Termômetros de carne: características, tipos, escolha, regras de uso
Uma grande variedade de acessórios de cozinha foi criada hoje, e a maioria deles se destina ao uso no cozimento de carnes. Tanto cozinheiros domésticos experientes quanto chefs profissionais dirão que muitas vezes o sabor, a aparência e o aroma da carne dependem diretamente da temperatura correta de cozimento. Os temperos e a parte da carcaça selecionada e sua idade têm sua influência, mas o fator chave ainda é a temperatura.
Para determiná-lo corretamente e, em seguida, tirar a carne do forno a tempo, foram criados termômetros especiais. Falaremos sobre suas variedades e sutilezas de uso.
O que é isso?
Muitas pessoas erroneamente confundem um termômetro de forno com um acessório especial projetado para medir a temperatura apenas da própria carne. Este dispositivo não é de forma alguma um artigo de luxo, pelo contrário, é necessário para as donas de casa cuja mesa está regularmente repleta de pratos de carne assada ou de aves de vários tipos.
O fato é que cada tipo deste produto tem sua própria temperatura de cozimento única. Exatamente depende da sua observância se o prato acabado acaba sendo aromático, seguro e saboroso, cru e perigoso, ou cozido demais e seco.
Um termômetro para carnes permite medir a temperatura do produto diretamente durante o cozimento, bem como avaliar o grau de prontidão para servir após o prato ser retirado do forno.
Ao contrário da crença popular, este acessório de cozinha ideal não só para assar aves e carnes, mas também para preparar muitos outros pratospor exemplo, peixe ou mesmo caramelo caseiro. E aqui é quase impossível fazer sem este dispositivo especial.
Claro, existem outras maneiras de determinar o grau aproximado de prontidão de um determinado prato, mas nenhuma delas dá um resultado exato. Um termômetro para carne, permite determinar com precisão a temperatura no interior da peça, ou seja, determinar o grau de segurança de 100% do seu uso posterior. O fato é que cada produto tem uma certa taxa de aquecimento na qual todas as bactérias patogênicas morrem, e somente este acessório de cozinha ajuda a descobrir que a carne neste caso está completamente desinfetada.
Ou seja, um termômetro de carne permite não apenas para cozinhá-lo na forma perfeita, mas também permite que você tenha certeza de que todos os patógenos que poderiam estar nele simplesmente morreram. É um acessório de cozinha saudável e fácil de usar.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outro dispositivo de cozinha, este tem suas desvantagens. Como principal, pode-se destacar o fato de que nos modelos clássicos mais simples, a precisão da determinação nem sempre corresponde à temperatura real. Principalmente quando se trata de medição superficial, pois dentro da carne esse indicador será muitas vezes maior.
A segunda desvantagem significativa é o alto custo de um acessório de cozinha moderno.
Na verdade, um termômetro preciso e de alta qualidade não pode ser barato, e isso definitivamente deve ser levado em consideração.
Mas ele também tem vantagens e existem muitas outras.
- Uma vasta gama de modelos e uma diferente categoria de preços. O sortimento deste produto é amplo, pois muitos fabricantes, tanto mundialmente famosos quanto surgidos recentemente, oferecem aos seus clientes termômetros de produção própria. Eles diferem uns dos outros em cor, função e custo.
- Fácil de usar. O uso de tal dispositivo é muito simples: tudo o que é necessário é furar um pedaço de carne ou frango, ou simplesmente prender o dispositivo em sua superfície.
- Velocidade e precisão da medição. Modelos modernos de alta qualidade permitem que você determine a temperatura do prato em 1-3 segundos, enquanto os desvios não podem ser superiores a 2-3 graus.
- Multifuncionalidade... Apesar de esses dispositivos terem sido inicialmente posicionados pelos fabricantes como termômetros apenas para carne, eles podem, e às vezes até precisam, ser usados no preparo de outros pratos.
E claro, não se esqueça da durabilidade de operação de tais aparelhos, bem como da facilidade de cuidar deles. Em geral, a partir desta breve visão geral dos prós e contras deste acessório, fica claro que tal dispositivo é realmente necessário em todas as cozinhas.
Variedades
Todos os modelos deste dispositivo existentes hoje são divididos em dois tipos principais. O primeiro grupo inclui os chamados dispositivos analógicos. Esses são os ancestrais das unidades mais modernas. A precisão de sua medição sempre tem um erro, e bastante grande. Mas, ao mesmo tempo, os dispositivos podem ser facilmente lavados em água corrente e usados por muitos anos consecutivos.
O preço desses termômetros de carne é bastante baixo e você pode obtê-los em quase qualquer loja de ferragens.
No entanto, esse acessório mecânico analógico quase caiu no esquecimento e foi substituído por vários modelos de termômetros digitais de carne. Esse dispositivo eletrônico com sensor também possui diversas variedades, e ele é considerado o melhor e o mais seguro para uso em casa. Existem três tipos principais deste dispositivo.
- Termômetro sem fio clássico - Esta é a versão mais simples e econômica deste dispositivo.Possui uma sonda, que é simplesmente acoplada ao sensor com um display, e nele é exibida a temperatura do alimento que está sendo preparado. É um termômetro dobrável, simples e fácil de usar, cuja agulha pode ser facilmente lavada em água corrente. A desvantagem deste dispositivo é que não permite medir a temperatura diretamente no interior de um pedaço de carne ou ave. Além disso, não pode ser colocado imediatamente no forno, devendo primeiro retirar o prato. No entanto, para cozinheiros novatos, este acessório particular será a melhor escolha.
- Modelos de caneta externa - dispositivos com fio podem ser usados diretamente no forno. O erro em sua medição é praticamente zero. Muitos termômetros desse tipo são equipados com uma série de funções adicionais que simplificam muito o trabalho de um cozinheiro. Se eles são necessários para um determinado chef, cada um decide por si mesmo. A velocidade de medição aqui é de apenas 3-5 segundos, mas a principal vantagem é que tal dispositivo com uma agulha torna possível medir a temperatura exata dentro do produto.
- Termômetro infravermelho. Este é o chamado know-how. Este acessório permite medir a temperatura de alimentos no exterior. Um bônus é que você pode determinar com precisão a temperatura de aquecimento da assadeira ou frigideira, bem como o grau de fritura de qualquer tipo em seu interior. Mas deve-se ter em mente que quanto maior a distância do produto, maior o erro de medição. Outra desvantagem de tal dispositivo está em seu alto preço.
A grande variedade de tipos, aliada ao fato de que produtos de várias marcas são apresentados no mercado, costumam levar a potenciais compradores em dificuldades, que não sabem qual marca e qual modelo devem ser preferidos.
Visão geral dos fabricantes
Para facilitar a escolha de um termômetro de carne para os compradores, e para que possam adquirir um produto realmente de qualidade, oferecemos-lhe uma mini-classificação dos melhores fabricantes deste acessório de cozinha.
- Weber 6492 É um termômetro universal adequado para medir a temperatura apenas na parte externa dos alimentos. Além disso, pode ser usado não só para carne, mas também para chocolate, caramelo e outros produtos.
A alta e rápida precisão de medição, bem como um display digital brilhante tornam o uso de tal dispositivo simples e conveniente.
- ThermoPro TP-06 É um acessório com sonda externa, graças ao qual esse termômetro também pode ser usado para determinar a temperatura no interior dos alimentos diretamente no forno. Simples e confiável de usar, com alta precisão do indicador. Uma vantagem importante é o preço acessível do aparelho.
- Ivation IVAWT738 É um dos aparelhos mais sofisticados e modernos. Uma característica distintiva é o seu design único, que permite o uso de duas agulhas para medir a temperatura dentro de dois produtos completamente diferentes, sendo que as informações de cada um deles serão exibidas no display separadamente. Termômetro sofisticado, altamente preciso e durável.
- Thermapen® Mk4. Este é um dos acessórios preferidos dos chefs mundiais. Apesar de seu design simples, pode-se dizer, mínimo, este dispositivo se distingue pela alta precisão de medição, facilidade de uso e manutenção e durabilidade.
- Polder THM-515 É um dos modelos de termômetro de carne mais acessíveis e fáceis de usar, e também pode ser usado para determinar a temperatura exata de alimentos como caramelo, chocolate e peixe.
Como você pode ver, os termômetros de carne são produzidos por uma grande variedade de marcas e a preços muito diversos. Isso permite que cada pessoa compre tal acessório de cozinha, dependendo de suas capacidades e desejos.
Como escolher?
Para evitar problemas e situações desagradáveis durante a operação, mas apenas um sentimento de satisfação com a compra, é necessário abordar corretamente a escolha do termômetro em si. Portanto, é importante seguir as recomendações dos especialistas.
- É melhor adquirir um dispositivo que tenha proteção especial contra umidade para uso frequente. Esse termômetro vai durar muito tempo e suas leituras serão claras e verdadeiras.
- A faixa de temperatura para medição não deve ser inferior a 100 graus, caso contrário, esse acessório se tornará simplesmente inútil ao preparar pratos e suas leituras apresentarão um grande erro.
- Para quem cozinha com frequência e gosta de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, o mais indicado é um medidor com cronómetro, que pode ser imediatamente colocado no forno com um prato cru. Quando estiver pronto, ou a temperatura atingir a marca desejada, soará um sinal sonoro, que não permitirá que você se esqueça do atual processo de cozimento.
- Os dispositivos que possuem um pequeno display digital são considerados especialmente convenientes de usar. É nele que todos os resultados das medições serão exibidos com clareza e aparecerão muito rapidamente.
Não se esqueça da marca. Se você deseja comprar um assistente de cozinha realmente confiável e durável, então, em primeiro lugar, preste atenção aos produtos dos fabricantes acima descritos.
Termos de uso
Para cada termômetro de carne específico, o fabricante inclui instruções detalhadas para sua operação, mas também há um conjunto geral de requisitos obrigatórios.
- Somente acessórios resistentes à umidade podem ser lavados em água ou completamente imersos nela.
- Não use o aparelho com muita frequência, perfurando o produto - ele perderá a suculência.
- Um termômetro culinário é geralmente usado na fase final do cozimento. Para churrasco, são os últimos 10 minutos de cozimento, para cortes inteiros de carne, os últimos 15-20 minutos.
Uma tabela especial ajudará a determinar o grau de preparação de um determinado prato. Ele contém informações sobre o tipo de produto e a temperatura na qual está totalmente pronto para uso.
Tipo de carne | Temperatura de prontidão do produto |
Carne de porco | 85 graus |
Pássaro | 95 graus |
Carneiro | 97 graus |
Carne | 60 a 75 graus |
carne de cavalo | 82 graus |
Esta tabela mostra a temperatura ao assar a carne até que esteja completamente cozida.
E ainda, não coloque a sonda do dispositivo perto de ossos ou cartilagem - ela pode ser danificada e seus dados não serão confiáveis ou o dispositivo, em geral, irá falhar.
Recursos de cuidados
Essas sutilezas também são descritas nas instruções. Mas é importante lembrar que uma verificação de controle da precisão da medição da prontidão dos produtos deve ser realizada a cada seis meses. É permitido limpar o corpo do termômetro de carne e seu visor com um pano limpo úmido ou guardanapos.
Submergí-los completamente na água, especialmente nos modelos com fio, é estritamente proibido.
A vareta retrátil ou removível, após destacada da caixa, pode ser lavada em água morna com um detergente geral. Em seguida, é bem esfregado até secar. Após a limpeza, o aparelho é armazenado em local bem ventilado, livre de excesso de umidade e em temperatura ambiente.
A sonda culinária de carne é realmente um acessório importante e necessário.... Tanto as anfitriãs como os chefs mundialmente famosos apenas o confirmam. E usando o conselho deste artigo, todos podem ser convencidos disso por si mesmos.
Uma comparação de termômetros eletrônicos e mecânicos para fritar carne está esperando por você no vídeo abaixo.