Secadores de pratos no armário
A cozinha é considerada um cômodo especial da casa, pois serve não só para cozinhar, mas também para comer. Para o tornar o mais cómodo possível, são utilizados vários módulos e acessórios na disposição de uma divisão, entre os quais o principal atributo é um secador de loiça embutido no armário. Ele está disponível em vários tipos, que diferem não apenas no tamanho, design, mas também no método de instalação.
Peculiaridades
O escorredor de pratos embutido no armário é um dispositivo útil que ocupa pouco espaço e permite secar convenientemente vários utensílios de cozinha (pratos, xícaras, pires).
As estruturas embutidas podem ser localizadas na parte inferior do módulo extraível e diretamente acima da pia em um armário de parede. Os secadores projetados para instalação em armários de canto não são muito convenientes de usar, portanto, são escolhidos com menos frequência. As dimensões e a forma de tais produtos são determinadas pelo fabricante do móvel, a largura da estrutura pode ser diferente: 500, 600, 700 e 800 mm. A profundidade geralmente é fixa e não ultrapassa 25 cm.
Os secadores de cozinha projetados para armários de parede geralmente são feitos em dois níveis. A camada inferior é usada para secar pratos e a camada superior para xícaras. A localização dos níveis pode ser alterada a critério pessoal, mas a distância entre as prateleiras não deve ser inferior a 30 cm.
Quando os armários possuem mecanismos de levantamento, é possível instalar neles secadores de nível único, projetados para secar apenas uma das placas. Neste caso, canecas, copos e xícaras são pendurados em ganchos em forma de S.
Os secadores de pratos são feitos de uma variedade de materiais, a superfície da maioria dos modelos modernos é adicionalmente coberta com uma camada de esmalte.Isso dá ao produto uma aparência original e simplifica muito o processo de limpeza.
Os dispositivos com revestimento de borracha são muito populares entre as donas de casa, graças aos quais os pratos são instalados silenciosamente.
Vantagens e desvantagens
O escorredor de pratos embutido é um acessório indispensável na cozinha. Esse dispositivo se tornou muito difundido, pois apresenta uma série de vantagens.
- Estética. Como a estrutura da secadora é fechada pela frente e não é visível, isso deixa a cozinha bem arrumada e dá um ar moderno. É necessário instalar um secador em armários abertos, o que estaria em harmonia com a decoração geral da sala.
- Higiene... Após a lavagem, a loiça é imediatamente colocada nos compartimentos, não necessita de ser enxugada, pois a água escoa para um tabuleiro especial. A superfície dos pratos e xícaras seca por conta própria, sem a formação de mofo. A única coisa é que os utensílios de cozinha precisam ser dispostos de maneira constante e organizada para que nada se quebre.
- Fácil de usar. Normalmente, a estrutura é colocada perto da pia - para colocar a louça lavada, basta estender a mão. Todos os artigos de cozinha são colocados estritamente nos seus lugares, pelo que são sempre fáceis de encontrar e tirar.
- Grande seleção da escalação. Hoje o mercado é representado por secadores de várias configurações e tamanhos, o que permite que sejam rapidamente instalados em módulos montados ou de canto, retráteis.
Quanto às deficiências, elas também existem. A principal desvantagem de tais dispositivos é que o palete deve ser constantemente monitorado... Se isso não for feito, o recipiente transbordará com água, que escorre da loiça e derrama-se. Além do mais, o palete deve ser enxaguado pelo menos uma vez a cada poucos dias. Para prolongar a vida útil da máquina de secar louça e do armário em que está montada, é necessário verificar regularmente o nível de humidade dos móveis.
É melhor comprar módulos com uma camada superior protetora. Além disso, deve haver boa ventilação nos armários, para isso vários orifícios são feitos na parte superior da estrutura.
Visualizações
Um escorredor de pratos embutido é classificado de acordo com vários critérios, de modo que cada um de seus tipos difere não apenas no tamanho, mas também no tipo de construção, material de fabricação e localização. Dependendo do local de instalação, os secadores de louça estão divididos nos seguintes tipos.
Retrátil (extraível)
Eles são montados diretamente no meio-fio inferior, são uma gaveta equipada com compartimentos especiais. Como regra, esses dispositivos não têm lados, sua construção é de metal. Este tipo de produto é caracterizado por muitas vantagens, sendo a principal delas a conveniência de utilização. Uma máquina de secar assim instalada permite o acesso gratuito à loiça. Para colocá-lo e removê-lo, você não precisa estender a mão.
Dispositivos retráteis podem ser de diferentes designs e formas, bem como resistir a diferentes níveis de estresse. Alguns modelos são concebidos apenas para colocar colheres e pratos, enquanto outros são muito mais funcionais e permitem carregar não só pratos com colheres, mas também chávenas e copos. Usualmente, os dispositivos pull-out são de nível único e, se você precisar instalar uma segunda camada, terá que comprar (fabricar) separadamente um secador adicional e paletes para ele.
Secadores de pratos de armário superiores
Esses são modelos fixos que estão disponíveis em dois tipos: um e dois níveis. Além disso, estes últimos são universais, uma vez que permitem a colocação de todos os tipos de pratos. Na maioria das vezes, os pratos estão localizados no nível mais baixo e as canecas e os copos estão localizados no nível superior. Pode ser o contrário. Essas estruturas são equipadas com uma bandeja coletora. Quanto aos secadores de nível único, são menos práticos e permitem encher o armário com uma quantidade mínima de loiça, visto que se destinam a secar copos, pratos e outros pratos em separado. Também em promoção tipos combinados de produtos que merecem atenção especial.
Graças a eles, é possível encher racionalmente a grelha superior com pires e pratos, e a inferior com pequenas tigelas e copos. Além disso, a maioria desses modelos está equipada com compartimentos adicionais para guardar talheres.
Canto e reta
São fixos e instalados nos módulos superiores, bem como nos módulos deslizantes e giratórios com instalação nas lancis ou portas dos armários inferiores. Esses modelos têm um design original e economizam espaço em uma pequena cozinha.
Os secadores de pratos também diferem no material de fabricação e são os seguintes.
Metálico
Eles são produzidos a partir de várias ligas, caracterizados por design original, alta qualidade e longa vida útil. Esses modelos estão disponíveis como guarda-roupas de mesa ou embutidos. A única desvantagem dos produtos é o preço alto. Estruturas de aço pulverizadas são especialmente populares entre as donas de casa, elas têm um brilho de aço, mas se desgastam rapidamente durante a operação. Os secadores de aço inoxidável também são uma escolha ideal, pois duram indefinidamente, mas são caros e requerem polimentos periódicos para manter a aparência original.
Plástico
Eles são uma opção de orçamento, portanto, qualquer pessoa pode comprá-los. Os secadores de plástico apresentam-se numa vasta gama, o que permite escolhê-los para qualquer desenho de mobiliário. A principal desvantagem desses produtos é sua falha rápida. Além disso, a superfície de plástico não é resistente a danos mecânicos e costuma ser arranhada. O plástico fica obstruído com sujeira durante a operação, o que torna as estruturas feias e anti-higiênicas.
Esmaltado
Esses dispositivos são esteticamente agradáveis, mas têm vida curta. Normalmente, após um ano de operação, os secadores de esmalte precisam ser substituídos. Sob estresse mecânico e contato constante com água, o revestimento de tais secadores começa a descascar, e o metal preto escondido sob eles pode enferrujar. Como modelos de plástico, os secadores de esmalte são considerados orçamentários.
Também há opções exclusivas de secadores de cozinha, feitos sob encomenda. Eles podem ser feitos de diferentes materiais. Os conhecedores de design incomum escolhem secadores com banho de prata e ouro, que, se desejado, podem ser decorados com várias decorações. Apesar de hoje se poder comprar qualquer tipo de secador, os especialistas recomendam dar preferência ao produtos práticos e de alta qualidade que duram muito tempo.
Critérios de escolha
Um escorredor de pratos embutido é um acessório obrigatório na cozinha, portanto, você deve ter cuidado ao escolher. Existem vários critérios principais a serem observados ao comprar.
- Material de fabricação. Ao adquirir uma secadora para a cozinha, é importante lembrar que ela estará constantemente exposta a solicitações mecânicas e à influência da água. Portanto, é necessário dar preferência a produtos não baratos, eles podem ficar bonitos, mas após danificar o revestimento protetor, tais estruturas rapidamente se tornam inutilizáveis. Os secadores feitos de ligas metálicas são considerados uma excelente escolha neste caso, enquanto os modelos de plástico podem ser comprados em chalés de verão, onde são usados de vez em quando.
- Espaço. Cada modelo específico de secadora é projetado para acomodar uma determinada quantidade de pratos e, se a estrutura estiver cheia, os utensílios de cozinha não secarão bem. Além disso, será difícil remover um prato ou vidro de uma prateleira cheia; os pratos podem ser derrubados e quebrados.
- Tipo de construção. Hoje o mercado é representado por uma grande variedade de secadores de louça. Produtos de nível único e multinível estão disponíveis para venda. Antes de dar preferência a um determinado modelo, é necessário definir sua localização e escolher apenas as opções mais práticas e convenientes.
- O tamanho dos pratos. Freqüentemente, depois de instalar as prateleiras de malha no gabinete, verifica-se que não cabem placas grandes nelas, elas precisam ser colocadas em outro lugar. Para evitar esses erros, você precisa conhecer as dimensões de todos os pratos antes de comprar uma secadora.
- Recursos de design de gabinete... Antes de comprar uma secadora, é necessário medir corretamente o espaço interno do gabinete e, a partir disso, saber as dimensões do aparelho. Muitos fabricantes de móveis, ao fazerem módulos de cozinha, os completam imediatamente com secadores de paletes.
Regras de instalação
Para instalar corretamente um secador de louça no móvel, antes de mais nada, é necessário encontrar um local adequado para o mesmo, o melhor é dar preferência aos armários, localizado acima ou próximo à pia. Assim, a dona de casa não precisa fazer movimentos desnecessários, curvar-se e estender a mão. Muitas pessoas montam as secadoras acima da pia em um gabinete sem fundo. Graças a isto, não é necessário adicionar outro tabuleiro (a água corre imediatamente da loiça lavada para o lava-loiça). É indesejável colocar secadores em armários de piso, uma vez que a recepcionista terá que se curvar muito para enchê-los.
Durante a instalação deste dispositivo, as seguintes recomendações devem ser levadas em consideração.
- Forneça móveis com boa ventilação. No móvel, é necessário fazer 2 furos nas laterais, isso ajudará a secar rapidamente a louça e protegerá os móveis do aparecimento de odores desagradáveis.
- Mantenha distância. A grelha sobre a qual se pretende colocar as placas deve ser instalada a uma distância de pelo menos 30 cm do topo do armário e de outra prateleira. É permitida uma distância de 7 cm entre a camada inferior e a palete.
- Selar móveis. Uma vez que uma cozinha colocada sob constante exposição à umidade pode se tornar rapidamente inutilizável, é recomendável tratar sua parte inferior com selantes especiais. Por exemplo, o silicone protege bem o material da água.
Se você seguir todas as recomendações acima, a secadora instalada durará muito e será fácil de usar. No caso em que o conjunto de cozinha é feito por encomenda, a instalação dos secadores no mesmo é efectuada pelos artesãos.
Para obter informações sobre como instalar um escorredor de pratos em um barril com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.