
        10. Retire a tampa e o papel alumínio, enxágue os cabelos com um produto delicado em água fria e use um condicionador de cabelo.
        11. Para garantir a laminação em casa, você pode enxaguar seus cachos com uma decocção à base de vinagre.
        12. Você precisa deixar seu cabelo secar sozinho. Para que a composição adira melhor ao cabelo, é melhor não usar secador de cabelo após a primeira lavagem para secar o cabelo.

        Receitas

        Para conseguir o efeito de laminação por conta própria, existem muitas receitas de várias formulações adequadas tanto para cabelos coloridos quanto para cachos danificados pela exposição a altas temperaturas.

        À base de mel

          Para preparar um produto de laminação à base de mel, você precisará dos seguintes ingredientes:

          • mel - 1 colher de chá;
          • ovo de galinha - 1 unidade;
          • óleo de rícino - 1 colher de sopa eu .;
          • óleo de eucalipto ou calêndula - algumas gotas.

          O mel deve ser aquecido em banho-maria e misturado com óleos e um ovo. Em seguida, os pratos com a máscara devem ser retirados para um local fresco para que a composição esfrie e engrosse um pouco, após o que aplicamos nos cachos, aquecemos e deixamos no cabelo por 30-40 minutos.

          À base de kefir

          Esta máscara difere por incluir não apenas ingredientes naturais de origem natural, mas também vitaminas. Nós precisamos:

          • kefir - 4 colheres de sopa. eu .;
          • ovo - 1 pc .;
          • maionese - 2 colheres de sopa. eu .;
          • amido - 1 colher de chá. (adicione se necessário);
          • acetato de retinol - 1 ampola;
          • Acetato de alfa tocoferol (vitamina E) - 1 cápsula.

          Todos os ingredientes devem ser bem misturados e aplicados nos cabelos úmidos em todo o comprimento, incluindo as raízes. Depois de aquecer os fios, é preciso esperar 40 minutos e, em seguida, lavar a composição.

          Maneira africana

          Para preparar a composição de acordo com esta receita, você deve:

          • coco ou leite de vaca - 0,5 xícara;
          • meio limão;
          • óleo de girassol - 20 g;
          • amido - 1 colher de chá;
          • mel - 1 colher de chá

          O leite morno deve ser misturado com suco de limão e, em seguida, adicione o leite. Para que a mistura fique mais espessa, usamos amido. Depois que a mistura engrossar, você precisa adicionar um pouco de mel e aplicar a composição no cabelo. Essa máscara deve ser mantida no cabelo por 30 a 40 minutos.

          Receita indiana

          A laminação de cabelo com receita indiana envolve o uso dos seguintes ingredientes:

          • banana - 1 pc .;
          • coco ou leite de vaca - 1 copo;
          • mel - 0,5 xícaras.

          Todos os ingredientes são misturados no liquidificador até ficarem homogêneos. Uma característica distintiva desta máscara é que ela é aplicada em cabelos secos e não lavados e mantida por 2 a 2,5 horas sem aquecimento. Decorrido o tempo, a composição deve ser lavada dos cabelos e seca sem o uso de secador.

          Baseado em lúpulo

          Esta receita usa uma decocção de lúpulo com a adição de outros ingredientes. Nós precisamos:

          • lúpulo - cerca de 10 cones;
          • sementes de linho - 3 colheres de sopa. eu .;
          • água quente - 0,5 l;
          • amido - 1 colher de sopa. eu.

          Despeje o lúpulo e as sementes de linho com água morna e deixe fermentar. Então, em meia hora, é preciso deixá-lo pronto em banho-maria, após o qual é necessário deixar o caldo esfriar. Coe por um pano de algodão ou uma peneira.

          O amido é adicionado para engrossar a mistura, facilitando a aplicação no cabelo. Depois de aplicar os fios, é preciso aquecer, segure a máscara por 30 minutos.

          À base de gelatina

          Esta é talvez a receita caseira de laminação de cabelo mais popular e mais eficaz.As máscaras de gelatina são úteis pelo fato de não terem apenas efeito externo sobre os fios, mas também efeito cumulativo, preenchendo a estrutura de cada fio.

          Para preparar uma máscara, você deve ter:

          • gelatina alimentar (granular) - a quantidade depende do comprimento do cabelo, de 1 a 5 colheres de sopa. eu .;
          • água - 3 colheres de sopa para cada colher de gelatina;
          • bálsamo para cabelos.

          A gelatina deve ser despejada com água, os grânulos devem inchar, após o que devem ser derretidos em banho-maria até ficarem homogêneos para que não fiquem grumos. Depois que a máscara adquirir uma consistência uniforme, é necessário misturá-la com o bálsamo para cabelo preparado na proporção de 1 colher de gelatina - meia colher de bálsamo.

          A composição deve ser aplicada em cabelos limpos e úmidos, sem atingir a raiz. Você pode aplicar a máscara em fios individuais, embrulhando-os em papel alumínio ou em todo o cabelo. No segundo caso, o papel alumínio é usado para envolver toda a cabeça.

          Em seguida, colocamos um chapéu no cabelo ou adicionalmente envolvê-lo em um saco plástico, embrulhar em uma toalha quente. A máscara deve ser aquecida e mantida na cabeça por cerca de uma hora, após a qual deve ser lavada sem o uso de shampoo, e o cabelo deve secar por conta própria.

          Quanto tempo isso dura?

          Sem dúvida, toda menina que gosta de laminação capilar deseja que o efeito impressionante do procedimento dure o máximo possível, mas nem sempre corresponde às expectativas.

          Acontece que a duração do efeito depende de muitos fatores, mas mesmo com um efeito mínimo de cada um deles, não dura mais do que 6 semanas.

          Para um efeito mais duradouro, os componentes dos remédios caseiros à base de ervas não são suficientes, e se você deseja fazer o procedimento por muito tempo, é melhor recorrer aos serviços de salão.

          Vamos considerar com mais detalhes o que determina a duração do procedimento.

          • A condição inicial do cabelo. Se estiverem muito danificados, não espere um efeito de longo prazo na primeira vez, caso em que será cumulativo.
          • O estado do corpo. Acontece também que durante algumas doenças ou distúrbios hormonais, qualquer procedimento praticamente não tem eficácia.
          • Influências externas. Se você lavar o cabelo com frequência com um shampoo de limpeza profunda ou usar diferentes métodos de modelagem térmica do cabelo, a camada externa de laminação ficará mais fina rapidamente e o cabelo ficará quebradiço e seco novamente.
          • Finalmente, vários fatores naturais podem afetar a duração do procedimento. Por exemplo, exposição excessiva à luz solar no verão em climas quentes, água salgada do mar ou geadas severas. Nestes casos, vale a pena cobrir a cabeça com panamás, chapéus e chapéus quentinhos.

          Cuidado do cabelo após o procedimento

            A duração do efeito de laminação depende diretamente do cuidado subsequente com os cabelos. Portanto, é necessário familiarizar-se com algumas regras e recomendações.

            • Como já mencionado, é necessário lavar os cabelos com um shampoo suave contendo apenas ingredientes naturais, sem SLS e parabenos. O mesmo se aplica ao bálsamo para o cabelo.
            • Você precisa pentear o cabelo delicadamente, desembaraçando primeiro as pontas e, gradualmente, subindo até a raiz.
            • Para manter o cabelo com brilho por mais tempo, é recomendável enxá-lo com infusão de urtiga fria após a lavagem.
            • Para secar o cabelo, é melhor usar o modo de soprador de ar frio ou deixá-lo secar sozinho.
            • Uma leve massagem com extratos de vários óleos, por exemplo, rícino, bardana, azeitona, linhaça ou coco, tem um efeito positivo.
            • Para manter o cabelo saudável e com brilho por mais tempo, e seu número não diminui, não repita o procedimento com muita frequência. Aproximadamente uma vez a cada seis meses, você precisa dar um descanso ao seu cabelo e ficar saturado com moléculas de oxigênio, uma vez que o peso muito frequente dos cachos pode levar à sua perda.

            Avaliações

            Se você estudar as críticas sobre esse procedimento, fica claro que as opiniões se dividem, já que algumas meninas gostam de procedimentos de salão com meios profissionais, enquanto outras preferem os remédios naturais, visto que sua eficácia não é pior.

            A maioria das meninas prefere máscaras com gelatina, observando suas propriedades eficazes e efeito de longo prazo. As demais opiniões se dividem entre outras receitas, mas quase todas trazem mel e diversos óleos nutritivos.

            Para informações sobre como laminar os cabelos em casa com gelatina, veja o próximo vídeo.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa