Espátulas de cozinha: tipos e critérios de seleção
Ao fazer uma lista do essencial para a sua cozinha, não se esqueça da espátula. No entanto, a escolha de uma coisa aparentemente simples é bastante difícil. Em qualquer loja, você encontra pelo menos cinco opções, sem falar na variedade que se encontra na Internet.
É fácil se confundir com tantas frases. Para evitar que isso aconteça, você precisa abordar o problema por completo e considerar todas as opções possíveis.
Descrição
Uma espátula de cozinha (visto que existem muitas variedades dela) em um sentido geral pode ser entendida como qualquer objeto consistindo de duas partes: uma peça de trabalho (tela) e uma alça. Tanto uma como a outra parte podem ser absolutamente qualquer forma, o que é determinado por sua finalidade, porque a escápula está envolvida não apenas em diferentes estágios do preparo dos alimentos, mas também no processo de preparar e servir a mesa. Com sua ajuda você pode virar, distribuir, mover e realizar muitas outras ações diversas.
Para isso, é claro, você pode usar as ferramentas disponíveis, por exemplo, colheres. Mas apenas uma espátula especialmente projetada ajudará a facilitar o cozimento, faça tudo com a maior rapidez e precisão possível.
Uma boa lâmina deve ter as seguintes características:
- fácil de usar;
- resistência à temperatura, odores e outros fatores frequentemente encontrados na cozinha;
- higiene;
- vá para a louça e comida (não deixe arranhões e outros defeitos);
- cumprir as normas e padrões de segurança humana;
- tem um bom design.
É bom se a lâmina for multifuncional e adequada para vários tipos de trabalho ao mesmo tempo.Mas essas opções versáteis são raras. Portanto, a cozinha deve estar presente conjunto de diversas variedades - você mesmo pode escolher ou comprar uma versão pronta.
Materiais (editar)
Existem muitos materiais com os quais as lâminas são feitas. Alguns são naturais, outros foram criados artificialmente. Vale a pena considerar com mais detalhes as opções mais comuns.
- Metálico. Os produtos da mais alta qualidade são feitos de aço inoxidável. Eles são duráveis, não dobram, não deformam quando aquecidos. Essas pás podem funcionar com todos os tipos de produtos. Como o material esquenta facilmente, o cabo deve ser protegido por plástico ou qualquer outro material de menor condutividade térmica.
A parte útil da espátula de metal é bastante dura, por isso pode danificar utensílios de cozinha antiaderentes.
- As variantes de madeira foram historicamente as primeiras a surgir. Sua vantagem é a naturalidade. Eles são adequados para panelas que requerem um manuseio cuidadoso. A madeira não aquece, mas pode pegar fogo ou carbonizar devido ao fogo ou a um ponto quente forte, pelo que não devem ser deixadas no fogão.
Além disso, os produtos de madeira são difíceis de limpar, podem manchar e absorver odores.
- As espátulas de plástico são bastante populares. Deve-se ter cuidado ao aquecê-los, pois no local de contato com uma superfície quente o produto pode delaminar ou derreter. Além disso, plásticos de baixa qualidade podem liberar substâncias causadoras de doenças. A carga em tal produto deve ser moderada, uma vez que o plástico não é altamente durável. Mas a espátula de plástico é leve e pode ser feita em várias cores.
- Silicone. Eles são seguros para humanos e pratos. Os produtos são fáceis de limpar, não absorvem odores e não desbotam com o tempo. Eles são atraentes não apenas por sua praticidade, mas também por sua aparência agradável - você pode encontrar opções de cores brilhantes e translúcidas. As pás de silicone puro são extremamente macias e geralmente reforçadas com inserções de metal e plástico.
- Os modelos de nylon são semelhantes em propriedades aos de silicone. Eles são mais elásticos, mas inferiores em termos de vida útil. Pelo custo, eles são mais acessibilidade.
Formulários
As principais dificuldades são causadas pela escolha do formato da lâmina. É inconveniente usar a mesma opção em casos diferentes. Mas, olhando o formato da escápula, às vezes é difícil dizer em quais casos é melhor usá-la. Aqui, você pode se concentrar não apenas nas instruções do fabricante, mas também na experiência pessoal. Existem várias nuances que vale a pena prestar atenção.
- Retangular e trapezoidal (afinando ou alargando em direção à borda) são úteis para lidar com grandes pedaços de comida. Redondos, ovais e quaisquer outros com a parte frontal arredondada são mais adequados para a transferência de um local para outro, dispondo pratos porcionados da mesma forma.
- A lâmina de trabalho da omoplata do chef pode ser curta ou longa. Quanto mais curta a tela, mais conveniente para eles trabalhar com pratos compostos por pequenas partes. Peças grandes podem deformar e precisam de um bom suporte, então a tela deve ser bem grande. Não se esqueça que é conveniente trabalhar com espátula larga ou comprida apenas em pratos de tamanho adequado. Para uma panela estreita ou frigideira pequena, você precisa de uma pequena espátula.
- A parte de trabalho com ranhuras e outros orifícios funciona de acordo com o princípio de uma escumadeira - através deles escorre o excesso de líquido (caldo, molho, óleo). Por outro lado, os remos com recortes e rebordos (que à primeira vista parecem colheres ou conchas grandes), pelo contrário, retêm todo o conteúdo, incluindo o líquido.
O método de conectar a peça de trabalho e a alça é de grande importância, a saber:
- com uma espátula reta (quando o cabo e a lâmina estão no mesmo plano) é inconveniente virar e pegar comida, principalmente se a louça for funda; eles são principalmente adequados para misturar apenas;
- a alça com uma curva é mais manobrável e conveniente para várias manipulações; o grau de flexão pode ser diferente, essas lâminas são adequadas para várias ações (erguer, virar, dispor).
Além dos sinais acima, as omoplatas podem ser as seguintes:
- com borda frontal chanfrada, cantos ou um canto (para pratos de fundo redondo, paredes semicirculares);
- com uma borda fina ou afinando ao longo de todo o perímetro e espessamento no centro (é conveniente deslocá-los ao longo do fundo dos pratos ou quaisquer outras superfícies, pois a área de contato será grande);
- com suporte (por causa disso, a parte funcional não toca no tampo da mesa e não a mancha).
Todas essas pequenas coisas sutis tornam o cozimento mais fácil. Claro, essa conveniência pode ser totalmente apreciada apenas na prática.
Compromisso
O equipamento de cozinha correctamente seleccionado permite-lhe preparar vários pratos para que não sejam apenas saborosos, mas também mantenham um aspecto agradável. Para isso, vários tipos de lâminas são usados com mais frequência.
- Para fritar peixe ou carne você precisa de uma escápula bastante larga e longa com uma borda fina, que você possa facilmente erguer e virar até mesmo as peças que estão presas na parte inferior. Ao mesmo tempo, sua integridade não será afetada e o excesso de gordura será drenado.
- Para qualquer segundo curso você pode escolher uma raquete universal. A curvatura do cabo longo e da lâmina de trabalho permitirá que você remova os alimentos cozidos dos pratos de qualquer profundidade e os transfira com cuidado para o prato.
- Com a preparação de molhos, cereais e outros pratos semilíquidos qualquer espátula com uma depressão como uma colher irá lidar com isso com sucesso. Deve ter uma alça razoavelmente longa para impedir a entrada de vapor. Geralmente são usados para agitação constante.
- Para os amantes de confeitaria você precisará de todos os tipos de espátulas. Com a ajuda deles, você pode misturar facilmente vários ingredientes (para massa, creme, recheio), removê-los até a última gota de qualquer prato e distribuir. Isso é possível devido à flexibilidade da peça de trabalho e à variedade de formas.
- Nem todo mundo sabe que existe uma faca especial para pizza e tortas. De um lado está uma lâmina que permite cortar simultaneamente o produto em pedaços do tamanho desejado. E a tela é bastante larga, para que possam ser dispostas posteriormente. Uma alternativa são as espátulas para bolo, cujas bordas finas podem cortar sem esforço quaisquer produtos de confeitaria macios.
- Uma espátula especial é necessária para servir adequadamente os pratos. Aqui, um requisito importante não é apenas a ergonomia, mas também um design agradável. Para transferir alimentos porcionados para ser mais preciso, você pode usar a pinça de espátula.
Modelos populares
O melhor de tudo, a opinião de quem já os experimentou na área culinária pode dizer sobre a qualidade e praticidade da espátula. Essas informações nunca serão supérfluas na escolha dos utensílios de cozinha. Vale a pena considerar os modelos mais populares que receberam boas críticas.
- Tefal bienvenue - Esta é uma espátula resistente ao calor durável para fritar absolutamente qualquer prato - carne, batatas ou tortas. É bom porque preserva a sua forma e cor ao longo de toda a sua vida útil. A raquete é leve e confortável de segurar. Não dobrará nem riscará o revestimento antiaderente.
- Mais alto TR-6100... A camada superior é totalmente feita de silicone. O material é fácil de limpar, inodoro, não se deteriora com o aquecimento. A parte funcional é macia, mas elástica ao mesmo tempo.
Esta espátula pode ser usada tanto para mexer durante a fritura como para misturar ingredientes em confeitaria. Tem um design moderno e elegante. Uma vantagem adicional é o preço acessível.
- Borner É uma espátula de silicone para pastelaria. É bastante denso, cabe bem na mão, enquanto os detalhes não são removidos, todas as juntas são resistentes.Não absorve odores e é fácil de limpar, mesmo na máquina de lavar loiça. Esta espátula é adequada para virar panquecas, aplicar e nivelar creme - isto é facilitado por bordas finas e uma seção de trabalho média dura.
- Praticante de Vetta - Esta é uma raquete larga com uma alça confortável e uma curva. É adequado para preparar e servir pratos principais. Vale a pena observar um bom valor para o dinheiro. O modelo é feito de plástico, que não tem cheiro. A lâmina não dobra, com uma longa vida útil, resistente ao calor.
Dicas de Seleção
Como já vimos, a cozinha não precisa de uma, mas de várias pás ao mesmo tempo. Diferentes fabricantes possuem kits prontos. Neles, todos os itens são selecionados de acordo com as funções desempenhadas, que se complementam, e seu design também é levado em consideração - tal conjunto pode se tornar a decoração de uma cozinha moderna. No entanto, nem todos os dispositivos são realmente convenientes. Para evitar que isso aconteça, um conjunto de acessórios de cozinha pode ser montado manualmente.
Para fazer isso, você precisa fazer uma lista dos pratos mais comuns, descobrir quais tipos de omoplatas você precisa, estudar as avaliações e depois ir às compras. Os itens individuais podem ser mais baratos, o que economizará seu orçamento.
prestar atenção em o tamanho de toda a lâmina e as dimensões da peça de trabalho. Deve ser proporcional aos pratos. O cabo curto pode causar queimaduras. Os modelos combinados freqüentemente quebram nas juntas. Além disso, as juntas e todos os tipos de irregularidades servem como acúmulo de sujeira.
As pás de material único são mais práticas... Se estamos falando de uma espátula de silicone reforçada com uma haste de metal, ela pode ser usada desde que não haja danos à camada externa.
É necessário determinar com antecedência local de armazenamento para todos os utensílios de cozinha. Um anel para pendurar em um trilho ou parede será uma vantagem adicional, especialmente se a raquete for usada com frequência e precisar estar à mão. Para a escápula servir por muito tempo, é importante seguir as regras de funcionamento - não ultrapasse a temperatura máxima permitida e cuide bem dela.
Nem todos os modelos podem ser lavados na máquina de lavar louça. Se for importante, certifique-se de encontrar as informações relevantes no rótulo.
Para informações sobre como escolher um furo culinário, veja o próximo vídeo.