Têxtil

Persianas na cozinha: opções populares e critérios de seleção

Persianas na cozinha: opções populares e critérios de seleção
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Materiais (editar)
  4. Espectro de cores
  5. Opções de design
  6. Como escolher?

A cozinha é o local da casa onde mais frequentemente se reúne toda a família. Por isso, os proprietários esforçam-se por decorá-la com o máximo conforto, não esquecendo de prestar atenção ao design das janelas. Em meio à enorme variedade de cortinas, a atenção dos compradores muitas vezes se concentra nos modelos laminados. Neste artigo, vamos considerar o que são, e também ajudar o leitor a determinar as principais nuances de sua escolha.

Peculiaridades

As cortinas de rolo são erroneamente chamadas de um tipo de persiana ou cortinas plissadas. Na verdade, este é um tipo separado de cortinas, que é um tecido com um mecanismo especial do tipo corrente e um retentor. Estas cortinas não ficam penduradas na cornija: o seu desenho é tal que dispõem de um sistema de fecho próprio, que, consoante o modelo, pode ser colocado na própria moldura. Quando aberto, o tecido é enrolado em um eixo especial localizado no topo de toda a estrutura da cortina.

O mecanismo de abertura e fechamento permite o ajuste e a fixação das cortinas em qualquer nível. Algumas modificações são equipadas com um acionamento elétrico, pelo qual são controladas automaticamente. Todos os modelos podem ser convencionalmente divididos em 4 grupos: clássico, cassete, mini e dia-noite. Cada tipo de produto possui características próprias.

Clássico

Os produtos deste grupo permitem a fixação a uma abertura de parede ou janela. Este tipo de modelo é denominado aberto, a largura de tais persianas pode ser de 0,5-3 m com um comprimento de 1 a 3 m. Esses produtos são mais baratos do que outros análogos, no entanto, eles também precisam ser limpos com mais frequência. Eles são feitos de tecidos transparentes e translúcidos, bem como material blackout.

O material utilizado na produção das persianas clássicas pode ser liso ou estampado.

Cassete

As cortinas com sistema UNI têm diferenças externas das contrapartes clássicas. Em seu projeto, há uma caixa ou tubo de plástico em que os tecidos da veneziana são enrolados. Graças a esta caixa, os modelos ficam muito agradáveis ​​esteticamente nas janelas da cozinha, especialmente se o tom da caixa corresponder à cor da moldura da janela. Existem guias especiais para baixar e levantar cortinas de rolo de cassete.

Diante disso, a folha têxtil entra em contato com o vidro da janela. Esses modelos custam cerca de 500 rublos a mais que os clássicos, são adequados para sombreamento de cozinha e são bons para janelas que costumam ser ventiladas. Combinam com tule e cortinas. A instalação destes produtos pode ser feita com a caixa para cima ou para baixo. O tamanho dessas cortinas corresponde ao tamanho do vidro da janela.

Mini persianas

As cortinas de enrolar para a cozinha desta categoria não precisam de ser furadas na moldura. Eles são fixados diretamente no caixilho da janela, enquanto o tipo de construção pode ser aberta ou fechada. A largura de tais modelos varia na faixa de 0,3-1,6 m com um comprimento de 1,4 a 1,8 m. Os mini-estores são de plástico, para evitar a flacidez dos tecidos, a barra inferior metálica é fixada à moldura com ímanes, os quais são fixados por meio de pérolas de vidro. Para pendurar essas persianas, você precisará de velcro ou grampos.

"Dia noite"

Outro nome para esta categoria é "zebra". Na verdade, são cortinas feitas de duas camadas de tecidos com texturas diferentes. Um material nessas cortinas é transparente, o outro é denso, não translúcido. Essas cortinas podem parecer persianas, no entanto, seu design é um pouco diferente. Os dois tipos de têxteis alternam entre si, ao levantar ou baixar a cortina, as riscas mudam, o que permite regular o nível de iluminação da cozinha.

Vantagens e desvantagens

As cortinas de rolo usadas na cozinha têm muitas vantagens. Por exemplo, eles estão em demanda entre os compradores devido a:

  • apelo estético e aparência moderna;
  • comprimento e largura pequenos, o que é prático em uma cozinha;
  • versatilidade condicional, uma vez que se adaptam à maioria das janelas;
  • facilidade de instalação e compactação, graças às quais o design da janela é eliminado de ser maciço;
  • a capacidade de aumentar visualmente o espaço da cozinha devido ao seu pequeno tamanho;
  • qualidade dos têxteis e sua densidade; resistência ao fogo das estruturas;
  • a presença de revestimentos protetores resistentes à água e sujeira;
  • resistência ao desgaste, resistência ao desbotamento e durabilidade;
  • a mais ampla variedade, não limitada por estilo ou esquema de cores;
  • facilidade de instalação, que pode ser resolvida sem o envolvimento de um especialista externo;
  • cuidado fácil para a superfície de tecidos e caixas;
  • a aceitabilidade de preços para diferentes tipos de produtos para diferentes círculos do comprador.

A vantagem óbvia das persianas é a capacidade de aproveitar o espaço sob o peitoril da janela, onde você pode instalar móveis de cozinha ou organizar uma área de jantar. Além disso, o comprimento curto dessas cortinas permite que o calor se espalhe livremente pela cozinha durante a estação de aquecimento. Algumas modificações são equipadas com perfurações, garantindo uma circulação de ar livre. A comodidade dos produtos é a possibilidade de serem colocados não apenas em toda a área do vidro da janela, mas também em cada uma de suas faixas.

mas junto com as vantagens das cortinas de enrolar para a cozinha, existem várias desvantagens... Por exemplo, nem todos os modelos podem ser combinados com cortinas longas, nem todos eles são adequados para janelas de tamanho não padrão. Nesses casos, você deve fazer as cortinas padrão ou solicitar cortinas em particular, e isso tem um custo adicional. A instalação destes produtos é efectuada estritamente de acordo com as dimensões da abertura ou caixilho da janela.

As persianas enroláveis ​​não podem ser adquiridas sem conhecer as dimensões exatas do vidro ou moldura (dependendo do tipo de modelo e do método de fixação).

Materiais (editar)

Na produção de estores para cozinha, as marcas utilizam diferentes tipos de tecidos. Os materiais mais populares hoje são náilon, poliéster, algodão, linho, bambu e tecido misto. Além disso, o jacquard também é usado na produção. Quanto ao bambu, hoje a "matéria" dele pode ter uma grande variedade de tipos de tecelagem, bem como soluções de cores.

A escolha de uma ou outra opção para decorar janelas de cozinha é baseada nas preferências de um determinado estilo de interior. Durante o processo de produção, o tipo de tecido selecionado é tratado com substâncias que não só evitam que o pó e a sujeira se acumulem na superfície. Esses compostos não permitem que o tecido se deforme durante toda a vida útil. Quanto à textura do material, ela pode ser transparente, translúcida, escurecida e escurecida.

Espectro de cores

As soluções de cores para o design de cortinas estão sujeitas ao grau de iluminação de uma sala específica, sua escolha estilística e cor de fundo. Nesse caso, a cor do estore pode estar relacionada a uma das tonalidades utilizadas no arranjo, seja papel de parede, tom de fone de ouvido ou mesa de jantar. Porém, a cor escolhida não deve ser 100% igual aos tons utilizados, pois isso priva o interior de sua versatilidade. A prioridade é dada às tintas monocromáticas leves: brancas, cremosas, leitosas.

Além deles, no foco do design fashion estão as cores: azul, lilás, pistache, verde... Contrastes populares de cinza com branco, marrom com leitoso, laranja e branco. A cor pérola dos tecidos e o tom nacarado do tecido estão na moda, as persianas com fundo transparente e um padrão branco são populares.

Na hora de escolher uma determinada cor, pode contar com a cor do estofamento das cadeiras, o tom da toalha, o avental de cozinha, um determinado acessório, ou mesmo a cor da loiça.

Opções de design

As cortinas de rolo oferecidas por marcas para venda podem ser muito diversas. Por exemplo, seu controle, dependendo do projeto, pode estar localizado não apenas à esquerda ou à direita, mas também no centro. Os dois primeiros tipos fornecem controle manual, o terceiro é baseado no controle por mola. Independentemente de o tipo de veneziana ser aberta ou fechada, é necessário escolher um desenho levando em consideração a facilidade de uso e o apelo estético.

Por exemplo, opção para uma cozinha com uma grande janela, composta por duas faixas, você pode bater persianas em cada faixa... Neste caso, a caixa de estruturas pode ter uma cor que combine com a estampa de papel de parede ou toalhas de mesa, capas de cadeiras. Além disso, a tonalidade do compartimento para o tecido dobrável pode combinar com o tom da bancada do conjunto de cozinha, além de levar em consideração a cor do avental. O próprio material pode ser reflexivo, translúcido, denso.

Para certos estilos de interior, você pode usar juta, PVC, cortinas de rolo modernas com um padrão que fica lindo no interior de cozinhas. No entanto, se uma opção com uma imagem for escolhida como base, isso não deve ser complicado. É melhor que sejam impressões de tamanho médio, para que as cortinas no interior tenham uma aparência melhor. Se falamos das melhores soluções, então hoje são modelos brancos sem padrão. Além de equilibrar o estilo de qualquer cozinha, as persianas enroláveis ​​aumentam visualmente as janelas da cozinha, o que é especialmente bom para reabastecer visualmente a iluminação de cozinhas em edifícios de apartamentos no nosso país.

As cortinas podem ser vendidas como itens únicos e podem ser incluídas no conjunto. Por exemplo, podem ser opções para uma janela e uma porta de varanda, decoradas em um único esquema de cores. Estão na moda desenhos com o uso de temas florais, formas geométricas, motivos étnicos, monogramas de várias cores. Além disso, desenhos com tema de frutas e café encontram seus compradores.

Outras opções de design populares incluem impressões de fotos, como beira-mar, mapa-múndi, vista noturna da cidade ou ilha turística.

Como escolher?

Ao olhar para as cortinas da janela da cozinha, você precisa observar algumas recomendações úteis. Eles permitirão que você escolha sua opção corretamente, o que irá durar muito tempo e será adequado para um tipo específico de janela. A primeira coisa que importa é o tipo de cortinas que podem ser colocadas em uma fita cassete e penduradas livremente. Se o comprador não se importa se as cortinas ficarão escondidas em um rolo cassete, você pode levar cortinas suspensas, que são mais baratas. Porém, os cassete são mais práticos, pois o cassete protege o material da cortina da poeira.

Quando o proprietário tem capacidade para fazer reparações, não é difícil para ele pendurar as persianas de qualquer maneira. Neste caso, você pode escolher entre três métodos: acima da abertura, no caixilho da janela ou no teto. Se você não deseja furar a moldura, é necessário escolher um tipo separado de fixação da veneziana. É importante prestar atenção ao grau de aperto do tecido da cortina ao vidro da janela. Isso é melhor alcançado com modelos que são fixados diretamente na moldura da janela. Se você deseja pendurar cortinas em vez de uma porta, comprar um modelo suspenso será uma solução inequívoca. O tamanho pode ser selecionado de acordo com as dimensões do vidro da janela. Se eles não se encaixarem, não haverá um ajuste confortável.

Quanto aos melhores têxteis, são selecionados com base no estilo de um determinado interior e nas preferências do comprador. No entanto, tecidos totalmente naturais são mais permeáveis ​​ao ar, embora possam desbotar durante o uso a longo prazo. Os materiais artificiais são mais resistentes à luz. Se precisar de algo exclusivo, dê uma olhada mais de perto nas opções de juta, couro ou bambu.

No momento da compra é importante atentar para se o material do estore está impregnado de fogo. Estes produtos são considerados ideais em termos de segurança, foram concebidos especificamente para cozinhas. Se a transmitância de luz for importante para o comprador, é necessário levar em consideração o grau de densidade do material.

Do ponto de vista da praticidade, de todas as variedades, os produtos de bambu são considerados os melhores: é mais fácil remover a gordura e a fuligem deles.

No próximo vídeo, 10 erros estão esperando por você na hora de escolher e comprar persianas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa