Tudo sobre tábuas de corte de topo
Era uma vez, a tradicional e única (praticamente sem opções) tábua de corte de madeira não tinha nada para substituir. Mais recentemente, produtos de plástico e vidro surgiram nas cozinhas, dos quais as donas de casa gostaram rapidamente. Mas nem todos. Alguém se recusa fundamentalmente a usar plástico, alguém não gosta de trabalhar com vidro "barulhento". No entanto, as tábuas de corte finas de madeira perdem sua aparência de trabalho rapidamente, requerem um enxágue mais profundo e até levantam inúmeras questões do ponto de vista estético. Mas há uma saída - tábuas de corte.
Peculiaridades
Elas conheceram seu auge de popularidade recentemente: com o advento do Instagram, amantes de todo o mundo começaram a entender sem tendências de revistas o que está na moda hoje, o que é realmente estiloso, aconchegante e confortável. Em muitas cozinhas de proprietários de contas ocidentais, apareceram tábuas de corte "grossas" e de aparência sólida. O cenário usual da cozinha estava mudando, e a demanda por utensílios domésticos no estilo Scandi (e outros semelhantes) cresceu muito. As lojas começaram a prestar atenção a produtos impressionantes e artesãos empreendedores e empresas privadas responderam ao pedido atual.
Mas as placas finais foram inventadas há muito tempo, quando não apenas o Instagram, mas até a eletricidade não estava disponível. A primeira placa final era um corte regular de uma árvore com um acabamento bastante áspero, mas ainda bastante confortável.
Uma placa final de alta qualidade pode até pesar vários quilos e seu preço é muito mais alto do que um centavo "pedaço fino de madeira". Mas não se trata apenas de placas ásperas feitas de cortes de serra: uma placa final moderna é um trabalho manual, bastante difícil e meticuloso.
Você precisa de uma madeira especial, uma cola segura, não tóxica, um lixamento especial de cada barra, um encaixe. E também o processamento com óleo especial em uma série de camadas. Mesmo o artesão mais trabalhador não fará um produto por dia: o trabalho leva de 4 a 5 dias, se você incluir a secagem aqui. Mas o resultado não é apenas um acessório de cozinha, mas um assistente fiel, durável e durável nas mais importantes manipulações culinárias.
Vantagens e desvantagens
Definitivamente, existem mais vantagens. E se lhe causam dúvidas, provavelmente o conhecimento teórico não se compara à prática: basta passar um dia na cozinha com uma tábua, porque simplesmente não vai querer voltar a outras opções de corte.
Aqui está uma descrição de 8 vantagens indiscutíveis de um endboard.
- A estrutura da placa é tal que as placas finais mantêm a sua aparência original (muito estética e sólida) durante o maior tempo possível. Sua durabilidade está além do elogio. E isso é garantido por uma colagem especial de fibras de madeira, devido à qual ficam paralelas aos movimentos da faca. A faca não os corta, mas simplesmente os abre, para simplificar. E após o corte, a maioria das fibras são fechadas para trás. É por isso que os cortes no produto não serão visíveis por muito tempo, vários anos.
- Os tipos de madeira mais duráveis são retirados e não se partem ao cair. Em uma placa fina, durante a trituração, o risco de os cavacos se soltarem é muito alto. Com a placa final, isso está fora de questão: a segurança de suas experiências culinárias permanece em vigor.
- Quando o mestre termina de fazer a prancha, ele deve revesti-la com óleo mineral.... E o próprio proprietário deve fazer o mesmo durante a operação. Não se trata apenas de requisitos estéticos obsessivos: o óleo mineral ajuda a endboard a permanecer repelente de água.
- Endboards são antimicrobianos em design. Como já mencionado, as fibras da madeira são separadas, não cortadas. E eles se fecham rapidamente, de forma que as bactérias não têm chance de entrar. Mas as tábuas finas de madeira costumam ser criticadas por isso.
- A funcionalidade da sua placa não perde por muito tempo. Cortar carne, peixe, carne picada, macarrão, vegetais - qualquer manipulação pode ser realizada em uma tábua deste tipo.
- A placa final também pode ser usada para servir pratos - isso é facilitado por sua aparência atraente. Mesmo que seja pego de surpresa por convidados espontâneos, corte a linguiça (carne, presunto), verduras, ervas e queijo e sirva bem na tábua. Você também pode colocar uma pequena panela lá. Fique tranquilo, os hóspedes vão adorar, vão considerá-lo uma pessoa moderna e criativa - e não é preciso muito tempo e pânico desnecessário para organizar um jantar como este.
- Nenhum cuidado complicado de placa... Junto com ele, você deve comprar um frasco de óleo mineral (ou óleo de linhaça) e limpar a placa com ele após o uso. A árvore deve ser pré-lavada e seca.
- Fácil de usar. O fabricante fabrica principalmente modelos com pernas, que são equipados com um revestimento antiderrapante. A prancha não escorrega, o dono está protegido de lesões.
Resta apenas listar os contras - há dois deles.
- Preço - é significativamente maior do que as placas finas. Mas a versão final também durará muito mais tempo e, do ponto de vista das condições sanitárias, é muitas vezes mais confiável.
- O peso - a placa é pesada, sem dúvida, mas isso dificilmente é uma desvantagem. Ela vai cair com menos frequência, não vai escorregar de suas mãos.
Dimensões e forma
As tábuas de corte podem ter formatos diferentes: quadradas, redondas, ovais, elípticas. Qual escolher é uma questão de conveniência do proprietário. Para alguém, a versão quadrada é mais prática, alguém aceita apenas a redonda - não pode haver nenhum conselho objetivo aqui.
