Como usar um abridor de latas?
Alimentos enlatados podem ser encontrados em quase todas as famílias. Mas de forma alguma todas as pessoas podem lidar com abri-los. Na maioria das vezes, isso requer o uso de um abridor de latas, o que pode simplificar esse processo e criar complicações adicionais. Para trabalhar com abridor de enlatados foi o mais cômodo possível, é preciso escolher o correto, além de estudar todas as características de funcionamento.
Visualizações
O desenvolvimento da tecnologia afetou todas as áreas, inclusive os eletrodomésticos. Hoje em dia, você pode encontrar muitos modelos de abridores de latas. Algumas pessoas preferem os testados pelo tempo, outras preferem novos produtos que simplifiquem o processo de cozimento. Mas cada um desses dispositivos tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Abridor de latas regular
O primeiro grupo de abridores inclui todos aqueles, ao usar os quais você precisa fazer seus próprios esforços. Várias opções podem ser citadas como exemplo.
- Abridor de latas clássico, composto por uma parte funcional e uma alça. Na parte de trabalho há um batente em forma de laço e duas cunhas: uma grande para abrir latas e outra menor para tampas de vidraria. A alça pode ser de plástico, madeira ou metal. Este é um dos primeiros modelos testados pelo tempo. Seus aspectos positivos incluem simplicidade de design e confiabilidade. Mas trabalhar com ela nem sempre é fácil.
Para fazer o primeiro furo, é preciso fazer um esforço, e nem todos conseguem abrir o pote com cuidado até o fim. Isso requer habilidade e força física.
- Abridores de latas mecânicos com roda, alça de rotação e alças de travamento. Nesse caso, é necessário ainda menos esforço para abrir. Porém, o sucesso depende da correta observância de um determinado algoritmo de ações. A uniformidade do corte também depende disso. Existem muitos modelos desse tipo de abridor, mas é melhor escolher os totalmente metálicos, já que as alças de plástico são menos duráveis.
- Semi-automático. Aqui, a parte de trabalho é encerrada em uma caixa de plástico. Trabalhar com eles é muito mais fácil do que os anteriores. A lata é facilmente fixada, não há necessidade de controlar o funcionamento do mecanismo da faca. Mas o movimento girando a manivela é feito manualmente. Ou seja, o princípio de seu funcionamento é praticamente o mesmo das variedades anteriores, com uma diferença. Em termos de custo, eles não diferem muito das opções mecânicas mais familiares.
Elétrico
As variedades mais simples podem ser contrastadas com abridores de lata elétricos aprimorados. Eles podem operar tanto a partir de baterias quanto da rede elétrica. No primeiro caso, o modelo será mais compacto e móvel (pode ser usado em qualquer condição, até em exteriores). No segundo caso, veremos um aparelho elétrico completo que pode lidar com uma grande quantidade de comida enlatada por conta própria em poucos minutos. Para isso, basta colocar a jarra no lugar certo e apertar um botão.
Mas você só pode usar um abridor de latas com um cabo onde houver tomadas.
Além da facilidade de uso, sua vantagem é a segurança. Todas as partes pontiagudas ficam escondidas dentro do corpo, e a própria pessoa não participa do processo, o que significa que a possibilidade de lesões é praticamente nula. Além disso, esses dispositivos são adequados para latas de qualquer tamanho e têm um design moderno e agradável. As reclamações só podem aparecer sobre o preço, mas se uma pessoa muitas vezes tem que lidar com esse problema, então, junto com outras vantagens, o dispositivo se paga.
Como abrir comida enlatada?
À primeira vista, parece que abrir latas é bastante simples. Mas se houver pouca ou nenhuma experiência neste assunto, os resultados podem ser desastrosos. Como resultado, a lata só pode ser aberta parcialmente, danificar ou estragar o conteúdo. Para evitar que isso aconteça, é necessário considerar o algoritmo de ações ao trabalhar com os abridores mais populares.
Se você tiver o abridor de latas mais simples disponível, será necessário agir em etapas.
- Em qualquer lugar ao longo da borda da tampa da lata, a parte afiada deve fazer um furo e expandi-lo para que uma cunha entre nele. Para romper a tampa, uma simples pressão provavelmente não será suficiente, portanto, você pode bater com cuidado na alça de cima para baixo.
- Apoiando a parte do meio contra a borda, é necessário fazer movimentos de subida e descida com pressão uniforme até que se obtenha uma fenda do comprimento desejado (em toda a circunferência para retirar a tampa completamente ou meio para dobrá-la).
No caso de um abridor de latas mecânico, as coisas são um pouco mais simples.
- Coloque a cabeça de corte próxima à borda interna da moldura, as alças devem ser afastadas (após a fixação, elas devem ser conectadas).
- O dispositivo se move em um círculo devido à rotação da alça. Continue girando o tempo que for necessário.
Modelos elétricos de abridores de lata geralmente vêm com instruções detalhadas de uso. O modelo alimentado por bateria pode ser instalado diretamente no jarro e iniciado pressionando um botão. Em um abridor elétrico, que é alimentado por uma rede, o jarro deve ser segurado.
Depois que o dispositivo terminar de cortar em torno de toda a circunferência, a tampa será mantida no lugar por ímãs.
Medidas de precaução
Ao abrir a comida enlatada, podem surgir várias situações não muito agradáveis. O mais insignificante deles é o dano à lata e aos produtos dentro dela. Além disso, além de violar a apresentação, micróbios e até mesmo limalhas de metal podem entrar no conteúdo. Além disso, uma pessoa pode se ferir, tanto durante a abertura quanto depois (é preciso levar em consideração a nitidez dos cortes). Para evitar que isso aconteça, você deve aderir a uma determinada sequência de ações.
- Coloque o frasco em uma superfície plana e antiderrapante (você pode colocar um pano de prato sob ele). Isso ajudará a evitar escorregar e tombar. Em nenhum caso você deve abrir alimentos enlatados apoiado no peso ou nos joelhos - a ferramenta pode escorregar e ferir uma pessoa próxima.
- Sempre segure a lata aberta com a mão livre.
- Todas as ferramentas, mesmo as modernas, devem ser usadas com extremo cuidado. Mantenha os dedos longe de partes afiadas de uma cunha, roda ou outro elemento de corte. Se você duvida de suas próprias habilidades ou nunca teve uma experiência semelhante, é melhor procurar ajuda.
- Todos os instrumentos devem ser lavados ou desinfetados para evitar a introdução de germes. O frasco também precisa ser lavado e seco.
- Cuidado com a ferrugem velha nas ferramentas. Qualquer abridor de latas deve ser inspecionado quanto a defeitos antes do uso, caso contrário, ele pode quebrar durante o processo de abertura.
- Cuidado com cortes afiados e bordas irregulares. Como regra, a maioria dos abridores de mão produzem exatamente esse efeito. Os modelos mais modernos apresentam menos erros desse tipo, mas não todos. Para o descarte, é melhor segurar o pote e a tampa cortada pelas partes intermediárias.
Se você não tiver uma faca especializada, é melhor não usar outras ferramentas disponíveis - isso pode ser traumático.
Dicas úteis
Escolhendo um bom abridor de latas, há vários fatores muito importantes aos quais devemos prestar atenção.
- Se a faca se destina a ser aberta à mão, é melhor optar por uma base sólida de metal. Mas as alças e a válvula podem ser revestidas de plástico. O aço deve ser de boa qualidade para não sofrer corrosão com o tempo.
- Ao comprar, você precisa se concentrar na experiência anterior e escolher algo semelhante ou algo completamente simples. Para os iniciantes que se deparam com a compra de utensílios de cozinha pela primeira vez, a simplicidade e a facilidade de uso são importantes.
- Na hora de escolher, é importante levar em consideração os comentários e recomendações de quem já experimentou este ou aquele abridor de latas. Fabricantes com uma reputação de longa data são preferíveis a falsificações pouco familiares, mas baratas, porque um abridor de alta qualidade servirá por mais de uma dúzia de anos.
- Ao inspecionar um produto pela primeira vez, é importante avaliar a facilidade com que todas as suas peças funcionam. As alças e o corpo elegantes e antideslizantes são um bônus adicional.
- Certifique-se de descobrir como você precisa cuidar do dispositivo.
- Grande parte da escolha depende do estilo de vida e hábitos do proprietário. Por exemplo, se alimentos enlatados constituem a parte principal da dieta de uma pessoa ou família, então claramente não vale a pena economizar em uma faca para abri-los. Se houver passeios planejados, é importante ter um modelo compacto que não dependa de energia elétrica.
- Esses dispositivos costumam ser multifuncionais. Por exemplo, adicione abridores de tampas de garrafa, etc. Na maioria das vezes, isso leva a um aumento no custo.
Para uma visão geral do abridor de latas elétrico, veja o vídeo.