Utensílios de cozinha

Características e visão geral dos quebra-nozes

Características e visão geral dos quebra-nozes
Contente
  1. descrição geral
  2. Visualizações
  3. Opções de design
  4. Principais fabricantes

Hoje não é difícil comprar no armazém as castanhas prontas descascadas, salgadas e torradas. Portanto, muitos nem pensam na existência de quebra-nozes. Mas qualquer pessoa que esteja no ramo de nozes ou apenas tenha cultivado uma nogueira em seu jardim se depara com o problema de como facilitar o trabalho tedioso e demorado de extrair grãos saborosos de uma casca dura. Ferramentas especiais para divisão ajudarão nesse difícil assunto, que será discutido em nosso artigo.

descrição geral

O quebra-nozes é um mecanismo especial que ajuda a quebrar as cascas duras das frutas obtidas em certos tipos de árvores ou arbustos. O dispositivo é melhor do que um simples martelo, pois fixa a porca, evitando que ela escorregue no momento de quebrar. A casca rachada permanece no dispositivo e não voa em todas as direções, e a amêndoa da noz não se achata, como é o caso de uma pancada normal com um objeto duro.

Os quebra-nozes são pequenos e têm sempre um lugar na cozinha. Freqüentemente, os acessórios recebem uma aparência decorativa, de modo que podem ser usados ​​como um presente original para qualquer ocasião. Os mecanismos para quebrar nozes são extremamente simples, até mesmo as crianças podem dominá-los facilmente.

Os aparelhos são fáceis de cuidar, limpar e armazenar, e peças criativas tornam-se uma decoração incomum na sala de jantar ou na cozinha.

É difícil dizer quando surgiram os primeiros produtos auxiliares neste campo de atividade. As primeiras menções enviam pesquisadores há quase 8 séculos - ou seja, quantos anos de pedras com ranhuras artificiais. Mais de 50 deles foram encontrados em Israel perto do Mar Morto.Os cientistas acreditam que, com a ajuda desses aparelhos, as pessoas facilitam o trabalho ao picar pistache e amêndoas.

As famosas estatuetas do quebra-nozes em forma de rosto humano com um sorriso terrível surgiram no início do século 19 na Alemanha. Talvez tenham sido concebidos como ferramentas para abrir a casca das nozes, mas raramente eram usados ​​para o fim a que se destinavam. Eles eram vendidos nas feiras de Natal como uma espécie de decoração da casa para o feriado.

Visualizações

As categorias de quebra-nozes diferem em propósito, material de fabricação e variedades de nozes. Os dispositivos podem ser feitos de madeira, metal, menos frequentemente em opções de plástico, e os dispositivos de prata podem ser encontrados como antiguidades. A maioria dos quebra-nozes é projetada para funcionar com nozes; é raro encontrar adaptações separadas para frutas menores, por exemplo, pinhões, avelãs (avelãs) ou sua contraparte cultural - avelãs.

Mais frequentemente, eles produzem dispositivos universais de metal e madeira com empunhadura e ênfase em porcas de diferentes tamanhos. É bem possível encontrar aparelhos multifuncionais que podem picar amêndoas, pistache, nozes e bolotas ou castanhas. De acordo com o objetivo, os quebra-nozes são domésticos e industriais. Existem categorias manuais, mecânicas e elétricas. Vamos considerá-los com mais detalhes.

Doméstico

Os eletrodomésticos são usados ​​no dia a dia, em cozinhas convencionais, para quebrar e extrair pequenas quantidades de grãos da casca. Parecem ferramentas manuais em miniatura. No trabalho, os quebra-nozes são usados ​​com mais frequência, trabalhando com os seguintes princípios:

  • a pressão é exercida sobre a porca, colocada no leito cônico entre duas alças conectadas em um ponto;
  • a divisão ocorre devido ao aumento da carga no momento em que o parafuso é apertado.

A saída de núcleos intactos (não danificados) de um dispositivo de qualquer tipo é garantida em até 80%.

Industrial

Isso inclui equipamentos estacionários sofisticados (máquinas-ferramentas) operando com eletricidade segundo o princípio de quebrar porcas usando um eixo substituível de formato especial. O dispositivo processa grandes quantidades de nozes em um curto espaço de tempo. A marcação de favoritos ocorre em porções em grande escala, e não em uma fruta de cada vez, como nas condições cotidianas. Dispositivos robustos e confiáveis ​​são capazes de suportar qualquer carga.

Nas grandes empresas, além do equipamento de divisão, está envolvida toda uma linha de dispositivos para o processamento de grãos. - cabine de secagem, esteira rolante, peneirador-calibrador vibratório (máquina para separar porcas por tamanho) e outros aparelhos elétricos que facilitam o trabalho de um operário. O equipamento é capaz de processar até 200 kg de produtos por hora, recebendo até 70% dos grãos inteiros. O material danificado ou fraturado é usado para fazer manteiga de amendoim, pasta doce e aditivos em confeitaria.

Mecânico

As máquinas de processamento de porcas mecânicas são adequadas para aplicações em pequenas empresas. Eles ocupam um elo intermediário entre o quebra-nozes manual e o equipamento industrial.

O aparelho funciona sem o auxílio de eletricidade, aproveitando a força do músculo humano, processa até 30 kg de nozes por hora. Requer pouco esforço manual, mas às vezes são usados ​​mecanismos operados com o pé. Esse tipo de equipamento custa ao empresário muito mais barato do que o equipamento industrial, além de ocupar pouco espaço.

Opções de design

Um quebra-nozes não é a coisa mais necessária na cozinha. Para despertar o interesse dos compradores e oferecer-lhes não só um dispositivo prático, mas também um produto decorativo que pode ser considerado um presente original, os fabricantes começaram a fabricar dispositivos em forma de animais (esquilos, lobos, cães, veados), cogumelos, heróis de contos de fadas (dragão). Quanto aos personagens humanos, seu uso começou no século 19 com o famoso Quebra-Nozes.

Veja o humor com que os americanos se voltaram para a imagem de sua política Hillary Clinton. A propósito, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, marido de Hillary, também não foi ignorado por artesãos criativos - sua imagem foi usada como um saca-rolhas para abrir garrafas. Um belo design esférico ou hemisférico é usado no dispositivo anti-stress. Uma porca é colocada dentro do dispositivo. Para quebrá-lo, é preciso lançar o máximo de energia, fazer um esforço, acertar a bola contra a parede ou com o punho em um hemisfério.

O recurso mais orçamentário para abrir uma noz é uma pequena chave, como se emprestada de um brinquedo de relógio. Tem uma ponta afiada, que é empurrada entre as metades da casca e, fazendo movimentos para a direita e para a esquerda, parte a noz ao meio. Lindo quebra-nozes "Cogumelo", feito à mão em densa madeira de faia. Baseia-se em um parafuso. Na perna engrossada há um buraco onde você deve colocar uma noz de qualquer tamanho - noz, amêndoa, floresta, você pode colocar uma castanha. Então, segurando a tampa do cogumelo, você precisa fazer movimentos rotacionais, girando o gimbal até ouvir o estalo da casca.

O quebra-nozes do dragão foi produzido pela indústria soviética. Supunha-se que a noz seria colocada na boca e o corpo do dragão funcionaria como alavancas de pressão. Na prática, era preciso muito esforço para quebrar a casca, e o próprio aparelho era usado mais como um elemento decorativo para decorar a cozinha.

Principais fabricantes

A velocidade e a qualidade do craqueamento da noz depende dos respectivos dispositivos. Escolhendo um fabricante confiável deste tipo de dispositivos, obtemos uma alta porcentagem de núcleos inteiros. Os equipamentos da conhecida empresa francesa AMB Rousset e da alemã Feucht-Obsttechnik têm-se revelado bem nesta área. Oferecemos uma visão geral dos crackers de nozes populares de outros fabricantes.

VKTECH

Um pequeno dispositivo da empresa VKTECH pertence aos dispositivos domésticos mais confiáveis ​​para quebrar nozes. No processo de trabalho, ocorre uma fixação tenaz do fruto e um rápido rompimento de sua casca. A estrutura de aço assenta confortavelmente em um suporte de madeira.

Christopher Kuh

O cracker de nozes sofisticado e elegante de Christopher Kuh é um tubo de alumínio. Uma noz é enviada para ele, que é segurada pelos incisivos internos. Resta apenas rolar pelas metades do dispositivo e obter o nucléolo acabado.

Quebra-nozes-foguete (Little J)

Um produto incomum em miniatura quebra nozes de diferentes tamanhos. Possui corpo de plástico com tigela para as frutas. A alça de trabalho é feita de aço e pode suportar cargas repetidas.

O processo de divisão ocorre simplesmente pressionando a alça.

Mingrizhiguang Home

Um dos dispositivos mais baratos projetado para sementes e pequenas nozes (pistache, pinhão). Parece uma tesoura (pinça), na qual, em vez de lâminas, são feitos entalhes especiais para segurar a noz. A fruta deve simplesmente ser colocada no buraco e espremida pelas alças do aparelho.

sem comentários

Moda

a beleza

casa