Utensílios de cozinha

Tudo sobre telas de respingos de fogão

Tudo sobre telas de respingos de fogão
Contente
  1. Requisitos
  2. Variedades
  3. Materiais de manufatura
  4. Dicas de Seleção

Cozinhar qualquer alimento é acompanhado de respingos no fogão, nas paredes, na pia e no chão. Para evitar isso, você deve usar telas de proteção. Ao navegar corretamente pelas variedades desses aparelhos, você pode escolher a melhor opção e facilitar muito a limpeza de todas as superfícies da cozinha.

Requisitos

A cozinha é uma pequena divisão em que o trabalho está constantemente a ferver ao fogão, o que significa que não pode passar sem sujidade. Para tornar a limpeza mais fácil para si mesma, a recepcionista pode colocar um avental na parede de trabalho ou comprar uma tela de proteção.

Você pode usar esse dispositivo para fogões elétricos, variedades de gás, infravermelho e placas de vitrocerâmica.

A proteção contra respingos pode ser localizada diretamente ao lado do fogão e cobrir a área de cozimento, ou pode ser localizada nas proximidades, cobrindo toda a parede ou bancada de possíveis problemas durante o processo de cozimento. A blindagem do fogão pode ser feita de uma variedade de materiais, tamanhos e locais, mas deve ser boa para proteger contra respingos de óleo durante a fritura ou quaisquer outras manchas. Para não se confundir com a escolha de uma tela de proteção confiável, é importante considerar o produto de acordo com os principais requisitos:

  • o produto deve tolerar facilmente mudanças bruscas de temperatura, alta umidade;
  • a tela deve resistir a altas e muito altas temperaturas sem problemas;
  • o produto deve ser fácil de lavar e limpar;
  • a aparência desta tela deve ser agradável, deve encaixar-se bem no interior e complementá-la.

Você pode instalar telas de proteção em diferentes posições:

  • atrás do queimador - permite proteger a parede contra sujeira indesejada durante o processo de cozimento;
  • na lateral do queimador - ajuda a proteger a bancada ou pia de respingos e manchas;
  • Frente do recuperador - permite fechar o painel de comando do recuperador e minimizar o acesso das crianças aos queimadores.

Dentre a grande variedade de produtos, é importante escolher aquele que se adapte ao preço, aparência e confiabilidade.

Variedades

No momento, existem 2 tipos principais dessas telas.

  • Removível. É um projeto autônomo, composto por 2 ou 3 peças conectadas entre si, que são colocadas ao redor da panela ou panela, protegendo todo o resto de qualquer respingo.
  • Monolítico. É uma chapa maciça de diversos materiais que é colocada na parede da cozinha para proteger o papel de parede ou contra-parede. Dependendo da confiabilidade dos materiais, essa tela pode durar de várias semanas a vários anos.

Uma tela de cozinha dobrável removível para um fogão a gás, elétrico ou fogão moderno pode parecer diferente, mas é feita de papel alumínio. À venda você pode encontrar uma versão simples sem desenhos, ou variedades brilhantes e bonitas que não só protegerão a cozinha de sujeira desnecessária, mas também se tornarão um acessório adicional. Tais mercadorias podem ser constituídas por blocos separados, que são dispostos no lugar certo, o número de elementos pode ser de 2 a 8, dependendo do tamanho do recuperador e do seu formato. Para que seja conveniente para a dona de casa transportar a tela de proteção e lavá-la, existem variedades com alça. Telas removíveis podem ser instaladas ao redor ou próximo ao queimador, protegendo o próprio fogão de qualquer contaminação.

As telas de proteção monolíticas podem ser feitas de diferentes materiais, o que determina sua confiabilidade e custo. Esses produtos são colocados na parede perto do fogão ou na superfície de trabalho perto do fogão. Graças ao posicionamento estacionário do acessório, não será necessário colocá-lo e retirá-lo a cada refeição.

Para lavar essas telas, basta usar pano úmido e sabão.

Materiais de manufatura

Ao escolher uma tela de proteção, é importante entender exatamente como ela será usada, com que freqüência e quais tarefas ela enfrenta. A principal característica distintiva de tais produtos é o material de sua criação. Telas monolíticas são instaladas em seus lugares e usadas desde que possam desempenhar suas funções. Existem vários materiais básicos com os quais essas telas podem ser feitas.

  • MDF. Qualquer superfície de madeira não tolera umidade e exposição a altas temperaturas, portanto tais produtos são recobertos por uma película protetora especial. O custo desta tela não é muito alto, sua vida útil é de 3-5 anos. Existem várias opções para essas telas. O MDF com filme de PVC é uma opção externamente bonita, mas pouco prática, já que o revestimento não resiste a altas temperaturas. O MDF com filme revestido com resina acrílica é a versão de maior sucesso da tela, que tem aparência agradável e oferece proteção adequada.
  • Vidro coado. Usado para proteger as paredes e a área de trabalho da contaminação. A tela de vidro tem pelo menos 8 mm de espessura, é durável e prática, fica bem na cozinha e pode ser decorada com um padrão, se desejado. A desvantagem dessa opção é o alto custo e a necessidade de encomendar um produto para um determinado tamanho da cozinha.
  • Policarbonato - um material artificial que parece vidro, mas tem muito mais vantagens. Devido à leveza do material e ao processamento simples, você pode fazer uma tela de proteção com as próprias mãos. O policarbonato resiste a altas temperaturas, o que permite que seja colocado com segurança atrás do fogão.

Devido à sua alta resistência, é possível cuidar da superfície com produtos químicos e auxiliares domésticos.

  • Pedra. A utilização de placas de grés porcelânico na parede apresenta vantagens e desvantagens. O acabamento em pedra da área de trabalho parece muito bonito e elegante, o que é uma vantagem, pois o grés porcelânico é mais barato do que o vidro de proteção.Dos pontos negativos, nota-se o grande peso da laje, a rugosidade da superfície, o que dificulta a manutenção. Estas placas não devem ser instaladas perto dos queimadores, pois suportam apenas um aquecimento até 80º.
  • Plástico. Painéis que parecem vidro, mas possuem uma maior variedade de cores, são leves e fáceis de instalar. Eles podem ser colocados na frente do papel de parede, tinta ou qualquer outra superfície, a tela irá protegê-lo totalmente.
  • Painéis de PVC podem ter espessuras diferentes, estar localizados na parede em forma de uma peça, ou se sobrepor, como forro, o que permite trocar a peça que vai sofrer com o tempo. Esses painéis são os mais econômicos, mas não duráveis, eles derretem com as altas temperaturas, eles podem inchar com a água.
  • Metal. A superfície da parede pode ser protegida com placas de aço que evitam que respingos e graxa entrem na superfície. O metal é capaz de resistir ao aquecimento a altas temperaturas, o que é uma vantagem deste material, mas por outro lado tem pouca utilidade prática. Gotas, sujeira e graxa permanecem nos painéis de metal e não são fáceis de limpar.

Devido à pequena espessura do produto, pode deformar e prejudicar a aparência de toda a cozinha.

  • Algumas donas de casa usam uma tela protetora de siliconeque pode ser fixado à parede com pregos líquidos.

Se não quiser instalar um produto fixo na parede da cozinha, você pode usar telas removíveis. Na maioria das vezes, esses produtos são feitos de papel alumínio, podem facilmente resistir a altas temperaturas, umidade e sujeira, que podem ser removidos sem problemas com detergentes. Essas telas podem ou não ter um padrão decorativo. O custo deste produto é baixo e, se desejar ou se necessário, pode adquirir facilmente uma nova tela de proteção.

Dicas de Seleção

Para comprar uma boa tela de proteção para cozinha, é preciso decidir os pontos importantes.

  • Tamanho de tela monolítico. Deve proteger completamente a área onde ocorre o processo de cozimento.
  • As opções removíveis devem cobrir qualquer utensílio de cozinha para que você não precise comprar um item de panela e panela separadamente.
  • Condutividade térmica. Os materiais devem resistir a altas temperaturas e não ser inflamáveis.
  • Resistência à água. A tela protetora não deve absorver umidade ou deformar-se dela.
  • A bela aparência da tela deve complementar o interior da cozinha, decorá-la, e não sobrecarregá-la.
  • A superfície deve ser fácil de limpar.
  • O custo deve ser adequado, você pode pagar um dinheiro decente por um material de alta qualidade e resistente ao desgaste, mas bens de vida curta não valem esse desperdício.

Você precisa escolher uma tela de proteção aos poucos, pensando em todas as nuances e pesando as vantagens e desvantagens de cada opção.

sem comentários

Moda

a beleza

casa