Acessórios de cozinha

Qual óleo escolher para o processamento de tábuas de corte?

Qual óleo escolher para o processamento de tábuas de corte?
Contente
  1. Compromisso
  2. Variedades de óleos
  3. Como escolher uma prancha para o material?
  4. Como processar?

Quase todas as cozinhas têm uma tábua de cortar e mais de uma. Para que um atributo culinário sirva por muito tempo, ele precisa de cuidados, e não apenas na hora de lavar e secar. Para processar as pranchas é necessário adquirir óleo - é uma impregnação regular que garante durabilidade, resistência e qualidade que nunca deixam de agradar.

Apenas óleos especiais são adequados para produtos de processamento: oliva e girassol não dão sentido.

Da mesma forma, vinagre, refrigerante e outros desinfetantes não serão úteis para a madeira (eles têm sua própria função).

Compromisso

O óleo é necessário para a impregnação de placas de madeira novas e usadas. O óleo correto não tem cheiro e sabor, não deixa vestígios visíveis, não altera as características nutricionais dos produtos. Depois de trazer sua nova tábua de cortar para casa, lave-a em água morna, seque-a e aplique óleo especial na superfície da tábua antes de usá-la.

Por que é necessário processar o produto:

  • absorve odores desagradáveis, eliminando-os;
  • evita que germes, mofo, fungo apareçam no quadro dentro da própria madeira, o que acontece com muito mais frequência do que você imagina;
  • evita a ocorrência de cavacos e fissuras, característica de um material muito seco que não recebe impregnação especial e oportuna.

A própria estrutura da madeira é favorável ao tratamento do óleo: o líquido penetra nas fibras, preenchendo os poros do material.

O óleo de impregnação deve estar em todas as unidades alimentares, mas mesmo para uma cozinha doméstica, essa composição é necessária. Você precisa saturar o tabuleiro uma vez a cada 1-2 meses, evitando longas pausas. É especialmente interessante realizar o processamento de produtos de cozinha de madeira na estação fria, quando os radiadores estão funcionando na cozinha. A proximidade da fonte de calor torna a placa vulnerável: sua estrutura está sujeita a deformações neste momento.

Mesmo que você passasse apenas um dia na cozinha, e todo esse tempo o forno e o fogão estivessem funcionando, o exaustor mal suportava o calor, esse é um motivo para mais uma vez tratar as tábuas de cortar com óleo.

Variedades de óleos

O óleo mineral é usado principalmente para cortar tábuas. É um produto petrolífero obtido pela destilação de óleo combustível. Ocasionalmente, as safras agrícolas podem ser usadas para fazer óleos minerais. A ferramenta, apesar de suas características técnicas, é absolutamente segura. Com uso ativo na indústria alimentícia, a composição do óleo o torna muito procurado nas áreas médica e cosmética.

Óleo mineral comestível:

  • garante um alto nível de proteção do produto processado;
  • não tem gosto ou cheiro;
  • fácil de aplicar;
  • ambientalmente amigável;
  • seca rapidamente;
  • não tem cor (a menos que contenha aditivos especiais).
O óleo mineral é usado não apenas como um remédio contra a deterioração dos utensílios de cozinha, mas também como forma de dar brilho ao produto.

Muitas vezes, o óleo mineral é combinado com cera de abelha, e essa combinação é ótima. A cera atua como um selante, protegendo a estrutura porosa da madeira da umidade. E embora aumente a resistência à umidade da madeira, não a torna à prova d'água.

Se o óleo for aplicado sem cera, o efeito não será completo: a película protetora não se formará na placa, não será confiável o suficiente. Bactérias, pedaços de comida e sujeira não entrarão exatamente na estrutura da madeira se você misturar óleo mineral com cera.

Mas existem outras opções de processamento: você pode comprar vaselina na farmácia e óleo de linhaça na loja. Ambos os produtos são adequados para trabalhar madeira. O óleo de vaselina também deve ser misturado com cera de abelha. O óleo de vaselina também é uma fração purificada do óleo, obtido após a destilação do querosene, não contendo matéria orgânica prejudicial. A parafina líquida pode ser considerada a base de um produto sintético. O óleo não é absorvido pela pele, o que algumas donas de casa temem, porque é muito conveniente no dia a dia (e também na cozinha).

Os componentes do óleo de linhaça, que impregnam a madeira, engrossam sob a influência de fatores externos - ocorre a polimerização. Assim, o líquido se transforma em uma massa semissólida, que é uma proteção para a árvore.

A combinação com cera de abelha melhora o desempenho de proteção da tábua de corte.

Como escolher uma prancha para o material?

Tábuas de corte são diferentes - de contraplacado (a opção mais simples e mais barata), bem como de fundo - de carvalho, pinho, faia. Qualquer que seja o óleo que você comprar, quando usado corretamente, será benéfico para o produto.

Mas algumas nuances são dignas de nota.

  • Se você usar óleo de linhaça para impregnar tábuas de pinho (e algumas pessoas gostam de substituí-lo por óleo de nozes, o que é teoricamente possível), com o tempo, um cheiro não muito agradável e rançoso pode começar a emanar do produto.
  • Às vezes, há promoções na loja e as tábuas de cortar são vendidas junto com o óleo para impregnação. Lembre-se de qual óleo o fabricante (ou lojas especializadas) lhe ofereceu, provavelmente, e no futuro você precisará usar esta opção específica.
  • Nem sempre o óleo mineral está à venda: se não houver nenhuma loja nas proximidades, certamente haverá uma farmácia. Portanto, a vaselina será a opção preferida.
  • As tábuas de carvalho são as mais fortes, mais fortes e mais confiáveis. Sature-os com uma mistura de óleo mineral e cera, não tenha medo de exagerar, a madeira absorverá o quanto precisa. A impregnação oportuna e o respeito permitirão que a prancha seja usada por muitos anos.

As placas finas de compensado não são tão higiênicas e duráveis ​​quanto as placas finais. Poucas pessoas prestam atenção ao processamento de placas finas e isso é um descuido.

Muitas vezes, é o processamento inadequado que leva a problemas digestivos nos membros da família.

Como processar?

As tábuas de corte de madeira compensada consistem em várias folhas de madeira coladas umas às outras. O material de compensado multicamada é muito sensível à água, porque a cola na placa é caracterizada pela baixa resistência à umidade. Portanto, o produto de madeira compensada freqüentemente incha, mofo e micróbios “se instalam” nele, a estrutura da própria placa é destruída. Portanto, o processamento de tal produto é necessário.

Vamos dar uma olhada em como revestir uma placa de madeira compensada com óleo.

  • Se a placa for nova, várias camadas de óleo mineral misturado com cera de abelha devem ser aplicadas a ela. Se você mesmo fez a prancha, deve haver 3 camadas (cada uma vai secar por pelo menos 12 horas).
  • Se, após a aplicação do produto, houver formação de sobras, devem ser retirados cuidadosamente com pano macio.
  • Para o processamento regular é necessário fazer o revestimento mineral da placa uma vez por mês, o suficiente para garantir a limpeza e segurança do acessório de cozinha usado.

Para realizar o processamento da placa final (ou placa de uma serra cortada de uma árvore), ela também precisa ser inicialmente enxaguada e seca. Se você mesmo fez a placa e depois do primeiro processamento ela parece áspera, passe uma lixa fina por cima.

  • Para embeber e lubrificar a endboard, cubra-a com óleo mineral / linhaça / vaselina. Para fazer isso, você pode derramar uma colher de sopa de óleo e simplesmente derramar na superfície do tabuleiro. Em seguida, usando um cotonete de pano macio (ou simplesmente à mão), esfregue o composto de impregnação em toda a superfície.
  • É muito importante que o processamento seja uniforme - se você fizer com pressa, algumas áreas ficarão desprotegidas. Sature todos os lados do tabuleiro, incluindo os lados.
  • Se a placa for nova, não se apresse em usá-la no dia da compra - a impregnação com óleo de um novo produto é organizada várias vezes seguidas. Trate o item pelo menos duas vezes, enxugando qualquer óleo restante com toalhas de papel.

Se você mesmo estiver preparando o composto de impregnação, use a seguinte fórmula. Tome 1 parte de cera de abelha e 4 partes de vaselina: a mistura é preparada em banho-maria. Primeiro, aqueça o óleo e depois mergulhe a cera nele. Após o cozimento, a mistura deve ser resfriada e aplicada na placa. Se for inconveniente trabalhar com pano ou com as mãos, pode-se usar uma escova larga.

Se a composição resultante permanecer, não deve ser armazenada na geladeira até ser usada novamente. É razoável utilizá-lo para manusear todos os utensílios de madeira da casa: via de regra, são rolos e espátulas, colheres.

E mais um ponto importante. Em uma cozinha profissional, há uma diferenciação clara de placas: alguns são usados ​​para cortar vegetais, outros para carne e peixe. Em casa, nem todas as donas de casa seguem tal divisão, embora as regras sanitárias elementares repetem isso como um axioma.

Não importa o quão cuidadosamente você processa as placas, não importa o quão idealmente você as lava, o risco de infecções intestinais devido à permanência de bactérias nos poros da madeira permanece. Reduz sua divisão de placas por finalidade.

        Cuidar bem dos utensílios da cozinha é economia e uma atitude racional em relação aos pratos, além de cuidar da própria saúde.

        Veja abaixo como saturar a placa.

        3 comentários

        Por quanto tempo você manteve a placa no forno?

        A cera pode ser substituída por parafina?

        Oleg ↩ Oleg 03.12.2020 18:45

        É melhor não substituir a cera de abelha por parafina ou estearina, pois eles obstruem fortemente os poros da madeira, prejudicando seriamente sua permeabilidade ao vapor e podem provocar o apodrecimento.

        Moda

        a beleza

        casa