Cortinas compridas na cozinha: variedades e recomendações para a escolha
O cômodo da casa que está mais associado ao calor e ao conforto da lareira é a cozinha. Freqüentemente, todos os membros da família se reúnem nele, o que significa que não deve ser apenas confortável, mas também agradável aos olhos. A solução mais simples para criar uma atmosfera de "casa" são cortinas. Particularmente bonitas são as cortinas que vão até o chão, cobrindo não apenas a janela em si, mas também o espaço abaixo dela. Para escolher o elemento de decoração correto, você precisa se familiarizar com as várias opções e escolher a mais adequada.
Visualizações
Existem muitos tipos de cortinas de cozinha que são bastante diferentes umas das outras. Cada um deles tem vantagens e desvantagens.
romano
Essas cortinas são uma única tela com um mecanismo de elevação especial, semelhante ao usado para persianas. Endireitadas em toda a sua extensão, podem cobrir todo o espaço até o chão e, quando elevadas, formam um "acordeão" uniforme de pequenas dobras. Das vantagens deste tipo, pode-se notar segurança e facilidade de combinação com interiores modernos.
Essa tela pode ser pendurada mesmo nos casos em que o fogão está localizado perto o suficiente da janela, porque ao contrário de um véu envolto em luz, a cortina romana pende imóvel e não vacila com a corrente de ar, arriscando-se a cair no fogo. Entre as desvantagens das persianas romanas pode-se notar a dificuldade de sair e limitar o movimento da moldura da janela nos casos em que a janela é aberta dentro da sala.
Antes de lavar, você terá que desconectar o mecanismo de elevação e remover todas as ripas da tela.
Lista
As cortinas de rolo são semelhantes às cortinas romanas, mas quando levantado, o tecido se enrola em um belo rolo ao longo da linha de guia. Na parte superior, esse rolo permanece visível ou se esconde dentro de uma caixa especial. As vantagens deste modelo incluem fixação confiável da tela, facilidade de limpeza e baixo preço. A desvantagem é que essas cortinas costumam dificultar a abertura da janela da cozinha. Além do mais, eles não podem ser lavados em uma máquina de lavar, e o design é tão minimalista que se assemelha a um de escritório.
Painel
Essas cortinas também são chamadas de "japonesas", pois se assemelham a altos painéis corrediços. Telas retas são fáceis de manusear mesmo com janelas de alturas muito altas, alguns modelos permitem o controle remoto. Não precisam ser retirados, lavados e passados a ferro, basta enxugá-los com um pano úmido de vez em quando.
Das desvantagens, pode-se notar o alto custo e o conflito de estilos no interior clássico mais comum da maioria das cozinhas.
Kiseya
Este tipo é uma cortina feita de muitos tecidos longos ou fios de contas. Eles parecem muito modernos e frescos e se encaixam bem em quase todos os estilos de interior. Infelizmente, essa opção também tem muitas desvantagens.v. Não pendure essas cortinas se o fogão estiver perto de uma janela. Boa musselina - compra cara. Além disso, cortinas feitas de fios e miçangas não são adequadas para famílias onde há animais de estimação e crianças pequenas, porque as cortinas se rasgam facilmente e se desfazem sob tensão.
Clássico
As cortinas clássicas, que são cortinas blackout e / ou de tule, continuam sendo o produto mais procurado. São absolutamente universais, adequados tanto para cozinhas clássicas como para novidades de interiores. Ao contrário de outros tipos, eles têm muitas dobras e cortinas, que Além disso, dá conforto à divisão, mas também disfarça facilmente quaisquer imperfeições no interior (canos, portas de varanda, radiadores).
Claro, como qualquer outro tipo de cortina, essas cortinas têm suas desvantagens. Eles rapidamente ficam sujos e saturados de cheiro, e é muito tedioso removê-los, limpá-los e pendurá-los. Nem sempre são convenientes para operar com um comprimento de lâmina longo, e um grande número de dobras ao lado de um fogo aberto aumenta o risco de incêndio. É melhor escolher esta opção para o planejamento onde a janela está longe o suficiente do fogão.
Materiais (editar)
Você pode usar tecidos naturais e sintéticos para costurar cortinas para a cozinha.
Linho
Material durável e com textura cara que quase não desbota sob os raios do sol e tolera lavagens frequentes em uma máquina de escrever.
Algodão
Na sua forma pura, enruga-se e encolhe após a lavagem, por isso é preferível dar preferência a uma mistura de algodão e sintéticos. O tecido permanecerá forte, mas ao mesmo tempo não perderá a cor por muito tempo e não desbotará com o sol.
Viscose
Uma opção econômica para seda, que, infelizmente, se deteriora rapidamente com as lavagens frequentes. Para prolongar a vida dessas cortinas você pode escolher modelos com forro ou materiais mistos.
Poliéster
O material mais resistente que não tem medo da água e do sol, não enruga nem estica. Em que atrai poeira fortemente e não é tão bonita quanto os materiais naturais.
Opções de design
Para que as cortinas selecionadas se encaixem harmoniosamente no interior da cozinha, é necessário levar em consideração as principais características das instruções de estilo.
Clássico
As cortinas clássicas são perfeitas para cozinhas tradicionais. É melhor escolher tule nas cores branco e bege, isso vai expandir visualmente o ambiente e torná-lo mais claro.
A cor e o padrão das cortinas podem ser combinados com a cor do mobiliário, papel de parede ou outros elementos de design.
Estilo oriental
Estas cortinas irão acentuar uma cozinha espaçosa e luminosa com um design luxuoso. Eles podem se tornar um acento de cor de uma sala e complementar uma decoração existente, repetindo o padrão ou padrão de um backsplash ou azulejo de fachada de mobiliário.
Provença
Tecidos naturais e cores pastel claras são perfeitos para uma cozinha de estilo provençal. Essas cortinas deveriam ser exuberante e arejado, tem uma grande quantidade de cortinas e babados.
País
Se a decoração da sala contém uma grande quantidade de materiais naturais como pedra ou madeira, você pode comprar cortinas em estilo country com segurança. Podem ser tecidos lisos ou cortinas com a imagem de flores, vegetais, pássaros ou borboletas. Também para este estilo, o padrão tradicional é uma verificação regular.
Alta tecnologia
A cozinha de alta tecnologia tem muito brilho de metal cromado e tons escuros. Para diluir o esquema de cores, você pode comprar cortinas das cores mais brilhantes. Em que é melhor evitar desenhos sobre eles, parando em cores lisas ou telas com padrões geométricos.
Minimalismo
Esse estilo também envolve o uso de cortinas lisas, porém, suas cores devem permanecer calmas. Pode ser bege claro ou chocolate escuro. O principal no minimalismo é a alta qualidade do tecido em si, e não a variação de cores.
Critérios de escolha
Existem várias nuances importantes nas quais você precisa focar sua atenção em primeiro lugar ao escolher os dois produtos acabados, e tecidos para costurar cortinas.
- Conformidade com a finalidade. As cortinas não têm apenas uma função estética, mas também prática. Por exemplo, se as janelas estão localizadas no lado sombreado da casa, é melhor escolher um tule claro que permita a entrada máxima de luz solar. E se o apartamento for no térreo, você deve escolher cortinas que irão esconder o que está acontecendo no quarto dos olhares curiosos dos transeuntes.
- A comodidade de uso. As cortinas da cozinha são removidas e lavadas várias vezes com mais freqüência do que em outras salas. Por isso, devem ser facilmente removidos e pendurados ou simplesmente limpos com um pano úmido.
- Resistência ao desgaste. Lavagens frequentes, mudanças bruscas de temperatura, alta umidade - tudo isso afeta negativamente o estado das cortinas da cozinha. Na hora de comprar, deve-se dar preferência a materiais mais resistentes ao desgaste.
- Conformidade com o estilo geral e esquema de cores. Cortinas de algodão rosa suave com babados ficarão estranhas em cozinhas com muito vidro e metal. Pelo contrário, cortinas retas de estilo japonês dificilmente cabem em uma cozinha rústica com muitos detalhes decorativos e materiais naturais.
Como pendurar e amarrar?
Você pode pendurar cortinas na cornija de várias maneiras:
- prendedores de roupa nos anéis;
- usando ganchos comuns;
- nos ilhós;
- nas cordas.
E para que o tecido denso das cortinas clássicas não cubra o tule e não se balance com o movimento do ar da janela ligeiramente aberta, as cortinas podem ser amarradas com tachas especiais.
- Cortina única na maioria das vezes amarrado no meio ou em ângulo.
- Telas duplas tradicionalmente amarrado simetricamente com cantos ou com uma cruz.
Se desejar, você pode diversificar o interior amarrando as cortinas duplas assimetricamente ou de um lado.
Você pode descobrir como escolher persianas romanas para a cozinha abaixo.