Têxtil

Lambrequins na cozinha: o que são e como escolher a opção certa?

Lambrequins na cozinha: o que são e como escolher a opção certa?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Opções de design
  5. Como escolher?
  6. Belos exemplos

Para tornar a cozinha mais aconchegante e expressiva, para esconder possíveis defeitos de janelas e falhas de layout - tudo isso permite lambrequins. Pela primeira vez, as janelas foram decoradas desta forma na França, e a palavra "lambrequim" é traduzida do francês como "cortina".

Peculiaridades

Lambrequin é uma espécie de têxteis-lar, esta é uma cortina na parte superior da janela. Desempenha muitas funções - oculta os locais de fixação de cortinas e tule, é utilizada para decorar a cornija, enfim, lindas ondas e cortinas atraem por si mesmas e tornam-se uma decoração da sala.

Lambrequin é um design complexo. A parte horizontal superior é chamada Swag. Pode ser simétrico e assimétrico. Frill - é um elemento drapeado que desce verticalmente e que pode ter diferentes comprimentos (dependendo do tamanho da janela, das características de design da cozinha). A parte dos lambrequins que se conecta com o folho é chamada laço.

Às vezes você pode ver como os painéis de lambrequins são jogados sobre a cornija. Esses elementos são chamados ultrapassar, suas extremidades geralmente pendem livremente, adicionando esplendor e solenidade ao interior. Puffs chamados de dobras exuberantes, que também podem ser encontrados no design de lambrequins.

Freqüentemente, lambrequins são complementados por babados, rendas, borlas. No entanto, esses elementos são opcionais. A sua presença é determinada unicamente pelo estilo da cozinha e pelos desejos dos proprietários.

Visualizações

Dependendo da localização na janela e das características dos padrões lambrequinas podem ser simétricas e assimétricas. Os primeiros caberão com sucesso na cozinha na forma quadrada ou retangular correta, enfatizando sua harmonia.

Esconda a "angularidade" da sala, torne-a mais suave, permita cortinas macias, arcadas lambrequins, bem como modelos pendurados em lindas dobras. Um análogo assimétrico irá esconder algumas imperfeições no layout ou na disposição dos móveis da sala.

Esses produtos são chamados de unilateral e também são recomendados para cozinhas pequenas.

Dependendo do tipo de tecido usado, vários tipos de lambrequins são diferenciados.

  • Suave... Eles são feitos de tecidos macios e bem drapeados. Esta é a opção mais comum na cozinha, pois traz uma sensação de aconchego e aconchego. Além disso, lambrequins macios são muito fáceis de limpar.
  • Duro (bando)... Estes são lambrequins feitos de tecido para cortinas, mas com uma base rígida e rígida. Não formam dobras e cortinas, podem ter corte reto ou borda ondulada.

Sob um lambrequim rígido é conveniente mascarar o sistema de fixação e a própria cornija, este elemento traz um efeito de solenidade ao ambiente. É prático (não perde a forma), mas de difícil manutenção.

  • Combinado. Eles combinam as características dos dois primeiros tipos, por exemplo, a parte superior de tais lambrequins pode ser rígida, estrutura e tecidos moles são usados ​​abaixo. O design combinado é adequado para cozinhas espaçosas com grandes janelas e tectos altos.

Materiais (editar)

O tecido para lambrequins de cozinha deve ser fácil de limpar, sem medo de inúmeras lavagens, altas temperaturas. O ideal é que seja impregnado com compostos especiais de combate a incêndio e repelentes de água. Para a cozinha, muitas donas de casa preferem materiais naturais - linho, algodão, viscose. Os análogos sintéticos são usados ​​com menos frequência.

A opção mais inadequada é tecidos caros e pesados ​​(brocado, veludo).

Na maioria dos casos, são inadequados na cozinha, não coincidem com o estilo e a finalidade da sala. Os tecidos são pesados, difíceis de limpar e absorvem odores rapidamente.

Os tecidos mais comuns para costurar lambrequins são os seguintes:

  • véu - permite que você crie designs claros e arejados, bem como cortinas;
  • organza - design elegante e original, cortinas bem, aparência respeitável;
  • sentiu material denso que não forma dobras, também é adequado para criar estruturas crespos densas;
  • chiffon - outra opção de tecido leve e esvoaçante, o que ajudará a expandir visualmente o ambiente, adicionar nobreza a ele;
  • náilon - os produtos de náilon parecem incomuns e elegantes, mas muito caprichosos no cuidado;
  • Atlas - permite que você crie opções de design respeitáveis ​​e nobres, o material parece muito elegante.

Opções de design

Lambrequins podem atuar como um acento de cor ou criar o chamado efeito de borda desfocada. No primeiro caso, a cor dos lambrequins será contrastante, atraindo instantaneamente a atenção. No segundo - combinando com os tons das paredes e móveis. Os esquemas de cores populares incluem as seguintes opções.

  • É fácil obter uma bela decoração de janela contrastante usando lambrequins vermelhos. Em geral, esta tonalidade combina com a maioria dos estilos de cozinha, o principal é escolher um desenho e uma saturação de vermelho adequada.
  • Em alguns interiores, a versão branca também pode se tornar contrastante. Lambrequins brancos parecem perfeitos, impressionantes, eles ajudarão a enfatizar outras cores do ambiente.
  • O verde também é considerado uma boa cor para a cozinha., bem como tons da mesma paleta e semelhantes (oliva, verde claro, verde claro). Acalma, torna o interior harmonioso.
  • Os tons amarelos dos lambrequins ajudam a trazer energia, clima ensolarado e leveza para a cozinha. Essas opções são especialmente relevantes para o estilo provençal.
  • Tornar o interior mais profundo, sólido e sólido permitirá o uso de lambrequins marrons. Eles são especialmente bem combinados com móveis de madeira.
  • Tonalidade azul (bem como azul, turquesa, azul profundo) acrescenta harmonia à divisão, uma certa estabilidade, mas os especialistas afirmam que esta cor diminui o apetite, disponibiliza à contemplação, à reflexão e, por isso, não é a melhor para a cozinha.
  • Modelo rosapelo contrário, melhora o apetite, enche o ambiente de calor, conforto e comodidade.
  • A sensação de frescor e solenidade dá tons de lilás e roxo de designs, é melhor diluí-los com tons de branco, pastel e bege.

Quanto às características de design, distinguem-se os seguintes tipos de elementos decorativos de lambrequins:

  • molde frio - um elemento têxtil que representa uma cascata simétrica; é forrado com dobras verticais convergindo no centro;
  • jabot (de jabot) - parece ondas penduradas ao longo das bordas da abertura da janela e enfatizando seus limites;
  • cascata - localizado na lateral das cortinas, tem aspecto em zigue-zague, que é enfatizado pelo uso de tecido contrastante para o forro.

Os produtos clássicos geralmente são cortes simétricos, cortinas complexas, tecidos densos. As contrapartes modernas podem ser complexas e lacônicas. Novidades de design significam apenas modelos sem dobras e cortinas - são modelos semirrígidos e rígidos.

Como escolher?

A altura ideal dos lambrequins não deve exceder 1/4 do comprimento da cortina. Seu comprimento deve corresponder ao comprimento dos beirais. Também é importante considerar a localização dos móveis na cozinha - é perigoso pendurar modelos muito longos perto do fogão.

É importante combinar lambrequins com o estilo geral da sala, os tamanhos das janelas e o design. Para cozinhas espaçosas com um conjunto sólido em estilo clássico, você deve escolher um lambrequim volumoso, uma opção de moldura também é adequada. Para salas pequenas, ao contrário, contrapartes mais lacônicas e leves são adequadas.

Ampliar visualmente a sala, bem como aumentar os tetos vai ajudar uso de lambrequins de tons claros. É melhor fixá-los na cornija do teto. Para uma cozinha com porta de varanda, recomenda-se a compra de produtos assimétricos para que a porta que se abre não viole o desenho de cortinas e lambrequins.

Em casos difíceis, é difícil encontrar produtos acabados, mas eles podem ser costurados sob encomenda. Neste caso, será possível obter lambrequins que correspondam o mais próximo possível aos seus desejos.

Você também deve pensar sobre as características de cuidado.... Muitas construções complexas feitas de tecidos caros e pesados ​​só podem ser limpas na tinturaria. Lambrequins feitos de tecidos naturais sujam mais rápido, absorvem odores, terão que ser lavados com mais frequência. Além do mais, ao lavar, o tecido natural pode ficar muito enrugado, o que causa problemas adicionais.

Tecidos sintéticos e mistos são mais fáceis de cuidar, têm uma aparência elegante e nobre. No entanto, se a mais leve faísca atingir o tecido, ele irá incendiar-se. Ideal se o modelo possuir impregnação resistente ao fogo e à água.

Belos exemplos

Lambrequins combinam bem com tons romanos. Esse tandem é especialmente bem-sucedido em cozinhas pequenas. Lambrequin permite suavizar e fazer cortinas romanas austeras e lacônicas mais confortáveis. É aconselhável confeccioná-los com o mesmo tecido. Uma opção aceitável são cortinas romanas densas de uma cor e lambrequins monofônicos translúcidos na mesma faixa.

Cozinha de estilo clássico. Uma delicada cortina de tecido com drapeados macios e tule transparente combinam-se harmoniosamente com suaves lambrequins.

Para cortinas coloridas é recomendado selecionar lambrequins densos ou combinados para corresponder. Os têxteis coloridos geralmente combinam com o tom dos móveis ou das paredes; não parecem menos atraentes em combinação com paredes monocromáticas claras.

Persianas para a cozinha - é prático e fácil de usar, mas pode parecer muito rígido e enfadonho. Lambrequins plissados, que são jogados sobre a cornija e caem lindamente, ajudam a evitar isso.

O próximo exemplo é ilustração brilhante de cozinha de estilo country. O ornamento floral e floral nos lambrequins é um dos sinais desse estilo. O esquema de cores geral do produto é combinado com tons pastel de marrom aconchegante da mobília. O material natural também permite enfatizar a leveza e a compatibilidade ambiental do ambiente.

A espaçosa sala de jantar clássica parece elegante e sofisticada tule a céu aberto nas janelas. Um lambrequim esculpido permite adicionar personalidade e elegância ao interior.

Para cozinha rústico a opção de lambrequins de design simples feitos de tecido natural tornou-se a opção ideal. Tem-se a sensação de que são apenas cortinas amarradas com tranças. A tonalidade oliva traz um efeito cool ao ambiente, pois está associada à tranquilidade e vitalidade.

O seguinte interior da cozinha-sala de jantar é feito no estilo barroco. A melhor adição às cortinas são lambrequins bicolores de várias camadas feitos de tecidos pesados. Eles são complexos em design e formam várias cortinas. Tudo isso enfatiza o luxo do interior.

Para informações sobre como costurar lambrequim na cozinha, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa