Utensílios de cozinha

Tábua de corte faça você mesmo: métodos de fabricação

Tábua de corte faça você mesmo: métodos de fabricação
Contente
  1. Etapa 1. Seleção de materiais
  2. Etapa 2. Nós mesmos fazemos isso. Procedimento de operação
  3. Etapa 3. Decoração do produto.

Uma tábua de cortar é um atributo importante na cozinha de toda dona de casa. Parece que a escolha de uma prancha não é difícil, mas na hora de comprar nem tudo é tão simples: os modelos apresentados no mercado podem não caber no interior, ou são muito grandes (pequenos) no tamanho, ou o o material não inspira confiança.

As placas de plástico são muito populares devido às suas cores variadas e preços atrativos, mas ultimamente tem se falado sobre os perigos do plástico em contato com os alimentos, e muitos estão confusos... Claro, ninguém tem dúvidas sobre os materiais naturais, mas nem sempre é possível encontrar apenas uma placa que atenderia a todos os requisitos da anfitriã. Existe uma saída - fazer uma tábua de cortar com as próprias mãos! Basta estocar madeira, os desenhos necessários e alguns conhecimentos, e a sua cozinha vai exibir uma magnífica tábua caseira!

Etapa 1. Seleção de materiais

Para que serve uma placa?

Se você tem pouca ou nenhuma experiência com madeira, o primeiro ponto que precisa ser esclarecido imediatamente é a escolha da espécie de árvore para sua futura tábua de corte.

Primeiro você precisa descobrir - como exatamente você usará a placa? Para frutas? Peixes? Eu no? Saladas? Recomenda-se ter placas separadas para produtos diferentes. Já que tanto o comprimento quanto a espessura são completamente diferentes - tanto por razões práticas quanto por razões culinárias.

Então, para a carne, você precisa ter uma tábua grande e densa, porque, por exemplo, você terá que usar um machado se planeja cozinhar um bife, e uma tábua fina se deteriorará após alguns usos. Madeira mais fina é adequada para cortar peixes, uma vez que será usada apenas uma faca.

A tábua para cortar frutas e verduras ficará ainda mais fina.

Ou talvez queira fazer uma prancha para decoração de casa? As tábuas nem sempre são necessárias para cozinhar - muitas vezes são decorações feitas à mão para dar ao interior um estilo mais rústico. Se sim, então aqui você só precisa focar nas preferências da aparência como um plano do projeto artístico, porque então você simplesmente projetará o modelo de acordo com a ideia, e o modelo de compensado multicamadas FC ou FSF é bastante adequado - estes são os materiais mais simples, acessíveis e duráveis.

Com que freqüência vamos usá-lo?

Se você sabe que a prancha será usada várias vezes ao dia, deve pensar no fato de que a resistência dos materiais não é o último critério. A prancha deve ser capaz de suportar cargas diáriasbem como os efeitos da água quando você enxágue depois de beber.

Levamos em consideração a temperatura e a umidade

Nem todo mundo é especialmente importante em pontos como o impacto das mudanças de temperatura na cozinha ou a umidade excessiva. Mesmo assim, uma tábua de corte é feita de madeira e nem todas as raças são adequadas para as condições da cozinha - algumas podem inchar e rachar, e é impossível trabalhar em uma superfície deformada. Contraplacado atraente, por exemplo, não é nada adequado para cortar carne, uma vez que a pressão constante pode causar amassados ​​e fissuras. Mesmo o compensado mais caro frequentemente delamina. Então, qual madeira é a melhor?

Opções boas e econômicas no corte dessas raças:

  1. Cereja;
  2. faia;
  3. Pinho;
  4. Carvalho;
  5. Bétula;
  6. acácia.

Eles são excelentes para manusear e resistir a exposição constante sem dificuldade.

Quais são os tamanhos necessários?

É imprescindível definir os parâmetros a serem orientados ao fazer uma placa. Você precisa levar em consideração o tamanho que será mais conveniente para você no trabalho - só você sabe qual formato de superfície será ideal para trabalhar com alimentos.

É claro que a lógica usual - para carne e limpeza de peixes maiores, para vegetais e frutas menores - também funcionará.

Também vale a pena pensar em quantas pessoas precisam cozinhar por vez.

E também vale a pena considerar as dimensões específicas da cozinha ou do local onde você vai usar e guardar sua prancha. Caberá uma enorme tábua na cozinha? É conveniente usá-lo em sua área de trabalho?

Etapa 2. Nós mesmos fazemos isso. Procedimento de operação

O procedimento é muito simples e não causará problemas até para os artesãos mais novatos. Você só precisa seguir alguns passos simples na ordem, e você terá uma bela placa de corte.

Aqui está um prático desenho pronto que leva em conta a alça, pela qual você pode pendurar a tábua e levá-la para transferir a comida picada para a panela ou prato.

A alça da prancha, para não deslocar o centro de gravidade, deve ficar ao longo do eixo longitudinal da prancha.

O desenho indica a bétula como um material - é durável, resistente à umidade e flexível no processamento.

  • Corte bétula (ou madeira de sua escolha). Para processar o modelo, uma serra normal com dentes pequenos será útil. Isso tornará mais fácil cortar a árvore necessária. Transfira o molde para uma superfície de madeira e corte ao longo das linhas.
  • Edging. Todo dono da casa provavelmente tem algum tipo de abrasivo, como um corte de afiação, películas ou talvez até mesmo uma máquina de esmeril especial que processará as bordas da placa profissionalmente. Lembre-se de que, por razões de segurança, é fundamental lixar todas as bordas da placa para que todas as rebarbas e asperezas desapareçam. Depois de uma experiência culinária, ninguém quer ter lascas em todos os dedos, como pequenas lascas em comida picada. E as bordas visualmente cruas parecem desleixadas.
  • Fazendo um buraco. Agora você precisa fazer um furo na alça da placa para que possa pendurá-la no pino mais tarde. A única coisa - não faça o furo muito pequeno, caso contrário, será difícil pendurar o produto.Você pode ser criativo e fazer um clipe especial ou colar um gancho - o principal é que a prancha não fica na mesa, ocupando espaço, mas fica pendurada com cuidado e adiciona charme ao interior. Mas como pendurá-lo, você decide.

Etapa 3. Decoração do produto.

Agora, tudo depende do seu gosto estético. Você pode decorar o quadro com um padrão intrincado, você pode apenas desenhar linhas ou pontos, mas depois disso você deve definitivamente cobrir o quadro com verniz, caso contrário, ao primeiro contato com a água, todos os desenhos serão lavados. Não se limite à imaginação, crie inscrições e desenhos únicos que o alegrarão enquanto cozinha.

Preste atenção em técnicas como a decupagem. Você usará um lado da placa de corte para a finalidade pretendida e decorará o outro. Para decupagem, você precisa comprar tintas acrílicas e guache das cores que quiser (ou talvez você já tenha uma ideia para a qual precisa de cores específicas), guardanapos de papel com estampa, cola PVA, pincéis, borracha esponjosa, lixa e verniz para cubra a superfície depois de como tudo está pronto - para consolidar o resultado.

Não há nada de complicado na técnica de decupagem, e um nome complicado não deve confundir. As etapas simples resumem-se ao seguinte:

  • lixe toda a superfície da placa;
  • coloque um guardanapo com um padrão em duas partes, recorte o enfeite;
  • aplique tinta acrílica na parte onde vai colocar o guardanapo;
  • pressione o desenho do guardanapo para a superfície, umedecendo-o com água;
  • depois decore o resto da superfície - pinte algo com tintas, mergulhe a espuma em acrílico, por exemplo, ouro, enfeite as bordas - isso vai dar uma certa antiguidade;
  • Finalize a decoração com verniz em toda a parte pintada do painel. Lembre-se que o verniz deve ser aplicado apenas na face que estávamos decorando, não em toda a tábua, pois cortar na superfície envernizada seria ridículo - o verniz se esfarelará e todos os esforços serão em vão.

Isso é tudo. Nada complicado, mas que resultado! Uma linda placa de cozinha feita especialmente para você, você e suas necessidades. O que poderia ser melhor?

Para obter informações sobre como fazer uma tábua de cortar com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa