Têxtil

Tule para a cozinha: variedades, lindas opções e dicas de escolha

Tule para a cozinha: variedades, lindas opções e dicas de escolha
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Dimensões (editar)
  5. Projeto
  6. Como escolher?
  7. Que lindo pendurar?

Cada pessoa se esforça para criar beleza e conforto em sua casa. Boa mobília, bela decoração de parede e teto, luminárias ajudam a conseguir isso. Igualmente importante é a seleção de várias cortinas, cortinas e outros tecidos. Na hora de escolher o tule para a cozinha, é preciso levar em consideração que as famílias se reúnem aqui todos os dias, dedicando-se aos encontros noturnos, tomando café da manhã e almoçando. Tudo nesta sala deve ser idealmente combinado, esta é a única maneira de criar uma atmosfera calma.

Peculiaridades

Materiais como o tule começaram a ser produzidos no século XV, na cidade francesa de mesmo nome. Segundo a lenda, o rei francês Luís XI mandou inventar um material que ocultasse completamente a pessoa que estava atrás da tela, mas para que o próprio oculto pudesse ver tudo bem. A noiva do rei queria ter uma roupa assim, para que ninguém pudesse olhar para ela durante o casamento.

Artesãos habilidosos da cidade de Tulle começaram a trabalhar e logo apresentaram um tecido translúcido rendado. Os anos se passaram e, no século 19, esse material havia se tornado tão comprado que cortinas de tule podiam ser vistas em todas as casas. Este material não perdeu sua popularidade hoje.

Tule é um tecido leve feito de algodão, seda, poliéster e outros materiais. Dele são costuradas cortinas de luz, que estão em perfeita harmonia com cortinas densas.

A combinação de tais materiais permite decorar produtos com sucesso, completando o interior da sala.

É importante notar que inicialmente essa tela era feita à mão. Hoje em dia, o tule é quase todo feito em máquinas especiais.O tecido liso é tecido em construções especiais de tule. Esse material é usado para decorar lingerie, vestidos ou bordados. Um tecido estampado ou de cortina é feito em máquinas de renda.

É utilizado para a produção de cortinas de cozinha, colchas ou todos os tipos de capas. Um tecido de malha translúcida com um padrão transmite perfeitamente a luz do sol e o ar, mas ao mesmo tempo esconde de olhos curiosos tudo o que pode acontecer no ambiente.

A popularidade do tule em muitos países se deve a uma série de vantagens do material.

  • Durabilidade - os produtos de tule podem durar vários anos sem perder sua beleza.
  • Trata-se de um material multifuncional capaz de não perder sua textura por muito tempo.
  • Essas cortinas podem ser alteradas, complementadas com elementos decorativos ou montadas de uma determinada maneira.
  • É muito fácil cuidar da tela, pois o material é facilmente apagado. Para remover manchas e manchas gordurosas, recomenda-se um pré-enxágue, depois o produto deve ser bem enxaguado e pendurado para secar. Se o tecido não contiver fios de algodão, não será necessário passá-lo a ferro.
  • O material não é muito caro. Nas prateleiras das lojas é possível observar diversos tipos de cortinas para cozinhas de diferentes texturas e tonalidades. O preço dos produtos pode variar de opções de orçamento a produtos de luxo.

Tais cortinas sempre parecerá muito bonito e arejado, independentemente do preço do produto. Devido à sua estrutura, as cortinas de tule são utilizadas como uma rica decoração, pois este tecido é capaz de transformar com vantagem qualquer interior, tornando a sala iluminada.

As cortinas da cozinha podem complementar o estilo geral ou servir como o destaque principal. Na hora de escolher um produto, é preciso decidir a cor e o modelo, levando em consideração o estilo da sala, seu esquema de cores. Além disso, a vantagem de tais produtos é que eles escondem a cozinha de olhares indiscretos. Tule também protege os móveis de desbotamento, especialmente se as janelas estiverem viradas para o sul.

A desvantagem do material é que o tule reduz a quantidade de luz solar. Uma longa tela pode reduzir visualmente o ambiente, pois ao entrar nela o olhar cairá imediatamente sobre a janela com cortinas. Vale ressaltar também que os produtos de tule devem ser devidamente cuidados. Eles lavam a tela à mão ou em uma máquina de escrever, usando um modo suave, a uma temperatura não superior a 40 graus.

Visualizações

Pelo tipo de tecelagem, o tecido de tule é dividido nos seguintes tipos:

  • malha de tule;
  • organza;
  • véu.

    A primeira opção é interessante porque perfeitamente respirável. Este material se distingue por um entrelaçamento especial de fios que formam lacunas. O tecido rendado vai deixar passar bem não só as massas de ar, mas também os raios de sol diretos.

    Muitas donas de casa escolhem cortinas de organza para a cozinha. Essa tela parecerá muito orgânica na janela. Este material pode ser monocromático ou com um padrão ou ornamento. No entanto, embora as cortinas de organza sejam lindas e espetaculares, elas são quase impermeáveis ​​ao ar, o que não é muito bom na ausência de ar condicionado.

    Este véu macio e transparente é feito inteiramente de poliéster. Normalmente, esse material não é escolhido como tela para a cozinha, pois, como a versão anterior, não deixa passar bem o ar, não espalha a luz.

    Materiais (editar)

    Ao escolher o material de tule, é necessário garantir que ele seja de boa qualidade. Se a composição da tela estiver presente fios de poliamida, então esse material começará a se deteriorar rapidamente devido à exposição aos raios solares diretos.

    Sob a influência da luz ultravioleta, os fios de poliamida se desgastam e quebram mais rápido. Essa tela logo se deteriorará. Além disso, é importante lembrar que o tule precisará ser lavado com frequência, portanto, o material deve ser não só visualmente atraente, mas também durável. Muitas pessoas preferem escolher um produto de poliéster, pois ele não amarelece, não enruga ou desbota.

    Não se deve escolher cortinas que contenham grande quantidade de fios de algodão, pois após a lavagem o tecido encolherá. Caso a escolha recaia sobre cortinas de algodão, é necessário levar o produto com uma margem, para que após a lavagem e encolhimento, as cortinas não percam a forma e o tamanho originais. Ao costurar um produto, você deve fazer um pequeno estoque de 12-15 cm.

    Freqüentemente, as donas de casa preferem cortinas de linho, porque esses produtos parecem muito orgânicos e nobres. A vantagem deste material é que é seguro para quem sofre de alergias. A desvantagem do linho é que ele vai desbotar rapidamente sob a luz direta do sol.

    Dimensões (editar)

    O comprimento do tecido de tule pode ser diferente. Você pode dividir condicionalmente as cortinas em curtas e longas. Designers afirmam que o comprimento da cortina deve ser 1,5 vezes maior que o beiral, neste caso, as cortinas serão dispostas em dobras até simétricas. A escolha de um comprimento maior fará com que o material afunde.

    O tule até o chão é adequado para proprietários de cozinhas espaçosas, onde há um espaço vazio significativo perto da janela. Ao ventilar o ambiente ou em uma corrente de ar, cortinas longas não voarão para o ar, como as curtas. Além disso, uma cortina curta é adequada para quem coloca a mesa perto da janela. Isso permitirá que você mova a tela ou deslize-a a qualquer momento.

    A maioria das donas de casa opta pelo tule para o peitoril da janela, pois essa opção é muito prática... Cortinas curtas aumentam visualmente o espaço da sala, por isso é melhor escolher tons claros e neutros, sem acentos de cores brilhantes. Mas se houver uma porta de varanda na cozinha, pequenas cortinas parecerão inadequadas. Além do mais, uma tela curta é melhor para os amantes de animais de estimação. Os animais de estimação vão querer brincar com as bordas longas da cortina.

    Projeto

    Se para algumas donas de casa é importante que a cortina da janela seja branca, para outras essa opção parecerá enfadonha. Neste caso, você pode escolher uma tela listrada ou quadriculada. Uma cortina de cozinha em uma pequena flor ou com girassóis é mais adequada para um interior em estilo rústico ou provençal. Para o country, uma cortina colorida com um padrão ou uma cortina listrada serão adequadas.

    Uma cortina branca com flores pretas será uma boa solução para a decoração de interiores com um estilo moderno. Mas a cortina com franja será a opção perfeita para a cozinha no sentido barroco. Muitos darão preferência a cortinas cruzadas vintage, adequadas a um apartamento com este estilo.

    Delicado tule transparente combinado com cortinas pesadas fica muito bonito em uma cozinha decorada com um design clássico. Cortinas com tecido de tule em cor de contraste são adequadas para quartos pintados em tons neutros. Para se proteger do sol e dos olhares dos curiosos que passam, você precisa escolher uma cortina exuberante.

    Se, por exemplo, o estilo francês é suportado no interior da cozinha, você pode armar a tela com um lambrequim, que é uma cortina estática. Lambrequin vai bem com tule quando estendido em todo o comprimento. É aconselhável levar material leve para o lambrequim, caso contrário, a tela densa tornará a janela visualmente pesada. A textura do lambrequim deve combinar com a tela principal. Graças ao seu uso, é possível ocultar a cornija, conferindo assim mais conforto e beleza ao ambiente.... Lambrequins são costurados ao tule ou pendurados separadamente.

    O tule duplo ou combinado é perfeito para decorar a cozinha. As combinações corretas de telas de diferentes comprimentos com um lambrequim podem dar à cozinha um sabor único. Mas também existem alguns tabus:

    • se a cortina da cozinha for costurada em arco, é melhor não usar lambrequim, caso contrário, pode parecer não totalmente apropriado e desajeitado;
    • se a cortina for fixada com ilhós, não se deve pendurar o lambrequim, pois os ilhós já parecem decorativos.

    No caso de existir uma varanda com porta na cozinha, pode escolher uma cortina de janela composta por 2 ou 3 metades, sendo que o material para cada elemento pode ser muito diferente. Tule e jacquard ou chiffon com cambra ficarão perfeitos aqui.

    Além disso, o tule pode ser combinado com persianas. Usando esse método, você pode transformar uma sala de forma rápida e fácil, decorando-a no estilo Art Nouveau. Esta opção é mais adequada para janelas voltadas para o lado ensolarado. As persianas podem ser substituídas por cortinas, mas esta opção é apropriada apenas em quartos espaçosos.

    Recentemente, tornaram-se populares as cortinas duplas, feitas em uma cor ou em várias cores semelhantes ou contrastantes. Este modelo vai caber perfeitamente na cozinha, seja no estilo country, barroco ou clássico. É importante escolher o material certo em termos de textura e cor para que não discorde do ambiente.

    A decoração da janela com tecido de tule em combinação com um tecido mais denso está na mesma moda. Na versão clássica, a cortina se separa em duas metades. Esta opção é mais adequada para ambientes amplos, agregando leveza e leveza. Mas a cortina em arco permite aproveitar ao máximo o peitoril da janela, para alojar as peças ou plantas necessárias. As cortinas em janelas localizadas em um ângulo são escolhidas longas e exuberantes, como regra, elas são divididas em duas partes iguais nas laterais. A retroiluminação eficaz é permitida.

    Para criar um determinado estilo, os designers recomendam o uso de ganchos especiais, borboletas e flores feitas de papel ou organza, várias fitas e cordões.

    Como escolher?

    Ao comprar tule para cozinha, muitos não sabem o que procurar e como escolher a cor certa para o produto. Freqüentemente, as donas de casa escolhem cortinas em cores claras, acreditando que elas irão adicionar luz a um cômodo pequeno. Isso é realmente assim, porque tais tonalidades ampliam visualmente o espaço, além disso, cabem em qualquer estilo.

    Uma sombra clara é adequada para a cozinha no "Khrushchev", será relevante para salas grandes e espaçosas. Em geral, os especialistas aconselham a escolha da cor das cortinas para a gama geral de cozinhas. Em que vale a pena prestar atenção aos detalhes brilhantes no interior. Se você deseja adicionar notas ricas, você deve escolher produtos em tons de vermelho ou bordô. Também as cores laranja, azul e turquesa são adequadas como um toque suculento. Na hora de escolher um produto, é importante considerar que as cores azul e laranja desbotam mais rápido com o sol. As cortinas verdes ou amarelas permanecerão em sua forma original por muito tempo.

    Para uma cozinha pequena, não é recomendável comprar cortinas blackout que vão escurecer o ambiente, bem como tecidos com um padrão largo. Ao comprar um produto, é importante medir o espaço da cozinha e a abertura da janela, isso ajudará a evitar erros na hora de comprar.

    E para aumentar visualmente o espaço, vale a pena pegar um tule pronto com padrão horizontal.

    Que lindo pendurar?

    Você pode pendurar tecido de tule na cozinha nos ilhós, o que é muito conveniente. Se os ilhós têm diâmetro pequeno, as cortinas são penduradas com ganchos especiais ou com fitas e cordões decorativos. As tiras da cortina com ilhós podem ser de metal, madeira ou plástico. Para cortinas de luz finas, ilhoses de plástico são frequentemente escolhidos. Esses produtos têm um preço baixo, embora não sejam suscetíveis à corrosão.

    O tule é um material muito delicado e os anéis de metal costumam danificar o tecido, por isso vale a pena escolher os produtos plásticos. Para criar um look exclusivo, os ilhós ficam melhor escondidos na cornija, também podem ser deixados por cima.

    Vamos considerar várias opções para criar lindas dobras nas cortinas.

    • A opção mais simples e famosa é a dobra de lápis. Aqui, a tela é disposta em ondas verticais regulares.
    • Ao fixar o material em um lado, obtêm-se dobras unilaterais.
    • Uma dobra de “taça de champanhe” é criada com a formação de dobras volumosas na parte superior, que são costuradas juntas. A vista superior se parecerá com um vidro. A parte inferior é deixada em queda livre.
    • As dobras horizontais podem ser feitas interceptando o tule através da cornija e criando flacidez semicircular.
    • Tachinhas e alfinetes magnéticos são usados ​​para criar vieiras transversais. A cortina na parte inferior será semelhante a uma dobra em W.

    Para fazer dobras originais e inusitadas, vale a pena usar fitas, com as quais se pode puxar a tela, dando-lhe a forma desejada.

    Para saber como escolher cortinas para a cozinha, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa