Como escolher uma forma de pizza?
A pizza é um dos pratos mais populares, que, à primeira vista, pode ser aprendido por todos. No entanto, na verdade, existem muitas receitas de pizza - elas são simples e muito complexas. O processo de fazer a pizza napolitana clássica (variações dela são geralmente servidas em restaurantes sob o nome de "Margarita") foi incluído na Lista de Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO. Não o prato em si, mas o processo - desde a preparação dos ingredientes até a hora de servir, e a forma como a pizza é assada tem grande importância nele.
Peculiaridades
A pizza napolitana, por exemplo, é assada em uma assadeira de madeira em um forno de pedra, mas em casa você pode se limitar a opções mais simples. As lojas de utensílios de cozinha oferecem uma grande variedade de pratos para assar e assar usando um forno de cozinha convencional.
Materiais retardadores de chamas são comumente usados para fazer essas panelas para evitar incêndios ou derretimento em fornos a gás.
Para uma pizza padrão, é claro, um formato redondo é mais adequado, embora, se desejado, possa ser retangular - isso desempenha um grande papel. A popularidade do círculo aqui se deve apenas à tradição dos artesãos italianos. E os tamanhos mais populares são 25, 30 e 35 cm.
Materiais utilizados
Os moldes para pizza podem ser feitos de diferentes materiais. Cada um tem suas próprias características e características de escolha.
Metal
Qualquer prato de metal deve ser escolhido com muito cuidado, pois as suas características inadequadas podem destruir facilmente o seu prato. Em primeiro lugar, deve-se prestar atenção à presença de um revestimento antiaderente, à altura das laterais, ao tipo de liga.
Normalmente, aço, alumínio e ferro fundido são usados para fazer utensílios de cozinha.O ferro fundido é facilmente reconhecível por seu grande peso - uma forma tão grande não é fácil de segurar em mãos frágeis, mas, talvez, seja aqui que suas desvantagens terminem. Esta é a melhor opção quando é necessário aquecimento uniforme - o ferro fundido tem uma condutividade térmica muito alta. Nessa forma, não é nem mesmo necessário ter um revestimento antiaderente ou perfuração de fundo.
E no caso do aço, um revestimento antiaderente é imprescindível, caso contrário, será difícil rastrear a pizza.
Aqui é desejável ter um fundo perfurado, embora você possa passar sem ele.
Ao escolher um molde de alumínio, lembre-se que este material tem uma condutividade térmica muito alta e aquece rapidamente. Este último o distingue muito do ferro fundido, por isso assa pizza muito mais rápido nele do que em qualquer outro material. A desvantagem dessa opção é que quaisquer objetos de alumínio se dobram facilmente, portanto, é necessário manuseá-los com cuidado.
Cerâmica
Os formulários deste material são ainda mais extravagantes de usar. A cerâmica é um material quebradiço e pode rachar ao menor impacto em uma superfície dura.
No entanto, essa forma pode ser colocada não só no forno, mas também no microondas, e também aquece uniformemente e ainda retém o calor por algum tempo.
Portanto, o prato de cerâmica pode ser usado para servir comida na mesa. Freqüentemente, esses formulários são produzidos em tamanhos pequenos - 200 mm.
Copo
Ao escolher uma forma de vidro, preste atenção ao tipo de material. Deve ser um vidro à prova de fogo, e não apenas um prato de formato e tamanho adequados. Tal como a cerâmica, o vidro consegue manter a temperatura da pizza acabada durante algum tempo, e também permite controlar a fase de cozedura através de paredes transparentes para que não queime.
Mas você precisa lidar com este formulário com muito cuidado.
Silicone
Recentemente, os moldes de silicone têm ganhado popularidade. Isso não é surpreendente, porque, ao contrário de todos os outros materiais, o silicone é flexível e permite que você retire produtos assados com facilidade. No entanto, é altamente indesejável cozinhar pizzas grandes de 40, 45 e 50 cm em formas de silicone. O silicone simplesmente não consegue aquecer uniformemente em toda a superfície da pizza.
Variedades
Às vezes, os pratos de cozimento podem ter algumas peculiaridades. Alguns podem apresentar perfuração, por exemplo. Os orifícios na forma de pequenos orifícios são feitos às vezes em moldes de aço e alumínio. Isso é bom para a massa assar mais rápido e o fundo da pizza ficar crocante. Geralmente não se forma em uma assadeira sem furos, pois isso requer acesso de ar.
Ao escolher essa forma, certifique-se de verificar a presença de um revestimento antiaderente não só no interior, mas também em todas as superfícies dos orifícios, caso contrário a massa pode entrar neles e queimar.
E para evitar que escorra, certifique-se de usar apenas uma consistência espessa.
A forma cônica é interessante em sua solução. Para essas pizzas, são feitas formas especiais, nas quais a massa é colocada, assada e, a seguir, é relatado o recheio. O resultado é uma pizza em forma de sorvete.
É cómodo de comer, pois não suja as mãos, é conveniente levá-lo consigo, não necessita de pratos separados - pode embrulhar a casquinha num guardanapo. Essa pizza já ganhou popularidade entre os europeus como a versão original do fast food de rua.
Para restaurantes, especial Prensas e fornos de pizza de cone, mas você também pode fazer em casa.
No entanto, você precisará de um suporte antiaderente para apoiar as xícaras no forno. Caso contrário, o enchimento pode simplesmente vazar.
Avaliações
A maioria dos consumidores que analisa o formulário com tela antiaderente nota sua praticidade, alta velocidade de preparo de pizza e boa fritura. No entanto, em tais formas com orifícios, acaba por fazer apenas pizza fina. Para pizza com massa fofa, é aconselhável que tome a forma habitual.
As desvantagens são observadas nas bandejas de cozimento feitas de alumínio e aço carbono fino - elas têm vida curta em comparação com o ferro fundido. Recomenda-se também o uso de pergaminho ou similar, pois essas assadeiras não possuem revestimento antiaderente. Ou pode usar o segredo profissional dos chefs - untar a forma com margarina para que a pizza não queime nem grude. Não fornece muita gordura e não se espalha como o óleo vegetal.
Para uma visão geral do prato de pizza, veja abaixo.