Acessórios de cozinha

Termômetros de sonda: características, tipos, seleção, operação

Termômetros de sonda: características, tipos, seleção, operação
Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Visão geral dos fabricantes
  5. Como escolher?
  6. Termos de uso
  7. Recursos de cuidados

Um termômetro de cozinha é uma das primeiras coisas que você precisa comprar ao configurar sua cozinha. Pode parecer que não há onde usá-lo especialmente e que é necessário apenas para iniciantes ou para chefs que não confiam em suas habilidades, mas não é o caso. Ao preparar certos pratos, o termômetro pode ajudá-lo a trazê-los ao nível necessário de prontidão e servi-los exatamente como pretendido.

O que é isso?

Um termômetro de sonda (sonda de temperatura) é um dispositivo usado para monitorar a temperatura dos ingredientes alimentares. É um excelente auxiliar se, na hora de preparar um prato, for necessário cumprir rigorosamente todas as regras para se obter o resultado pretendido. A longa sonda de metal permite saber a disponibilidade do prato no meio, e não apenas do lado de fora. Acima de tudo, isso é importante para grandes pedaços de carne, sobremesas ou peixes.

Variedades

Existem 2 tipos principais de termômetros: digital (eletrônico) e analógico. Os aparelhos eletrônicos são uma ótima opção para pessoas sérias e meticulosas no preparo de alimentos.

Os analógicos são úteis para quem não precisa de alta precisão e quer economizar na compra.

Analógico (são mecânicos, bimetálicos, molas, interruptores) Os termômetros são equipados com uma sonda de aço inoxidável (de 8 a 20 centímetros) com um elemento de medição embutido na ponta. Esse tipo de dispositivo funciona pelo método de expansão dos corpos a partir do aumento da temperatura. Existem 2 opções de escala.

  1. Em um, quando o metal é aquecido, a flecha do aparelho é deslocada; do lado de fora, o mostrador é semelhante a um relógio. O sensor geralmente é uma bobina de aço ou uma placa bimetálica.
  2. O segundo tipo também é semelhante a um relógio, só que em vez do ponteiro tradicional, um tubo com um líquido colorido é usado como escala. Conforme a temperatura do prato aumenta, o líquido se expande e a escala sobe. O efeito oposto ocorre no resfriamento.

Há um grande número de variedades de sondas digitais de temperatura, mas vamos nos concentrar em duas delas.

  • Termômetro digital padrão (também é chamado de sonda de temperatura, termômetro com sonda, termômetro de agulha). Este dispositivo é muito popular. É uma pequena unidade eletrônica com display e uma fina sonda de metal em forma de agulha, que fica imersa no alimento. A precisão de suas medições é bastante alta, ele determina a temperatura com bastante rapidez, e a única desvantagem é o excesso de elementos plásticos, por isso não deve ser usado em temperaturas extremamente altas. Dos seus “camaradas”, é o mais orçamentário, pois não exerce funções auxiliares.

Para as donas de casa que não pretendem medir a temperatura dos pratos no forno, esse aparelho é o bastante.

  • Com uma sonda externa. Um dispositivo desse tipo é necessário para chefs que preferem cozinhar no forno. A sonda de núcleo culinário não é equipada com uma agulha rigidamente fixada, mas com uma agulha separada em um fio de aço inoxidável flexível. Estende-se para o interior do forno, onde o espinho se enterra na comida. O próprio dispositivo permanece fora. A carne e a pastelaria serão cozinhadas sob controlo durante o tempo que for necessário para assar o prato na perfeição.

Um termômetro com uma sonda externa custa 2 a 3 vezes mais do que as amostras convencionais, mas junto com isso, ele tem muitas opções auxiliares. Você pode definir um cronômetro nele, bem como fazer configurações para o sensor, que funcionará quando a comida estiver completamente pronta. A campainha informará o proprietário que é hora de retirar a assadeira.

    Algumas modificações permitem definir o modo de acordo com o tipo de prato preparado.

    Devido à elasticidade do fio, a sonda pode ser colocada nas áreas mais difíceis de alcançar. Além disso, o dispositivo pode ser usado para churrasco, churrasqueira e cozimento em fumeiro. Acredite ou não, o aparelho pode ser usado para medir a temperatura de uma solução de concreto e similares.

    Os termômetros infravermelhos (pirômetros, termômetros infravermelhos, termômetros sem contato) são os dispositivos mais modernos, eles definem a temperatura do lado de fora dos objetos. Esses dispositivos fazem medições com base na intensidade da radiação térmica emitida. Nem toda dona de casa vai precisar de um aparelho de cozinha neste sentido, pois não pode ser usado para medir a temperatura no fundo do prato que está sendo preparado.

    No entanto, é confortável para medir o calor desses pratos, cujo invólucro não deve ser danificado por furos. Além disso, um termômetro infravermelho pode ser usado para medir a temperatura de pratos aquecidos vazios. É prático se a receita exigir que o alimento seja frito a uma temperatura determinada.

    Comparado a todos os termômetros descritos acima, esta modificação exibe o resultado da medição instantaneamente.

    Mas deve-se notar que quanto mais distante do objeto testado, maior se torna o desvio.

    Vantagens e desvantagens

    Termômetros analógicos

    Vantagens:

    • custo relativamente baixo;
    • fácil de usar;
    • apenas lave;
    • o dispositivo está equipado com um grampo para fixação na frigideira;
    • funciona sem bateria ou outras baterias.

    Desvantagens:

    • a precisão da medição flutua dentro de alguns graus;
    • escala imperfeita - via de regra, é muito estreita, o que permite utilizá-la apenas para um pequeno número de pratos;
    • para identificar corretamente a temperatura, deve-se aguardar o aquecimento da sonda;
    • com o uso descuidado (quedas, impactos), o desvio das medidas aumenta;
    • é necessário limpar a sonda após qualquer medição;
    • danifica a estrutura do prato quando medido.

    Dispositivo eletrônico (digital)

    Vantagens:

    • alta precisão das medições;
    • escala de escala - de -50 a +300 graus;
    • tem opções auxiliares - retroiluminação, campainha (sinal sonoro quando é obtida a temperatura necessária).

    Desvantagens:

    • uma abundância de elementos plásticos que podem derreter em temperaturas muito altas ou tornar-se inutilizáveis ​​durante a limpeza;
    • para estabelecer a temperatura com precisão, é necessário aguardar até que a sonda aqueça;
    • você precisa limpar a sonda após qualquer medição;
    • danos à estrutura do prato durante as medições;
    • opera com bateria.

    Termômetro infravermelho

    Vantagens:

    • detecção instantânea de temperatura, não é necessário esperar o aquecimento da sonda, basta apontar o aparelho para o produto para saber sua temperatura;
    • medir a temperatura a vários metros de distância, o que simplifica o trabalho com pratos quentes;
    • não é necessário lavar e limpar constantemente o aparelho, uma vez que não entra em contato com alimentos, o que aumenta muito a vida útil do aparelho;
    • alta precisão - determina a temperatura com um pequeno desvio;
    • larga escala, que permite medir a temperatura não só de pratos quentes, mas também utilizá-la no congelamento;
    • não há necessidade de furar o prato, danificando sua casca;
    • opções adicionais - fixação da temperatura da última medição, iluminação intensa da tela, desligamento automático, medidas em Celsius e Fahrenheit;
    • pode ser usado tanto na cozinha quanto no dia a dia, por exemplo, por meio dele é fácil medir a temperatura de uma bateria, da água do banho ou da torneira.

    Desvantagens:

    • Preço Alto;
    • é impossível medir a temperatura na profundidade do prato preparado;
    • funciona com baterias.

    Visão geral dos fabricantes

    Os mercados chineses estão inundados com anúncios de aparelhos baratos, mas eles podem ser usados ​​quando o aparelho for necessário algumas vezes. Se a atitude em relação à medição for profissional, vale a pena entrar em contato com especialistas para o dispositivo.

    • ThermoWorks - esta empresa produz exclusivamente termômetros. Produz diversas modificações, todas interligadas por alto custo e excelente qualidade.
    • Weber - uma empresa que atua há mais de 100 anos. Dedica-se à produção de grelhadores, dispositivos para fumar. Os termômetros, neste caso, são um produto relacionado.
    • Karl weis e cia - Fabricante europeu. É uma das mais antigas empresas alemãs de produção de artigos domésticos de aço. Hoje é a favorita incontestável na fabricação de equipamentos, talheres e utensílios para cozinhas e restaurantes.

    Como escolher?

    É mais seguro comprar um termômetro de cozinha para produtos em uma tomada fixa. Nas páginas dos catálogos da Internet, não há oportunidade de segurar o dispositivo em mãos, examinar a qualidade de construção e a confiabilidade de uma sonda fina.

    É aconselhável recusar modificações digitais baratas. Basicamente, o desvio de seus indicadores não corresponde ao declarado e atinge 3-5 graus contra os décimos garantidos. É mais fácil obter um termômetro analógico imediatamente.

    Procure dispositivos com a capacidade de corrigir as leituras.

    Às vezes, uma sonda de temperatura central de boa qualidade pode funcionar mal com o uso intensivo, mas você pode reconfigurá-la livremente para uso posterior.

    E uma recomendação final: tente comprar indicadores de temperatura de marcas já testadas... Essas empresas são muito mais confiáveis ​​e trabalham por muito mais tempo, seus aparelhos medem a temperatura de líquidos, carnes e bolos com a maior precisão possível.

    Termos de uso

    Para qualquer termômetro para cozinha, o fabricante inclui um manual detalhado para seu uso, no entanto, há também um conjunto geral de requisitos que são incondicionais para execução.

    1. Apenas acessórios resistentes à umidade podem ser completamente imersos em água ou lavados nela.
    2. Você não deve usar o aparelho com muita frequência, furando o prato - isso vai perder a sua própria suculência.
    3. Um termômetro culinário é geralmente usado no final da preparação dos alimentos. Para churrasco, são os 10 minutos finais de cozimento; para cortes inteiros de carne, os 15-20 minutos finais.
    4. Uma mesa especializada pode ajudar a descobrir o grau de preparação do prato. Ele contém informações sobre o tipo de produto e a temperatura na qual está pronto para uso.

    E mais uma coisa: você não deve conduzir a sonda do dispositivo perto de ossos ou cartilagem - isso pode danificá-lo e, além disso, suas leituras perderão a confiabilidade ou o instrumento irá parar completamente de funcionar.

    Recursos de cuidados

    Deve ser lembrado que uma vez a cada 6 meses, uma verificação de controle da precisão da medição da prontidão dos pratos deve ser realizada. É permitido limpar o invólucro do termômetro de cozinha e sua tela com um pano limpo umedecido ou por meio de guardanapos.

    Dispositivos de imersão, como já mencionado, inteiramente na água, e especialmente modelos com um fio, é fortemente proibido.

      A vareta removível ou retrátil, depois de destacada da caixa, pode ser lavada em água morna com detergente. Em seguida, eles o enxugam.

      Após a limpeza, o aparelho é armazenado em local com boa ventilação, sem umidade excessiva e em temperatura ambiente.

      Existem sondas até com transmissor de rádio, cujo raio de operação é de um quilômetro, mas a necessidade desse dispositivo é extremamente pequena. A principal coisa que você precisa em um termômetro de cozinha - para que forneça informações precisas e seja conveniente de usar.

      Para uma visão geral do termômetro de sonda eletrônica, veja abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa