Pias

Pias de canto para cozinha: variedades e escolhas

Pias de canto para a cozinha: variedades e escolhas
Contente
  1. Recursos, prós e contras
  2. Materiais de manufatura
  3. Tamanhos e formas
  4. Métodos de instalação
  5. Soluções de cor
  6. Como escolher?
  7. Opções de localização

O layout padrão de um prédio de apartamentos dificilmente implica a presença de uma pia de canto, mas a maioria dos proprietários modernos já percebeu por si mesmos que o padrão é muitas vezes o pior que pode ser. A forma e localização incomuns da pia na prática costumam revelar-se não só mais esteticamente atraentes, mas também proporcionam aos proprietários uma comodidade adicional, permitindo-lhes arranjar móveis e eletrodomésticos de forma mais prática.

Ao mesmo tempo, muitos em suas vidas só ouviram falar de pias de canto, o que significa que vale a pena descobrir o que são e como lidar com elas.

Recursos, prós e contras

Para começar, vale esclarecer o que é uma pia de canto para cozinha. Em termos de funcionalidade, esta é uma pia comum para lavar pratos e outras necessidades domésticas, que difere radicalmente da maioria das pias no formato - visto de cima, parece um triângulo que se encaixa perfeitamente no canto.

Normalmente é instalada uma pia de canto em uma cozinha, onde o layout da área de trabalho lembra a letra “L”, pois essa é praticamente a única forma de aproveitar efetivamente o espaço espremido no canto.

Considerando as vantagens de tal layout, as seguintes vantagens potenciais devem ser destacadas.

  • Uso eficaz do espaço. Um problema em qualquer sala é preencher o canto com eficiência, porque pode ser difícil encontrar o tamanho certo de móveis. Isso é especialmente verdadeiro na cozinha, porque muitos móveis e equipamentos devem ser colocados em um quadrado relativamente pequeno.Uma pia de canto é capaz de ocupar alguns decímetros deixados ao longo da parede com a parte principal do fone de ouvido e "fluir" suavemente para a parede adjacente. Sem ele, você provavelmente deixaria o canto em branco e selecionaria outra área sob a pia.
  • Facilidade de acesso. As cozinhas de canto são procuradas porque oferecem o nível adequado de conforto. Você não precisa se mover para o lado para alcançar outras partes do fone de ouvido - apenas estenda a mão para interagir com as áreas adjacentes da área de trabalho. Você pode colocar uma geladeira, fogão ou bancada nas proximidades - o que você achar mais necessário.
  • Gavetas espaçosas. Devido ao formato triangular, a pia de canto pode ocupar ainda mais espaço do que sua “contraparte comum”, mas isso tem suas vantagens. Normalmente, há um espaço utilizável diretamente sob a pia, onde a maioria dos proprietários armazena seu lixo. Nos últimos anos, a separação do lixo tem se tornado uma tendência cada vez mais relevante, o que permite reciclá-lo de forma mais eficiente, e se você se considera um cidadão zeloso, a possibilidade de instalar vários lixeiros ao mesmo tempo não lhe fará mal .
  • Fácil de encaixar no interior. Embora para a maioria dos consumidores essa solução de design ainda seja uma maravilha, os fabricantes há muito perceberam a tendência de popularizar essas soluções atípicas, então eles lançaram uma variedade de modelos que podem se encaixar em qualquer estilo de design popular. Isso significa que essa pia não limita o vôo da sua imaginação.
  • Apresentabilidade e originalidade. Em vez de descobrir uma maneira de enfiar uma pia retangular clássica em um canto apertado, é melhor escolher um modelo de canto - essa é a saída que a própria lógica dita. O produto ficará adequado no seu lugar e, devido à sua originalidade, pretende ser um dos “destaques” do interior.

Claro, certas desvantagens de tal layout também estão presentes, portanto, ao escolher um modelo específico, você deve pensar em como ele se encaixará no conceito geral da cozinha. Por exemplo, pias muito grandes (as próprias pias e os armários embaixo delas) geralmente são inadequadas, porque a grande estrutura torna o acesso ao canto difícil, o que significa que será problemático colocar as coisas em ordem lá.

Além disso, há bastante espaço dentro do armário com uma tigela, mas suas portas geralmente são muito apertadas e, em caso de quebra, isso pode ser um problema para o encanador chamado para solucionar o problema.

Materiais de manufatura

Ao decidir sobre a escolha de uma pia de canto específica, você precisa se concentrar não apenas na aparência e no custo, mas também no material de fabricação - em condições adversas de cozinha, é esse fator que geralmente determina a durabilidade da estrutura. Não é à toa que existem diferentes opções em termos de material - cada uma delas tem suas próprias vantagens e desvantagens.

  • O aço inoxidável é provavelmente a escolha mais óbvia. Os produtos de metal são populares de várias maneiras devido ao seu baixo custo, mas também têm outras vantagens - por exemplo, um design simples e versátil que vai bem com qualquer direção estilística. Além disso, o aço inoxidável recebeu este nome devido à sua capacidade de resistir eficazmente à corrosão, e a tigela também está disponível nas versões fosca e brilhante.

Você mesmo pode montar o produto, o que também é uma vantagem, mas a única desvantagem é o barulho - o som de água sendo derramada será ouvido por todo o apartamento.

  • Pias de canto de cerâmica são boas para sua apresentabilidade - ficam lindos e elegantes, mas você não deve considerá-los como produtos puramente brancos, porque agora também são produzidos em cores.No entanto, esses produtos são valorizados não tanto por suas características externas, mas por sua estabilidade - nem a umidade nem os agentes químicos podem fazer nada com este material. Infelizmente, houve alguns inconvenientes aqui: a pia pesa bastante, o que cria dificuldades durante a entrega e instalação, e o material também está sujeito à formação de cavacos feios após os impactos.
  • Pedra artificial e natural como material para fazer uma pia É uma escolha para quem nem pensa em salvar. É claro que uma pia de pedra custará mais se forem usadas matérias-primas naturais em sua fabricação, mas mesmo a imitação custará uma boa quantia, enquanto uma tigela de granito de verdade é considerada de melhor qualidade e mais durável.

O produto, em qualquer caso, parece muito estiloso, tem maior durabilidade, não tem medo de umidade, nem química, nem mesmo alta temperatura, e também consegue abafar o som da água correndo na tigela. Ao mesmo tempo, o desenho tem um peso ainda mais impressionante do que a contraparte de cerâmica, e o custo já foi mencionado.

Tamanhos e formas

Ao contrário da crença popular, uma pia de canto não precisa ser triangular - tal requisito é apresentado, em vez disso, ao seu gabinete, enquanto a tigela em si pode ter absolutamente qualquer geometria. Além disso, conchas triangulares adequadas são raras, uma vez que o espaço em cantos agudos dificilmente pode ser usado de forma eficaz. Por forma, as pias são geralmente divididas em três tipos principais, embora os projetistas individuais possam ir muito além do padrão.

  • Uma pia redonda pela sua própria forma demonstra sua prontidão para se encaixar em qualquer estilo - ela não contradiz nada e tem uma aparência harmoniosa. Não tendo cantos, essa tigela é bastante compacta, e os especialistas geralmente aconselham a instalação desse tipo de encanamento em cozinhas pequenas e apertadas de prédios de apartamentos. A mesma falta de cantos tem um efeito positivo na higiene do produto - simplesmente não há onde os germes e a sujeira se acumulem, já que a estrutura não possui locais de difícil acesso.

Normalmente, a versão redonda é vendida imediatamente no fone de ouvido, o que é muito conveniente.

  • Forma quadrada considerada clássica para pias de cozinha, é quase tão apropriada quanto uma redonda, e o mais importante - ela permite que você coloque objetos angulares maiores que simplesmente não seriam incluídos em um produto arredondado de diâmetro semelhante. Por não apresentar lados alongados, essa estrutura também é considerada econômica em termos de uso eficiente do espaço.

As pias quadradas costumam ser equipadas com uma ala adicional para a disposição dos pratos, mas este elemento ainda não pode ser considerado obrigatório.

  • Modelos retangulares hoje são considerados os mais populares porque são mais fáceis de encaixar em um canto estreito.

    Separadamente, deve-se notar que as pias com 2 tigelas têm se tornado cada vez mais populares recentemente. Os proprietários desses modelos modernos observam que é prático se você tiver muito trabalho realmente sujo - por exemplo, você costuma limpar peixes, lavar a grelha e assim por diante. Nesse caso, uma pia é alocada para as tarefas mais sujas, enquanto a segunda é fundamentalmente mais limpa, nunca fica manchada com graxa e similares.

    Ao mesmo tempo, uma parte significativa dos consumidores afirma que escolheu o modelo original em vão - eles não veem muita conveniência nele, mas previsivelmente ocupa mais espaço.

    Um tópico separado é a escolha do tamanho da pia. Em primeiro lugar, você terá que construir com base no que sua cozinha permite, portanto, primeiro você precisa medir quanto espaço livre pode alocar sob a pia. Lembre-se de que a pia não pode ocupar absolutamente todo o espaço, então você precisa deixar uma pequena margem de alguns centímetros para que o mesmo fone de ouvido se encaixe no lugar.

    Em geral, essa regra é relevante mesmo para os casos em que o produto é vendido já embutido na moldura.

    A pia é uma estrutura tridimensional, todos os seus parâmetros são importantes. Portanto, mesmo com uma abundância constante de pratos sujos, você pode sobreviver com uma tigela que seja relativamente pequena em comprimento e largura, se a profundidade permitir que você carregue tudo o que precisa. Se você não usa uma pia para lavar a louça, porque você cuidadosamente adquiriu uma máquina de lavar louça, você pode negligenciar o tamanho da pia, preferindo uma pequena, mas no caso oposto, você deve comparar o tamanho da futura tigela com a dimensões típicas dos seus pratos.

    Se normalmente não há problemas com a escolha do comprimento e largura da tigela, então as regras de seleção por profundidade são um mistério para muitos. Especialistas afirmam que a solução ideal é uma profundidade na faixa de 16 a 20 cm, já que, com esses indicadores, a água que cai da torneira não espirrará para fora da pia.

    Aqui você precisa entender que então você também deve levar em consideração a remoção da torneira do fundo da pia - se estiver localizado alto, a profundidade aumenta inadvertidamente e o spray voará mais longe. Ao mesmo tempo, se a pia for montada alta o suficiente e localizada em um nível superior a 85 cm, profundidade do coletor de mais de 20 cm é contra-indicada - uma pessoa de estatura média achará desconfortável dobrar-se constantemente até atingir o fundo com as mãos.

    Ao mesmo tempo, uma profundidade de 20 cm ou mais é relevante se você lava regularmente não apenas pratos, mas também panelas ou frigideiras grandes.

    Métodos de instalação

    A instalação de pias hoje em dia é realizada de duas maneiras, dependendo da classe a que o seu modelo pertence - pias conectadas ou suspensas.

    Pias suspensas são as mais fáceis de instalar - ao longo das bordas, eles são equipados com amortecedores especiais, que são projetados para suportar a estrutura acima do orifício no fone de ouvido, que geralmente acaba sendo relativamente pequeno. Esta combinação é fácil de desmontar e remontar, uma vez que a pia não é fixada de forma alguma à mobília - ela é pressionada contra ela apenas pelo seu próprio peso sob a influência da gravidade.

    São estes modelos de pias que costumam ser equipados com "asas" laterais para pratos, na maioria das vezes são de aço inoxidável leve para não sobrecarregar a moldura.

    Modelos embutidos construídos diretamente no tampo da mesa representam uma estrutura mais complexa, que não é tão fácil de dividir em seus componentes. Este método não é apenas preferível, mas necessário se você comprou uma pia feita de cerâmica pesada ou pedra ainda mais pesada. A parte interna da tigela oferece uma variedade de opções de design, já que a pia em si pode ser elevada ou afundada na bancada a pedido do proprietário.

    Esse design integral se distingue por uma estética aprimorada, mas a instalação independente na maioria dos casos é impossível ou extremamente complicada.

    Soluções de cor

    A escolha da cor da pia para muitos proprietários parece ser secundária, mas não se você tiver pensado claramente sobre o estilo de decoração que sua cozinha precisa e tem medo de que a pia possa não servir.

    Na verdade, se você fez uma escolha a favor do aço inoxidável, a cor do produto provavelmente é predeterminada - será cinza metálico. Nesse caso, você pode escolher apenas o tom, bem como se o cinza será fosco ou brilhante. A preferência é frequentemente dada às superfícies brilhantes, das quais é mais fácil remover várias sujidades, mas ao mesmo tempo o mais leve arranhão para o brilho é uma sentença de morte, enquanto uma superfície mate é capaz de sobreviver a uma tragédia semelhante.

    Ao contrário do que se teme, um coletor de cores de “aço” padrão geralmente fica bem em qualquer direção do design, uma vez que cinza se refere a cores acromáticas e pode ser combinado com todos os outros tons. Ao mesmo tempo o produto mais orgânico terá uma aparência de alta tecnologia - aí sua tonalidade se fundirá completamente com o ambiente.

    As cores cinza e preto são geralmente típicas para modelos de pedra, mas aqui o brilho será um pouco diferente, portanto, alguns requisitos são apresentados para o interior. Assim, o uso de matérias-primas naturais (ou mesmo imitações de alta qualidade) sugere que todo o design da sala como um todo seja voltado para a utilização de materiais naturais.

    Por este motivo, os tons de pedra típicos, que normalmente podem ser considerados acromáticos, são frequentemente combinados com acabamentos de madeira marrom e adições têxteis brilhantes, imitando o clássico chique ou o aconchego rústico acentuado.

    No que diz respeito às pias de cerâmica, elas vêm em uma ampla gama de tonalidades disponíveis, o que é uma boa notícia para quem quer até mesmo uma pia para ressoar com outros móveis. Via de regra, tais produtos possuem um tom um tanto abafado, sem tons excessivamente brilhantes, mas mesmo neste projeto, o encanamento não parecerá um corpo completamente estranho.

    Ao decidir a escolha da cor da pia, você deve dar preferência ao modelo que se encaixa no esquema geral de cores da sala e se sobreporá a alguma coisa ou se tornará uma parte orgânica do fone de ouvido da mesma cor.

    Como escolher?

    Para tornar a pia escolhida o mais prática e conveniente possível, preste atenção aos fatores adicionais que distinguem o modelo que é adequado em cor e tamanho de todos os outros.

    Por exemplo, a presença de "asas" laterais nas quais você pode dispor convenientemente os pratos que já foram lavados ou que estão esperando pela sua vez, são percebidos pela maioria das donas de casa, ao contrário, como uma vantagem, e você deve negar esse componente a si mesmo só se o modelo simplesmente não couber no dedicado para ela, um canto ou você terá que recortar a área do tampo da mesa de corte.

    O conjunto completo da pia afeta diretamente seu custo., mas ao escolher em favor de um modelo objetivamente melhor, você não vai pensar em substituí-lo por muito tempo, então às vezes faz sentido pagar a mais uma vez. Por exemplo, Nos últimos anos, tornou-se popular equipar uma pia com um triturador de resíduos - isto é muito prático se trabalha frequentemente com o corte de vegetais e peixes e tem medo que pedaços pequenos, mas ao mesmo tempo, não muito pequenos caiam no cano e fiquem entupidos.

    Além disso, os fabricantes finalmente responderam à tendência massiva de instalar torneiras adicionais para água potável, onde o líquido entra separadamente, depois de passar por um filtro - algumas pias já são especialmente projetadas para a presença de uma bica extra.

    Algumas das empresas líderes foram ainda mais longe - elas produzem pias completas com tábuas de corte. Definitivamente vale a pena explorar esta opção, pois comprar um conjunto é sempre mais barato do que comprar dois componentes separadamente, e os conjuntos também são vantajosos por parecerem esteticamente inteiros e deixarem os proprietários menos preocupados com a uniformidade do interior que está sendo criado.

    Se você quer que sua pia seja mais do que prática e bonita, mas também uma delícia, pense em instalar uma faixa de LED no gabinete. Recentemente, tal movimento de projeto ganhou popularidade sem precedentes, porque é capaz de reanimar até mesmo a cozinha mais insípida, mas ao mesmo tempo você precisa monitorar cuidadosamente a conformidade com a impermeabilização, porque o contato da fiação elétrica com água está repleto de sérias consequências negativas .

    Decidido o modelo que deseja, deve verificar com o vendedor se estão disponíveis todos os documentos e certificados necessários, que comprovem que não foram utilizados materiais nocivos no processo de fabricação, e também lhe dão direito ao serviço de garantia.

    Em resposta a essas perguntas, os vendedores no mercado muitas vezes apenas encolhem os ombros, por isso os especialistas sempre procuram adquirir encanamentos apenas em lojas especializadas, para não arriscar a qualidade.

    Finalmente, estude cuidadosamente a cópia exata que você planeja comprar - não deve haver lascas, rachaduras ou amassados. Não dê ouvidos aos argumentos do vendedor que insiste que este é o interior da tigela e o exterior do dano não será perceptível - isso já é um dano à integridade, um potencial ponto fraco do produto, o que significa que é a durabilidade levanta sérias dúvidas. Se você comprar uma pia imediatamente com um fone de ouvido, analise-a também.

    Opções de localização

    Para a maioria dos consumidores, a instalação de uma pia de canto só é possível em um canto, mas na verdade ela pode ser instalada em alguns outros locais. Na prática, o arranjo angular de tal produto nem sempre se justifica se os proprietários são curtos (devido à potencial ocorrência no canto de uma "zona morta" que não pode ser alcançada de forma alguma) ou muitas vezes cozinham juntos (eles não podem usar o mesmo coletor junto ao mesmo tempo).

    A versão original da localização da pia de canto é na ilha, que está localizada no meio da sala, completamente separada do fone de ouvido principal e da área de trabalho. Se o comprimento e a largura de tal ilha funcional permitem que você monte móveis e eletrodomésticos em duas filas, faz sentido colocar uma pia de canto no canto - agora, pelo contrário, o acesso conveniente a ela será aberto por ambos lados ao mesmo tempo, o que simplifica o cozimento para uma pessoa e ajuda a trabalhar de forma produtiva para duas ao mesmo tempo.

    Além disso, é uma opção muito interessante para decorar o interior da cozinha também do ponto de vista estético.

    Em um edifício de vários andares, é improvável que você tenha essa oportunidade, mas em uma casa privada você pode implementar o esquema de layout, que recentemente se tornou muito popular na Europa. A pia do canto, como deveria estar, está localizada no canto, mas não em um canto remoto, como seria de se esperar, mas onde as janelas estão contíguas em ambos os lados.

    Para a nossa região, isto é simplesmente fresco e original, que é o que os proprietários procuram conseguir na maioria dos casos, mas também é muito útil pela comodidade, porque a abundância de luz natural permite lavar com maior eficácia os alimentos e pratos da sujidade .

    Para a junta de canto da pia da cozinha, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa