Laminação de cabelo

Laminação capilar: o que é e como fazer, prós e contras, tipos

Laminação capilar: o que é e como fazer, prós e contras, tipos
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Para quem é adequado?
  5. Composições e componentes
  6. A essência do procedimento
  7. Quanto tempo isso dura?
  8. Cuidados de acompanhamento
  9. Avaliações

Para deixar o penteado do rosto atraente e não desmoronar devido ao menor sopro de vento, muitas mulheres estão prontas para passar metade da manhã em frente ao espelho - lavar, secar, estilizar, estilizar e assim por diante quase todos os dias. E se o seu cabelo é desobediente, fofo, cacheado, muitas vezes é necessário alisá-lo. E um desafio de beleza - todos os dias. Mas você pode tornar seus preparativos matinais mais fáceis. Um procedimento simples de laminação do cabelo ajudará nisso.

Peculiaridades

Na tabela de preços de um salão de beleza, será oferecida a cimentação, em outro o serviço se chamará de esmaltação, no terceiro - biolaminação. E esta não é uma lista completa de nomes possíveis para essencialmente o mesmo método. As diferenças existem, mas elas apenas enfatizam a relação de procedimentos, cuja tarefa é deixar os cabelos lisos, brilhantes, sedosos, visualmente mais vivos e obedientes.

Tudo começou há cerca de 20 anos, quando a empresa alemã GoldWell, com a ajuda de tecnólogos japoneses, introduziu no mercado de cabeleireiros uma tecnologia de tingimento única. A tinta foi batizada de "Elumen", e não havia peróxido ou amônia em sua composição, o que não poderia deixar de passar despercebido. Ao mesmo tempo, os cachos podiam ficar brilhantes, às vezes até em cores extremas, e era difícil acreditar que isso pudesse ser alcançado sem o peróxido de hidrogênio. Mas os desenvolvedores, tendo adotado as leis da física, brincaram com o fato de que, em um ambiente ácido, as moléculas de carga negativa da composição do corante eram fortemente atraídas por moléculas de cabelo com carga positiva.

Assim, a aliança nipo-alemã conseguiu que a tintura suave penetrasse rapidamente na estrutura do cabelo, sem danificá-lo, mas preenchendo (cimentando) as áreas afetadas da cutícula do cabelo. E os cachos depois de um tingimento tão revolucionário tornaram-se lisos e brilhantes.

A sessão era cara, e apenas aqueles que podiam pagar por serviços premium podiam pagar pela eluminação. Com o tempo, a experiência das colegas foi adotada por outros conquistadores da indústria da beleza, e a essência da tecnologia passou a ser usada não para tingir, mas para soldar os fios - após a aplicação de uma composição especial, os cabelos ficaram brilhantes, vivos e Liso como asiático.

A palavra "eluminação" nos países de língua russa foi assimilada como "laminação", você também pode ouvir o nome "laminação" e "biolaminação".

Vantagens e desvantagens

Depois que o cabeleireiro aplica uma composição especial nos fios da cliente, resta esperar - o efeito da substância já começou. Envolve literalmente todos os fios de cabelo, sela as escamas e termina. O cabelo adiciona volume, fica mais pesado, alisa significativamente, adquire brilho e volume perfeitos. O cabelo laminado é gerenciável e tem cachos sedosos. E esse efeito externo é uma vantagem definitiva dessa manipulação cosmética.

O que o procedimento oferece:

  • o número de pontas duplas visíveis diminuirá;
  • os fios ficarão macios;
  • o cabelo ficará uniforme, um corte uniforme será notado;
  • a eletrificação e a maciez do cabelo praticamente desaparecerão;
  • o tempo gasto na instalação será seriamente reduzido;
  • a película protetora formada no cabelo durante a laminação o protegerá dos efeitos adversos das condições climáticas.

O benefício da laminação é que você pode domar os cabelos teimosos, colocar em ordem, o que mudará muito a imagem externa de uma mulher.

Mas não se pode dizer que não haja uma única desvantagem na laminação. Cada cliente, sentado na cadeira do mestre, deve compreender que se trata de uma medida temporária. A laminação não será permanente e persistente, e o cabelo em crescimento começará a se comportar da maneira que a natureza e os cuidados que você organizou irão "comandá-lo". O principal dano do procedimento é que não funcionará chamar a composição da substância usada de ecologicamente correta.

É verdade que se você mesmo fizer, em casa, mudar a composição química do salão para uma mistura com gelatina, o dano será muito menor.

Quem não deve laminar o cabelo:

  • clientes cujo couro cabeludo apresenta feridas e ferimentos, mesmo pequenos;
  • Mulheres que apresentam queda severa de cabelo (folículos capilares enfraquecidos)
  • clientes com doenças crônicas exacerbadas - o efeito da composição química pode agravar o quadro doloroso;
  • aqueles que são alérgicos aos componentes da composição.

Não é desejável que a gestante faça laminação, mas essa não é uma contra-indicação absoluta. E ainda, durante o período de gestação, a origem hormonal do corpo feminino é especial, e nenhum especialista pode garantir que o efeito será alcançado a cem por cento. Por fim, a futura mamãe não deve mais respirar "química". Pode não haver consequências, mas a gravidez não é o momento de experimentar.

Variedades

Os principais tipos de laminação são coloridos e transparentes. A essência está em seu nome. Transparente é um procedimento padrão de solda capilar que resulta na saída da mulher do salão com a mesma cor de cabelo, mas com uma aparência renovada e saudável.

No caso da versão colorida, o procedimento é combinado com a coloração. Um pigmento de coloração é adicionado à composição, que deve envolver cada fio de cabelo. Essa é uma versão clássica da laminação, quando os cabelos também mudam de cor e com isso sua estrutura muda visualmente.

Além disso, a laminação é um salão e uma casa. Este último difere não só na localização do procedimento, mas também na composição que é aplicada ao cabelo. A laminação doméstica usa gelatina. Chega disso, bálsamo para cabelo e água, para transformar seriamente o cabelo.O efeito não será tão marcante como depois do salão, mas vários cursos de laminação doméstica terão um efeito cumulativo. Além disso, essa sessão em casa pode ser realizada com frequência.

O método de laminação a quente é considerado trabalhoso e difícil, a composição do laminado é aplicada em cachos úmidos. Em seguida, o mestre irá aquecê-los com um alisador poderoso através de uma tampa protetora. O aquecimento da fita dará o efeito de uma transferência ativa de substâncias da composição. Mas para cabelos não mais saudáveis, esse método não funciona: há riscos de enfraquecê-los ainda mais. A exposição a altas temperaturas é sempre estressante para o penteado, mas cabelos saudáveis ​​podem sobreviver a ela sem muitas perdas, e pontas duplas e quebradiças são improváveis.

O método a frio consiste na limpeza inicial dos cabelos, após a qual se aplica uma máscara nutritiva intensiva. Em seguida, o mestre aplicará um composto de laminação nos cachos. Ele vai ficar no seu cabelo por cerca de meia hora, depois o mestre vai lavá-lo. A próxima etapa é uma máscara restauradora e fixadora. A laminação a frio também pode ser feita em casa, se você entender a essência do processo e seguir as instruções.

A fitolaminação e a ecolaminação são consideradas menos tipos, mas sim tipos de laminação capilar. Este último pressupõe a inclusão de componentes estritamente naturais na composição (o nome declarado nem sempre corresponde à verdade), durante a fitolaminação, fitoextratos e vitaminas são incluídos na fórmula do produto. Algumas dessas formulações apresentam um leve efeito de coloração.

A vitrificação do cabelo também é um pouco diferente dos clássicos. Com ela, os cabelos não são apenas envolvidos por uma película protetora, mas também coloridos. A substância utilizada para a laminação contém ceramidas ativas. A manipulação refere-se à forma inicial do procedimento - eluminação, que visava principalmente tingir os cabelos.

Para quem é adequado?

O procedimento pode ser útil para mulheres com qualquer tipo de cabelo. Em particular, os clientes costumam recorrer ao mestre, que se queixa de cabelos insuficientemente exuberantes e volumosos, finos e sem vida.

Efeito de laminação para cabelos diferentes.

  • Para os cacheados. Cachos cacheados não serão capazes de se tornar perfeitamente retos, mas com certeza irão adicionar volume e força. Freqüentemente, por causa de sua desobediência, o cabelo crespo parece opaco e sem vida, mas a laminação parece dar vida a ele.

Uma boa maneira de experimentar um novo visual se você foi "comandado" por cachos rebeldes durante toda a vida. Mas o mestre deve avisar que a laminação não é um alisamento perfeito.

  • Para os curtos. Não há razão para os proprietários de cabelo curto pularem a laminação. Se a mulher cortou o cabelo, mas falta brilho, obediência, por isso não é possível se gabar de um novo penteado, apresentá-lo em toda a sua glória, então a laminação nessa situação salvará a vida.

O procedimento enfatizará elegantemente o cabelo após uma coloração complexa - com suaves transbordamentos, transições e sombras.

  • Para os cacheados. Alisar perfeitamente o cabelo não funcionará, mas se os fios se curvarem ligeiramente, o procedimento será capaz de torná-los lisos. Se os cachos se assemelharem a molas, você precisa consultar o mestre - apenas ao ver seu cabelo, ele fará uma previsão precisa.
  • Para os magros. Se o cabelo for fino, mas não muito enfraquecido, bem cuidado, a laminação o deixará mais pesado, adicione volume. Mas se o cabelo for fino e fraco, deixá-lo pesado o tornará quebradiço. O cabelo vai começar a cair. No entanto, muitos salões agora oferecem laminação leve, que também é adequada para cabelos finos.
  • Para grosso e duro. Existem várias opções aqui. Lembre-se que o procedimento inevitavelmente tornará os cabelos mais pesados, e neste caso o ditado “o melhor é inimigo do bom” descreve perfeitamente esta situação. Mas se o cabelo for de espessura moderada e você quiser "coçá-lo", torná-lo obediente e uniforme, a laminação pode fazer um excelente trabalho nessa tarefa.

É necessário decidir se vai fazer a laminação ou não após consulta com o mestre.Um especialista competente não definirá a hora e a data no telefone sem ver ou tocar em seu cabelo. Se ele perceber que em um determinado caso a laminação não é adequada para o cliente, ele oferecerá um serviço alternativo.

Composições e componentes

Muitos desenvolvedores líderes oferecem um pacote de produtos: trata-se de um conjunto completo que consiste em diferentes formas de produtos de laminação, que, quando usados ​​em conjunto, dão o efeito desejado.

O complexo pode incluir:

  • xampu;
  • produtos de fase quente;
  • soro de massagem;
  • máscara ou bálsamo;
  • pulverize com seda líquida.

A proteína da seda é um componente muito utilizado em cosméticos para laminação, é ele quem ajuda os cachos a brilharem e brilharem após o procedimento. O produto nutre bem os cabelos, hidrata, protege. Além de proteínas de seda, o complexo pode incluir extrato de magnólia.

    Algoritmo de laminação com a composição acima.

    1. Primeiro, um shampoo de limpeza é aplicado nos cachos úmidos. Basta segurar por alguns minutos, enxaguar. Se necessário, o procedimento é repetido.
    2. Em seguida, é aplicado o preparo da fase quente, que é mantida nos cabelos por 7 minutos. Também enxágue bem com água.
    3. Em seguida, o soro de massagem é distribuído sobre os cachos, é mantido por cerca de 5 minutos, lavado.
    4. Em seguida, o master levará o gel de laminação, que não precisa ser lavado.
    5. A máscara incluída no complexo é usada imediatamente e depois uma vez por semana - manterá o efeito de laminação.

    Em alguns casos, os produtos de laminação incluem também uma composição especial fortificada: ajuda a cicatrizar os fios, afetando profundamente a sua estrutura, nutrindo e estimulando a renovação. Este gel pode incluir um complexo de queratina, mentol, bem como óleo de moringa, goma de guar, quitosina. O gel também é enriquecido à custa de ácidos graxos, proteínas do trigo, silicone.

    A laminação profissional também pode incluir spray fortificado, bem como óleo cosmético. Também há receitas com leite de coco. Se for uma laminação colorida, o complexo inclui tinta.

    A essência do procedimento

      A laminação no salão não é o procedimento mais barato. Mas o efeito vale o dinheiro gasto, especialmente se você estiver confiante no mestre.

      A sessão consiste em cinco etapas principais.

      1. O mestre lava os cabelos com um shampoo especial que remove as escamas. Em seguida, o cabelo é seco.
      2. Na fase quente, cada fio é recoberto por um composto regenerador que preenche os vazios e diversas rugosidades, desníveis da estrutura. Em seguida, a cabeça da cliente é enrolada em uma touca de aquecimento, que deve ser mantida no cabelo por 20 minutos. Devido a isso, a substância penetra profundamente na haste.
      3. Em seguida, é aplicado o óleo, cujo objetivo nesta etapa é restaurar e proteger os cabelos.
      4. Estágio frio. Os cachos são cobertos com uma nova composição. Se eles são de comprimento médio, eles seguram por 5 minutos; nos longos, você precisa mantê-lo por mais tempo - cerca de 10 minutos.
      5. Na fase final da laminação, os cabelos são recobertos por uma composição envolvente, cujos componentes preenchem os poros e alisam os cachos. Isso permite obter elasticidade, maciez, peso dos fios.

      Só falta enxaguar bem o cabelo e começar a modelar. Tudo é feito em etapas, algumas formulações reforçam a ação de outras. A temperatura da composição depende se a laminação a quente ou a frio é realizada.

        Se você está tendo problemas para colocar seu cabelo em um salão de beleza, pode tentar a laminação em casa. Essa mistura pode ser baseada em, por exemplo, óleo de rícino. É o suficiente para um procedimento único de uma colher de manteiga, um ovo de galinha, duas colheres de sopa de maionese e quatro colheres de sopa de kefir. A composição misturada a um mingau é aplicada em cabelos limpos e levemente úmidos. Em seguida, a cabeça deve ser isolada com uma tampa ou uma tampa de plástico com uma toalha por cima.

        A composição caseira é mantida no cabelo por cerca de meia hora. Em seguida, os fios são bem lavados com água morna. Mas a água deve estar apenas morna, não quente. Se o seu cabelo estiver seco e parecer oleoso, você pode usar uma lavagem com shampoo.O procedimento deve ser repetido uma vez por semana durante um mês.

        Quanto tempo isso dura?

        O efeito durará de 1 a 3 meses. Depende do estado inicial do cabelo, da composição utilizada e das habilitações do mestre. Os cuidados subsequentes com os cabelos também são importantes. Se, por exemplo, uma cliente não aguentou o tempo estipulado e literalmente lavou o cabelo 2 a 3 dias após a laminação, não há necessidade de contar com um efeito de longo prazo.

        O prazo de validade mais curto do efeito após o procedimento é de 3 semanas, em média, o cabelo brilhante e liso permanece por 6-7 semanas. Se a coloração for planejada, faça-o antes da laminação. Devido ao fato de que haverá uma película protetora no cabelo, a tinta pode não penetrar profundamente o suficiente na haste do cabelo. Como alternativa, faça a laminação colorida em conjunto com a pintura.

        Com a laminação caseira, tudo é um pouco diferente - dura apenas uma semana se você estiver fazendo o procedimento pela primeira vez. Portanto, é aconselhável laminar os cachos em casa literalmente todas as semanas durante um mês e, em seguida, fazer uma pequena pausa. A sessão demonstra um efeito cumulativo, cada vez que a condição do cabelo depois dele vai melhorar.

        A laminação doméstica é considerada especialmente eficaz, que a gelatina simples ajuda a realizar. O elemento alimentar contém colágeno natural, aminoácidos valiosos, proteínas, bem como celulose, fibra alimentar, oligoelementos e vitaminas, todos juntos ajudam a restaurar suavemente o cabelo. Além disso, a gelatina é capaz de cobrir os cabelos com uma película protetora, fazendo com que os cachos pareçam mais elásticos, volumosos. Inerente a tal laminação e mascaramento de pontas duplas.

        A gelatina, embora enxágue rapidamente em comparação com os cuidados do salão, não é tão agressiva para o cabelo, portanto, você pode fazer vários procedimentos seguidos. Além disso, com o preço, a laminação doméstica é várias vezes mais barata do que a laminação de salão: se você quer economizar, não encontra opção melhor.

        Receita clássica para laminação de gelatina:

        • Despeje 1 colher de sopa de gelatina fresca em uma panela pequena;
        • adicione 3 colheres de sopa de água fervida resfriada ali, misture bem;
        • Certifique-se de cobrir a panela com uma tampa, deixe a mistura inchar por 20 minutos;
        • se encontrar grumos em uma mistura inchada, você deve aquecer a composição - então eles irão embora;
        • certifique-se de que o laminador não ferva, pois a gelatina neste estado tende a perder a eficácia, dificultando sua queima;
        • adicione uma colher de chá de seu bálsamo / máscara para cabelo favorito à massa resultante;
        • se notar que a mistura está aguada, acrescente um pouco mais de bálsamo;
        • enxágue os cabelos com shampoo comum, seque com uma toalha, mas deixe um pouco úmido;
        • aplique a mistura preparada nos cabelos úmidos, mas para que não caia no couro cabeludo - você terá que recuar alguns centímetros da raiz;
        • faça rápido, pois a massa pode congelar na panela (se ainda estiver congelada, precisa ser aquecida);
        • após o processamento, cubra os cabelos com película aderente ou touca de banho, aqueça-os com uma toalha ou lenço grosso;
        • para melhorar a ação, os cabelos enrolados podem ser aquecidos com secador por 10 minutos - assim a mistura de gelatina penetra melhor na haste capilar;
        • para fixar o efeito, enxágue os cachos com água e suco de limão.

          As proporções dadas neste diagrama são tomadas para cabelos na altura dos ombros, a massa da composição deve ser aumentada em função do comprimento. Se nem toda a mistura tiver sido usada, ela não deve ser reaplicada. Lembre-se da regra básica: 1 parte de gelatina para 3 partes de líquido.

          As receitas podem ser complicadas pela adição de outros ingredientes, como óleos vegetais. A gelatina pode ser laminada no cabelo uma vez por semana durante 1-3 meses. Esta frequência permite consolidar o resultado.

          Apenas no caso de registro de desconforto causado pela sessão, você deve abandonar o procedimento domiciliar. Normalmente, a laminação da gelatina não é um problema.

          Para informações sobre como laminar os cabelos com gelatina em casa, veja o próximo vídeo.

          Cuidados de acompanhamento

          Se você negligenciar o conselho dos mestres, mesmo a laminação da mais alta qualidade não durará muito em cachos. A primeira e principal recomendação é não lavar os cabelos por pelo menos dois dias após a laminação. E não só não lave, como também não permite nenhuma ação da umidade nos cabelos. E isso é precipitação, e uma mudança no clima (alta umidade) e vapor na cozinha. Não se permita nestes primeiros dias usar um secador de cabelo, ferros para ondular, ferros - a exposição a altas temperaturas nesta época também é altamente indesejável.

          Dicas de cuidados importantes.

          1. O shampoo usado nas primeiras semanas após a laminação deve ser suave e delicado. Isso significa que a concentração de álcalis é mínima.
          2. Se o mestre não se importar, use agentes redutores com filtragem ultravioleta dos elementos.
          3. 5-7 dias após a laminação, todos os dias durante uma semana, você pode massagear o couro cabeludo com uma quantidade minúscula de óleo vegetal.
          4. As aplicações de revitalização do cabelo terão que ser adiadas por um tempo - a camada protetora de laminação anulará todos os esforços.
          5. É ótimo se você escolher produtos da mesma marca do composto laminador como seus produtos básicos para o cuidado do cabelo. As fórmulas desses produtos são semelhantes, seus componentes não entrarão em conflito, o que significa que seu cabelo só se beneficiará com essa união.
          6. Peelings e esfoliantes para o couro cabeludo, por melhores que sejam, não devem ser usados ​​por pelo menos um mês após a laminação. Vale a pena abrir mão de quaisquer produtos para o cabelo à base de álcool e do spray de cabelo para fixar os penteados também.
          7. Os pentes devem ser feitos de materiais naturais. A melhor opção é um pente de madeira.
          8. No futuro, o cabelo pode ser secado com secador de cabelo, mas o aparelho deve ser mantido a 30 cm da cabeça. O tempo total de ação térmica não deve ultrapassar 15 minutos. Se você usar um modelador de cachos ou ferro, tente reduzi-los ao mínimo.
          9. A relaminação pode ser tratada 1,5-3 meses após a primeira.

          Algumas clientes se incomodam com o fato de seguirem cuidadosamente todos os procedimentos de cuidado dos cabelos laminados, fazendo com que os cachos comecem a crescer mais rápido. E isso é lógico: massagens, óleos, o uso de bons pentes - tudo isso "acorda" os folículos capilares. Mas quanto mais rápido o cabelo volta a crescer, mais brilhante é a diferença entre os cabelos naturais na zona da raiz e aqueles que foram laminados. Só há uma saída: alternar a laminação de salão com a laminação doméstica inofensiva.

          Avaliações

          Resumindo as inúmeras análises em fóruns e recursos especiais dedicados a penteados e cuidados com os cabelos, podemos dizer que a laminação continua sendo um procedimento exigido, embora o boom da laminação já tenha passado. Ela tinha muitos competidores, e a necessidade de repetir o procedimento inúmeras vezes deixava muitas mulheres decepcionadas com a vedação estética dos cabelos.

          Mas a laminação doméstica, ao contrário, está ganhando cada vez mais novos fãs. Facilidade de ação, receitas de trabalho, preço acessível - tudo isso tornou os procedimentos caseiros populares. E para consolidar o efeito após, por exemplo, a laminação de gelatina, pode-se usar uma série especial de shampoos-laminadores, bálsamos e máscaras-laminadores.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa