Mixers

Torneiras de cozinha com bico flexível: descrição, tipos e seleção

Torneiras de cozinha com bico flexível: descrição, tipos e seleção
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tipos de estruturas
  4. Materiais de manufatura
  5. Formas e tamanhos
  6. Como escolher?
  7. Instalação

A batedeira com bico flexível para a cozinha é uma solução moderna única e torna a utilização da torneira o mais confortável possível. A estrutura móvel apareceu há relativamente pouco tempo, mas imediatamente ganhou fama e ganhou o reconhecimento dos consumidores. Facilidade de uso, praticidade e ampla disponibilidade para o consumidor distinguem modelos flexíveis de opções estáticas, tornando-os os mais procurados e populares.

Peculiaridades

Inicialmente, as bicas flexíveis eram usadas exclusivamente em estabelecimentos de alimentação e em hospitais, creches e sanatórios. Com a ajuda deles, enormes tanques de baixo do primeiro e segundo pratos, assim como tabuleiros e grandes potes foram lavados. A conveniência dos ganders móveis era apreciada pelos trabalhadores dessas empresas; com o tempo, modelos flexíveis chegaram às cozinhas comuns.

O protótipo de torneiras modernas com bica flexível pode ser considerado uma mangueira de borracha, que foi colocada na torneira de metal de uma torneira comum e finalizada com um regador. Um pouco mais tarde, surgiram no mercado modelos flexíveis de fábrica para cozinhas domésticas, que ganharam popularidade instantaneamente e entraram com firmeza no uso moderno.

Um misturador de cozinha com bico flexível não difere fundamentalmente de um misturador tradicional e também consiste em um corpo de metal, uma unidade de abastecimento de água e uma câmara de mistura. As diferenças estão apenas no design da ganso.

Se nos modelos clássicos for um tubo oco estático que pode girar em torno de seu próprio eixo em 140-180 graus, os bicos flexíveis podem girar facilmente em qualquer direção e fornecer água em qualquer ângulo.

Isso permite direcionar o jato de água para qualquer parte da pia e encher facilmente recipientes de qualquer altura. Esta é a principal vantagem dos modelos flexíveis em relação aos estáticos, com a ajuda dos quais muitas vezes é impossível coletar água em uma jarra ou panela alta devido ao baixo encaixe do escorredor. Além do mais, graças à mobilidade da bica, o consumidor pode ajustar de forma independente sua altura e não criar respingos desnecessários ao lavar a louça.

Com essa batedeira, é muito conveniente lavar legumes e frutas, bem como enxaguar pratos e panelas grandes.

Bicos flexíveis são frequentemente equipados com tomadas e torneiras adicionaisConcebido para ligar máquinas de lavar e máquinas de lavar louça. Os modelos mais avançados possuem design telescópico. Eles consistem em três ou mais elementos, incluindo uma mangueira flexível. São muito populares e retrátil ganders, que são equipados com um bico longo e são muito convenientes de usar.

Esses modelos permitem encher recipientes com água que estão fora da pia, por exemplo, no chão ou em um fogão.

Ao contrário das versões estáticas, as torneiras de bico flexível estão disponíveis em uma ampla gama de cores, o que permite que você escolha o modelo certo para qualquer interior moderno.

Para o uso mais conveniente, ganders mais flexíveis são equipados com um acessório especial - um arejador. Graças aos arejadores, a água é distribuída em vários modos, como um jato potente, um jato amplo, um jato plano ou muitos jatos fracos.

Em mais opções orçamentárias, existem apenas dois modos: um jato regular e "chuva".

Como nos modelos tradicionais, o controle da temperatura da água é feito por mecanismo monocomando ou duas válvulas para água quente e fria, dependendo do projeto do misturador.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer acessório de encanamento moderno, as torneiras de bico flexível têm pontos fortes e fracos. As vantagens de tais modelos incluem os seguintes fatores que distinguem os ganders móveis de suas contrapartes estáticas:

  • o design flexível do gander permite que você use um mixer para duas pias adjacentes, o que expande significativamente o espaço de trabalho e torna o trabalho na cozinha o mais confortável possível;
  • muitos modelos são equipados com bicos especiais, com os quais é possível remover facilmente os depósitos de calcário, e o arejador integrado permite ajustar de forma independente a pressão e a forma do jato;
  • a alta mobilidade e a capacidade do gander de se curvar em qualquer direção permitem que o jato "alcance" quase todos os cantos da pia, o que, obviamente, não pode ser feito com um misturador convencional; além disso, o ângulo de alimentação do fluido pode ser definido a seu critério, o que permite que você lave peças volumosas pelas laterais sem virar e sem usar banheira e chuveiro;
  • graças à estrutura móvel, a lavagem de muitos itens não padronizados, como churrasqueiras de fornos, geladeiras e fogões a gás, torna-se o mais conveniente possível;
  • o design simples fornece facilidade de controle do gander, que até uma criança pode segurar;
  • A maioria dos bicos flexíveis são totalmente compatíveis com as torneiras padrão, portanto, podem ser adquiridos separadamente e instalados na torneira antiga, o que permite economizar significativamente e não gastar dinheiro em uma nova;
  • o uso de ganders flexíveis permite alcançar qualquer uma das paredes da pia e mantê-la em perfeitas condições;
  • o bico flexível é simplesmente indispensável para lavar produtos difíceis de lavar enquanto os segura.

No entanto, junto com as vantagens óbvias, ainda existem desvantagens para torneiras com bico flexível. Esses incluem o alto custo da maioria dos produtos, bem como as dificuldades em limpar o escorredor de calcário, o que é explicado pelo design muito complexo de alguns modelos. E também alguns designs futuristaso que torna a maioria deles incompatível com interiores de cozinha clássicos e românticos. Tal guindaste será notavelmente diferente do estilo geral e parecerá algo estrangeiro.

Tipos de estruturas

A classificação das torneiras de cozinha com bica flexível baseia-se em vários critérios, um dos quais é o tipo de construção. De acordo com este critério, distinguem-se dois modelos, que diferem um do outro não apenas na aparência, mas também no princípio de funcionamento.

  • Modelos de duas válvulas são um dispositivo equipado com duas válvulas separadas localizadas em um corpo comum em cada lado do gander. A água quente e fria é fornecida por tubos separados e, entrando no corpo do misturador, é misturada em uma câmara especial. Caixas de engrenagens de cerâmica e sem-fim são usadas como dispositivo de fechamento de água. Nas engrenagens helicoidais, quando a válvula é torcida, ocorre pressão na junta de borracha, que bloqueia o fluxo de água.

O dispositivo de travamento de cerâmica consiste em dois discos ranhurados e funciona da seguinte maneira: quando a válvula está aberta, as ranhuras dos discos coincidem, a água flui por eles sem obstáculos. Quando fechadas, as ranhuras são deslocadas, o orifício é fechado, a água para de fluir.

As vantagens dos misturadores de dupla alavanca com bica flexível são consideradas de custo aceitável e de fácil reparo, e entre as desvantagens está o alto consumo de água que ocorre durante o controle de temperatura.

  • Misturadores de alavanca única com um escorredor móvel, permitem regular a temperatura do líquido por meio de uma única alavanca, e isso, ao contrário das opções de duas alavancas, pode ser feito com um dedo. Isso se torna possível devido à presença de um cartucho especial, que possui um desenho tipo disco ou bola. Disco os cartuchos são compostos por dois discos e funcionam de forma semelhante às caixas de eixo das válvulas dos modelos de duas válvulas. Bola os mecanismos são uma câmara esférica com três orifícios, por um dos quais entra a água fria, pela segunda água quente e, pelo terceiro, o líquido na temperatura exigida é fornecido ao gander flexível.

As vantagens do design de alavanca única incluem facilidade de uso e consumo econômico de água. Entre as desvantagens estão o alto custo, as dificuldades de reparo e a sensibilidade especial dos modelos europeus à água russa.

Por isso, a maioria dos fabricantes recomenda a instalação de um sistema de limpeza grosseira no sistema de abastecimento de água para evitar que partículas sólidas entrem no mecanismo.

O próximo critério para classificar bicas flexíveis é o tipo de desenho de draga. Nesta base, existem três tipos de modelos.

  • Torneira de cozinha com bico extensível flexível é um dispositivo no qual uma mangueira flexível com um bico arejador conectado à extremidade é puxada para fora de uma gaga de metal estática. A mangueira flexível tem um comprimento de até um metro e meio, não é fixa e está sempre segura na mão. Ganders telescópicos também pertencem a modelos retráteis, que podem consistir em vários elementos que se estendem ao mesmo tempo.
  • Bico de mangueira fixo encaixa perfeitamente na posição e representa a categoria mais numerosa de torneiras de cozinha. O silicone de grau alimentício é freqüentemente usado como material para esses ganders. Aceita facilmente e mantém bem a forma desejada, tem um aspecto atraente. Esses modelos estão disponíveis em cores e são muito populares.

Existem também bicas onduladas.Externamente, muitos deles se parecem com mangueiras de chuveiro, mas são feitos com uma tecnologia ligeiramente diferente, podem ser rigidamente fixados na posição desejada e são projetados para um grande número de mudanças de forma.

  • O terceiro tipo de misturadores é representado por modelos com uma mangueira longa e flexível., que não desliza para dentro e é suspensa em um suporte especial. Estes modelos são utilizados em estabelecimentos de restauração, onde existe a necessidade de lavagem de grandes tanques, bem como de enchimento de recipientes localizados a alguma distância da pia.

Considerando os tipos de batedeiras com bico flexível, não se pode deixar de citar modelos sem contatoequipado com um sensor de movimento e abre a água somente quando um objeto é colocado sob a bica. No entanto, esses produtos têm um custo muito alto, por isso a demanda por eles não é muito grande. E também há opções com função de aquecimento de água. Esses dispositivos funcionam com base no princípio de um aquecedor de água instantâneo e são especialmente procurados em residências onde não há abastecimento de água quente centralizado.

Materiais de manufatura

A qualidade das torneiras com bico flexível é amplamente determinada pelos materiais usados ​​em sua fabricação. Modelos modernos são feitos feito de aço inoxidável, latão, cerâmica, silumin e plásticopresentes em diferentes combinações. O material mais comum hoje é o latão. As torneiras de latão não enferrujam, são duráveis ​​e têm uma aparência atraente.

Para dar aos modelos uma imagem adequada para estilos retro e clássicos, eles costumam usar e bronze, que é um material bastante durável e garante uma longa vida útil dos guindastes. Para bicas de silicone, utiliza-se uma classe especial desse material que, mesmo em contato com água quente, não emite toxinas e substâncias tóxicas.

Formas e tamanhos

O mercado de encanamento moderno oferece torneiras de bico flexível em uma ampla variedade de tamanhos e formatos. Existem modelos com vários ganders localizados em um corpo comum ao mesmo tempo. Assim, um misturador com duas mangueiras é projetado para fornecer água potável e purificada.

Tendo adquirido este modelo, não necessita de adquirir um filtro adicional, pois para obter água limpa basta abrir a segunda torneira.

Existem também opções com três bicas, sendo uma destinada ao abastecimento de água filtrada, a segunda para água gelada e a terceira para água gaseificada. No entanto, esses misturadores são bastante caros e não são muito procurados.

Em termos de tamanho, todos os modelos com bica flexível não extraível podem ser divididos em três categorias. O primeiro inclui gandres encurtados até 20 cm de comprimento, adequados para pequenas pias e destinados à lavagem de pratos e frutas. A próxima categoria é representada por bicas com comprimento de 20 a 25 cm e é a mais numerosa. O terceiro grupo inclui modelos com ganders com mais de 25 cm, e o comprimento das bicas telescópicas e extensíveis pode ser de até 1,5 m.

Como escolher?

Ao escolher uma torneira com bico flexível é necessário prestar atenção a vários pontos.

  • Tipo de concha. Com base nisso, os misturadores são fundidos e pré-fabricados. Os primeiros não têm costuras e são mais confiáveis. Este último consiste em várias peças separadas, o que aumenta muito a probabilidade de quebra.
  • Tipo de controlo. De longe, o mais conveniente é o mecanismo de alavanca única. Permite abrir a água com uma mão e reduz o consumo ao regular a temperatura. No entanto, esses modelos ficam bem apenas em interiores modernos e, para um estilo clássico ou rústico, é melhor escolher um modelo de duas válvulas.
  • Correspondência entre o furo e o tamanho do corpo do misturador. Para não complicar a instalação e não utilizar insertos auxiliares e placas de fixação, é melhor que estes dois parâmetros coincidam o máximo possível.
  • Preste atenção às voltas e anéis da ondulação, que devem ter o mesmo formato e não apresentar seções salientes. Além disso, a bica deve ficar bem fixada em diferentes posições e não retornar ao seu estado original. Ao alternar entre os modos, o arejador também deve ser claramente fixado e sua superfície deve ser em relevo e fácil de alternar.

Instalação

    A instalação de um misturador com bico flexível não difere da instalação de um misturador convencional e pode ser feita de forma independente. O sistema é montado em um orifício e conectado a água quente e fria. Para sua conexão, são utilizadas mangueiras flexíveis padrão com marcações adequadas. Os modelos projetados para água quente têm um sombreado vermelho, para água fria - azul.

    A maioria dos misturadores com bico flexível são projetados para uma temperatura máxima do líquido de até +80 graus e uma pressão de trabalho de 0,4 MPa (o indicador máximo permitido corresponde a 1,6 MPa). Além disso, quase todos os modelos possuem assentos unificados e podem ser montados em qualquer pia. A exceção são os modelos exclusivos não padronizados, cuja instalação deve ser confiada a profissionais.

    Você aprenderá mais sobre como instalar uma torneira com bica flexível assistindo ao vídeo a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa