Como escolher uma espátula de pastelaria?
Hoje em dia, muitos utensílios de cozinha foram inventados para facilitar o trabalho do chef. Este artigo incidirá sobre a espátula de pastelaria, suas variedades e características de escolha.
Variedades
Como as espátulas culinárias diferem das contrapartes de construção?
Uma espátula ou raspador de pastelaria é uma ferramenta concebida para nivelar e cortar massas culinárias (massa, natas, etc.).
De acordo com o material com o qual esses dispositivos são feitos, existem acessórios de metal, madeira, silicone e plástico.
As ferramentas de plástico podem ser feitas de material macio ou duro.
Cada espécie tem seus prós e contras. O mais durável e durável é considerado espátula de aço, mas tenha cuidado ao usá-lo para raspar resíduos de massa de pratos ou bancadas.
Ferramentas de plástico e silicone pode quebrar se você pressioná-los com força durante o trabalho. Produtos de madeira com contato prolongado com o líquido podem inchar e rachar durante a secagem.
Espátula - acessório universal, eles limpam os pratos / mesa de pedaços de massa pegajosa, nivelam as camadas de creme sobre o bolo ou massa na forma, dividem a massa culinária em partes iguais, etc. É mais conveniente ter uma ferramenta separada para cada um. operação, que é perfeitamente adequada em forma e material.
Por exemplo, é melhor raspar a massa grudada com uma espátula de plástico rígido e para alisar uma massa semilíquida - creme ou chantilly - uma espátula de plástico macio também é adequada. Uma espátula de aço inoxidável é ideal para cortar massa - uma ferramenta rígida e afiada.
Mas não é prático limpar a louça com um raspador de metal: em pratos esmaltados - e em quaisquer outros - pratos, pode deixar listras feias, arranhões e estragar o revestimento.
De acordo com suas características dimensionais, as ferramentas são divididas em pequenas, médias e grandes.
Esses acessórios também diferem na natureza da aresta de corte: pode ser reta, ondulada ou dentada, como uma serra. Para decorar o bolo com ranhuras retas, é aconselhável usar uma espátula dentada, para obter uma superfície plana - reta.
A forma da superfície de trabalho pode ser distinguida ferramentas retangulares (quadradas), ovais e semi-ovais. Existem também lâminas triangulares e trapezoidais. Alguns modelos são equipados com alças (retas e curvas) para facilidade de uso, por exemplo, para misturar massa semilíquida.
Para a comodidade de cortar a massa em pedaços idênticos, também são produzidas espátulas com régua de tamanho.
Para assar panquecas finas, eles criaram Espátula T - dispensador de panquecas. É um cilindro de 15 a 28 cm de comprimento com uma alça comprida.
Na maioria das vezes, esses dispositivos são feitos de madeira e vendidos desmontados. Mas também existem produtos plásticos.
Espátulas angulares são ferramentas cuja superfície de trabalho é curva. Podem ser utilizados tanto para retirar da loiça os pratos prontos como para a decoração de confeitaria. Para decorar pastéis doces com chocolate, maçapão ou mástique, use as lâminas de espátula. A forma externa de tais acessórios é muito semelhante à de uma colher de pedreiro.
Deve-se notar que os raspadores de confeitaria podem ser unilaterais (a opção mais comum) ou nos dois lados. Existem também facas raspadoras.
Como escolher?
Em primeiro lugar, a escolha depende do que você precisa para esse acessório. Claro, você pode comprar toda uma coleção de espátulas de uma vez - para todas as ocasiões, e esta é a melhor opção para quem passa muito tempo na cozinha. É conveniente e prático.
Mas e se você não puder pagar essas despesas, embora não sejam muito grandes? Ou você não encontrou um conjunto à venda que se adapte ao seu gosto exigente? Ou você precisa de uma única ferramenta para uma operação específica?
Só há uma saída - decidir sobre o material, a forma e o tipo de borda de trabalho do produto.
O tipo mais versátil de espátula culinária é considerado uma ferramenta de plástico semi-macio com uma forma semicircular e uma borda regular.
É bom se estiver alinhado (com uma régua). Com esse produto, você pode limpar os pratos do excesso de massa, dividir a massa culinária em partes iguais, alisar a superfície do prato e, após o cozimento, raspar os pedaços aderentes da superfície de trabalho (mesa).
Antes de comprar, segure a ferramenta em suas mãos e pondere se será conveniente para você usá-la. Se o produto não couber na sua mão, procure outro modelo.
Dicas úteis
Como trabalhar corretamente com este acessório culinário?
Aqui está uma sequência aproximada de ações.
- Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada. Se grudar muito nas mãos, dobre-o ao meio e polvilhe com farinha. Se a massa tiver uma consistência adequada e não for pegajosa, pode passar sem ela.
- Pegue uma espátula na mão. Não aperte com muita força, ele deve ficar confortável em sua mão, sem tensão muscular.
- Você precisa cortar a massa não em ângulos retos em relação à mesa, mas ligeiramente em ângulo e na direção oposta à do volume da massa.
- É necessário pressionar levemente a massa de farinha com uma espátula, aumentando um pouco a pressão no final ao cortá-la na superfície de trabalho da mesa. Em seguida, mova a peça cortada de lado.
- A espátula deve ficar alguns centímetros acima da camada de massa para cortá-la até o fim. Se a ferramenta for menor e não cortar totalmente a massa, a massa começa a esticar e sua estrutura é perturbada.
- Todos os movimentos devem ser precisos e precisos.
- A superfície de trabalho do raspador deve estar sempre limpa, caso contrário, partículas de massa grudarão nela. Portanto, após cada corte, inspecione o instrumento e limpe-o conforme necessário.
- Depois de preparar o bolo (claras, tortas, etc.), o raspador pode ser usado para limpar a bancada. A mesma regra se aplica aqui como no trabalho com a massa - não use muita força, caso contrário, se você tiver um acessório de metal, pode arranhar a superfície da mesa, e o de plástico pode simplesmente quebrar.
Para ver um vídeo sobre a opção de orçamento para um conjunto de chef pasteleiro novato e as espátulas necessárias, veja abaixo.