Cortadores elétricos de vegetais: tipos e escolhas
Os vegetais são parte integrante da dieta de todas as pessoas, especialmente das que procuram cumprir as regras de uma alimentação saudável. Mas é a preparação desses produtos, e especialmente sua trituração, que consome a maior parte do tempo e do esforço. Para facilitar esse trabalho na cozinha e agilizar sua implantação, foram criadas cortadoras elétricas especiais de legumes.
Eles ajudam as donas de casa a picar qualquer produto dessa categoria em pedaços de diferentes formatos e até mesmo em cubos. Leia sobre os tipos de utensílios de cozinha existentes, como escolhê-los corretamente e quais modelos são considerados os melhores - leia em nosso artigo.
Descrição e escopo
O cortador de legumes, como já é evidente pelo nome, destina-se principalmente ao corte mais rápido e prático de legumes e frutas, tanto crus quanto cozidos ou assados.
A presença de um acionamento elétrico nesta unidade apenas acelera e simplifica esse trabalho.
O ralador elétrico permite até mesmo moer alimentos como queijo e ovos em cubos. Portanto, é freqüentemente usado para saladas. A aparência desta unidade pode variar dependendo do fabricante. Suas partes principais permanecem inalteradas:
- recipiente para coleta de produtos já picados;
- capa protetora;
- bocais de trituração substituíveis;
- unidade elétrica.
Substituir os acessórios do moedor é sempre rápido e fácil.
Existem vários tipos de gadgets projetados para casa, jantar, cafés e restaurantes. Quanto mais você planeja usar o dispositivo, mais poderoso e espaçoso ele deve ser. Esses raladores são chamados de raladores industriais. Mas para a casa, um cortador de legumes doméstico padrão de pequeno porte também é ótimo.
Hoje em dia, aparelhos elétricos desse tipo são muito procurados, não só por donas de casa e amantes de comida saborosa e saudável, mas também por chefs profissionais.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outro eletrodoméstico, o ralador elétrico tem seus prós e contras. Se falarmos sobre as deficiências, podemos destacar o seguinte.
- Impossibilidade de trabalho autônomo. Esse cortador de vegetais só pode funcionar com uma conexão direta à rede elétrica.
- O kit nem sempre inclui um conjunto completo de diferentes tipos de notas. Alguns deles precisam ser adquiridos separadamente.
- Em alguns modelos de ralos elétricos, o metal nas superfícies de corte é feito de aço inoxidável de baixa qualidade. Portanto, com o uso frequente, os bicos ficam deformados e se tornam inadequados para uso posterior.
- Nem todos os tipos de multi-cortadores são adequados para ralar vegetais crus e cozidos. Eles apenas quebram se mal utilizados.
Mas as vantagens de tal dispositivo elétrico de cozinha não são tão pequenas.
- Facilita muito o trabalho de uma pessoa, pois atua de forma independente e não há necessidade de esforços físicos para cortar alimentos.
- Economizando tempo. A unidade elétrica permite moer alimentos duas ou mesmo 3-4 vezes mais rápido do que se você executar esta operação manualmente.
- Você pode cortar não só vegetais, mas também frutas, queijo, ovos e alguns outros tipos de produtos. Tudo depende das recomendações do fabricante.
- Você pode moer os alimentos em cubos, fatias, anéis, canudos ou até mesmo palitos.
- A troca de acessórios é fácil com apenas um movimento de mão.
- Um cortador elétrico para uso doméstico não ocupa muito espaço e, se necessário, você pode levá-lo para o campo.
- À venda há uma grande variedade de modelos com diferentes acessórios, capacidades de tigela, de diferentes fabricantes e a preços diferentes.
Como você pode ver nesta revisão comparativa, as vantagens do cortador elétrico de vegetais são muito mais do que as desvantagens. Portanto, não é surpreendente que sua popularidade e seus volumes de vendas só aumentem a cada ano.
Variedades
Para fazer a escolha certa e adquirir um multi-cortador elétrico realmente conveniente e funcional, você precisa se familiarizar com as variedades deste dispositivo e a finalidade principal de cada tipo.
Compromisso
O escopo de uso posterior está implícito aqui. Dependendo deste critério, os cortadores de vegetais são divididos em 2 tipos.
- Para uso doméstico. Neste caso, tem um tamanho compacto, baixo peso e potência relativamente baixa. O número de acessórios substituíveis em tais dispositivos é de 3 a 6 peças. Esses cortadores múltiplos são chamados de domésticos.
- Para locais de restauração. TEstes cortadores de vegetais distinguem-se pela alta potência e velocidade de trabalho, tamanho grande e peso bastante impressionante. Claro, seu custo é várias vezes maior do que o de aparelhos domésticos. O número de acessórios é de 5 a 15 peças.
É importante notar aqui que na maioria das vezes os multi-cortadores industriais têm uma caixa de metal, enquanto as unidades domésticas são quase sempre feitas de plástico especial.
Funcionalidade
Um dos principais critérios para a divisão em grupos. Com base nisso, um moedor elétrico pode pertencer a uma das seguintes categorias.
- Dispositivo padrão. Essa unidade pode ser usada exclusivamente para picar alimentos: eles podem ser cortados em tiras, fatias ou cubos. Alguns modelos permitem que você corte os alimentos em tiras espirais.
- Mini colheitadeira. Este é o nome daquelas multi-cortadoras que permitem moer produtos também em cubos. Até recentemente, essa função era apenas em dispositivos profissionais, mas hoje os eletrodomésticos também são equipados com um acessório especial.
- 3 em 1 dispositivos. Eles apareceram no mercado há relativamente pouco tempo, mas rapidamente ganharam grande popularidade. O significado deles é que, usando cassetes removíveis especiais, você pode não só ralar alimentos, mas também espremer o suco de frutas ou vegetais, usar um multi-cutter como moedor de carne ou até mesmo uma batedeira.
Se você determinar corretamente com que freqüência e para que exatamente planeja usar este aparelho elétrico de cozinha, então com a ajuda dele será possível liberar espaço na cozinha de equipamentos desnecessários (por exemplo, um espremedor de sumos se tornará desnecessário), porque um O cortador de vegetais moderno pode substituir completamente uma colheitadeira potente e multifuncional.
Classe
Todas as máquinas de corte elétricas produzidas hoje para venda podem ser subdivididas condicionalmente em 3 grandes grupos.
- Dispositivos de classe econômica... Esses cortadores múltiplos têm, via de regra, um design simples, o corpo é feito de plástico barato e as facas são feitas de aço comum não endurecido. Seu custo é baixo, mas sua vida útil, via de regra, não ultrapassa 3 anos.
- Classe Premium. Esses dispositivos têm equipamento máximo e podem substituir vários dispositivos de cozinha separados ao mesmo tempo. Seu tamanho é diferente, as facas são sempre feitas de aço inoxidável endurecido, o corpo é resistente a choques. Grau máximo. Claro, o custo de tal unidade é muito alto, mas sua versatilidade o justifica plenamente.
- Existem também trituradores elétricos de classe média. Eles têm um preço acessível, e a qualidade de sua montagem e trabalho é de alto nível. Eles estão atrás apenas dos dispositivos da categoria anterior apenas em funcionalidade e riqueza de equipamentos.
É necessário escolher um tipo específico de dispositivo com base na finalidade de seu uso, na vida útil estimada e, claro, nas capacidades financeiras.
Avaliação das melhores modelos
Um cortador de legumes de alta qualidade não é apenas um alívio do trabalho rotineiro, mas também uma aceleração do processo de cozimento, além de um investimento lucrativo e útil de dinheiro por muitos anos. Para não se enganar com a compra e ficar satisfeito com a sua compra, você precisa estudar o topo dos melhores cortadores elétricos de legumes e escolher o mais adequado.
Ao escolher um dispositivo doméstico, em primeiro lugar, você deve prestar atenção aos seguintes dispositivos.
- Fatiador elétrico "Ralador elétrico" - Este é um dispositivo produzido internamente. Possui um design simples, simples e fácil de usar e manter. O case é combinado, consiste em metal e plástico, à prova de choque. O número de acessórios substituíveis é de 5 peças. Permite que você pique até os vegetais e frutas mais duros ou muito aguados. Peso - pouco mais de 2,5 kg, potência - 35 W. As lâminas trocam com muita rapidez e facilidade, não há desconforto durante o trabalho, os produtos são cortados uniformemente. Não ocupa muito espaço durante o armazenamento.
- A empresa alemã Bosch oferece aos seus clientes o modelo MCM 62020. É este moedor elétrico hoje que é considerado o mais funcional e durável. O pacote inclui 7 cassetes substituíveis, incluindo um espremedor e batedores para soltar a massa. O material do corpo é plástico, mas é especialmente durável e resistente a choques. As pernas da multi-cortadora são emborrachadas, o que evita vibrações durante a operação, mesmo por longos períodos.
Além disso, o aparelho possui um design elegante e moderno, e suas dimensões permitem que seja utilizado mesmo em pequenas cozinhas sem qualquer desconforto.
- Moulinex Fresh Express Cube. Não só a Alemanha agrada os fabricantes com seus produtos. Desta vez, a marca francesa oferece aos clientes uma máquina de corte elétrica moderna, elegante e versátil a um preço de banana. Ele combina um design marcante, uma variedade de acessórios elegantes, peso leve, facilidade de uso e alta potência. Uma grande vantagem é que existe um compartimento especial no corpo, que armazena todas as facas. Também existe uma função de bloqueio de trabalho, que é ativada com cargas aumentadas no dispositivo.
- Redmond RKA-FP4. Aqui, o preço baixo é complementado pela potência do trabalho e pela alta velocidade de moagem dos produtos. O conjunto inclui 4 acessórios de faca intercambiáveis para cortar alimentos em tiras, círculos, uma espiral ou palitos. O design é minimalista e elegante. Potência - 150 W.
- Cortador elétrico de vegetais Kitfort KT-1318-3. Design luminoso e estiloso combinado com versatilidade e baixo custo diferenciam este aparelho nas prateleiras das lojas.O corpo é feito de plástico, as pernas do multi-cutter são emborrachadas. O conjunto inclui 5 facas raladoras intercambiáveis, adequadas para picar alimentos crus e cozidos. Além disso, o kit inclui adicionalmente um empurrador especial de produtos e o próprio dispositivo está equipado com proteção contra ativação acidental.
Se você precisa comprar um cortador elétrico industrial de vegetais, então, antes de mais nada, você deve estudar esses modelos.
- Robot Coupe CL 50 Ultra. É o dispositivo profissional mais popular e poderoso. Uma tigela com capacidade para pouco menos de 4 kg, capacidade - até um quarto de tonelada de vegetais em uma hora. O kit inclui cerca de 10 acessórios diferentes. Este moedor elétrico pode ser usado facilmente como espremedor de sumos e moedor de carne.
- Gastrorag HLC-205 É um multi-cortador industrial potente. O corpo é feito de aço inoxidável durável, como todos os acessórios substituíveis. Produtividade máxima por hora - 200 kg. Equipado com 5 acessórios de faca substituíveis. O período de garantia é de 1 ano, mas na realidade sempre aumenta 5 a 7 vezes.
Como escolher?
A escolha deste dispositivo não é tão difícil. O principal é saber o que procurar primeiro.
- Vale a pena comprar aparelhos de cozinha deste tipo apenas de fabricantes confiáveis e é melhor fazer isso nas lojas da empresa.... Assim, você pode ter certeza do preço mais favorável de sua compra e de sua origem original.
- Antes de comprar, certifique-se de fazer uma inspeção visual do multi-corte. O corpo não deve sofrer danos, todas as facas devem se encaixar de forma fácil e justa nas ranhuras, e o equipamento deve ser exatamente como especificado pelo fabricante.
- Funcionalidade... Quanto mais acessórios diferentes incluídos, melhor. Isso permitirá que você maximize a facilidade do trabalho rotineiro na cozinha e use o próprio dispositivo ao máximo de suas capacidades.
- É preferível selecionar modelos com pés emborrachados e facas feitas apenas de aço inoxidável... Essas duas condições são a chave para o uso seguro e a longo prazo do dispositivo.
- Potência da unidade... Tudo é simples aqui - quanto mais alto, melhor. Esse cortador elétrico de vegetais permitirá que você processe um grande número de produtos de maneira mais rápida e melhor.
- Se possível, escolha modelos que tenham uma capa protetora para guardar facas., bem como um contentor especial para recolher os produtos já desfibrados. Assim, você não precisa procurar um local para armazenar as iscas e pensar sobre onde e como transferir adequadamente os vegetais picados.
- A função integrada, como proteção contra sobrecarga, então sua presença também é altamente desejável.
Regras de operação e cuidados
Cada fabricante inclui sem falta instruções detalhadas para o uso e cuidados com o cortador de legumes. Mas os princípios gerais de operação de tais dispositivos são idênticos.
- O dispositivo só pode ser usado após uma inspeção visual completa. Se você encontrar alguma avaria, deve entrar em contato com o centro de serviço.
- Conecte o dispositivo à rede apenas com uma tensão adequada.
- Coloque o multi-cortador em uma superfície plana e seca. O dispositivo é usado para triturar apenas os tipos de produtos especificados pelo fabricante.
- A troca de facas é realizada somente após desconectar o aparelho da rede elétrica.
- Após cada uso, o dispositivo deve ser desconectado da rede e limpo de resíduos do produto.
São essas dicas que são básicas e permitem que você opere seu cortador elétrico de legumes com segurança e facilidade.
Como qualquer outro eletrodoméstico, este necessita de cuidados adequados e consiste no seguinte.
- Os cassetes de faca substituíveis são lavados com água limpa e morna após cada uso. Na presença de sujeira teimosa, é permitido o uso de detergentes líquidos.
- Cada faca deve ser bem seca e só então guardada para armazenamento. Você pode secar ao ar livre e com uma toalha.
- As facas são armazenadas em um compartimento especial ou em uma caixa de papelão do fabricante.
- Armazene o dispositivo em local ventilado e seco.
- Caso apareça sujeira no corpo do ralador elétrico, ela deve ser removida com um pano macio e úmido.
Os cortadores elétricos de legumes são uma compra realmente necessária e rentável para a cozinha de qualquer dona de casa. Com a seleção e operação adequadas, essa unidade durará mais de um ano e evitará que a anfitriã execute o trabalho tedioso, mas necessário, de cortar vegetais e frutas por muitos anos.
Veja o vídeo abaixo para testar multi-cortes modernos.