Quanto ao tamanho, aqui você pode estimar o comprimento, largura e altura. O comprimento pode ser de 10 a 70 cm, a largura - de 10 a 45 cm, e a altura - de 3 a 8 cm. Mais frequentemente, compram placas de 30x40 cm com espessura de 3 cm.
O tipo de aperto da placa final também é importante.As ranhuras para o grip podem ir nas laterais a partir do fundo, pode haver um orifício na borda, outro no canto, ou mesmo uma placa sem ranhuras e orifícios.
Espécie de árvore
A madeira utilizada para a fabricação de produtos finais é uma lista de no mínimo 10 itens. Cada tipo de material tem suas próprias vantagens e desvantagens, importantes diferenças de fabricação.
Vamos considerar as opções principais.
- De pinho. Resumindo, um material de construção barato. Madeira macia, material barato e acessível, fácil de processar. Mas, especificamente para o conselho, a opção está longe de ser a melhor.
- Fabricado em bétula. A raça é de dureza média, boa no processamento, mas o acessório de bétula escurece rapidamente e também tem medo da umidade.
- Faia. Madeira maciça e dura, porém a madeira se caracteriza pela forte higroscopicidade, pois absorve umidade, portanto tais produtos são sempre envernizados.
- Carvalho... Bom material, alta densidade. E embora seja quase ideal para uma placa de corte, apenas uma coisa pode confundir - o custo. O carvalho não é fácil de processar por causa de tais custos.
Mas eles também fazem produtos de larício, de cinzas de montanha, de cereja de pássaro - mas são definitivamente inferiores ao carvalho. Mas quase todas as placas apresentadas ainda superam as placas de madeira de corte fino. E isso se deve ao arranjo diferente das fibras: para o modelo final, eles são perpendiculares à superfície de corte, não paralelos.
Atenção: se você escolher essa opção para você, as facas ficarão afiadas por mais tempo, o afiar se tornará um evento raro. Para o leigo, essa circunstância, talvez, não seja tão importante, mas para os profissionais facilita muito o trabalho.
Como escolher?
Ao escolher um acessório de cozinha, preste atenção às opções de tecelagem. O tabuleiro é composto por peças, então os artesãos podem fazer diferentes padrões.
Considere as variedades que são mais comuns do que outras.
- Tecelagem quadriculada... O mestre cola os blocos de duas cores em um padrão xadrez. Se desejar, você pode realmente jogar xadrez nesse tabuleiro, embora seja muito mais conveniente usá-lo para fatiar.
- Tecelagem de cestos. Barras de madeira estão entrelaçadas, embora isso seja apenas uma aparência, o padrão é semelhante a uma cesta de vime.
- Ornamento complexo. Um mestre pode fazer um ornamento complexo na superfície de acordo com um pedido individual, ele pode até mesmo recortar um quadro inteiro. Mas o preço dessa placa também aumentará, os trabalhos do autor são sempre mais caros (especialmente se você precisar de um efeito 3D ou outro).
E também você pode se tornar o dono de uma prancha com um container. Será uma placa muito grossa, dentro da qual o recipiente "se esconde", para onde vai o material cortado. Normalmente, o recipiente é feito de aço inoxidável. Por outro lado, esses modelos são chamados de placas terminais com recipientes gastronorm. Claro, isso é conveniente, mas alguém está ainda mais acostumado a trabalhar em uma placa clássica feita de material de alta qualidade. Portanto, não pode haver comparação objetiva.
Como cuidar?
Todos os utensílios de cozinha duram mais se forem devidamente cuidados.
Os princípios não são os mais difíceis.
- Não deixe o produto molhado. Não é necessário molhar previamente antes de lavar.
- Após o uso, lave a placa em água morna e detergentes convencionais. Sabão, vinagre e bicarbonato de sódio também podem ser usados para lavar se você estiver mais familiarizado com os produtos químicos domésticos. Após a lavagem, é necessário remover a umidade com uma toalha, seque a placa.
- Não pode lavar tal produto na máquina de lavar loiça (isto está sempre indicado nas instruções).
- Você pode usar uma placa final como um suporte, bem como servir pratos nela, mas só não quente. Um erro comum é usar a placa como frigideira, pois isso a tornará rapidamente inutilizável.
- A placa também não deve ser colocada no micro-ondas e no forno.
Não guarde a placa próxima a um fogão, radiador ou qualquer fonte de calor. Isso deforma, afeta negativamente a qualidade das fibras de madeira.Além disso, não lave com água quente!
O principal é tratar bem a prancha com óleo mineral. Na estação quente, é o suficiente para fazer isso uma vez a cada um e meio a dois meses. Quando os radiadores estão funcionando em casa, você terá que acelerar o procedimento. Sobre uma placa perfeitamente lavada e seca, você deve aplicar apenas uma colher de óleo mineral: você não precisa mais, sua tarefa é embeber o material, e não resgatá-lo no óleo.
Esfregue o óleo em um círculo usando um cotonete. É importante cobrir toda a superfície com óleo: se faltar alguns lugares, o tratamento será de má qualidade.
Trate o item "fora de rotação" se notar que o líquido não permanece na superfície da placa, mas é absorvido por ela, se o produto tiver clareado visivelmente, se ficar áspero ao toque, os cortes de faca tornam-se visíveis.
Adequado para processamento:
- óleo mineral (compre em carpintarias e lojas de cosméticos);
- vaselina (em farmácias);
- óleo de lâmpada (em lojas de igrejas).
Outras impregnações são absolutamente desnecessárias, verniz ou qualquer outra coisa não é necessária. Além disso, você pode danificar o produto e ele não será mais adequado para cortar alimentos.
O cuidado correto garante uma longa vida útil do produto. E vai encantar você com durabilidade, facilidade de uso e aparência estética impecável. A compra definitivamente vale o dinheiro.
Para fazer uma tábua de corte final, veja o vídeo a seguir.