Utensílios de cozinha

Como fazer uma tábua de corte final do tipo "faça você mesmo"?

Como fazer uma tábua de corte final do tipo
Contente
  1. Características e variedades
  2. Vantagens de uma placa final
  3. Princípio de fabricação da prancha final
  4. Autoprodução

Uma tábua de cortar é uma ferramenta de cozinha usada para vários tipos de processamento de alimentos. Ele permite que você corte, pique e triture alimentos manualmente.

Características e variedades

Sua principal característica é a presença de uma superfície plana e uniforme, para que possa ser utilizada com maior eficiência.

Os materiais com os quais as tábuas de corte são feitas são plástico ou vários tipos de madeira. Os modelos de madeira são considerados os mais aceitáveis ​​para o uso diário. Isso se deve ao fato de que durante o funcionamento a ferramenta de corte exerce um efeito mecânico na placa, o que leva a danos microscópicos. Como resultado desses danos, a superfície é destruída e pequenas partículas do material de que é feita caem sobre os produtos.

Os planos de corte diferem uns dos outros na forma, nome do material e finalidade.

A forma da placa pode afetar a forma como ela é usada. Por exemplo, a superfície de um dos seus lados pode ser acabada com um padrão ou padrão decorativo, o que impossibilita a utilização deste lado.

O material de madeira usado para fazer uma tábua de corte pode ser diferente dependendo de sua finalidade. Devido às suas propriedades na fabricação de placas, a escolha é dada a ela. Existem espécies de madeira que se distinguem por altos parâmetros de resistência e resistência a cargas destrutivas. Entre os tipos de madeira mais populares usados ​​neste caso:

  • Carvalho;
  • faia;
  • porca;
  • cinza;
  • bordo.

Os planos de corte de madeira são divididos em dois tipos: ordinário e final. A principal diferença entre elas é a posição da fibra de madeira em relação à superfície de corte e a posição da ferramenta de corte. No primeiro caso, a fibra é posicionada horizontalmente, paralela à superfície sobre a qual está instalada. No segundo caso, a direção da fibra é vertical.

Vantagens de uma placa final

Uma placa deste tipo possui uma série de recursos que lhe conferem vantagens específicas que determinam a área de uso. Como a fibra é vertical, sua posição em relação à lâmina da ferramenta de corte é perpendicular.

Esse fato determina a presença de aumento de força. Isso se deve ao fato de a parte final da fibra da madeira ser muito mais resistente do que a sua parte longitudinal. Portanto, ao serrar material de madeira, é muito mais fácil serrar a peça de trabalho ao longo da fibra do que ao longo dela.

Usando esse recurso, os artesãos fazem tábuas de corte duráveis. Esses itens de cozinha são procurados em ambientes de alto volume de alimentos, como restaurantes e cantinas.

Graças às vantagens das placas de fibra verticais, a porcentagem de dinheiro e outros custos de recursos alocados para fornecer cozinhas públicas com utensílios especializados é reduzida.

Princípio de fabricação da prancha final

Tecnologias testadas pelo tempo são usadas na produção de placas finais para obter o efeito desejado. É sabido que um corte plano de uma árvore, cuja fibra é dirigida perpendicularmente à superfície sobre a qual é colocada, pode ser extremamente frágil. Para compensar esta desvantagem, a tábua de corte é feita de componentes colados entre si, a fibra que tem uma direção diferente em relação ao outro. Para a fixação dos componentes entre si, é necessário selecionar um adesivo cujas propriedades possam garantir a conexão adequada das peças. A resistência das juntas entre as peças de trabalho deve ser suficiente para manter a integridade da placa sob as cargas.

Como a tábua de cortar é um item doméstico que entra em contato com os alimentos, você só deve usar cola especializada. Sua embalagem deve indicar permissão de uso para colagem de materiais que entrarão em contato direto com alimentos. Isso evitará que partículas de cola prejudiciais entrem no corpo humano, o que consumirá os alimentos preparados nesta placa.

É importante comprar um adesivo feito por fabricantes conhecidos de um representante autorizado. Há uma boa chance de comprar cola falsa que não seja formulada para uso nessas situações.

A placa final é fabricada de acordo com o seguinte princípio.

  • A peça de trabalho da prancha é serrada em barras longitudinais. Sua seção transversal, dependendo da necessidade e da espessura da futura placa, pode ser quadrada ou retangular.
  • Os blocos de blocos obtidos são girados em torno de seu eixo por um quarto de volta para mudar a direção da fibra de madeira. Depois disso, eles ficam juntos.
  • Após a secagem, o cartão obtido com a manipulação anterior é cortado com um corte transversal em barras subsequentes, que, depois de rodadas um quarto em torno do seu eixo, são novamente coladas.
  • Na etapa final, é realizado o procedimento de lixamento da superfície da placa, visando dar-lhe condição de trabalho e apresentação.

Autoprodução

Para fazer uma tábua de cortar com as próprias mãos, por exemplo, de bétula, é necessário preparar os desenhos correspondentes e uma tábua maciça dessa madeira.Sua largura deve ser suficiente para fornecer um espaço de trabalho ideal para a futura placa. Todas as ações podem ser divididas em etapas específicas.

  1. O quadro deve passar por um procedimento de preparação inicial. No seu enquadramento é efectuada a remoção de nós salientes, casca lateral, processamento com um plano.
  2. Depois disso, você pode começar a serrar com uma serra circular, na qual a guia de corte está predefinida. A presença deste batente é obrigatória, pois ajuda a realizar o corte de ripas da forma mais suave possível e proporciona um fator de segurança no uso da máquina. A distância entre o batente e a lâmina de corte da serra circular deve corresponder à largura das barras nas quais a peça de trabalho é aberta. Isso leva em consideração o erro criado pela espessura da própria lâmina de serra.
  3. Depois de serrar a peça de trabalho em componentes de bloco, eles são colados. Nesta fase, a retificação das barras não é permitida, pois isso pode levar à violação da correspondência de suas formas em relação umas às outras.
  4. No processo de união das barras, elas devem ser prensadas por meio de várias pinças, o que garantirá a confiabilidade da colagem. Após vinte e quatro horas, é realizada a próxima etapa de serrar a peça.
  5. A serração é realizada em uma direção perpendicular às linhas da junta de cola. Além disso, as barras compostas resultantes são coladas umas às outras de acordo com o princípio do encosto de fibra paralelo. A peça de trabalho é novamente colocada nos grampos.
  6. Após a secagem da cola, a peça de trabalho é retrabalhada. Dentro de sua estrutura, todos os complementos necessários estão dispostos: furos para pendurar, reentrâncias de fresagem para puxadores.
  7. Em seguida, a superfície da placa de corte é lixada. Para isso, utiliza-se um método de lixamento mecânico para obter o melhor resultado. Papel esmeril com diferentes tamanhos de grãos é usado como abrasivo.
  8. A etapa final na fabricação da placa é cobri-la com um material protetor. Ele usa óleo mineral ou cera de abelha misturada com óleo de linhaça. Isso protege a placa de corte da umidade e aumenta sua vida útil.

Para obter informações sobre como fazer de forma independente uma tábua de corte final com os restos dos balaústres, consulte abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa