Acessórios de cozinha

Calhas de tejadilho para cozinha: variedades, dicas para escolher e instalar

Calhas de tejadilho para cozinha: variedades, dicas para escolher e instalar
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Compromisso
  3. Visualizações
  4. Materiais (editar)
  5. Soluções de cor
  6. Visão geral dos fabricantes
  7. Como escolher?
  8. Onde localizar?
  9. Como escolher a altura e instalar?
  10. Adendo
  11. Lindos exemplos no interior

A grade da cozinha tem um design simples e exclusivo que pode substituir facilmente um gabinete ou rack inteiro. Para além das suas vantagens práticas, esta construção despretensiosa à primeira vista confere à cozinha um aspecto elegante e completo.

Peculiaridades

A grade de cozinha é um tubo oco de seção transversal redonda, retangular ou quadrada, que é fixado a uma parede, bancada ou teto por meio de vários suportes. O número de suportes depende do comprimento da haste e pode chegar a 3 ou mais peças. O diâmetro das hastes redondas é geralmente de 16 mm, que é o tamanho mais conveniente e permite que você coloque facilmente todos os tipos de prendedores de roupa e grampos nos canos. Já o comprimento dos trilhos varia de 40 cm a 3 m, sendo os modelos mais comuns de 60, 80, 100 e 120 cm de comprimento.

Para a conexão angular de duas guias, são utilizados adaptadores especiais equipados com acoplamentos, e a própria junção é mascarada com um suporte de suporte.

Inicialmente, as barras de tejadilho foram amplamente utilizadas em bares, restaurantes e outros estabelecimentos de restauração, onde resolveram com sucesso o problema da falta de espaço e ajudaram a utilizar de forma mais eficiente o espaço disponível. Ao mesmo tempo, todos os utensílios de cozinha necessários para o pessoal estavam à distância de um braço.Um pouco mais tarde, as grades do telhado chegaram às cozinhas das residências, onde foram apreciadas pelas donas de casa e entraram em uso com firmeza. A alta demanda do consumidor por trilhos de telhado de cozinha se deve às seguintes vantagens inegáveis ​​desses projetos simples:

  • devido à sua grande mobilidade, o bar pode ser instalado em qualquer parte da cozinha, independentemente do tamanho da divisão e da disposição dos móveis;
  • a possibilidade de pendurar sistemas de armazenamento em várias camadas no corrimão elimina a necessidade de comprar prateleiras e armários de cozinha volumosos;
  • uma grande variedade de acessórios e equipamentos ricos tornam um tubo comum em uma estrutura multifuncional e conveniente, porque, além dos utensílios de cozinha, há muitas outras coisas necessárias no corrimão;
  • acessórios com dobradiças removíveis permitem que você troque itens a seu critério e os mova para outras partes da cozinha;
  • a utilização de uma barra de tejadilho poupa significativamente espaço na secretária e a livra da presença de numerosos artigos pequenos, o que ajuda a manter uma ordem exemplar na cozinha e aumenta visualmente o espaço;
  • como mencionado acima, o corrimão é capaz de substituir um pequeno armário de cozinha, mas, ao contrário deste último, é muito fácil de limpar, pois se for necessário esvaziar completamente todas as prateleiras e enxaguar bem todos os cantos para lavar os armários, depois em para a lavagem do guarda-corpo não é necessário retirar os pendurados há objetos sobre ele, para isso basta movê-los primeiro para um lado e depois para o outro lado e lavar a barra;
  • graças ao seu design estético e ao uso para a produção de belos materiais, a grade do teto se encaixa perfeitamente em qualquer interior de cozinha e lhe confere uma elegância especial;
  • o projeto dos trilhos do telhado é tão simples que não será difícil instalá-lo, mesmo para uma pessoa inexperiente;
  • a superfície dos trilhos do telhado é altamente resistente à umidade e produtos químicos, e os próprios produtos são caracterizados por uma longa vida útil e confiabilidade estrutural geral; as hastes não se deformam sob altas cargas e mantêm sua forma original durante todo o período de operação.

As desvantagens das grades de cozinha incluem um momento estético: o fato é que nem todas as donas de casa gostam quando todos os utensílios de cozinha ficam à vista de todos, e preferem usar os armários tradicionais. Outra desvantagem é a necessidade de fazer furos na parede ou no teto para fixar os suportes.

Compromisso

O principal objetivo das longarinas é a correta organização do sistema de arrumação dos utensílios de cozinha, desde pratos a flores e têxteis. Ao usar os armários tradicionais, pequenos itens amontoam-se nas prateleiras, tornando frequentemente difícil encontrar o item de que você precisa rapidamente. As grades do telhado, por outro lado, permitem determinar com precisão a localização de um objeto, uma vez que estão constantemente à vista e claramente registradas pela memória visual.

Além disso, as barras de tejadilho aliviam significativamente a carga dos armários de jantar e de corte, uma vez que, com alguns acessórios, até guardanapos e potes de especiarias podem ser pendurados na chaminé.

Os itens são colocados na barra usando anexos - ganchos, prendedores de roupa, prateleiras de rede, suportes de vidro, secadores, porta-toalhas e ímanes. Os acessórios listados podem transformar uma barra comum em um sistema de armazenamento completo para utensílios de cozinha e permitem que você resolva o problema de colocar raladores, conchas, talheres, tampas, coador, pás, panos de prato, caixas de pão, copos, pratos, canecas , tesouras, cestas de frutas, guardanapos de mesa e outros itens necessários.

Visualizações

Existem vários tipos de barras de tejadilho.

  • Vertical. Esses designs assumem uma disposição de barra vertical e são fixados entre o teto e o tampo da mesa, o teto e o chão, bem como entre a mesa e uma prateleira suspensa ou armário. Todos os tipos de dispositivos para armazenar objetos estão localizados neles, muitas vezes recebem um canto separado. Essas opções ficam bem em quartos espaçosos, onde frequentemente atuam como um elemento de design independente. A grade vertical também fica bem no balcão do bar, acomodando copos e taças.
  • Horizontal. Essas barras de tejadilho representam o grupo de produtos mais numeroso e são muito populares em cozinhas domésticas. As hastes têm comprimentos diferentes e podem ser colocadas perto de uma parede ou circundar a cozinha em todo o perímetro. Esses modelos geralmente são equipados com um sistema de armazenamento de várias camadas que permite que você coloque uma grande quantidade de utensílios de cozinha em um espaço limitado. Os modelos horizontais são frequentemente colocados sob os armários e equipados com um grande número de ganchos e prateleiras de rede, o que permite uma utilização ergonómica do espaço e poupa espaço nos armários.
  • Modelos suspensos. Essas estruturas estão localizadas acima da mesa de trabalho, ilha da cozinha ou balcão do bar. Eles são usados ​​para acomodar utensílios de cozinha, pratos e copos. A única condição para a colocação dos trilhos suspensos é afastá-los da laje. Caso contrário, vapores e gotas de gordura irão se acumular nos utensílios e contaminá-los rapidamente.

Materiais (editar)

Para a fabricação de grades de tejadilho são utilizados materiais como latão, alumínio anodizado e aço inoxidável. Para dar um toque moderno aos produtos, as hastes de metal são banhadas a cromo e níquel. As superfícies cromadas combinam perfeitamente com a maioria das tendências modernas e se adaptam bem ao espaço. Para os amantes dos estilos retro, o fabricante moderno oferece um grande número de modelos em ouro, cobre e bronze.

Entre eles você pode ver espécimes envelhecidos artificialmente com superfícies patinadas, que transmitem com mais precisão o espírito da época.

Quanto à resistência do material, o "aço inoxidável" segura a palma. Os produtos de aço não dobram nem deformam, não corroem e podem servir por 10 anos ou mais. O alumínio anodizado é muito mais leve do que o aço laminado, mas mais vulnerável a grandes cargas de peso. Portanto, a utilização desse material muitas vezes se limita à produção de produtos curtos, que, devido ao seu baixo custo, são muito procurados. O latão também é usado na produção de trilhos de telhado e tem uma ótima aparência. Seu único inconveniente é o alto preço e a necessidade de manutenção regular. O último requisito é devido à tendência do latão de escurecer e ficar turvo com o tempo.

Além do metal, o vidro resistente a impactos é freqüentemente usado na produção de trilhos de telhado. Esses modelos costumam ser equipados com iluminação interna e o vidro pode ser transparente, fosco ou multicolorido. E também existem modelos com insertos de madeira e plástico. Eles parecem muito originais e, graças a uma ampla gama de cores e uma variedade de designs, podem ser facilmente combinados com qualquer aparência artística da cozinha.

Soluções de cor

A maioria dos trilhos de teto no mercado hoje tem revestimento de cromo ou níquel, o que torna a superfície da haste espelhada. Esses modelos são especialmente populares entre os consumidores devido à sua compatibilidade com a maioria dos interiores. Freqüentemente, os produtos são equipados com plugues, inserções e elementos decorativos multicoloridos., que permite combiná-los com a cor de eletrodomésticos, paredes ou móveis de cozinha.

As barras de tejadilho mais comuns, que incluem detalhes em preto, branco ou vermelho, são ideais para a maioria dos interiores modernos.

Visão geral dos fabricantes

O mercado de acessórios de cozinha modernos oferece uma grande variedade de trilhos de teto. Entre eles, existem modelos de empresas eminentes e produtos de empresas desconhecidas. Abaixo estão os fabricantes mais famosos que produzem uma ampla gama de trilhos de teto com uma grande variedade de tamanhos, formas e designs.

  • Tescoma da República Tcheca está no mercado há muito tempo. Uma característica distintiva dos produtos é a excelente qualidade dos produtos e uma ampla gama de preços. Todos os modelos têm um belo design e estão disponíveis nas versões fosca e brilhante. O custo do corrimão compacto mais simples sem acessórios começa em 300 rublos.
  • Kessebohmer da Alemanha especializou-se na produção de equipamentos para cozinha há várias décadas. A empresa produz estruturas de guarda-corpos de secção redonda e quadrada, bem como grande número de engates. O fabricante alemão usa a mais recente tecnologia galvânica para manter a superfície do espelho em perfeitas condições por muito tempo. Além de cromo brilhante e níquel, o catálogo de produtos contém itens com revestimentos decorativos "cromo fosco", "níquel fosco" e "ouro brilhante". O custo dos modelos alemães é bastante adequado. A proteção mais orçamentária da empresa Kessebohmer custará ao comprador 900 rublos.
  • Lemi da Itália produz barras de tejadilho baratas com superfícies de bronze, cobre, cromado mate e cromado brilhante. A vantagem indiscutível dos produtos italianos é a ampla variedade e o baixo custo. As desvantagens incluem a pulverização de qualidade não muito alta, que se desgasta rapidamente e leva à perda do brilho original. O parapeito mais barato com revestimento de bronze da empresa Lemi pode ser comprado por 390 rublos, enquanto um modelo cromado com acabamento fosco custará 550 rublos.
  • Provou-se bem e produtos da China... Como exemplo, considere uma empresa chamada Lemax, que é líder em vendas de trilhos para cozinha na Rússia. Compatriotas escolhem produtos chineses por baixo custo, equipamento rico e aparência atraente. Os modelos são geralmente decorados com inserções de vidro colorido, plástico e madeira, e alguns deles são equipados com iluminação interna. Além disso, alguns produtos são fixados à superfície com ventosas, o que permite não estragar as paredes com furos desnecessários. O custo do modelo mais barato sem anexos é de 350 rublos.

Como escolher?

Ao escolher os trilhos do telhado, é necessário levar em consideração alguns pontos importantes. O comprimento do trilho comprado deve ser compatível com o tamanho da cozinha. Em divisões pequenas, bastam vários modelos compactos, por exemplo, para uma cozinha com uma área de 12 m², bastam duas barras de tejadilho com 60 cm de comprimento. Caso contrário, existe o risco de sobrecarregar o espaço e criar dificuldades na limpeza.

A escolha dos acessórios deve ser uma questão de necessidade e bom senso. Você não precisa comprar muitos suportes, ganchos e prateleiras diferentes, uma vez que apenas os itens que são usados ​​diariamente devem estar na grade. Se, por exemplo, uma confeitaria é assada a cada seis meses, não faz sentido manter os pratos à mão. E também não se recomenda a compra e colocação de suportes no bar da reserva, e mais ainda pendurá-los com um grande número de canecas. O excesso de itens causará desordem visual do espaço e a grade perderá sua sofisticação e estética.

O sistema de corrimão do telhado deve se encaixar bem no estilo geral e não parecer algo estranho nele. Para fazer isso, você deve entender que a cor da barra, acessórios e suportes devem estar em harmonia com os acessórios de móveis de cozinha, encanamentos, eletrodomésticos ou um exaustor. Modelos em tons de cobre fosco, ouro e bronze, assim como produtos com elementos de forja, são adequados para interiores clássicos, rústicos e country. Em uma cozinha estilo loft, as grades de teto pretas ficarão bem e, para a direção escandinava, minimalismo e alta tecnologia - designs planos rígidos sem quaisquer delícias artísticas especiais em um acabamento brilhante ou fosco.

Onde localizar?

Na hora de escolher o local para a grade, é aconselhável seguir algumas regras. Portanto, os modelos de canto mais espaçosos devem ser colocados perto da pia. Além das opções lineares, o uso de estruturas em várias camadas é apropriado., o que permitirá colocar sobre eles não só pratos e talheres, mas também detergentes, esponjas e toalhas de papel. No entanto, esta disposição é adequada apenas para cozinhas espaçosas. Em quartos pequenos, trilhos de telhado com vários níveis e excessivamente desordenados criam uma sensação de aglomeração, confusão e desordem. Para cozinhas de pequena dimensão, basta um modelo curto, no qual se penduram várias espátulas ou um escorredor de pratos compacto.

Na área da laje, será justificada a instalação de estruturas horizontais compactas., que são as mais adequadas para colocar utensílios de cozinha, sal, isqueiros, pegadores de panela e temperos - enfim, tudo o que pode ser necessário no processo de cozedura. É aconselhável colocar calhas curtas nas extremidades das bancadas, nas superfícies laterais das "ilhas de cozinha" e nas paredes laterais dos armários de parede. Os trilhos também podem ser utilizados para sistemas de armazenamento fechados, localizados na parte interna das portas de pedestais e gabinetes.

Para isso, são utilizados pequenos modelos, que são selecionados de acordo com o tamanho do móvel, e são utilizados para utensílios pouco usados.

Uma solução interessante seria a localização dos trilhos do telhado em diferentes alturas na forma de linhas tracejadas. Isso permitirá zonear o espaço e enfatizar a geometria da cozinha. Uma opção igualmente incomum seria a localização dos sistemas de gradeamento do telhado nas áreas de recreação das salas de jantar e grandes cozinhas. Normalmente, para esses fins, são utilizadas estruturas verticais do chão ao teto, nas quais são colocados têxteis de cozinha, cestos de vime para várias ninharias e outras coisas agradáveis. Você também pode posicionar o trilho próximo à máquina de café, equipando-o com uma cafeteria doméstica. Ao colocar a estrutura acima da barra, é aconselhável pendurar nela apenas copos e porta-garrafas, uma vez que nesses locais não há lugar para outros utensílios de cozinha.

Como escolher a altura e instalar?

Os trilhos devem ser instalados de forma que os objetos localizados neles estejam sempre à mão e você não precise alcançá-los. Portanto, se a estrutura horizontal for instalada acima da mesa, a distância da barra transversal à bancada deve ser de 40-50 cm. Se o sistema de armazenamento for localizado em um avental de cozinha sob um armário de parede, pelo menos 8-10 cm deve ser espaçado de seu painel inferior. Os trilhos do telhado podem ser fixados em qualquer superfície, incluindo paredes pintadas, revestidas com papel e azulejos. As únicas exceções são os aventais de cozinha feitos de vidro extra forte. Nestes casos, a instalação das barras de tejadilho é efectuada antes da instalação do avental e, nos casos em que isso não seja possível, são utilizados modelos com ventosas.

Importante! Deve-se lembrar que para uma fixação mais confiável da haste, os suportes devem ser colocados a cada 50 cm, caso contrário, os fixadores serão considerados fracos e o corrimão não poderá carregar o máximo possível.

O processo de instalação em si é bastante simples e consiste em etapas sequenciais como:

  • usando um nível de laser, a marcação é feita, enquanto os pontos inicial e final, bem como vários pontos intermediários são marcados na superfície;
  • furos com diâmetro de 6 a 8 mm são feitos nas áreas demarcadas, destinados à fixação dos suportes; se o trabalho for realizado em ladrilhos, recomenda-se a utilização de brocas especiais para ladrilhos;
  • nos furos feitos, que acompanham os trilhos, são instalados plugues de plástico e neles são fixados buchas de apoio com parafusos auto-roscantes;
  • os suportes são colocados nos pinos de suporte, após o que as hastes são inseridas e fixadas; se a barra for muito longa, ela precisa ser encurtada, use uma serra para metal;
  • as extremidades dos tubos são fechadas com tampões decorativos constituídos por um parafuso de conexão, uma tampa de proteção e um acoplamento;
  • se necessário, a instalação angular usa conectores especiais, que são um arco com um ângulo de 90 ou 135 graus;
  • a instalação dos trilhos verticais é feita no espaçador - para isso, os modelos possuem uma haste adicional, que se estende segundo o princípio de um telescópio até o comprimento necessário; em vez de plugues, almofadas de plástico ou silicone são usadas para evitar danos às superfícies de suporte.

Adendo

Para tornar o uso do corrimão o mais conveniente e confortável possível, você pode usar diretrizes simples.

  • Para economizar espaço na barra, é melhor colocar os itens pequenos em um copo ou cesta, e não pendurá-los em ganchos separados.
  • É melhor guardar os utensílios de cozinha por categoria e em locais específicos. Portanto, é melhor colocar todos os utensílios necessários para cozinhar ao lado do fogão, copos e taças - acima da barra, canecas e talheres - não muito longe da mesa de jantar, e encontrarão lindos tecidos, cestos de vime e caixas em técnica de decoupage seu lugar próximo à área de estar.
  • O preenchimento das grades do telhado também deve corresponder ao sentido do estilo da cozinha e não causar dissonância. Então, coisas quadriculadas são adequadas para chique gasto, potes barrigudos com ervas aromáticas ou potes volumosos de chá e café se encaixam perfeitamente na Provença. Para interiores retro, uma excelente solução seria colocar moinhos de madeira para sal e especiarias ou argamassas de cobre patinado.
  • Para que o trilho dure o máximo possível e mantenha sua atratividade original, deve ser tratado de maneira adequada. Para isso, basta limpar diariamente, primeiro com um pano úmido e depois seco, e fazer a limpeza geral com detergentes neutros. Neste caso, use a esponja mais macia que não risque a superfície cromada. O uso de agentes de limpeza abrasivos não é permitido pelo mesmo motivo. É melhor usar um detergente comum, que não só dará à superfície do metal seu brilho original, mas também dissolverá as gotas congeladas de gordura.

Lindos exemplos no interior

Além da função prática, Os trilhos da cozinha são altamente decorativos e podem transformar significativamente até os interiores mais enfadonhos.

  • A longa grade acima da área de trabalho confere à cozinha um visual sofisticado e moderno.
  • A estrutura de canto é muito espaçosa e funcional.
  • O modelo preto fica ótimo no estilo loft.
  • O trilho suspenso acima da ilha da cozinha é compacto e funcional.
  • A construção vertical até o teto é um ótimo complemento para o balcão do bar.

Para informações sobre como instalar grades de teto para a cozinha, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa