Têxtil

Cortinas em arco para a cozinha: características e regras de seleção

Cortinas em arco para a cozinha: características e regras de seleção
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Opções de design
  4. Como escolher?
  5. Como corrigi-lo?

O local mais visitado num apartamento (casa) é a cozinha, pelo que o seu desenho deve ser ao mais alto nível. Na hora de decorar esta divisão, é importante prestar atenção não só à disposição correta, mas também à escolha do mobiliário, elementos decorativos e têxteis. Uma cortina em arco será um excelente complemento para qualquer projeto de cozinha; ela enfatiza idealmente o estilo da sala e a preenche com uma atmosfera aconchegante e confortável.

Peculiaridades

Cortinas-arcos para a cozinha são uma tela de tecido de comprimento médio, com as bordas puxadas para baixo e em forma de arco. As cortinas em arco podem ter pequenas dobras ou, pelo contrário, ser absolutamente uniformes. As cortinas de cozinha deste tipo também são decoradas com franjas ou renda de cetim. Muitas vezes, no interior das cozinhas, as aberturas das janelas são decoradas não só com cortinas tradicionais de material denso, mas também com tule claro.

As cortinas em forma de "casa" surgiram há muito tempo, na maioria das vezes no desenho de cozinhas decoradas de forma contida. Naquela época, o acessório têxtil se difundiu na Holanda, Portugal e Espanha, mas hoje essas cortinas são o principal elemento decorativo em qualquer interior de cozinha e tornaram-se populares em todo o mundo.

Cortinas arqueadas ficam melhores em estilo country. Os fabricantes produzem esses produtos em uma grande variedade, portanto, eles podem diferir em cor, design, material de fabricação e preço.

Se desejar, cortinas deste tipo podem ser costuradas de forma independente, economizando assim o orçamento familiar.

Uma vez que as cortinas em arco têm um comprimento e uma forma interessantes, elas são consideradas não apenas elegantes, mas também muito convenientes de usar.As cortinas deste tipo são especialmente indicadas para cozinhas pequenas, uma vez que não interferem com a penetração do calor das baterias e dos raios solares. Além disso, os modelos arqueados, em comparação com os habituais, “não roubam” visualmente o espaço da sala, mas, pelo contrário, tornam-no mais amplo e “arejado”. Quanto às desvantagens, também existem:

  • as cortinas-arcos não podem ocultar canos e radiadores no interior;
  • pelo facto dos produtos serem curtos, não podem ser colocados junto à placa;
  • essas cortinas não são suficientes para fazer a sombra da sala, por isso precisam ser complementadas com cortinas, e estes são custos adicionais;
  • apesar dos modelos arqueados parecerem perfeitos em qualquer design, eles ainda não são recomendados para estilos como loft, minimalismo, oi-tech e moderno (eles são adequados para Provence, country).

Materiais (editar)

Cortinas em arco podem ser compradas prontas ou costuradas em casa usando padrões especiais. Antes disso, é importante prestar atenção não só na cor, design, textura do tecido, mas também em sua composição. Os tecidos com fibras sintéticas são os melhores para cozinhas, pois são fáceis de lavar, não desbotam ao sol e não perdem a forma. Como regra, as cortinas arqueadas são costuradas com os seguintes tecidos.

Linho

É um material fácil de cuidar, bonito e durável, agradável ao toque e não causa reações alérgicas. A única coisa é que as cortinas de linho parecem tridimensionais por causa de sua densidade.

Tule

Recomendado para costurar cortinas se a cozinha estiver localizada no lado norte.

Internet

Caracteriza-se por um aspecto original, uma vez que pode ter vários padrões e ser decorada com rendas ou franjas. A densidade da tecelagem dos fios pode ser diferente, portanto, há cortinas exuberantes, macias e grossas.

Organza

Transmite perfeitamente os raios de sol através de si mesmo e torna a luz da cozinha mais suave. Além disso, este material não exige cuidados e tem um bom revestimento. Organza também é caracterizada por um brilho sutil e design discreto. Se você costurar cortinas em arco, é importante prever a presença de prendedores ou babados. Para sua confecção, é selecionado um tecido idêntico, que corresponde à composição e densidade do material de base.

Opções de design

Uma vez que os têxteis desempenham um papel importante nos interiores de cozinha, devem ser selecionados de forma a criar uma imagem harmoniosa no design geral. O arco da cortina pode ter uma variedade de visuais, mas o modelo curto com renda é especialmente popular. Esse semi-arco não deve ser apenas leve, mas também combinar com a paleta de cores da sala. É melhor escolher cortinas brancas - são ideais para cozinhas de todos os tamanhos, se encaixam bem em interiores modernos e podem ser facilmente combinados com estofados, toalhas e toalhas de mesa. Ao mesmo tempo, para cozinhas com tetos baixos, é melhor escolher cortinas com listras verticais ou padrões.

Para salas com pouca iluminação, é aconselhável comprar ou costurar cortinas de tecidos de cores quentes. Produtos de cores creme, laranja brilhante, amarelo e bege ficam bem.

Se o desenho prevê um estilo rústico, então é necessário escolher telas com motivos florais e vegetais, bolinhas e uma gaiola tradicional. Quanto à cor, pode ser branco clássico ou bege universal. Cortinas arqueadas que combinam várias cores parecem interessantes no design de cozinhas modernas, mas neste caso é melhor escolher modelos sem fotos.

Não menos solução original serão cortinas-arcos feitos de tecido de uma cor, mas com combinação de vários tons. Para criar um interior discreto, recomenda-se decorar os produtos com babados e rendas brancas (se as cortinas forem coloridas) ou frisos contrastantes (se as cortinas forem claras). Hoje em dia, as telas com ornamentos bizarros estão em voga, entre as quais a tecelagem de galhos e pétalas de flores são especialmente populares.Além disso, estão à venda telas com microimagens naturalistas em forma de galhos de salgueiro e lírios do vale.

As telas feitas no estilo graffiti também ficam lindas - são um ótimo complemento para o interior, decorado em estilo moderno.

As cortinas em arco são muito populares este ano, nas quais o rico chocolate se combina harmoniosamente com um tom leitoso. Via de regra, esses modelos são produzidos sem ornamentos. Para os conhecedores dos clássicos, você precisa escolher cortinas em arco em preto e branco. Se houver notas orientais no design da cozinha, então a solução certa seria usar cortinas na cor de linho com pétalas escarlates. Eles também se encaixam perfeitamente no design de interiores francês - para isso, você deve dar preferência a produtos em delicadas cores lilás e verde.

Uma vez que as cortinas da cozinha desempenham não só uma função protectora (impedem a penetração de luz forte na divisão), mas também são um elemento distinto da decoração, recomenda-se decorá-las com acessórios em forma de suportes e ganchos.

A sua presença é especialmente importante se as cortinas forem colocadas sobre a placa (na presença de correntes de ar, a tela deformará e poderá cair sob a chama do queimador). No caso em que a cornija e a cortina da cozinha são de materiais lisos, recomenda-se a utilização de pequenos elementos como flores, libélulas e joaninhas como decoração. O mais importante é que não são muitos, senão pode estragar o interior.

Você pode diversificar o design de cozinhas comprando vários tipos de cortinas em arco, que diferem em cor e comprimento. Isso é especialmente verdadeiro no inverno e no verão, quando o ambiente deve ser diferente. Cortinas e nós serão uma adição interessante - eles são adequados para tecidos finos (na parte inferior ou no meio do tecido eles apertam um nó descuidado).

Graças a isso, a abertura da janela pode assumir um aspecto mais estiloso.

Uma técnica semelhante pode ser usada no estilo clássico - se você fizer esse nó em cortinas arqueadas, as características da Art Nouveau aparecerão.

As cortinas em arco são vendidas em diversos tamanhos, por isso deve-se atentar para o fato de que o varão da cortina está em harmonia com elas. (especialmente para cortinas curtas). É melhor comprar telas e cornija da mesma cor e estilo. A instalação de um varão de cortina com um desenho original ajudará também a realçar a beleza das cortinas em forma de “casa”.

Como escolher?

Antes de decidir sobre a escolha das cortinas em arco para a cozinha, você deve decidir se elas serão compradas prontas ou costuradas separadamente. As cortinas acabadas são de boa qualidade, designs chiques, mas caras. Produtos costurados à mão são muito mais baratos, mas permitem que você concretize qualquer ideia de design. Além de tudo isso, você também deve escolher um modelo de cortina que combine com o estilo da sala.

Assim, por exemplo, podem ser produtos sem montagens, babados (par), com recortes em forma de orla, laços de cetim, franjas, bem como com diferentes tipos de fixação à cornija (laços, tecido Velcro e ganchos).

Também é importante considerar os seguintes pontos.

Estilo e tamanho da cozinha

Para os clássicos, tons claros são adequados. A decisão certa seria adquirir uma tela lisa e recolher o arco com fita adesiva. No minimalismo, ao contrário, deve-se dar preferência aos produtos uniformes feitos de tecidos brancos. Para cozinhas pequenas e escuras com janelas pequenas, é aconselhável escolher telas não para o peitoril, mas um pouco mais baixas. Além disso, o produto deve ser decorado com uma franja.

Material

Para cozinhas, recomenda-se a compra de cortinas, atentando para sua praticidade. Portanto, produtos confeccionados com tecidos sintéticos serão a opção ideal. Têm um excelente aspecto, não esticam durante o funcionamento, são fáceis de lavar e são resistentes aos raios ultravioleta. Se os proprietários preferem ver apenas tudo que é ecologicamente correto e natural, você pode escolher boas cortinas arqueadas de linho ou algodão. A única coisa é que eles enrugam rapidamente e ficam sujos.

Disponibilidade de propriedades adicionais

Hoje no mercado você encontra diversos modelos de arcadas-cortina, que são costuradas com tecidos impregnados com agentes protetores especiais. Caracterizam-se por aumentar a resistência à água, repelem a sujidade e o pó, e após a lavagem não enrugam, pois recuperam rapidamente a sua forma. Esses produtos são mais caros do que os comuns, mas duram muito mais, eliminando muitos problemas associados à lavagem e passagem a ferro durante a operação.

Como corrigi-lo?

Depois de resolvido o problema com a escolha das cortinas em arco, resta pendurá-las, tendo-se previamente decidido o método de fixação. Via de regra, os tecidos de tule e lapidação são pendurados nas cornijas. Este é o método de montagem mais fácil e rápido. Se na cozinha a janela é combinada com a varanda, as cortinas são penduradas em uma estrutura mais durável - canos de cornija. Às vezes, a cortina é fixada diretamente no caixilho da janela - neste caso, você pode usar um velcro especial de tecidos, eles fixam a cortina com segurança.

Como costurar cortinas-arcos, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa