Têxtil

Cortinas modernas para cozinha: diversos modelos e critérios de seleção

Cortinas modernas para cozinha: diversos modelos e critérios de seleção
Contente
  1. Visualizações
  2. Materiais (editar)
  3. Opções de design
  4. Como escolher?
  5. Belos exemplos

Decoração, móveis, eletrodomésticos são componentes comuns de todas as casas. O aconchego em uma casa é feito de pequenas coisas, então coisas simples como almofadas no sofá e cortinas criam uma atmosfera caseira. Para cada designer, criar um interior é um trabalho meticuloso nos detalhes. Por exemplo, a abertura de uma janela deve ser estética e prática. As cortinas da cozinha não apenas protegem da luz solar e de olhos curiosos, mas também devem ser fáceis de limpar e não acumular odores.

O design ideal trará harmonia e integridade ao ambiente. Antes de encomendar cortinas elegantes, recomendamos que se familiarize com os seus diferentes tipos e novidades, veja as fotos e escolha a opção adequada.

Visualizações

As cortinas modernas da cozinha são de cores vivas e aconchegantes, possivelmente com um padrão de tamanho médio. De acordo com as tendências da moda atual, não é necessário selecionar cortinas na tonalidade de móveis e outros revestimentos. Hoje em dia, a técnica está na moda quando você pode reviver o interior estofando cadeiras que combinam com as cores de cortinas, guardanapos ou toalhas de mesa. Para a cozinha, são mais adequados quartos com humidade e odores alimentares, persianas ou estores, porque são fáceis de retirar e lavar e ocupam um mínimo de espaço. De acordo com o método de colocação, as cortinas podem ser divididas em:

  • fixados à moldura (persianas, persianas de enrolar);
  • preso à cornija (tecido nas dobradiças, anéis, ilhós).

Cortinas de tule são adequadas para grandes aberturas de janelas e tetos altos, estúdio ou cozinha com varanda (terraço). Com esta decoração de janela, uma cornija dupla é uma excelente solução. As cortinas são fixadas de diferentes maneiras: com laços, laços, anéis ou ilhós.A opção mais comum para prender a cortina na cornija é com laços ou anéis trançados. Uma fita de cortina é costurada no topo e, com a ajuda de laços, é fixada nos ganchos da cornija ou argolas.

Os anéis ajudam a criar dobras suaves. Freqüentemente, há anéis com clipes, mas a fita da cortina não é costurada. Os anéis são um elemento de decoração, podem ser feitos em todos os tipos de materiais: anéis de madeira são adequados para um ambiente rústico, anéis de metal para um ambiente urbano. As gravatas são elementos decorativos no desenho da cornija. As gravatas são adequadas para diferentes modelos, com exceção do francês e do japonês. Você pode fazê-los de retalhos, fitas, tranças.

Cortinas com dobradiças parecem incomuns e têm um design raro. Fácil de usar, o movimento da cortina ao abrir a janela não é audível. As dobradiças gastas sempre podem ser substituídas e não necessariamente com o material da mesma cor. Para contraste, escolha um mais claro e enfatize com outros elementos decorativos: laços ou ganchos.

Os ilhós são orifícios feitos de metal ou plástico na parte superior da cortina, são colocados na haste arredondada da cornija. Faça dobras perfeitas, suaves e lindamente descendentes.

Para a sala de jantar, os ilhós são uma solução prática: têm um aspecto moderno e são fáceis de usar.

Ao escolher, leve em consideração o seguinte:

  • tecido pesado dá ondas grandes nas cortinas, tecido leve cria dobras suaves;
  • o comprimento é muito diferente, mas para composições muito longas para uma pequena cozinha, eles preferem materiais arejados ou modelos até o peitoril da janela;
  • uma cortina maciça e tule transparente nos ilhós - esta combinação é considerada clássica, pode-se deixar um dos componentes, por exemplo, tule, complementando as persianas.

Lambrequin é uma cortina que serve para decorar a cornija. Eles vêm em diferentes formas e designs, eles se adaptam a qualquer solução de estilo, exceto, provavelmente, o minimalismo. Ao escolher opções com um lambrequim, deve-se lembrar que um lambrequim assimétrico ficará bem em uma cozinha pequena, e lindos babados ou dobras fofas são adequados para uma sala grande. Cortinas assimétricas iluminam e aumentam visualmente as janelas, são adequadas para decorar aberturas com uma porta de varanda.

Nas versões clássicas, as dobras suaves suavizam as linhas retas, criando uma impressão de movimento e leveza. Modelos assimétricos mais modernos acentuam a atenção e enfatizam o estilo do interior. Cortinas de cozinha curtas são a opção mais comum. Se forem muito pequenos, para proteção do sol e de olhos curiosos, vão bem com opções de roletes e persianas.

Vantagens:

  • não obstrua o peitoril da janela;
  • uma boa opção para pequenas áreas;
  • fácil de cuidar, fácil de remover, lavar, secar.

Para cada estilo, você pode escolher modelos curtos de um design adequado.

Materiais (editar)

Na hora de decidir sobre o tecido para cortinas de cozinha, dá-se preferência a tecidos que sejam fáceis de cuidar, que não absorvam odores, não fiquem empoeirados e não fiquem muito sujos. Existem variedades com impregnação hidrorrepelente e incombustível.

Material necessário:

  • funcional (protege da luz solar, não interfere na circulação do ar);
  • prático (não desbota, não absorve gordura e umidade);
  • fácil de limpar (ao lavar ou outro tipo de limpeza).

O design estético tem aspectos positivos: uma composição bem escolhida irá esconder as falhas e enfatizar as vantagens no interior. O material ajudará a acentuar a janela, ajustar o tamanho da sala e ajustar o nível de iluminação. Os tons claros ajudam a expandir visualmente e os tons escuros comprimem o espaço.

Como escolher têxteis:

  • combinando com a cor do estofamento ou da mobília;
  • na mesma faixa com acabamento;
  • composição de acento brilhante (para uma pequena cozinha de tons neutros - uma solução excelente).

Tecidos recomendados para escolher:

  • natural ou misto;
  • respirável e fácil de limpar;
  • seguro (inflamável não funciona).

Especialistas aconselham para cortinas de cozinha:

  • poliéster;
  • chintz;
  • algodão;
  • linho;
  • seda.

Poliéster

Tecido durável e macio feito de fios de poliéster. Mantém cor e forma perfeitamente, de modo que o tecido pode ser usado para composições de corte complexo. A cor e a textura podem ser muito diversas, as impressões em poliéster ficam ótimas. Suporta lavagens frequentes, mas não necessita de ser lavado em água quente.

Para a cozinha, os tecidos com ligeiro acréscimo de algodão são adequados.

Algodão

O mais seguro de todos os tipos de tecido, pois é feito sem aditivos químicos. Com o uso prolongado, mantém sua forma perfeitamente, não desbota, mas desbota com o sol. Não interfere na circulação de ar e calor. Este tipo de tecido acessível é adequado para qualquer ambiente.

Chintz

Tecido durável e denso, barato, bastante fino, drapeado perfeitamente, não deixa entrar correntes de ar e protege do sol. A variedade de cores e padrões permite dar individualidade ao ambiente. Não causa alergia, fica perfeitamente lavado, mas depois de lavado encolhe, desbotando e dilacerando gradativamente. O custo relativamente baixo permite que as cortinas da cozinha sejam atualizadas regularmente.

Linho

Tecido caro, mesmo sem pintura, tem aparência espetacular, hipoalergênico. O linho tingido de forma natural desbota-se com a luz do sol e se desprende quando é lavado. Fica muito bem com bordados, rendas, apliques.

Seda

Este material chique cria ondas e dobras suaves. Fortemente amassado e sujo. Se quiser decorar as aberturas das janelas com cortinas de seda, é melhor escolher um modelo pequeno e fácil de retirar, ou uma composição com uma cortina de seda. Na hora de criar um design único, escolher o estilo e a composição, escolher o tecido e as cores, é melhor levar em consideração todas as desvantagens e vantagens dos materiais.

Por exemplo, se a janela está do lado sul e é iluminada pelo sol de manhã à noite, então você precisa escolher tecidos naturais (linho, chita, algodão) e cornijas de madeira. Isso ajudará a cozinha a esquentar menos. Para uma sala localizada no lado da sombra, cortinas de poliéster brilhantes irão adicionar visualmente leveza e leveza. Para as cortinas, você também precisará de tule. Combinando variedades modernas de cortinas de tule, os designers costumam deixá-las apenas na janela; em vez de cortinas compridas, usam-se cortinas de enrolar.

Tecido de tule pode ser assim.

  • Organza - fina, resistente, transparente, feita de seda e poliéster.
  • O véu é um tecido liso, macio e translúcido. Difunde bem a luz solar.
  • Kiseya - arejado, transparente, composto por fios de algodão. Boa permeabilidade ao ar e sombra da sala.
  • O chiffon é um tule leve translúcido feito de materiais de algodão e seda.

O tule também se distingue pela textura.

  • Mesh - cria uma combinação ganha-ganha com cortinas, persianas, persianas de enrolar. Um excelente elemento de decoração, mas não protege dos raios solares e de olhos curiosos.
  • A teia de aranha é um tecido sintético ou de seda durável que não requer passagem a ferro após a lavagem.
  • Chuva - adequada para realces contrastantes em interiores iluminados.
  • Plissado - tem uma propriedade única de reter os raios solares sem sombrear as instalações. Não enruga, insubstituível para janelas do sul.
  • Fios - mantém a aparência original por muito tempo, não precisam ser passados ​​a ferro. Isso adicionará sofisticação e entusiasmo ao design, você pode decorar com decoração adicional, por exemplo, miçangas.

As cortinas de tule são feitas de materiais de diferentes texturas. O comprimento, a forma e a cor dependem do estilo e design da sala.

Opções de design

Clássicos são sempre relevantes, cortinas clássicas e tule não saem de moda. Cortinas sólidas em combinação com tule transparente claro podem ser decoradas ao longo da borda com folho de seda ou jacquard. No estilo clássico, as cortinas não focam nelas mesmas, elas se tornam a complementação do interior, complementando móveis elegantes, decoração requintada e pinturas. As cores suaves e quentes são preferidas: marrom, creme, bege, vinho ou cinza, sólido ou com padrões neutros.O comprimento pode ser diferente, depende da localização da janela e da situação. Cortinas romanas, cortinas de tule e de linho também cabem em um interior clássico, você pode arranjar um pano de linho com um gancho com borlas ou um lambrequim.

O estilo neoclássico é caracterizado pelo uso mínimo de elementos decorativos, preferindo-se tecidos naturais. Podem ser lisas ou com estampas vegetais, podem ser listradas, com lambrequins semicirculares. As cornijas são em madeira ou com elementos em estuque.

Moderno tende a ser funcional; uma característica distintiva pode ser chamada de cores pastel e linhas fluidas. Têxteis densos com motivos de flora e fauna não devem acentuar a atenção. As cortinas são montadas em cornijas largas; lambrequins lisos e ilhós são preferidos.

Os designers recomendam country para criar um ambiente descontraído. Cortinas naturais práticas e discretas feitas de chita, algodão e linho ajudam a criar o conforto doméstico. Existem pequenos enfeites florais, cheques ou bolinhas.

Detalhes como rendas, babados, laços e fitas vão dar ao quarto um visual único e fofo.

A Provença é ideal para a cozinha. Arejado e descomplicado, é diverso e permite sonhar. Tons pastel, têxteis naturais, motivos florais, cornijas de madeira são as principais características deste estilo. Cortinas longas, desenhos romanos, cortinas de café ou com gravata são adequadas aqui.

As cortinas para a área de preparação de alimentos são uma opção vantajosa para todos. Modernos e práticos, fáceis de usar, combinam com vários estilos - provençais e de alta tecnologia. Vários materiais são escolhidos para as tendências modernas em design de interiores. Se para a Provença for uma árvore, então a alta tecnologia prefere plástico ou metal.

O minimalismo expande o conceito de simplicidade. Estores intermediários - quando a estrutura é colocada entre as vidraças do caixilho da janela, é controlada através de uma abertura especial. Essas estruturas não precisam ser limpas, e o peitoril da janela fica totalmente livre. Cortinas enroladas e cortinas japonesas são uma boa ideia para uma decoração minimalista.

A alta tecnologia segue os princípios básicos do minimalismo: simplicidade e formas geométricas, um mínimo de decoração. O papel principal é desempenhado pela iluminação, tanto artificial como natural. As cortinas não devem atrair a atenção, mas manter o tom geral do interior, enquanto o branco é uma cor vantajosa para todos. Persianas e cortinas de enrolar são a escolha mais bem sucedida neste sentido. Em uma cozinha tipo estúdio, cortinas retas ou um véu são adequados.

Como escolher?

Pegando as cortinas os seguintes fatores devem ser considerados.

  • Área da cozinha. Numa pequena, optam-se por cortinas de desenho simples.
  • Cor. Deve se encaixar organicamente na gama geral e no design da sala.
  • Matéria. Não acumula odores e pode ser facilmente limpo quando necessário.

Mesmo os tecidos mais duráveis ​​precisam de manutenção regular. Na hora de comprar cortinas, eles pensam com antecedência como devem ser removidas e lavadas. As cortinas podem ter qualquer comprimento e densidade. O formato e material a escolher depende de vários motivos:

  • têxteis densos são escolhidos para os pisos inferiores ou o lado ensolarado;
  • as opções longas são adequadas se não houver móveis e equipamentos próximos à parede da janela;
  • persianas e desenhos romanos são colocados sobre a pia;
  • pequenas cortinas em forma de arco ficam bem se houver uma mesa de jantar perto da janela;
  • motivos florais, tons pastel, dobras decorativas - esta é uma excelente opção para a cozinha, o principal é aguentar a medida e não “cair em excessos”.

Os designers modernos desenvolveram diferentes métodos de design. Como resultado, você pode encontrar exatamente a solução que se adapta à sua cozinha.

Belos exemplos

Cada designer passa por diferentes tipos de cortinas, tecidos, cores, estilos, leva em consideração o tamanho da sala, a localização da janela e acaba com os resultados mais díspares. Você pode ver a aparência de cozinhas individuais em designs diferentes.

  • Cortinas barrocas e lambrequim.
  • Cortinas Art Nouveau.
  • Lambrequin e design romano.
  • Cortinas romanas brilhantes e tule.
  • Cortina romana com tule.
  • Cortinas e persianas para café.
  • Cortinas translúcidas.
  • Cortinas nos beirais de diferentes níveis.
  • Cortina para janela que abre com porta de varanda.
  • Cortinas para uma pequena cozinha com varanda.
  • Cortinas longas.
  • Cortinas curtas.
  • Cortinas inglesas.
  • Cortinas francesas com lambrequim.
  • Cortinas de fotos.
  • O elemento vermelho na cortina amplia visualmente uma pequena sala de alta tecnologia.
  • Cortinas claras se tornam um destaque na cozinha de alta tecnologia.
  • Uma combinação de uma cortina longa e transparente e um fio de tule de alta tecnologia.
  • Combinação de design romano e cortinas compridas.
  • Cortinas de dupla camada para a cozinha.
  • Solução polistilística: uma combinação de móveis de alta tecnologia e cortinas clássicas.

Para informações sobre como escolher as cortinas certas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa