Pratos de panificação de Páscoa: variedades e características de escolha
Em nosso país, nenhuma celebração pascal se completa sem um apetitoso bolo. Alguém, sem hesitar, compra produtos assados prontos na loja, e alguém os prepara por conta própria. No segundo caso, os especialistas culinários, especialmente os inexperientes, imediatamente se deparam com a questão de como e que tipo de assadeira escolher.
Peculiaridades
Os bolos de Páscoa para panificação são caracterizados por algumas peculiaridades. Como o bolo em si tem uma aparência específica e até tamanhos padronizados, um recipiente normal para um bolo ou bolo não funcionará neste caso. Você precisa comprar pratos especiais na loja ou, usando sua imaginação, criá-los a partir de materiais descartados. A maneira mais fácil é usar formulários de papel, que nem precisam ser oleados ou forrados com papel especialmente preparado.
Os utensílios para preparar os pratos da Páscoa podem ser sólidos ou partidos. O segundo é reconhecido como mais conveniente, mas primeiro você não deve se esquecer de revesti-lo com manteiga e polvilhar com croutons para empanar. Os materiais podem ser completamente diferentes, portanto, você deve se concentrar em suas próprias preferências e na reputação do fabricante.
Os especialistas em culinária não aconselham colher moldes em bazares criados aleatoriamente, pois na maioria das vezes são de baixa qualidade, o que, por sua vez, prejudica o sabor dos produtos assados.
Materiais, design e dimensões
A maioria das hospedeiras prefere comprar formas de metal testadas pelo tempo para assar bolo de Páscoa para a Páscoa. Esse material resiste a altas temperaturas, mas não emite substâncias nocivas e não prejudica o sabor do alimento que está sendo preparado.Além disso, tendo adquirido uma forma de metal uma vez, será usado por muitos anos.
É melhor dar preferência estruturas de aço inoxidável, uma vez que o alumínio, sendo um metal macio, está sujeito à deformação. Além do mais, faz sentido comprar moldes com revestimento antiaderente, o que simplifica muito o processo de manutenção e operação.
Formas destacáveis para assar bolo de Páscoa são indispensáveis no caso de sua posterior decoração com esmalte e elementos volumétricos. Como a estrutura não gruda na sobremesa e, ao ser retirada, não deixa marcas, é conveniente usá-lo para fazer cupcakes de presente.
Alguns chefs preferem criar em estruturas especiais corrugadas feitas de metal. O bolo resultante tem paredes "onduladas", um fundo estreito e um topo estendido, por isso é mais lógico decorá-lo apenas virando-o. Para que o bolo incomum não queime, é preciso untar generosamente a forma com manteiga por dentro e polvilhar com panados adicionais, por exemplo, com migalhas de pão.
Os formulários de papel são descartáveis. O uso de uma amostra de papel incomum permite dispensar decoração adicional, já que o bolo, neste caso, ainda terá uma aparência elegante. Esses moldes são baratos, mas podem ser usados apenas uma vez. Os formulários de papel são feitos de um papel especial que não tem medo de ser exposto a altas temperaturas e tem uma boa resistência ao calor. O fundo da forma do bolo é feito de papelão ondulado com furos, responsável por um tratamento térmico de alta qualidade. Preenchendo até 1/3 da forma com massa, resulta para preparar um prato delicioso. Como regra, os moldes são vendidos em conjuntos contendo de 6 a 10 peças, cada um custando em média 10 rublos.
Usando partes de papel, você pode preparar cupcakes em miniatura, pesando no máximo 200 gramas, e peças de arte com quilogramas gigantes. Se você assar várias cópias, as maiores devem ser colocadas profundamente no forno, e as menores mais perto da porta do armário. Para evitar que o papel estrague antes do tempo, a temperatura deve ser reduzida para 160 graus.
Formas de silicone são geralmente considerados muito adequados para preparar refeições de Páscoa. Um recipiente bastante volumoso pode suportar o calor do forno sem problemas, não gruda na massa assada e é muito fácil de limpar. Infelizmente, a durabilidade do material é muito menor do que a do metal, e o uso descuidado da faca pode danificar a forma. Para verificar se o formulário está em ordem, basta puxar a água para dentro e verificar se ela escorrerá. Se for encontrado um buraco pronunciado, é melhor não cozinhar bolo nele.
Você pode até fazer uma forma de bolo com resíduos de materiais, por exemplo, latas de comida enlatada com bordas lisas. Tendo liberado o recipiente da tampa e alisado as bordas, você terá que enxaguar bem o recipiente e cobri-lo com papel oleado. Mesmo uma folha bem enrolada serve. Para obter a forma, você precisa embrulhar o papel em volta do prato do tamanho desejado e, em seguida, simplesmente remover o recipiente.
Toda a estrutura é fixada com um clipe de papel normal. Se você planeja dar o bolo para alguém, você deve usar uma combinação de papel manteiga e papelão.
Tudo começa com o fato de que um frasco com volume de 500 mililitros a 1,5 litro é instalado sobre papel grosso, e seu fundo é delineado com lápis comum. Em seguida, o recipiente selecionado é circundado por pergaminho junto com papel alumínio, que são fixados ao fundo de papelão com fita metalizada ou mesmo grampeador. Tirando a jarra, você pode ver a forma finalizada na sua frente.
Algumas hospedeiras também conseguem usar panelas velhas equipadas com cabos de metal. Qualquer metal serve, apenas o recipiente de alumínio terá que ser coberto com pergaminho de cozimento.
Os fãs de cupcakes em miniatura podem ainda aproveitar as canecas que são levadas nas caminhadas e são feitas de aço.Novamente, você não pode prescindir de uma camada adicional de óleo de papel. É importante que a panela não tenha partes de plástico que possam derreter. A presença de alças para retirar os bolos do forno será uma vantagem significativa. Em princípio, o uso de potes de barro ou recipientes de cerâmica não é proibido.
O fundo em ambos os casos é coberto com papel alumínio ou papel oleoso. Os recipientes de alumínio, que na maioria das vezes são vendidos em conjuntos de vários com tampas de polietileno, também serão úteis neste caso. O bolo vai assar muito rápido, depois será removido sem problemas. Além disso, você pode untar as paredes internas do recipiente, polvilhar tudo com semolina ou até mesmo usar papel manteiga.
As donas de casa experientes podem cozinhar os produtos assados da Páscoa em qualquer recipiente de vidro - de taças de vinho e taças a canecas de cerveja. Se o material resistir ao calor e não houver padrões na superfície, você poderá cozinhar nele. Claro, o bolo canônico dificilmente funcionará neste caso, mas o sabor do bolo não será pior.
Os recipientes são pré-oleados e colocados em um forno sem aquecimento para evitar oscilações de temperatura.
Quando se trata de fazer pequenos cupcakes, como biscoitos ou até mesmo pão de gengibre, então todos os materiais acima e até mesmo um copo normal servem. Vale a pena escolher um pãozinho pequeno se quiser experimentar novas formas e de alguma forma mostrar a sua imaginação - por exemplo, pode fazer biscoitos em forma de cordeiro, coelhinho da Páscoa ou de ovo. Para preparar não um bolo canônico, mas um bolo normal de Páscoa, uma forma de vidro também é adequada. Contribui para uniformizar o cozimento e controlar o processo de cozimento devido à presença de paredes transparentes. Também é permitido lavar esses pratos na máquina de lavar louça.
Os moldes de cerâmica são os mais ecológicos, além de conservar o sabor do produto. No entanto, você terá que lavar os recipientes com as mãos desprotegidas, especialmente se houver um padrão nos formulários.
Às vezes, à venda há moldes de madeira de páscoa, mas deve-se lembrar que eles são usados apenas para fazer queijo cottage na Páscoa, e não são adequados para bolos comuns. A presença de orifícios no fundo elimina o excesso de soro durante o uso da opressão. Essas estruturas de madeira requerem cuidados especiais e são bastante caras.
No que diz respeito às dimensões, certamente existem recipientes com diâmetros diferentes. Na produção, os formulários de 20 cm são os mais usados. Se você definir a temperatura para 200 graus, será possível assar produtos assados com alta qualidade em uma hora. No caso em que há muito para assar, é melhor assumir formas que possam caber aos pares no mesmo palete ou treliça.
Como escolher?
Caso haja previsão de cozimento ativo na Páscoa, é melhor comprar imediatamente um conjunto de assadeiras. Por exemplo, pode ser um conjunto de recipientes de silicone com um volume de 0,5, 1 e 1,5 litros. Em outros casos, especialmente se este tipo de assado estiver sendo preparado pela primeira vez, é melhor levar moldes descartáveis, ou limitar-se ao pergaminho... Em geral, tradicionalmente o bolo de Páscoa lembra uma cartola, mas você também pode tentar assar uma iguaria triangular, retangular ou oval.
A escolha do tamanho e da forma depende apenas do desejo dos especialistas culinários, pois vendem-se embalagens de pequeno, médio e grande porte, de diferentes larguras. Para presentes, é melhor escolher formulários de papel com fotos temáticas.
Dicas de uso
Após o cozimento, as formas de metal certamente precisarão ser bem enxaguadas. O revestimento antiaderente tornará este procedimento muito mais fácil. Durante o uso, o metal comum deverá ser oleado para evitar queimaduras e também polvilhado com farinha. Em recipientes antiaderentes, tudo cozinha perfeitamente sem adicionar óleo. O quanto os formulários são preenchidos com massa depende do material do formulário usado.Por exemplo, as estruturas de papel são preenchidas por 1/3 do volume total, mas as de metal - já por 2/3. Para evitar que a parte superior queime, cubra-a com uma folha de papel branco assim que dourar.
Não é recomendável retirar imediatamente o bolo acabado da forma. No caso do uso de blanks de papel, eles não podem ser retirados, em geral, até a degustação, pois o papel protege o bolo da umidade e também permite que ele esfrie por igual. A prontidão do prato é determinada por meio de uma vara comprida que perfura a superfície. Se voltar a secar, está tudo pronto. Além do mais, visualmente, você pode focar na altura do próprio bolo - ele deve ser igual ao formato.
Para decorar bolos de Páscoa prontos, tradicionalmente são usados esmaltes, pó multicolorido e estatuetas de Páscoa. A substância líquida é aplicada quando o bolo esfria completamente, mas os elementos volumosos são aplicados antes que a cobertura tenha tempo de endurecer.
Para obter informações sobre como escolher uma assadeira, veja o vídeo abaixo.