Recipientes para vegetais e frutas
Cada anfitriã se esforça para garantir a ordem e a segurança das coisas na casa. Isso é especialmente verdadeiro para vegetais e frutas da estação, que são tão valiosos na faixa do meio. Falamos sobre recipientes de armazenamento de diferentes tipos, as regras para seu uso, vantagens significativas e desvantagens comparativas individuais.
Peculiaridades
Legumes e frutas são ótimos em casa. Para armazenamento na cozinha eles usam:
- recipiente para vegetais ou frutas;
- cestos de vime;
- caixas de madeira.
O principal é que esses contêineres têm:
- paredes respiráveis,
- tamanho compacto.
Além de sua função prática, os recipientes de armazenamento podem ser uma decoração maravilhosa para sua cozinha.
Dimensões e tipos de construção
Existe um grande número de sistemas de armazenamento. A escolha deles depende apenas de suas preferências e finanças.
- Sistemas de armazenamento retrátil. Em conjuntos de cozinha, sistemas especiais de metal pull-out são freqüentemente encontrados, bem como cestas de vime ou de plástico que deslizam para fora. Se o seu fone de ouvido não tiver esses sistemas, você pode armazenar vegetais e frutas em recipientes de plástico, metal, madeira ou vime instalados em gavetas extraíveis da cozinha.
- Estante ou outros enfeites. Sistema de arrumação estacionário ou sobre rodas, composto por 6 compartimentos, nos quais pode guardar frutas e legumes. A opção móvel é ideal para uma pequena cozinha. Em uma grande cozinha, você pode instalar uma prateleira de madeira móvel ou fixa.
- Prateleiras suspensas, recipientes, cestos localizados ao lado ou acima da bancada. Eles dão ao interior o aconchego de uma casa de campo e ocupam pouco espaço.
- Cestos de armazenamento de arame ou vime. A opção ideal são cestos feitos de materiais naturais, como a vinha. A vantagem de tais recipientes é a permeabilidade ao ar e a ausência de grandes orifícios, o que ajuda a manter a cozinha limpa.
- Armário especial... Você mesmo pode fazer isso fazendo janelas de arame especiais em um armário antigo ou comprando em uma loja. Esse armazenamento de madeira é projetado como um banco ou banquinho com assento dobrável. O produto irá ocupar o seu devido lugar na cozinha, no corredor ou na varanda.
Materiais (editar)
Os recipientes são uma forma acessível e prática de armazenar frutas e vegetais. Esses recipientes podem ser feitos de uma ampla variedade de materiais.
- De madeira. Forte, mas pesado e de vida curta. Ao escolher este tipo de armazenamento, é necessário considerar cuidadosamente a escolha da madeira. Por exemplo, não use placas de coníferas, pois quando aquecidas podem liberar resina e absorver odores.
- Plástico. Facilidade de uso e desinfecção, resistência, durabilidade, resistência à umidade, escolha de cor e design - tudo isso torna esses recipientes populares.
- Copo. Elegante e seguro, mas pouco prático, pois pode quebrar se cair.
- Metálico... O mais confiável, mas há uma série de desvantagens: preço alto, nem todos os vegetais e frutas estão em bom contato com o metal, corrosão, raízes podem ser danificadas nas bordas do recipiente e se deteriorar.
- Wicker - de salgueiro, vime, fibra de milho. O material natural é ótimo para armazenamento e adicionará conforto e calor à sua cozinha.
Visão geral dos fabricantes
Dentre a variedade de fabricantes, pode-se destacar as três marcas mais populares no mercado russo de alimentos plásticos.
- "Polymerbyt" - o mais famoso fabricante nacional de recipientes de plástico. Produz embalagens de diversos tamanhos, cores, transparentes ou não. Os compradores observam a boa qualidade do plástico, durabilidade, design original, versatilidade, respeito ao meio ambiente e "tornando mais fácil viver em casa".
- BranQ - os contêineres desta marca se diferenciam por sua durabilidade, funcionalidade e praticidade. O principal é cuidar bem da tampa.
- Ikea. Este fabricante é apreciado por uma grande variedade de recipientes elegantes feitos de vários materiais (madeira, plástico, metal). Para além da sua função prática, estes produtos constituem uma excelente decoração de interiores.
Como escolher?
O recipiente correto é uma garantia de armazenamento a longo prazo de vegetais e frutas. Ao escolher os contêineres, você precisa prestar atenção aos seguintes pontos:
- volume (20 l - ideal);
- material;
- respirabilidade;
- fácil de usar.
O livre acesso ao ar é a condição mais importante para o armazenamento de raízes: cenoura, batata, cebola, beterraba. Portanto, na hora de comprar é importante atentar para a presença de aberturas para entrada de ar livre.
Termos de uso
O material de que o recipiente é feito afeta o onde os vegetais e frutas são armazenados no apartamento (por exemplo, na geladeira ou na varanda).
- Recipientes de plástico É a melhor escolha para armazenamento. Eles não têm medo do frio, por isso os vegetais ficam bem guardados na varanda no inverno. O calor de tal recipiente também não é terrível. Para um uso conveniente, escolha modelos com alças e um design especial que permite empilhar os recipientes uns sobre os outros.
- Caixas de madeira são duráveis, mas é melhor usá-los para transportar vegetais e frutas. Esses recipientes são projetados para um curto período de tempo - geralmente eles são suficientes apenas para 1 temporada com uso repetido. Para uma pequena extensão da vida útil, as caixas podem ser reforçadas com inserções de metal e as mudanças de temperatura podem ser monitoradas para evitar o apodrecimento.
- Caixas de papelão feito de material ecológico. Isso é uma vantagem. Mas ainda assim eles têm vida curta.Ao utilizá-los, deve-se atentar para a umidade do ar, pois esse fator afeta negativamente o recipiente (as caixas são prensadas ou flácidas).
O armazenamento de caldos de fruta e vegetais em armazéns de vegetais equipados na varanda é muito procurado. Pode ser uma cômoda com prateleiras removíveis, um guarda-roupa com portas ou uma gaveta que se assemelha a uma cômoda com tampa que se abre. Para facilitar o armazenamento em lojas de vegetais, são usados recipientes de plástico.
Recursos de cuidados
Para que os produtos tenham uma longa durabilidade e sejam seguros para guardar legumes e frutas, é necessário que os mesmos sejam cuidadosamente guardados. Não há nada difícil em partir. Depois de usar a gaveta de plástico, lave-a imediatamente com água quente e sabão em pó ou detergente para louças. Você pode usar sabonete líquido ou sabonete.
Os recipientes de plástico são valorizados por sua conveniência. Sua única desvantagem é a capacidade de absorver vários odores. Você pode se livrar desse incômodo com a ajuda das ferramentas disponíveis.
- Refrigerante e vinagre. Coloque uma camada fina de bicarbonato de sódio nas laterais úmidas do recipiente e cubra com vinagre. Graças a tal "efervescente" todos os odores irão embora.
- Vinagre... Umedeça um lenço de papel com vinagre não diluído e limpe o interior do recipiente. Para desinfetar, faça uma solução de vinagre e deixe repousar na vasilha por alguns minutos. Depois disso, enxágue bem o recipiente de plástico,
- Solução de refrigerante... Despeje água morna no recipiente e adicione um pouco de bicarbonato de sódio. Feche a tampa e deixe descansar um pouco. Depois de agitar um pouco, despeje a solução e limpe com um pano limpo umedecido em vinagre.
- Limão... Limpe o interior do recipiente com uma rodela de limão, feche a tampa e deixe durante a noite. Você não deve deixar o limão dentro.
- Carvão ativado... Embrulhe os comprimidos de carvão triturado em um guardanapo e coloque em um recipiente por 24 horas.
- Jornal... Coloque o jornal amassado em um recipiente durante a noite. ?
As caixas de madeira não devem ser armazenadas em locais úmidos e sem aquecimento. A secura excessiva também é contra-indicada para eles. As caixas devem ser mantidas longe da luz solar direta, aquecedores e aquecedores de ambiente, caso contrário, irão secar e rachar. E tenha certeza evite choques, pois esses recipientes são facilmente danificados.
Para obter informações sobre como escolher o recipiente certo para vegetais e frutas, veja o próximo vídeo.